CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Melhores Alegorias - Niterói 2014

Desta vez vamos conferir as melhores alegorias do Carnaval de Niterói, na opinião da equipe do blog Na Cadência da Bateria. Seja um tripé ou um grande carro alegórico, o que vale é a concepção artística a criatividade e o acabamento. Todas receberão o Troféu Cadência 2014. Veja todos os contemplados divulgados até o momento em nosso blog: http://nacadencia.blogspot.com.br/p/blog-page_30.html

domingo, 30 de março de 2014

Troféu Cadência 2014 - Melhores Conjuntos de Fantasias 2014

Veja que escolas de samba do carnaval de Niterói apresentaram o melhores conjuntos de fantasias da Rua da Conceição na opinião da equipe do blog Na Cadência da Bateria. Todas receberão o Troféu Cadência 2014. Neste quesito os três grupos de desfiles foram contemplados. Confira:

Troféu Cadência 2014 - Melhores Puxadores 2014

Equipe da Cadência da Bateria já definiu os melhores do carnaval de Niterói... Nas próximas horas serão divulgados todos os contemplados com o TROFÉU CADÊNCIA 2014. Para começar, os melhores puxadores de samba dos Grupos Especial de Enredo, Acesso e Principal. Confira:



sábado, 29 de março de 2014

VirtuaFolia de cara nova

Kiko e  Adnã com o Troféu Cadência 2013
A folia na tela dos computadores de 2014 só começa em agosto, mas o carnaval virtual já movimenta os pc´s do Brasil inteiro. Várias agremiações já definiram seus enredos e algumas iniciam processo de disputas de samba. As agremiações têm até o dia 23 de Julho para a entrega do material de desfile, e até o 28 de julho para a entrega dos áudios. Nesta semana o VirtuaFolia divulgou seu novo blog http://foliavirtual.blogspot.com.br, com notícias atualizadas de todas as agremiações.

Entre os enredos já escolhidos, a Águia Real falará sobre os peixes, para melhorar a terceira posição conquistada no ano passado.

Atual campeã do Grupo de Elite, a Corações Unidos,  levará para a avenida o enredo “Coração”. Mas a grande novidade da escola é a mudança de comando. Jefferson Couto assume a direção após a saída de Marcelo Camões que esteve à frente da escola desde a sua fundação. Jefferson fala da responsabilidade. "Com certeza assumir a CU é de uma responsabilidade enorme, até porque somos a atual campeã e temos que mostrar que a peteca não caiu. Agradeço muito o Camões por acreditar que a escola continuará a trilhar um caminho de vitórias”, disse o novo líder da escola em entrevista ao blog Folia Virtual.
Outra que já definiu seu enredo para 2014 foi a Sei Lá. Após o 10º lugar do ano passado, a Sei escola pretende melhorar o seu desempenho seguindo a linha irreverente dos últimos anos. Por isso levará para a Passarela Sérgio Porteleandro o enredo: "Madame Augusta: A Sei Lá está emocionada!" que será desenvolvida por uma comissão de carnaval.

Terceira colocada do Grupo de Acesso em 2013 a Estrela Guia se veste de verde esperança e branco da alma inocente dos povos pequenos que habitam a natureza para brilhar no Grupo de Elite. O enredo “Salagabula Mexegabula Bibidi Bobodi Boo - Era uma vez um conto das Fadas...”, é uma autoria do recém contratado carnavalesco Kiko Ramos. Para o presidente Rafael Colaço, a escola se mostra forte para alçar voos mais altos: "Depois de alguns anos passando aperto, conseguimos um grande carnavalesco (Kiko) para desenvolver o nosso enredo e todos nós estamos confiantes que podemos sim brigar pra subir, pois essa sempre foi a nossa intenção”, informou o presidente Colaço ao blog Folia Virtual.
Para o carnavalesco Kiko Ramos a expectativa é grande para poder dar à Estrela um lugar na Elite. "Toda estréia deixa uma expectativa muito grande. Espero poder continuar dando seguimento ao crescimento da escola e levá-la ao grupo especial em 2015", disse o carnavalesco à reportagem da Cadência da Bateria. Emplogado com o enredo, Kiko promete surpresas. "Estou preparando um carnaval futurista, hight tech, que é minha característica principal. Acredito que todos vão se surpreender muito em ver a Estrela Guia desfilando esse ano. Espero que agrade a todos,principalmente os jurados", declarou Kiko.


