CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Debate Carnaval de Niterói

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Série 'A' tem mais de 40% de ingressos vendidos


 Com apenas um dia de venda de ingressos para as arquibancadas dos desfiles da Série A, cerca de 42,5% das entradas já foram adquiridas. Para assistir as nove agremiações que desfilam na sexta-feira de folia e as dez que se apresentam no sábado, basta comparecer de segunda a sexta-feira ao stand da Central de Atendimento e Vendas da Liesa montado na Rua Salvador de Sá, atrás do setor 11 do Sambódromo, entre 10h e 16h. A valor do tíquete individual para as arquibancadas custa R$ 10, com exceção do setor 9, que sai a R$ 20. Além disso, as últimas frisas disponíveis estão sendo comercializadas no mesmo local. Outras informações podem ser adquiridas pelo site www.lierj.com.br ou pelo telefone (21) 2233-8151.

Estácio distribui senhas para fantasias


Já na reta final para o carnaval e com os preparativos para o desfile a Estácio de Sá realiza na próxima sexta-feira, dia 1º, a partir das 22h, mais um ensaio com todos os segmentos, na quadra. Na ocasião serão distribuídas as senhas para a entrega das fantasias aos componentes que desfilarão nas alas de comunidade. A direção de carnaval da agremiação informa que as senhas são pessoais e que serão entregues somente aos componentes. “Entregaremos as senhas somente aos componentes das alas. As senhas serão de uso pessoal e intransferível, pois além da senha, conterá o nome e identificação do integrante”, informou Nelsinho, diretor de carnaval. No Carnaval 2013 a Estácio de Sá levará para a Passarela do Samba o enredo “Rildo Hora: A ópera de um menino... No toque do realejo, rege seu destino!”. O tema que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos é uma homenagem ao produtor musical, maestro e gaitista Rildo Hora. A Escola será a sexta a desfilar dia 08 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, pela Série A.

Concurso define melhor carro de som do carnaval mirim


A Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro, realiza nos dias 1 e 2 de fevereiro, com início às 12h, na Praça de Alimentação do Sambódromo, as etapas semifinal e final do concurso que definirá a melhor equipe de carro de som do carnaval mirim. O evento será aberto ao público e contará com a apresentação de seis equipes classificadas na fase eliminatória, divididas em duas chaves. Sete agremiações se apresentaram dia 18 de janeiro, sendo vencedoras as escolas Estrelinha da Mocidade, Mangueira do Amanhã e Pimpolhos da Grande Rio. No dia 25, nove agremiações se apresentaram, com os Aprendizes do Salgueiro, Herdeiros da Vila e Nova Geração do Estácio de Sá sendo as classificadas para a semifinal.

O concurso terá como jurados os intérpretes Bruno Ribas, Ito Melodia, Serginho do Porto e Igor Sorriso, os compositores Gilson Berlini e Marcelo Guimarães, os carnavalesco Sylvio Cunha e Milton Cunha, além dos dirigentes Jorge Castanheira, presidente da LIESA; Déo Pessoa, da LIERJ; Moisés Fernandes, presidente da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro e Izaltino Gonçalves, da Federação de Blocos, entre outros. O evento será gratuito e terá ainda apresentação do cortejo do carnaval mirim, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira e ritmistas. A Praça de Alimentação do Sambódromo fica atrás do Setor 2 das arquibancadas do Sambódromo.

Debate Carnaval de Niterói

Ação do Google mostra o aquecimento do carnaval 2013, e o Blog Na Cadência da Bateria foi um dos sites convidados a participarem. Nossos comentaristas e representantes de escolas de samba da cidade debaterão ao vivo sobre os desfiles que acontecem de 9 a 12 de fevereiro na Rua da Conceição. Será na quarta-feira, 30 de janeiro, às 21h. Para assistir e participar o internauta poderá acessar nosso blog (http://nacadencia.blogspot.com/) ou nosso canal no Youtube (http://www.youtube.com/user/nacadenciadabateria). 

Jacarezinho vende últimas fantasias


A Unidos do Jacarezinho realiza nesta quarta-feira (30) seu último ensaio técnico de quadra a partir das 20h. Todos os segmentos da escola estarão presentes para deixar o canto afinado e a evolução perfeita para o desfile oficial. Para os componentes que ainda não garantiram as suas fantasias, na quinta-feira  todos os presidentes de ala estarão presentes vendendo as últimas unidades das alas comerciais a preços promocionais: “Para quem quiser desfilar no Jacarezinho a última oportunidade é amanhã. A procura foi grande esse ano”, reforça Paulo Pimentel, Diretor de Carnaval. O Jacarezinho abrirá os desfiles na sexta-feira de carnaval, pela Série A, com o enredo “Puxador, não. Intérprete! Por Mestre Jamelão”, do carnavalesco Marcus Ferreira. A quadra fica na Av. Dom Helder Câmara, 2.233, Jacaré. Entrada franca.

