CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Paulo Menezes deixa Porto da Pedra e assina com a Portela

Depois de dois anos à frente do Tigre gonçalense, o carnavalesco anunciou à direção da escola que saía em busca de novos desafios em sua carreira. Na semana passada, Luizinho Andanças também deixou a escola para assumir o microfone principal da Mocidade Independente de Padre Miguel. Quem serão os substitutos?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Novo presidente da Caprichosos de Pilares toma posse

O presidente César Tadeu eleito recentemente na Caprichosos de Pilares será empossado na próxima sexta, 1º de abril. Na última terça-feira, 29, o novo diretor de Carnaval Luiz Carlos Amancio comandou uma reunião para traçar os planos da escola. “Já conversei com o carnavalesco e estamos analisando uma proposta de enredo que acredito que todos irão adorar, porque será um tema com a cara da Caprichosos de Pilares”, adiantou Amâncio. Cerimônia de posse acontece na quadra da escola às 20h. Na ocasião a diretoria vai anunciar alguns nomes que irão fazer parte da equipe para o próximo carnaval.
(foto: reprodução - disponível em: http://grescaprichosos.blogspot.com/p/meu-lugar.html)

terça-feira, 29 de março de 2011

Niterói começa a planejar carnaval 2012

Na próxima terça-feira. 12, a diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) se reúne com representantes das agremiações filiadas para traçar as diretrizes do carnaval 2012. Plenárias passam a ser realizada no Fonseca Atlético Clube. Amaral Peixoto volta a ser cogitada para receber os desfiles. O que mais muda?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pesquisa revela números do carnaval 2011 no Twitter

A Agência Riot, especializada em mídias sociais e conteúdo, divulgou nesta quinta-feira (24), uma pesquisa de tudo que foi postado no Twitter durante o carnaval. Quase 700.000 tweets foram analisados no período de 4 a 9 de março. Entre os principais assuntos debatidos estão as escolas de samba do Rio e São Paulo, os blocos, as musas e até as cervejas preferidas. Vai Vai Popozuda Devassa à frente nas pesquisas!

Luizinho Andanças deixa Porto da Pedra


Depois de sete anos defendendo a vermelha e branca gonçalense, o intérprete anunciou sua saída da escola. Luizinho Andanças ligou para presidente Francisco Marins informando sua decisão. Duas escolas do grupo especial carioca teriam interesse em contar com Luizinho no carnaval 2012. Qual será o destino do cantor?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Caprichosos de Pilares inicia reestruturação

Rebaixada para o Grupo ‘B’, a Caprichosos de Pilares já trabalha na reformulação da equipe para o carnaval 2012. O novo presidente da escola, Cesar Thadeu anunciou na tarde da última segunda-feira a contratação de Luis Carlos Amâncio, como diretor de carnaval. Amâncio que também é Diretor Geral de Harmonia da Cubango tem história na azul e branca de Pilares. Já foi ritimista por 18 anos e diretor de harmonia por 4 anos. Segundo a assessoria de comunicação da Caprichosos, o novo diretor vai acumular os cargos na escola de Pilares e na Cubango com autorização do presidente Pelé, da verde e branca de Niterói. Nos próximos dias outros nomes devem ser anunciados pela escola de Pilares.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Araribloco vai mudar de nome

Campeão do concurso de blocos de 1º grupo em 2011 o Araribloco conquistou o direito de desfilar entre as escolas de samba no próximo carnaval. Com isso sua diretoria promoverá uma eleição para a escolha do novo nome. Três nomes foram escolhidos para concorrerem ao pleito. Certo apenas que a alusão ao nome do cacique niteroiense deve permanecer. “Faremos uma votação para escolhermos o melhor nome, as pessoas da comunidade não querem que perca a origem de Araribóia. Vamos ver o que vai dar”, informou o presidente da agremiação Wanderley Junior. A votação deve acontecer na festa de lançamento do enredo para o carnaval 2012, ainda sem data agendada. No último sábado (19), o Araribloco comemorou o título do carnaval 2011 com muito samba.

