CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sabiá escolhe seu hino 2013

A comunidade vibrou com o samba campeão (foto: Léo Costa)
A tradicional agremiação da Vila Ipiranga, a Sabiá, definiu na sexta-feira, 21 de dezembro seu hino para o carnaval 2013. Dois sambas participaram da finalíssima, mas o preferido pela comunidade, que cantou a plenos pulmões o samba após o anúncio, foi o composto pela parceria Dudu Oliveira, Chorão Anjos, Enio Almeida e Edinho Borges. A noite festiva foi marcada por uma bela homenagem do intérprete Niu Sousa a Seu Wander, presidente de honra da escola, falecido no dia anterior. O GRES Sabiá desfila na terça-feira gorda pelo Grupo Principal do carnaval de Niterói. Veja como foi a festa:

União de Jacarepaguá retoma ensaios


Primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no sábado de Carnaval pela Série 'A', a União de Jacarepaguá, retoma no próximo dia 8, suas atividades com ensaio geral dos segmentos e bateria. Nos dias 12 e 20 estão programados ensaios de rua, realizados na Estrada Intendente Magalhães, em frente a quadra, altura do número 445 às 20h.
As inscrições para as alas ainda estão abertas e os interessados devem comparecer aos ensaios levando o RG e uma foto 3x4 para preencher a ficha.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Souza Soares divulga junção de sambas

Bateria da Souza há 50 anos dando show  (acervo Cadência)

O GRES Souza Soares divulgou na semana passada o áudio do samba que a escola vai levar para a Rua da Conceição, após junção entre dois dos três sambas que participaram da finalíssima no dia 8 de dezembro. O hino da Souza tem os seguintes compositores: Bahia, Carlinhos P, Elaine Rosa, Junior, Luiz Maluquinho, Piquiti, Sergio Ubiratan e Zezinho. Em 2013 a tradicional agremiação da Rua Lions Club, em Santa Rosa, lembra na avenida seus 50 anos de glória com o enredo "Assim Sou", que está sendo desenvolvido por uma comissão. A verde-e-branco desfila pelo grupo de acesso de Niterói na segunda-feira de carnaval. Confira a letra e áudio da Souza Soares para o carnaval 2013.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bafo faz tributo a 1º negro Constituinte

O GRES Bafo do Tigre vai lembrar no carnaval 2013 a trajetória de Claudino José da Silva, primeiro negro a integrar uma Assembléia Constituinte no Brasil. Mineiro de Natividade, Claudino veio para Niterói, onde encontrou abrigo no Morro do Estado, mesma comunidade onde surgiu em 1961 o bloco carnavalesco Bafo do Tigre. Carpinteiro e ferroviário, logo se interessou pelos problemas das classes operárias.  Em1945, foi eleito deputado federal constituinte. Lutou contra o preconceito racial e a favor da reforma agrária, mas acabou cassado em 1948. Com sugestão e pesquisa do Dr. Fernando Dias, Diretor da Escola Superior de Advocacia (OAB Nit), “O Bafo do Tigre mostra ao povo a saga do negro Claudino José da Silva” é o título do enredo que será desenvolvido pelos carnavalescos Betto Reis e Roberto Vieira. Justa homenagem à raça que mesmo oprimida, cultuou a liberdade como um bem inerente à condição humana. Salve a raça negra! Salve Claudino Silva! Salve Bafo do Tigre!  

Gracyanne é coroada na Jacarezinho

A madrinha Gracyanne ( foto Henrique Oliveira-AgNews)
Foi com grande festa que a Unidos do Jacarezinho coroou, na noite do sábado, 22 de dezembro, Gracyanne Barbosa como madrinha de bateria da agremiação. A festa contou ainda com o show do cantor Belo e apresentação dos segmentos da escola e lotou a quadra da escola. Gracyanne recebeu a faixa das mãos da rainha de bateria, Flávia Mota, e comemorou a sua chegada ao Jacarezinho. No próximo carnaval, a escola abrirá os desfiles da Série A com o enredo “Puxador, não. Intérprete” Por Mestre Jamelão”. Confira as fotos da festa

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sabiá perde seu presidente de honra

Nada impedia Seu Vander de vestir o verde e branco na avenida

Faleceu na noite da última quinta-feira, 20 de dezembro, Ervam Paula da Silva, o Seu Vander, presidente de honra do GRCES Sabiá. Seu Vander deixa grande saudade de suas histórias e da contagiante alegria, não só para a escola de samba como para toda a comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, em Niterói. Um dos maiores incentivadores da Sabiá, na época da construção da quadra da escola, na década de 70, foi ele quem trouxe as telhas e madeiras do estaleiro Mauá onde trabalhava á época, um orgulho de sua parte.

Sempre participou ativamente do desenvolvimento dos carnavais apresentados pela Sabiá, tornando-se um dos maiores responsáveis pelo sucesso que foi e é hoje a Escola de Samba mais antiga da cidade em atividade. Nos últimos, Vander mantinha grande vontade de ver a reforma da quadra, mas nem sempre conseguia, mesmo morando em frente, estava com grande dificuldade de se locomover e viva acamado. Na última sexta-feira (14) o presidente de honra foi internado no Hospital Geral de São Gonçalo. Seu sepultamento aconteceu às 11 horas desta sexta-feira no cemitério Confraria Nossa Senhora da Conceição, no Barreto. Seu Vander deixa uma filha, um casal de netos e uma bisneta.