Bastidores da Folia

O blog Na Cadência da Bateria registrou com exclusividade o ensaio da Comissão de Frente do GRCES Sabiá para o próximo carnaval.  O coreógrafo Rodrigo Fontes contou como será a apresentação da comissão e prometeu surpresas. Confira o vídeo gravado em 24 de janeiro de 2013 na Vila Ipiranga, Fonseca - Niterói / RJ:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mocidade de Icaraí e Bafo do Tigre divulgam sambas

Max Lopes é enredo na Mocidade de Icaraí
Mais duas agremiações do carnaval de Niterói divulgaram esta semana seus hinos para o próximo carnaval. A tetracampeã da revitalização, Mocidade Independente de Icaraí, do Grupo Principal e a tradicionalíssima Bafo do Tigre, que desfila no domingo de carnaval pelo Grupo Especial de Enredo. Na azul e branca da Zona Sul o samba de autoria dos compositores Jorginho do Bairro, Dedé da Martins e Luiz Carlos Paiva conta a trajetória de um dos mais talentosos carnavalescos do Brasil, "Yes, nós temos Max Lopes!", é o título do enredo de autoria de Ronaldo Silva. Já na escola do Morro do Estado o samba de Popéia, Carlinho da Penha, Gaizé e Jorge Costahomenageia o primeiro negro a integrar uma Assembléia Constituinte no Brasil e antigo morador da comunidade com o enredo "O BAFO DO TIGRE MOSTRA AO POVO, A SAGA DO NEGRO CLAUDINO JOSÉ DA SILVA. Confira esse e outros sambas do Carnaval de Niterói.

Cadência apresenta novo colunista


Desfile na Rua da Conceição (foto Sérgio Gomes)
Há 15 dias de realizar pelo sétimo ano consecutivo a cobertura do carnaval da Rua da Conceição em Niterói, o blog Na Cadência da Bateria apresenta mais um colunista. Lucas Agra é estudante de Comunicação Social e um apaixonado pelo carnaval. Além de assinar uma coluna em nosso blog, Lucas também integrará a equipe de cobertura na Rua da Conceição, assim como aconteceu em 2012. Em seu primeiro artigo, Lucas aborda a dificuldade financeira que atingiu o carnaval e agremiações  em várias cidades do País. Confira a Coluna do Lucas!

Bafo promove noite dos intérpretes


Flavinho é atração no Bafo do Tigre
O Bafo do Tigre promove nesta sexta-feira, 25 de janeiro, a Noite dos Intérpretes. Presença confirmada de Davi do Pandeiro, Niu Souza (Viradouro e Sabiá), Flavinho Machado (Cubango), Gol (Tá Mole mas é Meu) e Anderson Kibba (Sossego). O presidente do Bafo do Tigre, Rogério Balthazar, convida as co-irmãs do carnaval de Niterói a comparecerem com seus cantores. Evento acontece no Espaço Cabaré, Rua Padre Anchieta, 96, no Centro de Niterói, a partir das 22h. O Bafo desfila no domingo de carnaval pelo Grupo Especial de Enredo com o tema “O BAFO DO TIGRE MOSTRA AO POVO, A SAGA DO NEGRO CLAUDINO JOSÉ DA SILVA”, homenagem ao primeiro negro a integrar uma Assembléia Constituinte no Brasil e antigo morador do Morro do Estado, comunidade da agremiação.

São Clemente anuncia reforço de Mestre Thiago Diogo



Mestre Thiago na Fiel (foto Bruno Novaes)
A São Clemente traz um reforço de peso para sua bateria no carnaval 2013. Mestre Thiago Diogo, que está à frente da bateria da Porto da Pedra há cinco carnavais com nota máxima nos dois últimos participa desde do inicio dos ensaios na quadra e irá reforçar o time de diretores da Fiel Bateria, comandada pelos Mestres Gil e Caliquinho. “Estou bastante animado e feliz por participar pela primeira vez da bateria da São Clemente. Venho para somar e quero muito que a Fiel Bateria conquiste as notas máximas em 2013”, disse Mestre Thiago. Neste carnaval, a escola será a primeira a desfilar na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, com o enredo “Horário Nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)”, uma verdadeira viagem pela história da teledramaturgia brasileira, desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Até os elásticos de Jamelão serão lembrados no desfile do Jacarezinho


Um detalhe pequeno, mas que não passará em branco no desfile da Unidos do Jacarezinho serão os elásticos que o homenageado do enredo, Jamelão, usava nas mãos. Mania do intérprete, toda a diretoria da escola virá, compondo o seu figurino, com o chapéu igual ao que o baluarte usava e com os curiosos elásticos enrolados.