sábado, 19 de março de 2011

Jardim Miriambi quer ensaiar na praça

O presidente da escola de samba gonçalense Acadêmicos do Jardim Miriambi, Edeir Menezes, vai enviar à prefeitura um ofício para solicitar uma das duas áreas de lazer da Praça dos Bandeirantes, bairro vizinho ao Jardim Miriambi. para os ensaios da agremiação com vistas ao carnaval 2012. A intenção da diretoria da escola, campeã do Grupo de Acesso de São Gonçalo em 2011, é usar uma das duas quadras de futebol existentes na praça para alojar os componentes durante os ensaios, já que a agremiação não possui sede. “Precisamos nos organizar para manter o nível desse ano", informou o presidente Edeir Menezes.
(foto: Wagner Rosa - Território Gonçalense)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Saias comemora aniversário

O bloco mais charmoso de Niterói, o Saias na Folia, comemorou no último dia 08 de março seus dois anos de fundação, mas a grande festa acontece neste domingo, 20. O encontro que também vai homenagear as mulheres, promete reunir os amantes do samba que já estavam com saudades de uma boa batucada. O evento será no Bar Spicy, na Rua Nóbrega, 148, no Jardim Icaraí, a partir das 16h, e promete muito charme, alegria e folia.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Flor da Passagem perde o título em Cabo Frio

A Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio decidiu retirar da filiada Flor da Passagem do título de campeã do Carnaval de 2011 em Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense. Os dirigentes da entidade decidiram tomar a decisão depois de comprovarem suposta denúncia de que dois coordenadores do grupo de jurados tinham envolvimento com o carnavalesco da escola, Robson Goulart. Com a decisão, a Flor da passagem, perde o bi-campeonato e a segunda colocada, Em Cima da Hora, é campeã. Os dirigentes da Flor prometem recorrer hoje na Justiça. E agora?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pra tudo começar na quarta-feira

O colunista Eduardo Poeta analisa a evolução do carnaval de Niterói e comenta as participações das escolas da cidade que desfilaram na Marquês de Sapucaí.
foto: Independente do Boaçu 2011 (acervo Na Cadência da Bateria)

sábado, 12 de março de 2011

Desfile das campeãs em São Gonçalo

Neste domingo, 13, a partir das 19h, haverá desfiles das campeãs em São Gonçalo, com a participação da Escola Mirim Construindo Sonhos, a bicampeã Acadêmicos do Universo e a Porto da Pedra. Em Niterói, não haverá desfile de campeãs. Saiba mais

Ainda é carnaval em Niterói

Niterói ainda respira carnaval. Neste domingo, 13, vão às ruas o Cura Ressaca do Carnaval, em Piratininga, e o Bloco do Peixe, no Centro, que desfilará pelas ruas da Ponta da Areia, com concentração marcada para a partir de 11h naquele bairro. Para a passagem do bloco, a prefeitura de Niterói interditou o trânsito nas ruas Visconde do Uruguai, entre a Avenida Feliciano Sodré e a Rua Silva Jardim. O bloco é organizado por pescadores que atuam no Mercado de Peixes São Pedro. Por causa da Passagem do bloco Cura Ressaca do carnaval, a Avenida Almirante Tamandaré será interditada entre as ruas jornalista Umbelino Silva e Pietro Farsoun, em Piratininga, na Região Oceânica da cidade, entre 11h e 19h. A arena de desfiles montada na Rua da Conceição, no Centro da cidade, foi desmontada e a exemplo dos anos anteriores, não haverá desfiles de campeãs.

Hoje tem desfiles das Campeãs na Intendente Magalhães

Neste sábado,12 a partir das 19 horas acontece o desfile das campeãs na passarela popular da Intendente Magalhães. Pelo 5º ano seguido esse desfile é organizado pela AESCRJ. Será o 1º desfile na minha gestão e por isso vou manter para esse ano o método dos anos anteriores que é a não obrigatoriedade de se levar carro alegórico, apenas os componentes fantasiados, mas vamos estudar uma formula para que em 2012 as escolas venham de forma completa para brindar ainda mais esses desfiles” disse o Presidente da AESCRJ Eduardo José.