Exemplo - Jhonatan Anjos, presidente da Sabiá abriu as portas da Agremiação para que o velório fosse realizado na comunidade e lamentou a perda do grande baluarte: “Seu Vander sempre esteve presente nos momentos mais importantes de nossa Escola, nos prestigiando com suas histórias e seu sorriso encantador. Hoje a Sabiá perde seu maior personagem, e a cidade de Niterói chora a perda da memória viva do nosso carnaval. Lembro-me do meu amigo quando eu ainda desfilava na ala das crianças e ele participava junto de meu avô da organização do desfile. Hoje sou presidente e agradeço a ele, que com certeza foi o meu maior incentivador. Fica a alegria de poder ter convivido com pessoa de tamanha honraria e a saudade por sua partida”, disse Jhonatan Anjos em meio a lágrimas.

Memória – Seu Vander foi uma das personagens do documentário “Canta Sabiá, o carnaval por dentro da Vila Ipiranga”, produzido pelo Editor do Blog Na Cadência da Bateria, Luiz Eugenio e pelos colegas Osmar Vargas, Fernanda Duarte, e Alyne Brito da Faculdade UniCarioca. Confira trecho do documentário em que Se Vander fala com orgulho da escola do seu coração:

Vila Isabel convida Unidos de Padre Miguel e Portela para seu ensaio

Passistas também se apresentam (foto Diego Mendes)
Neste sábado, dia 22, a partir das 22h, a Unidos de Vila Isabel recebe em sua quadra as escolas de samba Unidos de Padre Miguel e Portela. Casais de mestre-sala e porta-bandeira e, claro, os ritmistas da chamada Swingueira de Noel, sob o comando dos mestres Paulinho e Wallan, são presenças confirmadas para agitar o ensaio embalado por sucessos como  'Kizomba, a festa da raça', 'Soy loco por tí, América: A Vila canta a latinidade', 'A Vila é Para Ti', 'Trabalhadores do Brasil', entre outros. A quadra da azul e branca de Noel fica no Boulevard 28 de Setembro, nº 382, em Vila Isabel. Mais informações pelo 2578-0077. Censura 18 anos.

Lierj confirma ensaio da Alegria da Zona Sul no Sambódromo

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) confirmou na noite desta quinta-feira (20) a participação do G.R.E.S. Alegria da Zona Sul no ensaio técnico do dia 5 de janeiro, no Sambódromo carioca. A decisão aconteceu em reunião plenária, quando todos os representantes das agremiações presentes concordaram em ceder a vaga à vermelha e branca, em função da posição no ranking da entidade. O G.R.E.S. Alegria da Zona Sul entra na vaga que seria da Renascer de Jacarepaguá, que desistiu da participação no ensaio, cedendo o lugar.

Confira como fica o calendário dos ensaios técnicos da Lierj em janeiro:


Dia 5:
19h - Alegria da Zona Sul
20h - Unidos do Viradouro
21h - Império Serrano
Dia 19:
19h - Porto da Pedra

Grupo dos XV define samba para 2013

O GRES Grupo dos XV realizou no sábado, 15 de dezembro de 2012, a disputa para escolha de seu hino para o carnaval 2013. Cinco sambas se apresentaram e a diretoria optou pela obra dos compositores Bembeco, Nilo Sérgio, Moiséis, Fabiano, Bira do Canto e Luiz Carlos Paiva. O Grupo dos 15 desfila na terça-feira de carnaval pelo grupo principal do carnaval de Niterói com o enredo "VAMOS TE ARREPIAR, NÃO TENHA MEDO! VAMOS BRINCAR!" do carnavalesco Alexandre Barbosa. 
Veja como foi a festa no vídeo:



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sabiá promove final com dois sambas


Niu canta os finalistas durante o ensaio da Bateria
O GRCES Sabiá, divulgou nesta terça-feira, as duas parcerias classificadas para a grande final, que será realizada na próxima sexta-feira, 21 de dezembro. A diretoria e comissão de carnaval da escola decidiram pela eliminação do samba da parceria JURANDIR DA BARREIRA / DANIEL SILVA / SAULO / SID GBB / CARECA DE PILARES / BABY DO TUIUTI. Na quinta-feira, durante ensaio da bateria, o intérprete oficial da escola, Niu Sousa, cantará os dois sambas finalistas. A quadra da Sabiá fica na Rua Tenente Osório, 56, Fonseca, Niterói.

Confira os sambas finalistas na ordem de apresentação do último domingo:
1- DUDU OLIVEIRA / CHORÃO ANJOS / ENIO ALMEIDA / EDINHO BORGES;
3- TICO CAVACO / MARCELO LIMA / MÁRIO MARTINS / WILLIAN MARTINS / RATINHO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo prefeito de Niterói recebe plano dos desfiles para o carnaval 2013


Rodrigo e Ito discutem futuro do carnaval niteroiense (foto Sérgio Gomes)
A Diretoria-Executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) entregou ao prefeito eleito Rodrigo Neves (PT) o plano de desfiles do Carnaval de 2013. O documento foi encaminhado pelo presidente da entidade, Ito Machado, durante encontro com Rodrigo pouco antes da solenidade de diplomação dele, de seu vice, Aexl Grael, e dos vereadores eleitos nas últimas eleições.