A curiosidade também poderá ser notada na escultura do intérprete no último carro da escola, que retrata o artista já na Mangueira: “Ele tinha essa mania não sabemos o porquê. Estamos procurando elásticos nas cores verde e rosa, mas, se não acharmos vai ser o tradicional mesmo que ele usava. Queremos homenageá-lo até nos detalhes”, explica o presidente José Roberto. A Unidos do Jacarezinho será a primeira escola a desfilar, na sexta-feira de carnaval, pela Série A, com o enredo “Puxador, não. Intérprete! Por Mestre Jamelão”, do carnavalesco Marcus Ferreira.
__________________________
ASCOM GRES Unidos do Jacarezinho
Foto: divulgação

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pauta Quente lança camiseta


O chargista Adail desenhou a camiseta deste ano do Pauta Quente, o bloco da Imprensa de Niterói. Adail foi contemporâneo de Orlando Silva nos antigos Diário de Notícias e Última Hora, nos anos 70 e 80, e decidiu homenagear o seu amigo, que é o enredo do bloco em 2013: “Orlando Silva, o repórter das multidões”. No final da próxima semana, a camiseta já estará à venda. Pauta Quente desfila no sábado de Carnaval, dia 9 de fevereiro, com concentração a partir das 17h, na Rua José Clemente, perto da Estação das Barcas. Os Jornalistas e seus amigos Abrem o Carnaval oficial da Cidade, na Rua da Conceição.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

'Memória Cadência' - Rico Medeiros

Rico (ao centro) na Souza Soares em 2012
O cantor Rico Medeiros é o personagem da primeira edição da série de entrevistas que o Blog Na Cadência da Bateria realizará com grandes personalidades do carnaval carioca. O projeto 'Memória Cadência' tem apresentação do colunista da Cadência da Bateria, Professor Mariano e produção do editor do Blog, Luiz Eugenio. Nesta primeira entrevista, Rico Medeiros, intérprete do Salgueiro e Viradouro, conta sobre sua trajetória no mundo do samba, lembra emocionado de sua saída do Salgueiro e critica abertamente a atual forma de disputa de sambas nas escolas. Rico desfilou pela última vez como puxador de samba em 2010 na tradicional escola niteroiense Souza Soares. Confira a entrevista:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

São Clemente recebe Portela e Imperatriz



Na próxima sexta-feira a São Clemente recebe em sua quadra a Imperatriz do samba, a querida Imperatriz Leopoldinense e a Majestade do samba, a super campeã Portela. A abertura será com o grupo Firmamento e a bateria mais charmosa da cidade: as 200 CLEMENTIANAS. O ensaio começa às 22h e a entrada custa R$20,00. A quadra de ensaios da São Clemente fica na Avenida Presidente Vargas, 3102, Centro, ao lado da estação Cidade Nova do Metrô. Neste carnaval, a escola será a primeira a desfilar na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, com o enredo “Horário Nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)”, uma viagem pela história da teledramaturgia brasileira, desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo. 

Imagem peregrina de São Sebastião chega ao Cacique de Ramos

No próximo sábado 19, às 13 h, pelo terceiro ano consecutivo o cortejo religioso da Trezena de São Sebastião, organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que percorre diversos órgãos públicos com a imagem do Santo antes da festa do padroeiro, celebrada no dia 20 de janeiro,  visitará a quadra do cinquentenário bloco Cacique de Ramos. A comitiva do Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta enche de alegria a diretoria do bloco, que lisonjeada com a benção, fará a abertura oficial das comemorações do 52º aniversário do Cacique de Ramos, fundado no dia 20 de Janeiro de 1961.
No domingo, dia 20, a partir de 13h, teremos a feijoada mensal do bloco, prestando homenagem ao lendário Donga que gravou "PELO TELEFONE" considerado o primeiro samba da história, com a presença de familiares e amigos. Dando prosseguimento às comemorações do 52 º aniversário, Bira Presidente reunirá sua diretoria, fundadores, alas, foliões e admiradores na segunda-feira 21, às 19 h, com a celebração de Missa de Ação de Graças.  

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura reduz verba do carnaval de Niterói


Público à espera da volta do 2º melhor carnaval do País
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou na noite desta segunda-feira, 14 de janeiro, durante reunião em seu gabinete com os presidentes de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos da cidade, a redução de aproximadamente 40% do orçamento dos desfiles da Rua da Conceição. O prefeito justificou a redução em função da situação financeira herdada da antiga administração, classificada por ele como “dramática”. A verba de 2013 será a mesma destinada ao carnaval de 2011. Para o presidente Jhonatan Anjos, do GRCES. Sabiá, uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, a medida significa um retrocesso para os desfiles. “É lastimável esta redução, tendo em vista ter sido este também um dos compromissos de campanha assumido pelo prefeito em reunião junto aos dirigentes na quadra da Acadêmicos do Cubango, em setembro do ano passado. Esta redução prejudica diretamente a execução dos desfiles das escolas e blocos na avenida do samba. Há poucos dias do carnaval fomos pegos de surpresa e teremos que nos virar para conseguirmos executar nosso trabalho”, lamentou o presidente da Sabiá.

