CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

domingo, 29 de março de 2015

Geraldo Santana volta à presidência da Mocidade de Icaraí

A chapa liderada pelo presidente Geraldo Santana, foi aclamada vencedora agora a pouco, na quadra da Mocidade Independente de Icaraí, no Morro do Cavalão. Duas chapas concorriam, mas momentos antes do início do pleito, o atual presidente, Mauro Ferreira, o Mauro do Preparo, abriu mão da disputa. "Carnaval, assim como o futebol, vive de resultado", disse o ex-presidente.

Geraldão assume a escola da Zona Sul pelos próximos dois anos

Novamente liderando a azul e branca do Morro do Cavalão, Geraldo Santana, o Geraldão foi um dos responsáveis pelo tetracampeonato (2007/2010) da Mocidade, maior vencedora do momento atual do carnaval Niteroiense. Ao todo a escola tem cinco títulos no grupo principal de Niterói. Além do tetra a escola faturou também o título de 1991. Geraldão assume a escola pelos próximos dois anos. Sua maior missão será recolocar a escola no grupo principal.

Retomada

O diretor de carnaval da escola, Rodrigo Figueiredo, o Gol, um dos colaboradores da gestão passada, esclareceu à reportagem da Cadência da Bateria a satisfação de ter retomado a participação da comunidade na preparação do carnaval. "Apesar do pouco tempo como diretor de carnaval conseguimos retomar a tradição de confeccionar as fantasias dentro da própria comunidade. Era um anseio dos componentes participar da elaboração do carnaval da escola. Conseguimos realizar nestes dois anos", declarou Gol, logo após a retirada de sua chapa da eleição.

O agora ex-presidente, Mauro do Preparo, disse à Cadência que o atual momento do carnaval de Niterói também motivou sua saída."Carnaval, assim como o futebol, vive de resultado. Esperamos que a nova diretoria retome a tradição da Mocidade de confeccionar suas fantasias dentro da comunidade. Isso motiva a participação do nosso componente", desejou Mauro. Além do presidente e do diretor de carnaval, também entregou seu cargo a Rainha da Bateria, Danúbia Gisela.

Momento histórico


Em 1991 a escola do Morro do Cavalão faturava seu primeiro título na elite do carnaval de Niterói, apenas seis anos da sua fundação.

Naquele ano a Mocidade apresentou o enredo "Será que dá certo?", samba dos irmãos Quinzinho e Jairo.

O conjunto alegórico foi um dos destaques do desfile.




sexta-feira, 27 de março de 2015

Reformulação total na Viradouro

Após o rebaixamento, a Unidos do Viradouro anunciou contratações para diversos segmentos para o carnaval 2016. Apenas o intérprete Zé Paulo Sierra, se mantém na equipe. 

Mestre Paulinho, Marquinho, Giovanna, Gusttavo Clarão, Marcia Lage, Wilsinho e Zé Paulo, o teime da Viradouro de 2016 (foto: Diego Mendes)

Entre os novos contratados estão a carnavalesca Márcia Lage, que trabalha com o marido Renato Lage no Salgueiro e será a responsável pelo desenvolvimento do enredo da vermelho e branco de Niterói em 2016. "Estou honrada em ter meu nome lembrado por uma escola como a Unidos do Viradouro, forte, de tradição e com uma comunidade apaixonada. Estou muito empolgada e recebendo total apoio do Renato para aceitar esse desafio. Terei uma jornada dupla, mas somos parceiros na vida e na carreira, já temos uma equipe e um trabalho complementará o outro", declarou a nova carnavalesca.

Para a direção de carnaval chega Wilsinho Alves, campeão pela Vila Isabel em 2013, a convite do presidente Gusttavo Clarão. "Fiquei muito feliz e ao saber os nomes que iriam compor a equipe aceitei prontamente. Estou feliz por retornar à Viradouro, casa onde já estive na gestão vitoriosa de Monassa. O objetivo é implementar a organização que marcou os desfiles nos quais atuei na direção de carnaval e valorizar ainda mais a comunidade forte da escola", disse o novo diretor de carnaval.

A comissão de frente também está sob novo comando. O premiado coreógrafo Hélio Bejani, chega para integrar o novo time da agremiação. Responsável pela comissão de frente do Salgueiro há 9 anos, Hélio também esteve à frente do segmento nos últimos três anos defendendo as cores da Caprichosos de Pilares, tendo como assistente a esposa, Beth Bejani. 

Marlon Flores e Alessandra deixaram a escola, como já haviam informado em seus perfis no Facebook. O pavilhão vermelho e branco agora serão defendidos por Marquinho e Giovanna. Com passagens pela Mangueira, Unidos da Tijuca e Isabel, a dupla que volta a dançar junta em 2016, esta empolgada com o desafio. "Estamos muito felizes com o convite do presidente. Amo dançar e já estou ansiosa para começar. Viemos para somar e garanto que darei o meu melhor para continuar o belo trabalho que já era feito na escola", afirmou a nova porta-bandeira.

A responsabilidade de comandar a bateria Furacão vermelho e branco ficará a cargo de mestre Paulinho Botelho, que já teve passagens por Vila Isabel e Beija- Flor. "Fui procurado pela Viradouro e aceitei o convite logo que soube do projeto. A escola está se fortalecendo ainda mais e a seriedade do trabalho me motivou. Estou com muita vontade e quero fazer um trabalho de alto nível. A Viradouro merece isso e não vejo a hora de começar tudo mais uma vez", disse Paulinho.