Confira a ordem dos desfiles:


1ª - Campeã da Federação dos Blocos Carnavalescos – Boca de Siri

2ª – Vice Campeã do Grupo E – Matriz de São João de Meriti


3ª – Campeã do Grupo E – Unidos de Lucas


4ª - Vice Campeã do Grupo D – Mocidade Unida de Jacarepaguá


5ª – Campeã do Grupo D – Império da Praça Seca


6ª - Vice Campeã do Grupo C – Favo de Acari


7ª – Campeã do Grupo C – Unidos da Vila Santa Teresa


A Campeã da Federação dos Blocos vai desfilar pelo grupo E da AESCRJ em 2012


Foto: Eliane Carvalho|Riotur

Campeã do grupo A carioca, Renascer desfila para a comunidade

Neste domingo, 13, a Renascer de Jacarepaguá, campeã do grupo de acesso A, vai fazer o desfile da vitória para sua comunidade. “Vamos mostrar um pouco do que foi a apresentação da escola na Marquês de Sapucaí, no qual resultou no campeonato para Renascer" disse o Presidente Antonio Carlos Salomão. A concentração esta marcada para as 15 horas na quadra da escola, Av. Nelson Cardoso 82, Largo do Tanque, Jacarepaguá. A Renascer foi a grande campeã do carnaval 2011 do grupo de acesso A, conquistando 299,7 pontos com o enredo “Águas de Março” que foi desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
foto: Luiz Perez (Ascom - Riotur)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Em São Gonçalo deu Acadêmicos do Universo

Com nota 10 em todos os quesitos, a Acadêmicos do Universo (foto) sagrou-se bicampeã do carnaval de São Gonçalo. A apuração aconteceu na tarde da última quinta-feira no Clube Mauá. Última escola a desfilar no sábado de carnaval com o enredo “Miscigenação, um povo chamado Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Índio Garcia, a Universo desfilou debaixo de muita chuva. Em segundo lugar ficou a Caprichosos de São Gonçalo, com o enredo “Tem banquete na avenida”, que falou sobre as comidas típicas dos estados do Rio, Minas e Bahia. Em terceiro lugar ficou a Ares do Salgueiro que desfilou com o enredo “Salgueiro canta e dança nessa folia”. Apesar do bom desfile a escola foi penalizada em 10 pontos por atraso no início do desfile. Boêmios do Jardim Catarina ficou em 4º, e o Pingo D’Água em 5º. A Acadêmicos do Porto Novo última colocada, foi rebaixada para o grupo B, vencido este ano pela escola Jardim Miriambi, que ingressa no grupo principal em 2012.

foto: Acervo carnavalesco Índio Garcia

Sabiá confirma favoritismo e vence em Niterói

Comunidade da Vila Ipiranga volta a comemorar um título no grupo principal depois de 63 anos, no mesmo palco: a Rua da Conceição. Folia do Viradouro surpreendeu e ficou com o vice. A tetracampeã Mocidade Independente de Icaraí ficou em penúltimo lugar. Souza Soares foi rebaixada. No grupo de acesso o campeão Cacique da São José desfila em 2012 no grupo principal ao lado da Unidos da Região Oceânica que foi vice. Diretoria da União da Engenhoca, terceira colocada, reclamou de erro na contagem das notas. Na categoria de blocos de 1º grupo deu Araribloco, e no 2º grupo venceu o gonçalense Galo de Ouro. Confira os resultados e tudo que aconteceu na apuração realizada nesta quinta-feira no Clube Canto do Rio.

Veja como foram as quatro noites de desfiles do Carnaval de Niterói em 2011:

Grupo Principal (terça-feira)
Grupo de Acesso (segunda-feira)
Grupo de Enredo - terceiro grupo (domingo)
Grupo de Embalo (sábado)
Preparação

quinta-feira, 10 de março de 2011

Flor da Passagem é bicampeã em Cabo Frio

Assim como no ano anterior, a Flor da Passagem sagrou-se campeã do carnaval de Cabo Frio, com 200,5 pontos, e a Em Cima da Hora ficou com o vice-campeonato, com 199,3. Em 2011, a diferença de pontos entre as duas escolas foi um pouco maior, de 1,2 ponto. No grupo de acesso a União dos Bairros foi a grande vitoriosa. Veja como foi a festa na Região dos Lagos

E hora de conhecer as campeãs de Niterói e São Gonçalo

Por Sérgio Soares

Hoje a partir de 15h, serão abertos os envelopes com as notas dos jurados dadas às agremiações que desfilam em Niterói e São Gonçalo.