O evento aconteceu na última sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Niterói. Além do plano de desfiles, Ito Machado encaminhou também um ofício solicitando um encontro com Rodrigo para que o planejamento do Carnaval possa ser discutido detalhadamente. Ito Machado agradeceu a Rodrigo o apoio manifestado aos sambistas da cidade, no encontro realizado em setembro, na quadra da escola de samba Acadêmicos do Cubango,quando ainda estava em campanha. "Percebemos, desde aquela época, uma manifestação de carinho e de apreço ao trabalho realizado por nós. Em fevereiro, queremos retribuir, fazendo um bonito espetáculo", declarou Ito.

O plano de desfiles e os regulamentos para escolas de samba e blocos foram concluídos na primeira semana de dezembro e entregues aos membros do grupo de transição formado por Rodrigo e representantes do atual governo. Trinta e oito agremiações filiadas à Uesbcn se apresentarão na Rua da Conceição, Centro de Niterói, de 9 a 12 de fevereiro de 2013.
_________________________________________________________
fonte: Ascom | Uesbcn (Assessor de Comunicação: Sérgio Soares)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lierj lança CD da Série A com festa na Cidade do Samba


A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) realiza na próxima segunda-feira na Cidade do Samba uma festa, restrita a convidados, para lançar o CD duplo oficial da Série A do Carnaval carioca de 2013. O evento começa às 20h e terá apresentação de intérpretes, casais de mestre-sala e porta-bandeira e os compositores de cada obra .A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio. Com 19 faixas, que contemplam todas as agremiações que fazem parte do grupo, o disco será vendido a um preço único de R$ 14,90, ainda no mês de dezembro, na sede da entidade e em quadras de escolas de samba. A partir do dia 7 de janeiro, o CD também será vendido em bancas de jornais.

Ensaios - Cinco agremiações da Lierj ensaiam no Sambódromo neste final de semana: Caprichosos de Pilares, Santa Cruz, Paraíso do Tuiuti, Cubango e Império da Tijuca. No sábado (15), a partir das 20h, entra na avenida a Caprichosos de Pilares. A agremiação abordará no desfile o enredo "Fanatismo: Enigma da mente humana". Logo em seguida será a vez da Acadêmicos de Santa Cruz, que vem com o tema "O dragão do mar e a lenda do Ceará". Já no domingo (16), quem inicia as atividades às 19h é a Paraíso do Tuiuti, com uma homenagem ao humorista Chico Anysio em "Ao mestre do riso com carinho: as caras do Brasil". A Cubango será a segunda a ensaiar, com o enredo "Teimosias da Imaginação". A comunidade responsável por encerrar a noite será a do Império da Tijuca, que canta em 2013 "Negra, pérola mulher". As arquibancadas da Passarela do Samba estarão abertas ao público, que não paga nada para acompanhar os ensaios.

Experimenta divulga samba campeão para 2013


Diretoria do Experimenta (foto divulgação)
O GRBC Experimenta, da Ilha da Conceição também ja definiu o seu samba para o carnaval 2013. A obra, composta por Márcio do Cavaco e Márcia Família foi escolhida em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. Segundo o presidente Rodinei, os músicos do bloco entram em estúdio na próxima semana para gravação do áudio oficial. A agremiação desfila pelo grupo Especial de Enredo do carnaval de Niterói com o enredo ‘Tá com medo de quê’, do carnavalesco Armindo Pires. Confira a letra do samba

Tá Mole escolhe seu hino para 2013


O intérprete Gol com a parceria campeã
O GRES Tá Mole mas é Meu definiu seu hino para o Carnaval 2013 na noite do último domingo, 9 de dezembro. Três obras participaram da disputa final mas o samba campeão foi o da parceria formada pelos compositores Cristina da Bonfim, Felipe Paula, Tartá, Vitor Pires, Sonaldinho da São José e Eder Matos, segundo a se apresentar. “Escolhemos o samba melhor para a Escola. Não consideramos apenas a letra e melodia, mas todo o conjunto. Um samba que nos proporcione um bom desfile, assim como fizemos em 2012 quando fomos campeões do grupo de acesso”, disse o presidente da agremiação Délio Sales. A escola da comunidade da Bonfim abre o desfile do grupo de acesso de Niterói na terça-feira de carnaval.

Danúbia, Mariane e Driele, avalanche de samba no pé
Justa homenagem - Antes da disputa, a rainha da Bateria, Mariane Marinho, foi homenageada pelos ritmistas, liderada pelos Mestres Cajá, Chiquinho e Tziu, que usaram uma camisa com sua foto estampada. A madrinha Danúbia e a princesa Driele também brilharam à frente da ‘Avalanche da Bonfim’. Gugu e Gisele apresentaram o pavilhão azul-vermelho-branco. Presentes ao evento diretoria e intérpretes da Folia do Viradouro, que mostraram em primeira mão o samba da escola para o carnaval 2013, escolhido na última sexta-feira.