Trajetória – Kiko Ramos começou no carnaval virtual na Gaviões Imperiais, quando conquistou o vice campeonato da Liesv. Depois assinou  o carnaval da extinta Império da Zona Sul e retornou a Gaviões. Este ano marca sua estréia no Virtua Folia. Principal Liga do carnaval virtual.

Em parceria com o também carnavalesco Adnã Bastos, Kiko desenvolve também desfiles em escolas de samba de Niterói. A dupla foi responsável pela chegada da Cacique da São José, agremiação do bairro do Fonseca ao Grupo Principal da cidade. O desfile rendeu aos carnavalescos o Troféu Cadência de Melhor Desenvolvimento de Enredo e Melhor conjunto de fantasias do grupo de acesso em 2013, prêmio oferecido pelo Blog Na Cadência da Bateria aos melhores do Carnaval de Niterói.

Novidades sobre o Troféu Cadência 2014

Protótipo do troféu ainda em desenvolvimento
Atendendo a inúmeras sugestões dos amigos da Cadência, que nos enviaram mensagens pelo Facebook e e-mails, este ano vamos premiar também a Mais Elegante Velha Guarda. Esclarecemos que serão premiadas somente as Velhas Guardas dos grupos de Escolas de Samba que desfilaram na segunda e terça-feira de carnaval.

Destaques  - Ao todo serão premiadas 15 categorias em cada um dos grupos de escola de samba. Os casais de mestre-sala e porta bandeira contemplados receberão troféus individuais.  Diferente do ano passado que a dupla recebeu apenas um troféu. Outra novidade da versão 2014 é que serão contemplados apenas os destaques de luxo. Em 2013, os premiados poderiam ser também destaques de chão.

Imprensa - Incluímos na premiação de 2014 troféu para um veículo de imprensa que tenha se destacado na divulgação do carnaval. Os outros prêmios especiais "Fez a diferença", "Momento Marcante" e "Personagem da Avenida", estão mantidos

Especial de Enredo - No grupo das agremiações que desfilam no domingo houve redução no número de categorias. A medida foi motivada também por sugestões de amigos da Cadência para que a festa de entrega dos troféus seja mais dinâmica.

Confira a relação das categorias divididas por grupos:

GRUPO PRINCIPAL:
Melhor desenvolvimento de enredo:
Melhor comissão de frente:
Melhor alegoria:
Melhor conjunto de fantasias:
Melhor destaque:
Melhor samba:
Melhor puxador:
Melhor Mestre-Sala
Melhor Porta-Bandeira
Melhor Ala de Passistas:
Melhor Ala de Baianas:
Melhor Bateria:
Rainha de Bateria:
Mais Elegante Velha Guarda
Desfile mais empolgante:

GRUPO DE ACESSO:
Melhor desenvolvimento de enredo:
Melhor comissão de frente:
Melhor alegoria:
Melhor conjunto de fantasias:
Melhor destaque:
Melhor samba:
Melhor puxador:
Melhor Mestre-Sala
Melhor Porta-Bandeira
Melhor Ala de Passistas:
Melhor Ala de Baianas:
Melhor Bateria:
Rainha de Bateria:
Mais Elegante Velha Guarda
Desfile mais empolgante:

GRUPO ESPECIAL DE ENREDO
Melhor desenvolvimento de enredo:
Melhor conjunto de fantasias:
Melhor samba:
Melhor puxador:
Melhor Mestre-sala
Melhor Porta-bandeira:
Rainha de Bateria:
Desfile mais empolgante:

PRÊMIOS ESPECIAIS
Personagem:
Fez a diferença:
Momento Marcante:

Imprensa:

quinta-feira, 27 de março de 2014

Esclarecimentos sobre o processo de escolha do Troféu Cadência 2014

Devido a expressiva participação dos amigos da Cadência que curtiram, comentaram e compartilharam indicações para o Troféu Cadência 2014, a direção do blog Na Cadência da Bateria, responsável pela premiação, decidiu considerar essa opiniões. Entretanto, esclarecemos que os votos da equipe presente à Rua da Conceição continuarão sendo computados. Cada membro da equipe indicará o seu preferido e o mais votado pela eleição popular ganhará um ponto adicional.  O processo de escolha ficou bem mais difícil em função do número de escolas por grupo, que este ano foi aumentado para 10. Com a preocupação das escolas de samba pela qualidade, os quesitos tem se equiparado cada vez mais. Em breve novas informações sobre o troféu.

Agradecemos a todos que participaram e esperamos ser o mais justo possível nessa indicação. Boa sorte!