Planejamento – Durante a campanha eleitoral, Rodrigo Neves prometeu aos dirigentes das agremiações, manter os mesmos valores do carnaval 2012, mas há menos de um mês do carnaval anunciou a redução que certamente vai comprometer o planejamento das escolas e blocos. “Com certeza o planejamento vai ser modificado. Na Sabiá prevejo uma alteração em cerca de 70% de nosso desfile do que seria apresentado na avenida ao que teremos que reformular, tendo em vista o corte de mais de 40% na subvenção e do tempo para o carnaval”, explicou Jhonatan. Para o presidente da União da Engenhoca, Anderson Canela, há preocupação também com o tempo. “Esperava pelo menos os mesmo valores do último carnaval. Agora temos de correr contra o tempo e trabalhar com criatividade e amor ao carnaval”, disse Canela.

Promessa – Para 2014 o prefeito informou que levará o desfile para Avenida Amaral Peixoto. “Vamos fazer o melhor carnaval da história recente de nossa cidade”, garantiu Rodrigo Neves aos representantes das escolas e blocos niteroienses.

Pauta Quente já tem samba

Os jornalistas niteroienses no desfile de 2011
"Vem cantar!!!
Nessa noite sem igual... 
A manchete principal anuncia: 
“Pauta Quente chegou"
Pra exaltar o mestre da reportagem...”

Essa é a abertura do samba do Pauta Quente, o bloco da Imprensa de Niterói, que neste Carnaval vai desfilar com o enredo “Orlando Silva, o repórter das multidões”. Orlando, falecido no ano passado, trabalhou em O Dia, Última Hora, O Fluminense, entre outros jornais de Niterói e Rio de Janeiro. O samba é de autoria de Serginho do Cavaco, Eduzinho, Jhontan e Jhon. O Pauta Quente desfila no sábado de Carnaval, dia 9 de fevereiro, com concentração a partir das 17h, na Rua José Clemente, perto da Estação das Barcas. Os jornalistas e seus amigos abrem o Carnaval oficial da cidade, na Rua da Conceição.
No domingo, dia 3, o bloco fará um pré-carnavalesco para lançar a camiseta do bloco.

Confira a letra do samba:

Vem cantar!!!
Nessa noite sem igual...
A manchete principal anuncia:
“Pauta Quente chegou" (chegou)
Pra exaltar o mestre da reportagem...
‘Com talento’ e malandragem
Fez sucesso nos jornais
Na Lapa de “romances” mil
Deu muitos beijos na boca...
Também foi emissário da Anistia,
Da liberdade e Justiça Social...
Ilustre personagem na memória
Aplausos para sua história...

Quero de novo
‘Bebemorar’ pra valer...
Mais uma dose, meu amor!!
Orlando Silva, ‘Repórter do Povo”!!! 
Meu Carnaval é você !!!

Barro Vermelho convoca crianças

Barro Vermelho na Conceição em 2012
O Bloco Carnavalesco Unidos do Barro Vermelho convoca crianças para participarem do desfile de 2013, no sábado de carnaval na Rua da Conceição, Centro de Niterói. O carnavalesco Mumuca informa que os interessados devem apresentar documentação que serão entregues ao Juizado de Menores e tirarem as medidas das fantasias. No último dia 23 a agremiação escolheu o samba da parceria dos compositores Leandro Zenilton, Marcelo de Anique e Damião, tricampeões da disputa no bloco. O Bloco do presidente Edilson Dinamite desfila com o enredo ‘Halloween, festa das bruxas’, que já está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Mumuca.

Imperatriz batiza a Escola Boca de Siri

No dia 19 de janeiro, a Rainha de Ramos Imperatriz Leopoldinense fará o batismo da caçulinha do carnaval carioca GRES Boca de Siri. A começa às 17h, com os segmentos das duas agremiações e show com a bateria Poderosa do Piscinão comandada por mestre Beto (ex-Imperatriz). O Boca de Siri é a atual campeã do grupo de acesso D da Aescrj. Para o carnaval 2013 a verde e branco do piscinão de Ramos, apresenta o enredo "Brasil território Xingu", desenvolvido pelo carnavalesco Valério Guindinelle. A quadra fica na rua Mascarenhas de Morais 10, em Ramos, próximo à passarela 12 da Avenida Brasil.

Inclusão social no desfile do Jacarezinho


Eles podem ter algumas dificuldades, mas alegria e vontade de fazer bonito na Avenida não faltam. Pela primeira vez, um grupo de 90 pessoas, entre cegos e deficientes visuais, vai compor uma ala inteira na Unidos do Jacarezinho

Para a evolução ser perfeita, o grupo tem ensaiado nas areias da praia de Paquetá, onde fazem toda a marcação e aprendem a letra do samba: “Nas pontas das fileiras ficarão pessoas que possuem visão, para auxiliar os que não enxergam. Organizamos o pessoal fazendo esse equilíbrio entre os que enxergam um pouco com quem tem cegueira total”, explica Fernando Gutman voluntário no Instituto Benjamin Constant.

A experiência é nova tanto para o Jacarezinho quanto para o grupo, que pela primeira vez vai desfilar “oficialmente na Avenida”. A ala será a oitava do desfile, no terceiro setor da escola, pertinho da bateria e a fantasia representa a música “Ela me disse assim”, de autoria de Lupicínio Rodrigues, e uma das canções interpretadas ao longo da carreira de Jamelão, homenageado do enredo. “Sinto uma emoção forte por parte deles, que estão muito satisfeitos de participar. Agora eles têm responsabilidades, sabem disso e estão se dedicando ao máximo”, conta Fernando.