Confira no vídeo, como foi a festa e também um papo descontraído com os carnavalescos do Tá Mole, Luiz Spínola e Chico Correa, autores do enredo "No balacobaco da ilusão o Tá Mole vai conquistar seu coração":

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Magnólia Brasil define hino 2013

Parceria campeã (Ascom|Magnólia Brasil)

O GRES Magnólia Brasil escolheu no último sábado, 8 de dezembro, seu samba para a disputa do grupo de acesso do carnaval de Niterói em 2013. A obra é de autoria dos compositores Wandelei, Mahatma,Yarley e Maracá. Pelo terceiro ano consecutivo a parceria emplaca samba na escola. O enredo “A Magnólia Brasil no Mundo Mágico de Walt Disney” está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Barbosa e Beto Borges. No próximo domingo, 16, a azul e branco do Fonseca, apresenta show do grupo Pique Novo e da Bateria Magnífica no Clube Marajoara no Fonseca. Em Janeiro a escola divulga data e horários dos ensaios técnicos para o carnaval. Confira o áudio e letra do samba da MagnóliaBrasil.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Folia do Viradouro já tem samba para 2013

Torcidas animaram a finalíssima (foto acervo Folia do Viradouro)
A atual campeã do carnaval de Niterói definiu na última sexta-feira, 7 de dezembro o samba que irá entoar na terça-feira de carnaval da Rua da Conceição. A disputa entre os grupos, iniciada em setembro com oito concorrentes, chegou ao fim na manhã de sábado quando foi anunciado o campeão na quadra da Rua Mario Vianna. Após seis etapas que eliminaram cinco grupos de compositores, a Comissão Julgadora anunciou o samba composto por Juliana Santos, David Barreto, Fábio Farpela, Tatalho, Wagner e Zizinho como o representante da escola para o carnaval 2013. 

Disputa - Para o processo de escolha do seu hino a Folia do Viradouro convidou músicos, jornalistas especializados, presidentes e representantes de agremiações co-irmãs para atuarem como jurados. Nessas etapas eram entregues a cada jurado uma ficha de votação para analisarem a melodia, harmonia e churoia. Para decidir o samba que a vermelho-e-branco de Santa Rosa iria entoar, foi criada uma COMISSÃO JULGADORA na forma de seu Regulamento.  Após a apresentação do casal de mestre-sala e porta bandeira, a bateria de Mestre Jorginho e da rainha Alessandra Prudêncio, e das passista da vizinha Souza Soares, os três sambas finalistas começaram a se apresentar. O primeiro a apresentar-se foi o grupo encabeçado por Anderson Kibba, intérprete oficial da Escola. Anderson, Ruan, Gool, Alfredinho do Cavaco e Kelinho. Depois foi a vez da compositora Juliana, e por último a parceria formado por Angelo Vidal, Zezinho, Piquiti, Junior, Carlinhos P. e Sérgio Ubiratan. “Com certeza esta foi a melhor e mais empolgante disputa que ocorreu em nossa quadra. Se pudéssemos, levaríamos todos para a Conceição pois a adequação ao enredo e a riqueza melódica dos finalistas tornaria isso possível”, declarou Marcelo Serpa, vice-presidente da Folia e membro da comissão julgadora. 

Preparação – Na caminhada rumo ao bicampeonato a Folia prepara uma festa para a Bateria da Escola e sua Rainha, além do lançamento de sua Ala de Velha Guarda, cujo nome possivelmente será CACIQUES DA FOLIA, em referência ao Bloco CACIQUE DO VIRADOURO, que precedeu a jovem Escola de Samba. Também estão sendo programadas as festas das Alas para animar sua quadra nas próximas semanas. “Queremos nos tornar referência das quadras de escolas de samba no ano que vem. Estamos nos esforçando e nos programando para que isso aconteça”, afirma o animado Presidente Paulo Roberto.  

Confira no vídeo uma entrevista com o carnavalesco Paulo César Lima e o samba da Folia para o carnaval 2013, gravado na quadra do GRES Tá Mole mas é Meu, no domingo, 7 de dezembro de 2012:




Jacarepaguá terá Paulla Lyra como Musa


Depois de Andréa Martins - Musa da Comunidade - chega ao time de beldades da União de Jacarepaguá, Paulla Lyra. A gata começou na folia, como componente de alas, já foi destaque, componente de carros alegóricos, passou por escolas como Tradição, Beija-Flor , Portela e Império Serrano. O convite para integrar a verde e branco do a deixou emocionada e muito feliz. "Venho representando o carnaval da União de Jacarepaguá como Musa. Espero não decepcionar a agremiação e sua comunidade . Hoje, tenho um amor enorme pelo Carnaval. Cada ano que passa eu me considero mais e mais uma cidadã do mundo do samba. Quero desde já agradecer a todos que estiveram comigo até aqui, aos amigos que cultivei dentro dessa enorme festa que é o Carnaval carioca , um amor que não acabou na quarta-feira de cinzas . Obrigado a vocês que ajudaram a chegar até aqui . E que isso se perpetue", disse a beldade.
A União de Jacarepaguá abrirá o segundo dia de desfiles da Série A, no sábado de Carnaval com o enredo "DOS BARÕES DO CAFÉ À CIDADE UNIVERSITÁRIA, VASSOURAS, OURO VERDE DO BRASIL”, do carnavalesco Jorge Caribé.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sambistas de Niterói definem regulamento 2013