Luiz Eugenio
Editor do blog Na Cadência da Bateria

sexta-feira, 14 de março de 2014

Mocidade cancela desfile no Ponto Chic

foto divulgação: Thiago Mattos
Em virtude da ocupação por parte das forças de segurança pública da comunidade Vila Kennedy, em Bangu, a diretoria da Mocidade Independente de Padre Miguel decidiu cancelar o desfile comemorativo que aconteceria na noite deste sábado, dia 15 de março, no Ponto Chic. 
A medida visa manter a segurança dos componentes da verde e branca, além de colaborar com o perfeito funcionamento da ordem e do trânsito na região. Em 2015 a Mocidade Independente de Padre Miguel buscará o sexto título de sua história no carnaval carioca.

Sabiá apresenta desfile campeão na Vila Ipiranga


Bicampeã do carnaval de Niterói, a Sabiá volta a desfilar neste sábado, 15 de março. A apresentação será na Rua Tenente Osório, no Fonseca. Os componentes e segmentos da verde e branco vão mostrar porque estão no topo do carnaval de Niterói há dois anos. A concentração está marcada para as 18h.

Unidos do Viradouro: Nota Oficial


A assessoria de comunicação da Unidos do Viradouro divulgou nota no último domingo esclarecendo rumores de mudanças na atual campeã da Série A. Leia:


“Em virtude de algumas especulações divulgadas em alguns veículos de comunicação, a direção da Unidos do Viradouro, através de seu presidente executivo o Sr.  Gusttavo Clarão,  comunica que,   a direção da agremiação continua sendo a mesma que trabalhou muito para dar a escola o Campeonato e o  tão sonhado retorno ao  Grupo Especial do Rio de Janeiro. Sendo assim ,  nada muda  na direção  e nos segmentos da vermelho e branco de Niterói.”, informou a nota.
 

Mudanças na Caprichosos de Pilares


Presidente anunciou saída de carnavalesco e diretor (foto Diego Mendes)
O presidente da Caprichosos de Pilares, Cézar Thadeu, anunciou esta semana que o carnavalesco Amauri Santos, não fará parte do time para o carnaval 2015, assim como Alex Fab, diretor de carnaval. Por conta das eleições na escola, programadas para o dia 30 de março, o presidente prefere não se pronunciar mais a respeito do que planeja para o desfile do ano que vem. O presidente, entretanto, faz questão de agradecer aqueles que contribuíram o desfile deste ano: “Comunidade, segmentos, diretoria, meu sincero obrigado pelo imenso empenho e por acreditarem em minha administração. Graças a vocês, estamos trilhando o caminho certo para levar nossa agremiação de volta ao Grupo Especial, estou certo disso. As pessoas entenderam o recado e por isso me ligaram e escreveram para fazer elogios ao nosso carnaval”, declarou Cézar Thadeu.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Outra vez Sabiá

Galo de Ouro vence no Grupo de Enredo e o Alegria da Zona Norte está na Elite 



Confira os mapas oficias com as notas do Carnaval de Niterói:
clique nas tabelas para visualizar em tamanho maior:

GRUPO PRINCIPAL
 GRUPO DE ACESSO
GRUPO ESPECIAL DE ENREDO










Veja como foram os desfiles da Rua da Conceição em 2014:

GRUPO PRINCIPAL (terça-feira)

GRUPO DE ACESSO (segunda-feira)

ESPECIAL DE ENREDO (domingo)

BLOCOS DE EMBALO (sábado)

Ouça os sambas que embalaram a avenida:

Grupo Principal

quinta-feira, 6 de março de 2014

Cadência transmite apuração de Niterói

A serenidade do velho ginásio será substituída pelo som dos surdos
Daqui a pouco, a partir das 15h, a Cadência da Bateria transmite, em tempo real a apuração das notas do carnaval de Niterói, direto do Clube Canto do Rio.

Acompanhe pelo nosso canal no Facebook:
http://www.facebook.com/nacadenciadabateria

quarta-feira, 5 de março de 2014

Escolas do grupo principal encerram desfiles de Niterói

Fotos: Leonardo Costa / Comentários: Professor Mariano e Lucas Agra / Edição: Luiz Eugenio Todos os direitos reservados
A passarela da Rua da Conceição recebeu na noite da terça-feira gorda de carnaval, as escolas de samba do Grupo Principal. Dez agremiações se apresentaram, e assim como no ano passado, a disputa promete ser acirrada durante a abertura dos envelopes, nesta quinta-feira, 6 de março no Clube Canto do Rio. Lutando pelo bi-campeonato, a Sabiá contou com a força de sua comunidade. Boaçu e Folia apostaram no luxo. O Tá Mole mas é Meu mais uma vez levou um enredo crítico para a avenida. Magnólia Brasil e Império de Araribóia chegaram bem no Grupo Principal. Região Oceânica também está na briga.