Em Niterói, a apuração acontece no Clube Canto do Rio. Além do resultado o Grupo principal, os sambistas também vão conhecer as notas dadas às dez escolas de samba do Grupo de Acesso e aos 13 blocos de Primeiro e Segundo Grupo. “Provamos que é chegada a hora de voltar à Avenida Amaral Peixoto, palco do apogeu de nossos desfiles”, afirmou o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, Ito Machado.

Em São Gonçalo, a apuração acontece no Clube Mauá. Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Gonçalo (Liesg), Vanderlei Borges, a chuva atrapalhou o desfile no sábado, não permitindo que muitas pessoas comparecessem na grande festa. O primeiro dia de desfile reuniu seis escolas do grupo principal: Boêmios do Jardim Catarina, Acadêmicos do Universo, Pingo d’água, Caprichosos de São Gonçalo, Acadêmicos do Porto Novo e Unidos do Salgueiro. Destaque para a Acadêmicos do Universo e a Salgueiro Na terça-feira, a chuva deu uma trégua e facilitou a passagem das agremiações do grupo de acesso: Amigos do Barba, Acadêmicos do Jardim Miriambi, Alegria de Guaxindiba e Arco íris do Boaçu. Em São Gonçalo, haverá apresentação das campeãs, com desfiles da escola mirim “Construindo sonhos” e da Porto da Pedra. A festa acontecerá na Avenida Francisco Portela, no Patronato.

Sossego é rebaixada e tenta reverter resultado na Justiça

Desfilando pelo segundo ano consecutivo no Grupo de Acesso B, a Acadêmicos do Sossego amargou um resultado inesperado: o rebaixamento para o Grupo C - o que significa o retorno à Estrada Intendente Magalhães, em 2012. O presidente da agremiação José Adriano do Vale, o "Folha" prepara um recurso para tentar reverter a decisão. Argumento da Lesga é o foco

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sabiá favorita em Niterói

A noite da terça-feira gorda de carnaval foi das escolas de samba do grupo principal na Rua da Conceição. Sete agremiações cruzaram a avenida e mostraram que os desfiles evoluíram bastante em relação ao ano passado. A Sabiá, da Vila Ipiranga, fez o melhor desfile da noite, com destaque para as alegorias e o canto da escola. Inocentes de Maricá, Independente do Boaçu e a atual tetracampeã Mocidade de Icaraí também estão na briga. Completaram a noite a Souza Soares, com um desfile emocionante em homenagem a Noca da Portela, a Folia do Viradouro e Grupo dos 15. O Bloco Saias na Folia, composto só por mulheres, abriu a noite, e fez bonito. Apuração acontece na próxima quinta-feira. Veja como foi o último dia de desfiles em Niterói.

terça-feira, 8 de março de 2011

Cacique, Sacramento e Engenhoca disputam vaga no Grupo Principal

A terceira noite de desfiles em Niterói foi das escolas de samba do grupo de acesso. 10 agremiações cruzaram a passarela da Conceição nesta segunda-feira. Destaque para as alegorias da Unidos do Sacramento e para as fantasias da União da Engenhoca. O Cacique da São José surpreendeu. Após sofrer com as chuvas de abril, quando teve parte de sua quadra destruída e chorou a perda de componentes, o Cacique deu a volta por cima. Desfilando com um enredo que falava justamente da ‘força’ das águas a escola do Fonseca arrebatou a avenida. Público mais uma vez lotou as arquibancadas. Veja como foi a terceira noite de desfiles em Niterói.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Criatividade e irreverência na segunda noite de desfiles na Rua da Conceição

A chuva deu uma trégua e o público lotou a passarela da Conceição no domingo, vibrando com a passagem dos blocos de enredo de 1º e 2º grupos. A noite começou com a apresentação do Bloco Cultural Olodumaré (foto) que emocionou as arquibancadas com uma bela homenagem à Escrava Anastácia. Logo depois vieram os blocos de enredo de 2º Grupo, e encerrando a noite os blocos de 1º grupo. Quebra de um dos carros de som causou atraso na apresentação dos blocos. Passava das 5h da manhã quando o Grilo da Fonte cruzou a avenida. Araribloco e o Magbloco devem disputar o título do 1º Grupo. Fora de Casa, Galo de Ouro e Se não guenta porque veio? Foram os melhores do 2º grupo. Confira como foi a segunda noite de desfiles na Rua da Conceição.