Comissão de Frente da atual campeã Folia do Viradouro (foto Sérgio Gomes|Uesbcn)
A diretoria-executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) concluiu na noite da última quinta-feira (06.12) o planejamento dos desfiles oficiais na Rua da Conceição, nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro próximo. Na última semana ocorreram duas plenárias com as 38 agremiações filiadas, para a aprovação dos regulamentos oficiais dos desfiles e a discussão sobre o cronograma de reuniões com os membros do governo municipal para elaborar os últimos detalhes com vistas à realização do espetáculo.

Regulamento – Entre outros detalhes, ficou definido que as sete escolas do Grupo Principal deverão desfilar em 50 minutos, com um mínimo de 500 figurantes, dois carros alegóricos e dois quadripés. Já as oito escolas do Grupo de Acesso deverão se apresentar com 300 figurantes, no limite de 40 minutos para cruzar a Rua da Conceição, com uma alegoria e um quadripé. No Grupo Especial de Enredo terá que se apresentar com, no mínimo, 250 sambistas e um carro alegórico, com tempo limite de trinta minutos para o desfile. As escolas que abandonarem as alegorias em locais públicos após o Carnaval perderão 5% do valor total da subvenção destinada a ela para o desfile de 2014. A medida está sendo adotada para evitar transtornos ao trânsito da cidade após o Carnaval. As próximas plenárias preparatórias servirão para discussões sobre assuntos gerais do desfile. A diretoria executiva da Uesbcn está fazendo levantamentos para definir o Corpo de Jurados que irá avaliar as agremiações. A escola de samba Combinados do Amor vai desfilar, inicialmente, como escola de avaliação, entre os Blocos de Embalo, na noite de sábado. Só após a apresentação, a diretoria-executiva da Uesbcn vai definir em qual grupo ela terá condições de se apresentar no Carnaval de 2014.     
                 
Plano de desfiles - A arena de desfiles, o sistema de iluminação as arquibancadas e cabines de jurados serão montados na Rua da Conceição, no trecho entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. A concentração será na Rua José Clemente - paralela à Rua da Conceição, tendo como pontos auxiliares, áreas da Rua Quinze de Novembro. Todo planejamento do Carnaval foi entregue à Empresa Niterói, Esporte lazer e Turismo (Neltur) e membros do Grupo de Transição designado pelo prefeito eleito Rodrigo Neves.

Conheça a ordem de desfiles:

Terça-feira: Escolas do Grupo Principal
1- Ta Mole, mas é Meu
2- Folia da Viradouro
3- Unidos da Região Oceânica
4- Sabiá
5- Grupo dos Quinze
6- Independente do Boaçu
7- Mocidade Independente de Icaraí

Segunda-feira: Escolas do Grupo de Acesso
1- Cacique da São José
2- Império de Araribóia
3- Souza Soares
4- Magnólia Brasil
5- Garra de Ouro
6- Unidos do Sacramento
7- Bem Amado
8- União da Engenhoca

Domingo: Grupo Especial de Enredo
1- Banda Batistão
2- Fora de Casa
3- Se não guenta, Por que veio?
4- Galo de Ouro
5- Ta rindo por quê?
6- Unidos do Castro
7- Amigos da Ciclovia
8- Alegria da Zona Norte
9- Unidos de Piratininga
10- Bafo do Tigre
11- Balanço do Fonseca
12- Ferimento Leve
13- Grilo da Fonte
14- Experimenta


Sábado: Blocos de Embalo
Pauta Quente
Olodumaré
Escola de samba Combinados do Amor (*)
Barro Vermelho
Unidos do Maruí
Cio da Capivara
Unidos do Preventório
Unidos de Jurujuba
Unidos da Leopoldina

(*)desfile de avaliação
______________________________
fonte: Ascom Uesbcn  
Diretor de Comunicação: Sérgio Soares

domingo, 9 de dezembro de 2012

Sabiá promove 1ª eliminatória

O GRCES Sabiá promove neste domingo, 9 de dezembro, a primeira eliminatória de sambas. Quatro parcerias se apresentam a partir das 19h na quadra da Rua Tenente Osório, 56, no Fonseca. Campeã do grupo principal do carnaval de Niterói em 1946/47/48 e 2011, a escola da Vila Ipiranga aposta no astro-rei para voltar a vencer. O enredo “A Estrela da Vida. O Rei Sol!”, é de autoria do Carnavalesco Eduardo Guimarães.

Confira duas obras que se apresentam na noite deste domingo:


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pinto Sarado divulga samba e Banda Haddock lança camiseta


10.000 pessoas devem acompanhar o desfile do Pinto Sarado em 2013
A Banda Haddock inicia seus preparativos para sua contribuição na folia da capital amanhã, a partir das 14h, na Rua Afonso Pena, esquina com a Rua Haddock Lobo, Tijuca. Na ocasião será lançada a camisa para o Carnaval 2013. O evento, na rua mesmo, contará com uma série de intérpretes e ritmistas da Vila Isabel, Salgueiro, Estácio de Sá, bem como amigos de outras escolas.