Veja como foram os desfiles na opinião dos comentaristas da Cadência:

Baianas da Magnólia causaram impacto
Primeira escola da noite a Magnólia Brasil entrou com o pé direto na avenida, mesmo com certa tensão pela estréia no Grupo Principal e por abrir a noite. O enredo que falava sobre sorte foi bem desenvolvido. Os patuás e amuletos tão conhecidos, como as figas, ferraduras, olho grego e tantos outros proporcionaram um bom entendimento do tema. As alegorias apresentaram bom acabamento e concepção artística. Destaques também para a bateria de Mestre Perdido e o casal de mestre-sala e porta bandeira, Bicudo e Cristina. Na Cadência da Bateria

Marluci Maravilha esbanjou simpatia e samba no pé
A campeã do Grupo de Acesso do ano passado, o Império de Araribóia, segunda escola da noite, desfilou com muita garra. Favorecida pelo bom samba, interpretado muito bem por Tatalho, a escola realizou uma apresentação emocionante sobre a cultura africana. As alegorias estavam elaboradas, com destaque para a primeira, que trazia negros acorrentados no porão de um navio negreiro. Marluci Maravilha brilhou à frente da bateria.

Danúbia, musa da Cadência, brilhou na Mocidade
Terceira escola da noite, a Mocidade Independente de Icaraí, tetracampeã da revitalização, também levou a África para a avenida e, assim como o Império,  emocionou a avenida, no dia em que comemorou seus 28 anos de fundação. O melhor samba da noite, favoreceu o canto da aguerrida comunidade do Morro do Cavalão. As alegorias foram o ponto forte da apresentação da escola da Zona Sul, assim como a bateria 'Treme-terra' de Mestre Max, que contou com a presença da Musa da Cadência da Bateria de 2013, Danúbia Gisela, desfilando com a faixa recebida durante a festa de entrega do Troféu, em maio no Clube Fluminense. O atraso para iniciar seu desfile e a falta de baianas deve tirar da Mocidade a chance do título. Na Cadência da Bateria

O luxo das baianas do Boaçu...
Homenageando a escola de samba carioca Grande Rio, entrou na avenida a Independente do Boaçu. Embalados pelo bom samba, que narrou muito bem o enredo, os sambistas gonçalenses fizeram uma brilhante apresentação. O canto da escola melhorou muito em relação ao ano passado. As fantasias tinham bom padrão de acabamento, especialmente a da ala de baianas e do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira. É candidata ao título.

... e das alas da Folia do Viradouro
Primando pela qualidade das fantasias e alegorias, entrou na avenida a Folia do Viradouro. A escola viajou pelo mundo e mostrou tudo na Rua da Conceição. Os sambistas de Santa Rosa fizeram um desfile correto, mas o tema muito abrangente sem uma ordem cronológica, dificultou seu entendimento. No mais a escola fez uma bela apresentação. Destaque para a comissão de frente e para a bateria que cadenciou o samba e realizou boas bossas. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Flores e Manu Cardoso, assim como no ano passado, realizou belíssima apresentação. Forte concorrente ao título. Na Cadência da Bateria

A nova geração da Sabiá
Atual campeã do carnaval, a Sabiá entrou forte para defender seu título. O desfile foi correto, com excelente acabamento de fantasias e bom conjunto alegórico. O enredo sobre a pesca foi bem trabalhado pelo carnavalesco dando boa leitura ao público. Os componentes da Vila Ipiranga mais uma vez mostraram muita garra, mas o desfile não emocionou como no ano passado, talvez motivado pelo samba que não 'explodiu' na avenida. Destaque a bateria 'Show de Batuque' de Mestre Glauco e para o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Rodrigo e Cintia. O bicampeonato é uma realidade. Na Cadência da Bateria

Com o corpo pintado Nathy deu show na Conceição
Com a difícil tarefa de desfilar após três grandes apresentações, a Unidos da Região Oceânica não decepcionou. O bom samba empolgou seus componentes. A escola apresentou bom nível de fantasias e também entrou na disputa. Mais uma vez a avenida assistiu ao show da ala de passistas que teve à frente a estonteante Nathy Fernandes. Na Cadência da Bateria

A avenida vibrou no ritmo da Avalanche da Bonfim
Oitava escola da noite, o Tá Mole mas é Meu, apresentou a melhor proposta de enredo da noite. Um tema que discutia a honestidade nos dias atuais. A escola já conhecida por sua irreverência e enredos críticos fez uma apresentação digna, com fantasias criativas e alegorias bem acabadas mas deixou a desejar no canto, apesar do bom samba. Destaque para a mensagem deixada pelo no fim do desfile que a escola: "Estamos de olho", inserido na bandeira do Brasil, sugerindo que o povo agora está mais atento às questões sociais e políticas do país.