A Unidos do Jacarezinho será a primeira escola a desfilar na sexta-feira de carnaval na Marquês de Sapucaí, pela Série A, com o enredo “Puxador, não, Intérprete! Por Mestre Jamelão”, de autoria do carnavalesco Marcus Ferreira.

Alcione é convidada a desfilar na Estácio

 A diretoria da agremiação do Morro de São Carlos convidou a mangueirense Alcione para desfiar no carnaval 2013. A cantora que teve alguns de seus discos produzidos por Rildo Hora, entre eles um dos maiores sucessos de sua carreira, o álbum Chorar Pra Que? , desfilará ao lado de outros cantores como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Martinho da Vila, entre outros. A Estácio de Sá será a sexta a desfilar com o enredo “Rildo Hora: A ópera de um menino... No toque do realejo, rege seu destino!”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

São Clemente prepara surpresa para ensaio na Sapucaí

Igor Sorriso comanda o carro de som (foto Diego Mendes)

Sábado é a vez da São Clemente realizar o seu ensaio técnico, a partir das 20h, na Avenida Marquês de Sapucaí. A escola de samba da Zona Sul promete balançar as estruturas da Passarela do Samba com sua Fiel Bateria comandada pelos Mestres Gil e Caliquinho, com o intérprete revelação do carnaval, Igor Sorriso, e todos os seus segmentos. O presidente Renato Almeida Gomes promete uma grande surpresa para o público que irá prestigiar o ensaio técnico da agremiação. A direção da escola pede que os componentes vistam calça, saia ou bermuda branca; tênis, sapato ou sandália branca, não sendo permitido o uso de chinelos. A concentração será às 17h na quadra da escola. A São Clemente será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo “Horário Nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)”, uma  viagem pela história da teledramaturgia brasileira, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.

Mocidade de Icaraí define seu samba 2013

A quadra do Cavalão lotada em mais uma final (acervo Mocidade)
A Mocidade Independente de Icaraí escolheu seu samba para o próximo carnaval no último sábado, 5 de janeiro. Já passava das 5 da manhã quando foi anunciada  campeã a obra dos compositores Jorginho do Bairro, Dedê da Martins e Luiz Carlos. Mais uma vez a quadra do Morro do Cavalão esteve lotada em uma final de samba enredo. A azul e branco da Zona Sul desfila pelo Grupo Principal do carnaval de Niterói, na terça-feira, com o enredo “Yes, nós temos Max Lopes, o Mago Iluminado Do Carnaval”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Ronaldo Silva.

Fora de Casa apresenta enredo e samba

O GRBC Fora de Casa convida amigos e comunidade para a apresentação do enredo e samba do carnaval 2013. A festa será nesta sexta-feira, 11 de janeiro, na sede da agremiação na Rua Arídio Martins, 80, Bairro de Fátima. Evento começa às 19h com apresentação do intérprete Huguinho e da bateria do bloco. Haverá ainda uma homenagem da agremiação ao compositor Moacir MM. O Fora de Casa desfila pelo Grupo Especial de Enredo, no domingo de carnaval na Rua da Conceição, Centro de Niterói, com o enredo “Fora de Casa exalta todas as Marias de nossa terra”, uma homenagem a todas as Marias, desde a escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus até a Maria Lata d´Água, figura marcante nos festejos de momo.

Reservas de frisas para desfiles da Série A do Rio começam nesta segunda


Para garantir um lugar no Sambódromo na sexta-feira e sábado de carnaval, os interessados devem ficar atentos ao calendário de venda de ingressos. Neste ano a Lierj, em parceria com a Central de Atendimento e Vendas da Liesa, inicia as reservas de frisas já na segunda-feira (14/01). Com ingressos mais baratos do que no antigo Grupo A do ano passado, as frisa são uma boa opção para quem deseja assistir os desfiles bem de perto. O preço na fila A é R$ 900, enquanto as filas B, C e D saem a R$ 400. 

Os interessados devem enviar um fax com nome, CPF, setor, fila e um telefone para contato ao número (21) 2122-8080, indicando, o dia do desfile (sexta-feira - 08/02/2013 -, sábado - 09/02/2013 - ou os dois dias). A divulgação da relação dos contemplados será no dia 22 de janeiro, pelo telefone (21) 2233-8151. Aqueles que tiverem sucesso na reserva terão que efetuar o pagamento entre os dias 23 e 24 de janeiro, entre 10h e 16h, na Central de Atendimento e Vendas da Liesa, que fica na Rua da Alfândega, 25 - lojas B/C -, no Centro. As vendas de arquibancadas começam no dia 28 de janeiro.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lucas promove festa das Baianas


Tia Lenira, presidente da Ala de Baianas do G.R.E.S. Unidos de Lucas, convida para a tradicionalíssima Festa da Ala de Baianas,  que ocorre anualmente no mês de janeiro na Quadra do Galo de Ouro da Leopoldina. A festa que faz parte do calendário da Associação Social e Cultural de Alas de Baianas acontece no próximo domingo, 13, a partir das 13h, na quadra da Rua Cordovil nº 333, Parada de Lucas. A Unidos de Lucas, será a 1ª Escola a desfilar no dia 10/02/2013 domingo às 20h, na Estrada Intendente Magalhães e vai apresentar o enredo “Livros de estórias infantis - páginas recheadas de fantasias, sonhos e imaginação. Uma viagem na Intendente Magalhães”,  desenvolvido pelo carnavalesco Luiz Cavalcanthé.