Pinto Sarado já tem samba – Quem já lançou sua camiseta para o Carnaval 2013 foi o Bloco Carnavalesco Pinto Sarado. A agremiação do Morro do Pinto que desfila nas ruas do bairro no sábado que antecede o carnaval também já lançou seu samba enredo. O sétimo carnaval do Pinto Sarado, presidido pelo querido Jorge Duingue, terá como voz oficial Marcelinho e, no comando da bateria, Mestre Ronaldo, ambos ex-Vizinha Faladeira. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas acompanharam o bloco este ano. Confira o vídeo com o samba do PintoSarado para o Carnaval 2013 na voz de Tinga.

Marimbondo divulga protótipos

Afastada do carnaval há 12 anos, a Unidos do Marimbondo voltou disposta a retomar o caminho das conquistas. Campeã por nove vezes no carnaval de São Gonçalo, a escola do presidente Carlinhos Ratão, desfilou em 2012 para a avaliação. Nesta semana, o carnavalesco Índio Garcia (foto) mostrou à reportagem da Cadência da Bateria os protótipos das fantasias de quatro, das 12 alas que vão representar na avenida o enredo "Água. Elemento essencial, fonte da vida". Confiante, o carnavalesco espera recolocar o Marimbondo no caminho dos títulos. “A expectativa é grande. Comecei a confecção das fantasias em setembro, mas já tenho 80% do carnaval pronto. No próximo mês finalizo os três carros alegóricos e o tripé”, disse Índio Garcia, que também assina o carnaval da Independente do Boaçu, integrante do grupo principal do carnaval de Niterói. 

Confira as imagens dos protótipos:


Pauta Quente lança enredo neste domingo

Zé Katimba comanda a roda
O Bloco Carnavalesco Pauta Quente, que reúne os jornalistas de Niterói, lança seu enredo 2013 neste domingo, 9, a partir das 14h, no clube Fluminense de Natação e Regatas, na Ponta d’Areia. O homenageado do próximo Carnaval será Orlando Silva, que foi repórter de O Dia, Última Hora, entre outros veículos de comunicação do Estado. Haverá uma roda de samba de primeira, com canja de vários sambistas e em especial do cantor e compositor, que fez agora em novembro 80 anos de idade. A entrada é gratuita. O Fluminense fica na Rua Silva Jardim, perto do Mercado de Peixes. Confira a sinopse

Estácio convoca componentes para ensaio técnico


Abrindo a temporada dos ensaios técnicos no Sambódromo, a Estácio de Sá realiza seu treino no próximo domingo (9), sendo a segunda escola a se apresentar na Passarela do Samba, às 21h. A concentração começa às 18h no lado dos Correios. A preparação, porém será nesta sexta, a partir das 22h, quando a vermelha e branca realiza mais um ensaio em sua quadra, e apresenta oficialmente Marcinho, que retorna à Estácio de Sá como segundo mestre-sala, formando par com Roberta. A quadra fica na A. Salvador de Sá, 206/208, no Estácio. A Estácio de Sá levará para a Passarela do Samba o enredo “Rildo Hora: A ópera de um menino... No toque do realejo rege seu destino!”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sambistas lamentam morte de Niemeyer


Criador do palco dos desfiles carnavalescos da Capital, Oscar Niemeyer, falecido na noite desta quarta-feira, 5 de dezembro, foi reverenciado por sambistas cariocas.  Em nota, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), Déo Pessoa lembrou da importância do arquiteto para o carnaval. “Graças a esse gênio brasileiro, as escolas de samba da cidade podem desfilar em um espaço belíssimo, projeto do grande artista Niemeyer. O mundo do samba é profundamente grato a ele pelas obras deixadas em vida, principalmente o Sambódromo carioca. A Lierj deseja força à família nesse momento de dor”.

Já a Unidos de Vila Isabel citou trechos do samba do compositor Jorge Tropical - ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Samba-Enredo do Grupo de Acesso A no Carnaval 2003 - como agradecimento da Vila Isabel ao mestre Oscar Niemeyer:  "Niemeyer brasileiro da gema/ Traços de um poema em construções/ Cada coluna... Belas artes/ Novo mundo de ideias curvas... Realizações!/ Lá no exterior se consagrou/ A luta pelo povo jamais abandonou/ Liberdade na expressão da emoção/ O nosso manto estampado na vida/ Desse nome singular/ Que a comunidade abraça pra sambar...".

O carnaval daquele ano, intitulado "Oscar Niemeyer, o arquiteto no recanto da princesa" - enredo de autoria do amigo Martinho da Vila - foi a maneira encontrada para homenagear o artista por suas tantas maravilhas e pelo projeto elaborado por ele para a quadra da escola. O presidente, Wilsinho Alves, lamentou o falecimento do gênio, amigo e torcedor, a quem será eternamente agradecido.