Comissão de frente foi o destaque do Grupo dos XV
O Grupo dos XV, nona escola a desfilar, levou para a avenida as brincadeira de criança. Um enredo já bastante mostrado no carnaval. Nos quesitos plásticos, como fantasias e alegorias, a escola não apresentou a mesma qualidade das suas principais concorrentes. Destaque para comissão de frente, que trouxe personagens caracterizados de crianças simulando várias brincadeiras infantis e até uma alegoria, artifício ainda pouco utilizado em Niterói.
Na Cadência da Bateria

O Cacique e a tradição dos pandeiros
Encerrando os desfiles do Grupo Principal, se apresentou o Cacique da São José. Infelizmente a simpática agremiação da Rua São José, no Fonseca, não fez uma boa apresentação. Fantasias e alegorias bastante limitadas e o fato de desfilarem já para uma avenida vazia podem aproximar a escola do Grupo de Acesso em 2015. Destaque para a ala de passistas com os tradicionais 'pandeiristas', hoje tão difícil de se ver.

Nesta quinta a partir das 15h a Cadência da Bateria transmite a apuração das notas direto do Canto do Rio. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Hoje é o dia da elite do carnaval de Niterói

As dez agremiações que compõem o Grupo Principal do carnaval de Niterói desfilam, nesta terça-feira gorda de carnaval na passarela da Conceição. A festa começa às 20h e a Cadência da Bateria transmite em tempo real pelo Facebook: http://www.facebook.com/nacadenciadabateria.

Confira a ordem de desfiles e os sambas das escolas:

1- Magnólia Brasil


2- Império de Araribóia


3- Mocidade Independente de Icaraí


4- Independente do Boaçu


5- Folia do Viradouro


6- Sabiá


7- Região Oceância


8- Tá Mole, Mas é Meu


9- Grupo dos XV


10- Cacique da São José

Escolas do Grupo de Acesso de Niterói apresentam bons desfiles

Souza Soares fez uma das melhores apresentações da noite
Dez escolas de samba do grupo de acesso de Niterói cruzaram a passarela da Conceição nesta segunda-feira, 3 de março. De modo geral as apresentações foram de bom nível. Destaque para o Experimenta da Ilha, Souza Soares e Alegria da Norte, que contaram muito com a força de seus componentes proporcionando muita emoção em seus desfiles.

- Com a difícil missão de abrir os desfiles o Balanço do Fonseca, vice-campeã do Acesso em 2013, fez um desfile razoável. A bela homenagem às mães animou os sambistas do Santo Cristo, mas os conjuntos de fantasias e
Mestre Neguti comandou a bateria do Balanço
alegorias apesar de bem acabadas estavam simples. Não vai brigar pelo título, mas deve se manter no grupo. Destaque mais uma vez para a segura bateria de Mestre Negutti.

- O desfile da campeã do acesso em 2013, o Experimenta da Ilha, foi um verdadeiro show de bola. Com um enredo leve e de fácil entendimento sobre o futebol, a escola da Ilha da Conceição brincou na avenida. As fantasias estavam criativas e as alegorias bem acabadas. O comprometimento
Boas alegorias marcaram o desfile do Experimenta
dos componentes, cantando o samba, interpretado por Leonardo Bessa, foi o destaque da escola que deve brigar pelas primeiras posições.

- Terceira escola da noite a Unidos do Sacramento, também fez um desfile correto. O enredo sobre São Gonçalo foi bem desenvolvido pela escola. Pode não ser favorita ao título, mas certamente terá boa classificação. Este ano a escola optou pela harmonia entre os figurinos, diferente do ano passado, quando apresentou fantasias luxuosas que contrastavam com outras mais simples. Mais uma vez a escola apresentou a maior ala de baianas do grupo, e suas fantasias também foram as mais bonitas. Mestre Barrão, do Porto da Pedra, e o diretor Wendell conduziram muito bem a bateria, sem dúvida, uma das melhores da noite.