Estácio realiza ensaios técnico e geral


A Estácio de Sá abre as portas de sua quadra nesta sexta-feira (11) para a realização de mais um ensaio visando o próximo desfile, com todos os segmentos. A noite de festa terá início às 22h, com grupos de pagode tocando o melhor samba de raiz e MPB. Em seguida o intérprete Leandro Santos estará entoando os clássicos que foram eternizados na história da vermelha e branca, além dos casais de mestre-sala e porta-bandeira Daniel e Alcione e Marcinho e Roberta, que exibirão o mais esplendoroso bailado, as baianas estacianas com o mais belo rodopio, além das damas do departamento feminino, show dos passistas e a presença dos poetas da escola, os compositores. O encontro terá também os ritmistas da Bateria Medalha de Ouro, regida por Mestre Chuvisco e Luana Bandeira, a rainha. A entrada custa R$10, a cerveja (lata) mais gelada da cidade sai por apenas R$4, mesmo preço do refrigerante. Mais informações através do telefone 2504-2883.
Visando aprimorar o entrosamento entre ritmo e canto de seus componentes para fazer bonito no desfile e brigar pelo título da Série A, a Estácio realiza na próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 20h, mais um ensaio técnico. Aos interessados em desfilar pela escola, basta acessar o site oficial da agremiação www.gresestaciodesa.com.br e garantir a fantasia.  A Estácio de Sá pisará forte na Passarela do Samba no dia 08 de fevereiro, Sexta-feira de Carnaval, pela Série A da LIERJ, sendo a sexta a desfilar com o enredo “Rildo Hora: A ópera de um menino... No toque do realejo rege seu destino!”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.

São Clemente recebe Tijuca e Tuiuti

Promessa de quadra cheia nesta sexta (foto site da escola)
Sexta-feira é dia de samba e gente bonita na quadra da São Clemente. A preto e amarelo da Zona Sul recebe a Unidos da Tijuca e o Paraíso do Tuiuti em uma noite de muita diversão e alegria. A abertura é com o grupo Firmamento e a bateria mais charmosa da cidade, as 200 CLEMENTIANAS. O ensaio começa às 22:00 com entrada a R$20,00. A quadra de ensaios da São Clemente fica na Avenida Presidente Vargas, 3102, Centro, ao lado da estação Cidade Nova do Metrô.

Lierj inicia venda do CD da Série A nas bancas de jornais

Começou na última segunda-feira, 7 de janeiro, a vendado CD duplo oficial da Série A nas bancas de jornais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Lierj e o jornal Meia Hora. O album que contém os 19 hinos das agremiações que compõem o grupo custa R$ 14,90 e poderá ser adquirido também na sede da Entidade, que fica na Rua Beneditinos, 10, Sétimo andar, Centro do Rio de Janeiro.

CD com sambas das Escolas mirins já está à venda

O álbum contendo os sambas de enredo das 16 agremiações mirins para o carnaval 2013 já pode ser adquirido nas quadras das agremiações, na Sede da Associação das Escolas de Samba Mirins, localizada na Rua São Carlos, 21, no Estácio, pelo telefone (21) 3971-1922, ou pelo e-mail aesmrio@gmail.com. O CD que custa apenas R$ 10 tem sambas enredo inéditos e oito reedições, entre elas "Hoje tem marmelada", "Sonhar não custa nada ou quase nada", "Candaces" e "Kizoma, festa da Raça".   O CD contém ainda uma faixa bônus do hino da AESM-Rio, gravado pela intérprete Tathiane Carvalho, vencedora do Troféu Estandarte do Samba Mirim, na categoria Melhor Intérprete.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mangueira do Amanhã realiza concurso para rainha de bateria


As inscrições para o concurso que definirá a rainha de bateria da escola de samba mirim da Estação Primeira de Mangueira já estão abertas e poderão ser efetuadas na próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 18h na quadra da escola, localizada na Avenida Visconde de Niterói, 1072, em Mangueira.  Para concorrer à vaga de rainha da Bateria Surdo Um Mirim, as candidatas devem ter idade entre 05 e 12 anos e no ato da inscrição apresentar cópias da certidão de nascimento, comprovantes de escolaridade e residência e estarem acompanhados por um responsável.
As vagas para crianças com idade entre 05 e 17 anos interessadas em desfilar pela Mangueira do Amanhã no carnaval 2013, estão abertas. Basta comparecer na quadra todas as segundas-feiras, das 18h às 20h, munidos doa seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, comprovantes de escolaridade e residência, além da autorização assinada pelos responsáveis. Restam poucas vagas!
A Mangueira do Amanhã será a sexta a desfilar no dia 12 de fevereiro, Terça-feira de Carnaval com o enredo: “Mangueira do Amanhã é música do Brasil”, reedição do samba enredo apresentado pela verde e rosa no carnaval 2010.