Finais de samba agitam Niterói


Duas Escolas de Samba do Grupo de Acesso e duas do Principal promovem suas finais de samba enredo no próximo fim de semana. A maratona começa já na sexta-feira, 7, em Santa Rosa, na quadra da atual campeã do carnaval de Niterói, a Folia do Viradouro. Três parcerias se credenciaram para disputa da grande final: (Grupo A) Anderson Kibba/ Ruan/ Gool/Alfredinho do Cavaco/ Kelinho; (Grupo B) Juliana Santos/David Barreto/Fábio Farpela/ Tatalho/ Wagner/ Zizinho; (Grupo D) Ângelo Vidal/Zezinho/Piquiti/Junior/Carlinhos P./Sérgio Ubiratan. Evento começa às 22h na quadra da Rua Mário Viana, no Viradouro.

No sábado será a vez das duas escolas do grupo de acesso. Às 22h no Clube Marajoara, no Fonseca, a Magnólia Brasil apresenta os quatro sambas finalistas: (1) Claudio Café, Márcio Magnata, Anderson Tigrão, Alexandre Olho, Phelipe Lemos; (2) Wanderley, Mahatma, Maraca, Yarley; (3) Marinheiro, Dudu Oliveira, Luciano Deodato; (4) Márcio do Cavaco e Márcia Família.

Já em Santa Rosa, na tradicional quadra da Rua Lions nº37, a partir das 23h, a Souza Soares mostra os três concorrentes ao hino da escola para o carnaval 2013: (1) Angelo Vidal, Sergio Ubiratan, Carlinhos P, Piquiti e Junior; (2) Luiz Maluquinho, Bahia e Rogerio Caroço c/participação de Elaine Rosa; (3) Juliana Santos, Zizinho, Wallace e Hiago Cazeiro.
O intérprete Gol canta os 3 finalistas no 'Tá Mole'

No domingo, 8,  a estreante do grupo principal em 2013, GRES Tá Mole mas é Meu, reúne comunidade e componentes na Quadra da Bonfim para definir o samba representante do enredo “No balacobaco da ilusão, o Tá Mole vai conquistar seu coração”, de autoria dos carnavalescos Luiz Spínola e Chico Correa. A tricolor do Fonseca apresenta três sambas na finalíssima: (1) Cristina da Bonfim, Felipe de Paula, Tartá, Vitor Pires, Sonaldinho da São José e Éder Matos; (2) Maurilinho, Geraldo Silva, Eduardo Alves, Rafael Raçudo e Jonathan Fragoso; (3) Sérgio Careca, Marcelinho, Alex do Cavaco e Taíca Maricá. A novidade é que o intérprete Gol canta cada uma das três composições. Evento começa às 15 horas com roda de samba, cerveja gelada e caldos.

Na Cadência da Bateria mostra a cobertura completa na próxima semana.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CD dos sambas das escolas mirins será lançado no domingo


A Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro realiza no próximo domingo, dia 09, a partir das 14h, a festa que marca o lançamento do CD dos sambas de enredo das escolas mirins para o carnaval 2013. O evento restrito a convidados, componentes e diretores das agremiações que compõem o grupo mirim, acontece na quadra da Estácio de Sá.  O álbum que contará com 16 faixas contendo os hinos que a criançada cantará na avenida, terá como bônus, o hino da AESM-Rio, gravado por Tatiane Carvalho, intérprete vencedora do Troféu Estandarte do Samba Mirim, em 2012.

Produzido por Alexandre Moraes e Maurício Fonseca, o CD reúne além dos sambas inéditos, obras que marcaram época nos desfiles das escolas de samba como “Hoje tem Marmelada”, samba da Portela do carnaval de 1980, que a Filhos da Águia está reeditando, o clássico “Kizomba”, que rendeu a Unidos de Vila Isabel o primeiro título em 1988, sendo relembrado pelos Herdeiros da Vila, “Vamos brincar de ser criança”, samba apresentado pela Imperatriz Leopoldinense do carnaval de 1978, que será cantado pela criançada da Petizes da Penha, além de “Sonhar não custa nada ou quase nada ou quase nada”, da Mocidade, que a Estrelinha cantará no próximo carnaval. O CD estará sendo vendido a R$10 na sede da AESM-Rio e pode ser adquirido através do telefone 3971-1922.

Durante o evento serão coroados o rei momo, rainha e princesas do carnaval mirim, definidos através de concurso.

Mocidade de Icaraí promove concurso para Rainha de bateria

Ritmistas de Icaraí terão nova Rainha em 2013 

A azul e branca do Morro do Cavalão abriu inscrições para a escolha de sua nova Rainha da Bateria e da Rainha Mirim. As interessadas em participar do concurso devem comparecer aos ensaios da escola, aos sábados, a partir das 22h na quadra da Rua Lemos Cunha, ao lado do Túnel Raul Veiga. Tetracampeã do carnaval de Niterói de 2007 a 2010, a Mocidade Independente de Icaraí, quer voltar a disputar títulos. Para isso se inspira na trajetória de um carnavalesco campeoníssimo da Sapucaí com o enredo ‘Yes, nós temos Max Lopes, o Mago das Cores’, do carnavalesco Ronaldo Silva.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jacarezinho inicia venda de fantasias

Uma das fantasias à venda

Os foliões já podem se animar para desfilar na Unidos do Jacarezinho. O enredo que homenageia o baluarte Jamelão, tem assinatura do carnavalesco Marcus Ferreira e já conta com seus ateliês a todo vapor na reprodução das fantasias. As inscrições para as alas de comunidade são feitas na quadra da escola – que fica na Avenida Dom Helder Câmara, 2.233, no Jacaré – às quartas e domingos, a partir das 20 horas. Os interessados devem procurar os presidentes de alas para fazer a ficha e irão pagar apenas uma taxa de R$50. Mas devem se comprometer em participar com os ensaios de canto da escola.