- A 'velha' Souza Soares, de tanta tradição no carnaval de Niterói, mostrou todos os ingredientes de como se faz um desfile vitorioso. Quarta escola da noite, a verde e branca da Rua Lions, conciliou, plástica, ritmo, canto e, talvez o mais importante dos ingredientes, a emoção. Pela primeira vez, nestes oito anos de cobertura da Cadência da Bateria na Rua da Conceição, registramos uma escola desfilando ao coro de 'É Campeã...'. A passagem da Souza levantou o público, que mesmo após a passagem da escola gritava 'Souza, Souza, Souza...'. É candidatíssima ao título.

O carro de som do Garra liderado por Sid GBB 
- Desfilar após a passagem de uma escola arrebatadora, é tarefa complicada, que coube ao Garra de Ouro, quinta escola da noite. Com um enredo sobre a África a expectativa era de uma boa apresentação do Garra, até porque a escola é composta em sua grande maioria por negros. O início da escola anunciava um grande desfile, com uma impactante alegoria que trazia um negro acorrentado em navio negreiro e uma boa performance da comissão de frente. Mas o restante da escola apresentou fantasias inferiores às suas concorrentes e um carro alegórico não tão elaborado. Destaque para o carro de som da escola, liderado por Sid Gbb.

- Logo depois veio o Bem Amado, da comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco. O enredo sobre a Alegria foi mostrado em fantasias e alegorias bem simples, sem maiores pretensões. Vai disputar posições inferiores.

Mestre Valcir, um dos personagens do carnaval de Niterói

- Sétima agremiação da noite, o 'Se Não Guenta porque Veio', desfilou com sua habitual alegria e fez uma boa apresentação, também falando sobre o circo, tema tão explorado este ano em Niterói. A escola apresentou bom conjunto de fantasias, exceto a ala de baianas, que sem a armação dificultou a evolução das senhoras. Destaque para a bateria de Mestre Valcir, que vem se firmando como um dos personagens do carnaval de Niterói, com suas performances ao logo do desfile. O 'Se Não Guenta' vai brigar por posições de topo, mas não deve conquistar o título.

Alegria da Zona Norte é candidata ao título
- Com nova diretoria, o Bafo do Tigre, trouxe de volta a comunidade para a avenida e fez um desfile correto sobre a Amazônia. O primeiro setor da escola, todo dourado, foi o grande destaque. Não deve almejar o título, mas está longe do rebaixamento.

- Nona escola a desfilar, o Alegria da Zona Norte, fez uma belíssima apresentação. Aliás, como tem sido suas últimas participações na Rua da Conceição. Desde quando ainda desfilava entre os blocos o Alegria já mostrava estrutura de escola de samba. As alegorias, fantasias e o canto da escola credenciaram a agremiação da Bernardino à disputa do título.


Edu Cigano e Canela puxaram o samba da Engenhoca
- Encerrando a noite, desfilou a União da Engenhoca. A escola que recentemente adotou as cores vermelho, ouro e branco, não realizou um bom desfile. Suas fantasias estavam num patamar inferior às demais do grupo. As alegorias, um tripé e um carro, com apenas um destaque, não superaram as escolas que de fato vão brigar pelo título. A ausência de harmonias foi um fato que também chamou atenção. Apesar do pequeno contingente a bateria se apresentou bem. A briga da escola é para se manter no grupo em 2015.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Escolas de 2º Grupo desfilam hoje em Niterói

Equipe  Na Cadência transmite desfile em tempo real
As dez agremiações do 2º Grupo do carnaval de Niterói, desfilam nesta segunda-feira, na Rua da Conceição. Mais uma vez a programação começa às 20h, e a Cadência da Bateria transmite em tempo real tudo que acontece na passarela de desfiles pelo facebook cadencia da bateria.

Confira a ordem de disputa e os sambas das escolas de samba que desfilam nesta segunda-feira:

1- Balanço do Fonseca


2- Experimenta da Ilha da Conceição


3- Unidos do Sacramento


4- Souza Soares


5- Garra de Ouro


6- Bem Amado


7- Se Não Guenta, por que Veio?


8- Bafo do Tigre


9- Alegria da Zona Norte


10- União da Engenhoca

Combinado do Amor e Galo de Ouro favoritos do desfile de domingo

Lena Alves comandou os foliões do Caramujo
Neste domingo, 2 de março, desfilaram pela passarela da Conceição, as agremiações do Grupo Especial de Enredo. A tradicional Combinado do Amor, mais antiga escola de samba da cidade, e a gonçalense, Galo de Ouro fizeram os melhores desfiles da noite. Segunda escola da noite o Galo de Ouro apresentou bom conjunto de fantasias, para o enredo sobre a cultura indígena. Apesar do desfile que coloriu a rua da Conceição e poucos componentes cantaram o bom samba da parceira dos compositores Paulinho Bekham, Nilo Mocidade e Reinaldo Presidente. A emoção que faltou ao Galo, sobrou ao Combinado. Plasticamente, a escola do Caramujo estava um pouco inferior a sua concorrente, mas a garra de seus componentes, transformou o desfile do Combinado no mais emocionante da noite, cantando seus 77 anos de história, liderados pela puxadora Lena Alves.