Boca de Siri inicia preparação


O Gres Boca de Siri, atual campeã do grupo de acesso E, faz o seu primeiro ensaio do ano em preparação para o carnaval 2013 no último sábado, 5 de janeiro. Na ocasião a escola apresentou seu novo casal de mestre sala e porta bandeira. Além de todos os segmentos da agremiação o evento contou com a participação da "Poderosa do Piscinão" a Bateria de Mestre Beto. O  Gres Boca de Siri leva para o carnaval de  2013 o enredo: “Brasil Território Xingu”, desenvolvido pelo carnavalesco Valério Guindinelle.  A Escola ensaia na quadra rua Mascarenhas de Moraes 10 - em frente a passarela 12 da Av. Brasil

Leandro Valente assume carnaval da Porto da Pedra

Calheiros e Leandro juntos para finalizar o carnaval 2013
O ex-assessor de imprensa da Porto da Pedra é o novo carnavalesco da escola. Leandro Valente, já está trabalhando e reforçando sua para finalizar o carnaval 2013. João Calheiros, profissional renomado do carnaval e conhecido por seus belos trabalhos na Beija-Flor de Nilópolis, entrou para o time da Porto da Pedra para trabalhar com Leandro nos figurinos e dar assessoria artística para o desfile. Já a finalização das alegorias já tem a contribuição de estudantes de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

"É essencial para um carnavalesco ter uma boa equipe, e estou muito orgulhoso deste meu time. João Calheiros é um velho amigo e um dos mais talentosos profissionais do carnaval carioca. Sua contribuição deixará o desfile ainda mais luxuoso.Quero que a Porto da Pedra resgate sua antiga vocação, que não é somente a irreverência, mas o luxo. É isso que vamos começar a fazer", disse Leandro, ressaltando ainda a importância da equipe de estudantes da UFRJ: "Precisamos profissionalizar cada vez mais o carnaval. E a contribuição desses estudantes talentosos de uma das maiores universidades do Brasil, sem dúvida, deixará a Porto da Pedra ainda mais forte" completou.


Segundo João Calheiros, o trabalho de readaptação das figurinos para a leitura do enredo feita por Leandro deu um toque de sofisticação e de ousadia ao desfile. "Avaliamos todos os figurinos e fizemos um trabalho de adaptação para uma nova leitura e para nossos objetivos, que é mostrar uma Porto da Pedra grande. Trabalhamos de forma intensa com os ateliês para que tudo saia como previsto.", disse Calheiros.
          
Leandro afirma ainda que ele e Calheiros resolveram trazer velhas tradições para a confecção de fantasias, mas que isso  ainda é segredo. "Só podemos dizer que estamos resgatando uma tradição que embeleza e muito as fantasias dos desfiles, mas que surpreendentemente é pouco usada atualmente. Na avenida, todos saberão o que é pois será uma das marcas do desfile "adiantou o carnavalesco.

A Porto da Pedra é a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval e o enredo "Me diga o que calças e  eu te direi quem és" trata da importância do ato de calçar.

Infantes do Lins promove escola de percussão e recebe inscrições para alas


A verde e rosa mirim do Lins de Vasconcelos está com vagas abertas para crianças e jovens com idade entre 05 e 17 anos interessados em participar do desfile no carnaval 2013. Basta comparecer aos domingos, entre 14h e 18h no local de ensaios da agremiação que fica na Rua Dias da Cruz, na altura da Loja C&A, no Méier. Para a inscrição os interessados devem estar munidos dos seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, além dos comprovantes de residência e escolaridade.
Os sambistas do futuro interessados em integrar a Bateria Verdadeira Furiosa Mirim, comandada por Mestre Laion, podem comparecer ao local de ensaio, a partir das 13h, todos os domingos para participarem da escola de percussão, onde estarão aprendendo a tocar os instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba. Em seguida acontece mais um ensaio visando o desfile deste ano, com todos os segmentos da escola mirim, além da madrinha da bateria, a atriz Karina Ferrari, que será presença confirmada.
A Infantes do Lins será a 11ª a desfilar na Terça-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro, no Sambódromo com o enredo: “1963 - 2013: Um  Jubileu  no  Carnaval...  Há  50  anos,  nascia  a  Lins  Imperial”, do carnavalesco Luiz Di Paulanis. A agremiação homenageará os 50 anos de fundação da escola mãe, a Lins Imperial.