Já as alas comerciais e as composições de carros alegóricos são adquiridas no barracão do Jacarezinho, localizado na  Rua Francisco Souza, 85, no Centro da Cidade (atrás do edifício “Balança, Mas não Cai”, no antigo galpão de ensaios da Mangueira), de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Os desfilantes deverão procurar diretamente o carnavalesco Marcus Ferreira ou Regina Passaes, integrante da comissão de carnaval. Os preços são variados.

Ensaios - Às quartas-feiras, a partir das 20h, a escola realiza seus ensaios de canto e harmonia com a presença de toda a comunidade e segmentos. Já aos domingos a programação começa mais cedo. Às 16h a quadra é aberta ao público para o Pagosamba do Viva Jorge com o Grupo Precisão e convidados até às 20h, quando começa o verdadeiro Show da Família Tricolor Suburbana. A entrada em ambos os ensaios é gratuita.

Estácio cancela concurso e contrata Marcinho como novo segundo mestre-sala

Marcinho fará par com a porta-bandeira Roberta (divulgação)
A diretoria da Estácio de Sá acertou na tarde da última segunda-feira, 3 de dezembro, a contratação de Marcinho, para ser o 2º mestre-sala da agremiação, formando par com a porta-bandeira Roberta. Marcinho que no último carnaval defendeu a Unidos do Viradouro iniciou sua carreira na escola de samba mirim Nova Geração do Estácio de Sá, tendo passagens ainda pelos Aprendizes do Salgueiro, até chegar a Estácio de Sá. O jovem, neto do lendário Bicho Novo e irmão do mestre-sala Claudinho, da Beija-Flor de Nilópolis, defendeu o pavilhão do amor, formando par com Alcione, até 2011. “Estou muito feliz com meu retorno a Estácio de Sá. Aqui me sinto em casa e voltar a defender as cores dessa escola é uma grande honra”, declarou. Marcinho será apresentado no ensaio da próxima sexta-feira, na quadra. A recente contratação já estará no ensaio técnico da escola na Passarela do Samba, no próximo domingo.
Pelo fato de ter contratado o mestre-sala a direção de carnaval da Estácio de Sá cancelou o concurso que seria realizando nesta terça-feira, dia 5, na quadra.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Independente do Boaçu divulga figurinos


A tricolor gonçalense, Independente do Boaçu, terceira colocada no carnaval de Niterói em 2012, mostrou no último final de semana alguns figurinos para a disputa do grupo principal em 2013. As fantasias representarão o enredo “Salve Jorge. Glorioso Guerreiro da Fé”, do carnavalesco Índio Garcia. Segundo o Índio, as fantasias já começaram a ser confeccionadas. No último dia 17 a agremiação do Boaçu escolheu o seu hino, uma composição da dupla Jorge Prisco e Arivaldo Barcelos. A Independente será a sexta escola de samba a desfilar na terça-feira de carnaval na rua da Conceição. Confira os figurinos

Saias na Folia comemora dia do Samba

Sambistas lotaram a Rua do Samba de Niterói (acervo Cadência)

O Bloco Carnavalesco Saias na Folia promoveu no último domingo, o evento Rua do Samba, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro. A Rua Visconde de Sepetiba, entre a Marechal Deodoro e a Marquês de Caxias, ficou interditada durante todo o domingo. O Grupo Novo Visual animou a festa que contou com apresentações de vários sambistas da cidade, entre eles a cantora Maíra Santa Fé. Para a vice presidente do bloco, Meryanne Cardoso o evento será realizado sempre no dia 2 de cada mês. “Não importa se vai ser segunda ou sexta-feira, o que importa é que estaremos aqui sambando”, vibrou Mery. Os ensaios do bloco rumo ao carnaval 2013 começam em janeiro, sempre às sextas-feiras na Rua do Samba. A presidente do Bloco, Rita Dirr estava feliz com o sucesso do evento. “Agradeço a todos que vieram comemorar conosco o dia do samba”, disse Rita. No final da noite, mas uma vez as ritmistas de Mestre Talita ‘quebraram tudo’. Que venha o próximo dia 2. Confira as fotos do dia do samba em Niterói

Lançamento do CD da Lierj será dia 17



A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) realizará a festa de lançamento do CD oficial no dia 17 de dezembro, na Cidade do Samba. Na ocasião, intérpretes das 19 escolas que fazem parte da Série A do carnaval carioca cantarão os sambas de 2013 das agremiações. O disco teve a produção do músico Leonardo Bessa e contou com arranjos especiais, feitos em estúdio. Evento será restrito a convidados.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015