Vitoria brilhou à frente da bateria do Batistão
A primeira escola da noite foi a Banda Batistão. O enredo, uma releitura do "Arrepia" do Viradouro, é muito abrangente, dificultando seu desenvolvimento para uma escola de grupo de enredo. O ponto forte foi a bateria e seu naipe de tamborins e para sua rainha, a bela Vitória Rodrigues.

Com a difícil tarefa de desfilar depois do Galo de Ouro, o Tá Rindo Porque tropeçou. Com um enredo sobre o Nordeste, a escola não mostrou nada de diferente dos inúmeros desfiles apresentados com o mesmo tema por outras agremiações. Luta para ficar no grupo.

Galo de Ouro apresentou o melhor conjunto de fantasias
Da mesma forma que o Tá Rindo, o Unidos do Castro precisou de muito empenho para desfilar depois do Combinado do Amor. O enredo sobre o Egito ficou comprometido pela dificuldade financeira inerente ao Grupo Especial de Enredo. A bateria titubeou em frente à cabine dos jurados o que pode custar pontos à agremiação do Morro do Castro.

A seguir desfilaram os Amigos da Ciclovia. A escola de Piratininga contou na avenida a história do Circo. Mesmo com um tema tão amplo que passava pela China e Grécia e lembrar de Faraós e Marajás a escola apresentou bom conjunto de fantasias e a melhor alegoria da noite. Destaque também para a rainha da bateria, Iana Souza, sempre representado bem sua comunidade.

Fora de Casa mostrou força da comunidade
Sétima escola da noite, o Grilo da Fonte fez uma das piores apresentações da noite. A homenagem ao palhaço Carequinha não será suficiente para garantir a escola da Teixeira de Freitas no grupo em 2015.


Encerrando o segundo dia de desfiles em Niterói, apresentou-se o Fora de Casa. A agremiação do Bairro de Fátima levou para a avenida uma justa homenagem ao centenário do Fluminense Atlético Clube de Niterói. O enredo rendeu bom desfile e a agremiação deve brigar pelas primeiras posições.

domingo, 2 de março de 2014

Oito agremiações se apresentam hoje em Niterói

Na segunda noite de desfiles oficiais do carnaval de Niterói, se apresentam as agremiações que compõem o Grupo Especial de Enredo. Apesar da nomenclatura, este grupo não é o principal, onde se apresentam as grandes escolas. Trata-se de um grupo composto por escolas de samba e blocos de enredo, que disputam um lugar no 2º Grupo de Escolas. Com a desistência do Ferimento Leve e da Unidos de Piratininga, oito agremiações desfilam hoje na Rua da Conceição a partir das 20h. A Cadência da Bateria mais uma vez estará na avenida tentando mostrar os desfiles com a estrutura que nos é oferecida.

Confira a ordem de apresentação e os sambas das agremiações que desfilam neste domingo:

1- Banda Batistão

2- Galo de Ouro

3- Tá Rindo porque?

4- Combinado do Amor

5- Unidos do Castro

6 - Amigos da Ciclovia

7- Grilo da Fonte


8- Fora de Casa

Desfile correto torna a Viradouro favorita da Série A

Viradouro desfilou sem erros
Após o segundo dia de desfile da Série A, a niteroiense Unidos do Viradouro desponta como a grande favorita ao título. A escola do Barreto não chegou a ser brilhante mas errou menos que as outras. Essa é a opinião do colunista da Cadência da Bateria, Professor Mariano, que esteve na Marquês de Sapucaí, nos dois dias de desfile do grupo de acesso. A outra escola de Niterói, Acadêmicos do Cubango, apresentou um belo samba cantado com vigor por seus componentes, mas pecou na parte estética. A surpresa da noite ficou por conta da União do Parque Curicica.

Confira a análise de Professor Mariano para as escolas que desfilaram neste sábado na Marquês de Sapucaí.

Alegoria de Natal da Portela salvou desfile da Tradição
Tradição – reeditando o enredo que deu o primeiro título de campeã do carnaval para a Beija Flor, a Tradição fez um desfile muito aquém das expectativas de permanência no grupo. Com alegorias inacabadas e de gosto duvidoso a escola esteticamente deixou muito a desejar. O samba conseguiu como era esperado sustentar bem o desempenho da agremiação. O ponto positivo do desfile da Tradição foi a ultima alegoria, que trazia uma bela escultura de Natal o lendário patrono da Portela.         