domingo, 6 de março de 2011

Chuva e animação na abertura do carnaval de Niterói

Foi debaixo de muita chuva que a maioria dos 9 blocos de embalo que desfilaram neste sábado na passarela da Conceição, abrindo o carnaval de Niterói. Destaque para os estreantes Experimenta da Ilha da Conceição, Amigos da Ciclovia de Piratininga e Alegria da Zona Norte, que mesmo sem julgamento, realizaram belos desfile na avenida, com componentes fantasiados e alegorias. Antes dos desfiles, o Rei Momo Jair Ribeiro recebeu do vice-prefeito de Niterói, José Vicente, as chaves da cidade. Veja como foi a primeira noite de desfiles em Niterói.

sábado, 5 de março de 2011

Rua da Conceição recebe últimos ajustes

Os desfiles oficiais começam na noite deste sábado (05.03) no Centro de Niterói. 41 agremiações desfilarão pela Rua da Conceição, até a terça-feira de carnaval. São aguardadas no evento mais de 10 mil pessoas em cada uma das quatro noites de desfiles. A entrada é franca. Operários e técnicos da prefeitura de Niterói finalizaram, na sexta-feira os últimos detalhes na montagem da arena de desfiles na Rua da Conceição. Foram instaladas arquibancadas, sistema de iluminação e banheiros químicos. Guardas municipais e policiais militares vão fazer a segurança do evento. Tempo só deve melhorar a partir de amanhã. Saiba tudo sobre os desfiles da Rua da Conceição.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cabo Frio troca pulseiras de acesso por alimentos não perecíveis

As pulseiras de acesso à Morada do Samba, onde serão realizados os desfiles oficiais de Cabo Frio, foram trocadas por alimentos não perecíveis, que serão repassados a entidades carentes do município. Os desfiles das 13 escolas de samba começam no sábado. Prefeitura estima que 800 mil foliões brinquem na cidade. 25 mil estão sendo esperados em cada uma das quatro noites de desfiles oficiais. Na Morada do Samba. Saiba como será o melhor carnaval da Região dos Lagos.

Foto: Eliethon Dias (Escola de Samba Banda da Cidade)

Cadência da Bateria ganha novo colunista

No dia em que se prepara para sua quinta cobertura consecutiva do carnaval da Rua da Conceição em Niterói, o blog Na Cadência da Bateria apresenta mais um integrante, o compositor Eduardo Poeta. Tricampeão de sambas enredo no Cubango e tantos outros na Mocidade Independente de Icaraí, o imperiano e americano Eduardo vai abordar em sua coluna as histórias dos desfiles, sob o olharde quem vivenciou a época mais rica do carnaval de Niterói. Conheça o novo colunista. Leia sua coluna

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval de Maricá esquenta foliões

Maricá entrou no clima da folia com a realização de dois grandes eventos no último final de semana. No sábado (26/2), o Rei Momo João Bonfim recebeu do secretário municipal de Turismo, Wagner Medeiros, a chave da cidade durante o 34º Baile Municipal, no Esporte Clube Maricá. Na sexta-feira (25/2), a Praça Orlando de Barros Pimentel virou um grande salão ao ar livre, com o Cordão da Bola Preta lembrando antigos carnavais. Confira como foi a abertura do Carnaval de Maricá e a programação completa dos quatro dias de folia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Blocos de Niterói agitam Zona Sul

O último final de semana foi de animação para os foliões de Niterói. Blocos tradicionais como as Bandas de Santa Rosa e do Ingá, e novatos como o Ingá-taí e "Sou mais Bonita" levaram milhares de pessoas às ruas da zona sul. Na zona norte a festa ficou por conta da Banda do Fonseca. Veja como foi

terça-feira, 1 de março de 2011

Blocos do Rio arrastam 500 mil foliões

Estimulados pelo bom tempo do final de semana os foliões cariocas foram atrás dos 102 blocos que desfilaram de norte a sul da cidade. Da orla e em seu entorno saíram vários blocos como o Simpatia é Quase Amor, Empolga às 9, da Preta, Chora me Liga, Suvaco de Cristo entre vários outros. Na Zona Norte crianças e adultos se fantasiaram para brincar nos blocos como Vai tomar no Grajaú, Bigode Esticado do Méier. No centro, ainda na sexta-feira, o Cordão da Bola Preta carregou 100 mil pessoas. 205 mijões foram presos. Confira
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015