Saias na Folia esquenta a Rua do Samba

O Bloco mais charmoso de Niterói inicia seus preparativos
Nesta sexta-feira, 11 de janeiro, o Bloco Mais Charmoso de Niterói esquenta esquentando seus tamborins na Rua Visconde de Sepetiba. Para o carnaval 2013 com enredo BOLSA DE MULHER o Saias na Folia diz que vai mostrar pra quem quiser todos os segredos de uma bolsa de mulher.  E vai começar nesta sexta, 11, a partir das 19h, no Bar Bloco C, no Centro de Niterói, ao lado da Faculdade Universo. Evento terá roda de samba com Grupo Novo Visual, samba de raiz e claro a Bateria "Quebra Tudo" da Mestra Thalita.

Quinta é dia de sambar na Caprichosos

A Rainha Bianca e seus ritmistas (foto Diego Mendes)
Com o enredo 'Fanatismo: Enigma da Mente Humana', a Caprichosos de Pilares estará na luta pelo título da Série A e, por conseguinte, retornar ao disputado Grupo Especial. Nesta quinta-feira a partir das 20h, a Bateria Venenosa de Mestre Alexandre junto a sua rainha, Bianca Ferreira, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, baianas, passistas e a velha guarda animarão a noite. Todos, aliás, embalados pelas vozes de Celino Dias, Lico Monteiro e Sandro Motta, o trio de intérpretes da azul e branca, que relembrarão sucessos dos carnavais de outrora e, claro, entoarão o samba, considerado o melhor da Série A, para o grande desfile deste ano. A entrada será franca! A quadra da Caprichosos fica na Rua Faleiro, nº 1, embaixo do Viaduto Inhaúma-Pilares. Mais informações pelo tel. 3822-6246. Censura 18 anos.

Portela apresenta Musas

As Musas da Portela (foto Wili Shampoo)
A Portela apresentou no último sábado, durante a primeira Feijoada do ano o trio de beldades  composto por Shayene Cesário, Petra Mattar (Filha do ator Maurício Mattar) e Alice Alves. As musas sambaram ao lado de Jeronymo da Portela, ex-mestre sala, coreografo e presidente da Ala Sambarte, uma das mais premiadas do carnaval.  Em seguida foi a vez do grito de carnaval com o Cordão da Bola Preta, que empolgou e sacudiu a quadra com marchinhas que até hoje tocam o coração dos foliões e anima os bailes e coretos cariocas.  O evento foi encerrado ao som da bateria nota 10 da Portela, sob o comando do mestre Nilo Sérgio.

Desfiles de Niterói seguem indefinidos

Há menos de um mês do carnaval 2013, os desfiles de Niterói seguem indefinidos. A Prefeitura e a Neltur (Empresa Niteroiense de Turismo) ainda não repassaram verbas às agremiações, muito menos iniciaram o planejamento da festa. As escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade vêm se preparando, já escolheram seus sambas e seguem a todo vapor na confecção de fantasias e alegorias. As trinta e oito agremiações e suas comunidades continuam contando com o compromisso assumido pelo prefeito Rodrigo Neves em reunião com dirigentes das escolas e blocos niteroienses na quadra do Acadêmicos do Cubango, durante campanha eleitoral.  Depois de tanto esforço pelo resgate do Carnaval de Niterói, é inadmissível um retrocesso. Engajada no revitalização dos desfiles da cidade, a Cadência da Bateria estará atenta ao acontecimentos e continuará cobrando.

No vídeo abaixo, produzido pela Cadência, vamos recordar os desfiles das escolas de samba do Grupo Principal de 2012 e perceber que o carnaval de Niterói é realidade, e não merece voltar aos dias de penumbra.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Boaçu apresenta novo casal de MS&PB


A Independente do Boaçu abre sua quadra no próximo sábado, 12 de janeiro, para apresentar seu novo casal de mestre-sala e porta-bandeira. Evento que começa às 22h contará também com a coração da Rainha da Bateria, Regina Explosão. A quadra da Independente fica na Rua Capitão Acácio, próximo à garagem da Viação Mauá, no Boaçu, em São Gonçalo. Terceira colocada do carnaval de Niterói em 2012, a tricolor gonçalense desfila na terça-feira com o enredo “Salve Jorge. Glorioso Guerreiro da Fé”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Índio Garcia

Sacramento terá dupla de intérpretes

Paulo Beckham no carro de som da Sacramento em 2013

A Unidos do Sacramento vai levar dois puxadores para a avenida em 2013. Nilo Mocidade e Paulo Beckham terão a missão de conduzir a escola gonçalense na Rua da Conceição, em Niterói, na segunda-feira de carnaval. Nilo é o autor do samba e Paulo é presidente do Bloco Carnavalesco ‘Nunca fui de mal contigo’, também de São Gonçalo. O cavaquinista Bené do Cavaco completa o carro de som. A vermelho e branco do presidente Almir Brandão desfila com um enredo em homenagem à llha de Paquetá. Novidades também na comissão de frente. Kássia Barcelos, ex-Rainha de bateria da Independente do Boaçu, será responsável pela coreografia.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015