Ala de baianas foi o ponto alto da Alegria da Zona Sul
Alegria da Zona Sul- Falando de Copacabana, a Alegria da Zona Sul teve seu desfile comprometido com a quebra do seu ultimo carro alegórico. A alegoria denominada Fé e Alegria apresentou defeito ainda na concentração e nem entrou no desfile. A partir daí a escola entrou tensa e não conseguiu se acertar mais. É forte candidata ao decesso para Intendente Magalhães. O destaque positivo da Escola foi a ala das baianas. Representava as paisagens de Debret.

Parque Curicica – Foi a surpresa agradável da segunda noite de desfile do acesso. Falando da cachaça e tendo como carnavalesco o experiente Mauro Quintaes a Curicica fez um bom e criativo desfile mesmo apresentando fantasias modestas. O bom gosto do uso das cores e principalmente a criatividade empregada para dar soluções ao enredo fizeram do desfile da Curicica, um momento bastante interessante na Sapucaí. Destaco a originalidade da comissão de frente que trazia o contraste entre deus e o diabo, durante o processo de socialização da cultura da cana de açúcar.         

Fantasias de alas da Caprichosos não chegaram a tempo
Caprichosos de Pilares- Falando da Lapa a Caprichosos começou seu desfile com uma boa apresentação da sua comissão de frente. Apresentada por Madame Satã, um dos personagem mais folclóricos do bairro da Lapa, a comissão de frente representava a força das mulheres escravas. Porém depois da apresentação da comissão, o desfile da escola caiu muito de rendimento e apresentou várias falhas durante seu percurso.

Unidos do Viradouro- sem duvida nenhuma é a grande favorita para o acesso ao grupo especial. Sem ser brilhante apresentou um desfile apenas correto. Foi a que errou menos. Destaco o conjunto da escola que fez da sua apresentação a mais segura do grupo.

Estácio de Sá – com um enredo “chapa branca”, pois fazia uma propaganda desnecessária das obras do Porto maravilha. A Estácio fez um desfile luxuoso, destaco a criatividade da sua comissão de frente que trazia o simples bailar dos ventos se sincronizando com as alas das baianas que representava o mar dos navegantes. Mas o grande problema do enredo da Estácio de Sá é sua leitura não crítica do tema. Falar das obras do porto maravilha sem discutir seus impactos sociais é no mínimo uma incoerência política. O ultimo carro alegórico da escola foi uma propaganda ridícula dos governos estadual, municipal e federal. Acho que o conjunto do desfile da Estácio deve prejudicar seu rendimento de notas e dificultar sua volta ao grupo especial. Pois embora tenha feito um dos desfiles mais ricos do grupo, a fragilidade do enredo pode comprometer seu conjunto.   

Bom gosto de Padre Miguel impressionou
Acadêmicos de Santa Cruz – fez sem dúvida um dos seus piores desfiles dos últimos tempos. Com um enredo patrocinado que falava da cidade de Jundiaí, a escola teve um desfile pobre de recursos e o pior pobre de criatividade. Com uma leitura muito limitada, o enredo foi muito mal desenvolvido na Sapucaí. O samba ficou pior do que na gravação. A Santa Cruz vai ter que rezar muito para ficar no grupo. Pois seu desempenho na avenida lhe credencia lutar contra o rebaixamento.

Unidos de Padre Miguel – Com um enredo de difícil leitura pois tentava desvendar os enigmas da humanidade , a Unidos de Padre Miguel fez um desfile pomposo de bom gosto visual. Seu pecado foi o excesso de contingente que acabou prejudicando a harmonia e evolução da escola. O samba um dos mais bonitos do grupo funcionou muito bem na avenida. Talvez os detalhes dos quesitos de “chão” tirem a possibilidade de título da escola.


Já era manhã de domingo quando a Cubango entrou na avenida
Acadêmicos do Cubango – A Cubango apostou mais uma vez no tema afro para tentar um título inédito de acesso no Rio de Janeiro. O samba funcionou na avenida. Porém mais uma vez a Cubango pode ver seu sonho de disputar o título de campeão do acesso adiado , pela limitação da sua parte plástica do enredo. A escola desfilou de manhã e veio muito marrom o que de cara prejudicou o brilho do desfile. As cores deixaram a estética da escola sem pujança. Destaco o canto da escola que foi facilitado pelo bom samba escolhido.      
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015