.

.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Samba niteroiense tem nova capital: Santa Rosa.

Se no ano passado o Fonseca vibrou com as vitórias de Sabiá pelo grupo principal e Alegria da Zona Norte no grupo de acesso, em 2015 foi a vez do bairro de Santa Rosa parar para comemorar as vitórias de Folia do Viradouro e Souza Soares. Por pouco o bairro não fez também a campeã do Grupo Especial de Enredo (correspondente ao terceiro grupo de escolas), já que a Garra de Ouro, da Garganta do Viradouro, ficou com o segundo lugar. O resultado do Carnaval de Niterói em 2015 foi conhecido na última quinta-feira, 19 de fevereiro na quadra do Unidos do Viradouro, diante de um público estimado em 3.000 pessoas.


A boa notícia anunciada pela Neltur, pouco antes do início da apuração, foi a liberação de cartas de crédito em outubro para as escolas que apresentarem suas prestações de contas até março.

Grito engasgado

Por dois anos consecutivos a Folia do Viradouro amargou o vice-campeonato, ambos perdidos para a Sabiá. Em 2015 as posições se inverteram. A escola de Santa Rosa perdeu apenas meio ponto no quesito Enredo. Cada dez anunciado pelo locutor era comemorado por diretores e componentes da Folia como gols de seus times de coração, mostrando o otimismo pelo título. A Sabiá perdeu 3 pontos logo no segundo quesito anunciado, Comissão de Frente. Com duas notas 9 em Mestre Sala e Porta Bandeira a diferença cresceu o que só aumentava o entusiasmo da Folia. Outra candidata ao título apontada pela equipe da Cadência da Bateria após o desfile, o Império de Araribóia, também perdeu pontos preciosos nos quesitos Enredo, Conjunto e Harmonia. No começo da apuração a grande rival da Folia foi a Unidos da Região Oceânica, com notas máximas nos dois primeiros quesitos, Enredo e Comissão de Frente. Mas o 8 e o 9 em harmonia deixaram a escola apenas com o quinto lugar. A Magnólia Brasil foi quem ocupou o quarto lugar, mesma classificação do ano passado. Antes da apuração, dirigentes da Neltur e Uesbcn anunciaram que a escola de samba 'Tá Mole mas é Meu', licenciada neste carnaval, foi rebaixada para o Grupo de Acesso em 2016. Entretanto as entidades não informaram quantas escolas caem. Grupo dos 15, em sexto lugar, Alegria da Zona Norte em 7º e Cacique da São José, em 8º completaram a classificação do Grupo Principal.

Certeza de título e indefinição de notas no Grupo de Acesso

O favoritismo da Souza Soares no desfile de segunda-feira de carnaval foi concretizada na abertura dos envelopes. A certeza da vitória levou um grande número de torcedores à quadra da Viradouro. No comando da torcida a homenageada do enredo, Cris Alves. Em segundo lugar ficou o Experimenta da Ilha da Conceição e em terceiro o Unidos do Sacramento. Não foi informado pelos organizadores quantas escolas sobem. 

A Rainha Cris comandou a festa da Souza


A apuração do Grupo de Acesso foi a mais demorada da noite. O primeiro mapa de notas divulgado foi contestado pela Mocidade Independente de Icaraí, última colocada naquele momento. O presidente da agremiação, Mauro Ferreira, pediu nova contagem visto que o mapa oficial não coincidia com o registrado pela escola. Depois de algum tempo, um novo mapa foi apresentado. A Mocidade aparecia em quinto e o Balanço do Fonseca em último. Aí foi a vez do presidente Neguti reclamar. A reclamação também foi aceita e uma nova classificação foi divulgada após a apuração do Grupo Principal. Desta vez com o Galo de Ouro em último. O presidente da Independente do Boaçu também reclamou. A reclamação se baseava na perda de 1 ponto para cada integrante faltoso das rivais punidas. Diante da reclamação, foi lido por uma diretora da Uesbcn o tópico que esclareceu que o ponto perdido correspondia a não apresentação de contingente mínimo total e não para cada componente. Tudo esclarecido foi anunciado resultado final. Campeã Sousa Soares, em segundo Experimenta, depois Sacramento, Engenhoca, Mocidade de Icaraí, Balanço do Fonseca, Boaçu, Bafo do Tigre e Galo de Ouro. A licenciada 'Se Não Guenta porque Veio' foi rebaixada.

Quesito enredo dá vitória ao Combinado do Amor no 3º Grupo

A disputa por um lugar no Grupo de Acesso foi a mais acirrada do carnaval. Garra de Ouro e Combinado do Amor disputaram ponto a ponto o título. Após a leitura do último quesito houve um empate entre as escolas da Garganta do Viradouro e do Caramujo. No quesito Evolução, anunciado antes da apuração como desempate, a Combinado do Amor se saiu melhor com duas notas 10 contra um 9,5 e um 10 do Garra de Ouro. A chuva que caiu no domingo de carnaval prejudicou muito este grupo. As primeiras escolas a desfilar tiveram sérias dificuldades.

Joice Martins, a Rainha da Bateria, recebeu a taça do Combinado


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015