Ainda não há data confirmada para a apresentação da nova equipe. Novidades como o tema que a escola levará para a Sapucaí em 2016, na luta pelo regresso ao grupo especial serão informadas em breve.

Lins renova com carnavalesco

Depois de renovar o contrato do Mestre de Bateria Adílio, A Lins Imperial anunciou também a renovação do carnavalesco Luiz Di Paulanis, que vai desenvolver pelo terceiro ano consecutivo desenvolver o carnaval da escola. Apesar da boa colocação em 2015, os dirigentes da escola ficaram decepcionados já que o terceiro o terceiro lugar tirou a oportunidade da escola ascender ao grupo B e voltar ao desfile na Marquês de Sapucaí.

"Fizemos um belo Carnaval e achamos que merecíamos ter subido mais um degrau. Mas tudo bem, Carnaval é assim mesmo. Agora vamos trabalhar ainda mais focados e com maior afinco, pois sabemos que em nosso grupo estão chegando agremiações fortes que tambem querem o título. Renovamos por mais um ano o contrato do nosso carnavalesco. Ele tem mostrado desde que entrou, muito talento e competência no que faz, tivemos ótimas colocações com o trabalho dele, então porque não renovar? Em time que tá ganhando não se mexe certo?", disse o vice-presidente Jorge Torresmo.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Engenho da Rainha louvará manifestações às ‘Rainhas’ em 2016

Após a 10ª colocação na disputa do Grupo B deste ano, o Acadêmicos do Engenho da Rainha levará o enredo “Salve, Rainha” para a Intendente Magalhães, buscando a volta aos desfiles na Marquês de Sapucaí. 

Quem desenvolve o enredo é o carnavalesco Diangelo Fernandes, que fará seu quarto carnaval seguido na escola, em parceria com Rogério Rodrigues, professor de língua portuguesa, membro do Departamento Cultural da Portela e responsável pelo desenvolvimento do tema. 

Diangelo Fernandes com o pavilhão da escola que defenderá por mais um ano

A sinopse será divulgada em abril, em data exata ainda a ser definida. Também em abril, serão divulgados todos os responsáveis por cada segmento da escola, bem como a logomarca e o lançamento oficial do enredo “Salve, Rainha”.

Temos um enredo maravilhoso nas mãos e estou muito feliz com tudo o que posso trabalhar para o próximo ano. É um tema rico em informação, que dará à Engenho da Rainha um grande carnaval. A sinopse, que nos norteará para um grande desfile em 2016, está sendo finalizada e vamos divulga-la em abril”, avisa Diangelo. Ao seu lado, o carnavalesco terá a experiência de Rogério Rodrigues, autor do enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à glória de São Sebastião", que deu à Portela a terceira colocação no carnaval de 2014.

O Enredo
“Salve, Rainha” é sobre as manifestações religiosas e profanas em torno das festas consagradas às Nossas Senhoras da Glória do Outeiro, da Conceição, do Rosário e da Penha, partindo da popular oração à Nossa Senhora. Em alusão ao nome do bairro, que é sede da primeira Academia de Samba do Brasil, a Engenho da Rainha também exaltará suas origens e sua contribuição à cultura carioca, no carnaval de 2016.

Primeira Academia
Tradicional escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Engenho da Rainha é a primeira Academia de Samba do Brasil, fundada em 21 de junho de 1949. Atualmente, aos 65 anos, a agremiação está no Grupo B do carnaval carioca. A escola é conhecida por sua ala de compositores de excelência, premiada com três estandartes de ouro (1985 – 1986 – 1990) de melhor samba enredo do Grupo de Acesso. Junior Bad Boy é o atual presidente da Acadêmicos do Engenho da Rainha.

Diretor de carnaval da Tijuca assumirá Harmonia

Para o carnaval de 2016, a Unidos da Tijuca não contratará um novo Diretor de Harmonia. O cargo antes ocupado por Paulinho Haiti, que teve que se desligar da escola por conta de compromissos com o exército brasileiro, ficará sob a responsabilidade do Diretor de Carnaval, Fernando Costa, que já havia exercido o cargo, anteriormente, entre 2009 e 2013. 

(Foto: Gabriel Santos / Riotur)

Teremos muito trabalho pela frente, mas com o comprometimento de todo o grupo, tenho certeza que conseguiremos manter o mesmo nível de trabalho apresentado nos anos anteriores”, declarou Fernando.

quarta-feira, 25 de março de 2015

E por que não sonhar?

No sonho do Poeta, sambas, sambistas e personagens se misturam em histórias reais de um carnaval que deixou saudade, mas não morreu. Continua vivo graças aos sonhos dos que hoje se espelham nos exemplos de outrora. Nosso colunista-poeta-sonhador dedica esta coluna a outros sambistas-sonhadores que nos deixaram a missão de um novo sonho. Valeu Magaldi! Obrigado Albano!

E por que não sonhar?
por Eduardo Poeta

"Senhora da Casa ô ô ô abra a sua porta, o reisado chegou!" (Abenção, João Tapê).

Se você não viu a negra Aparecida descer, cantando e requebrando, o “Abacaxi”, via Jonhathas Botelho, com um vestido elegantemente longo feito apenas com chapinhas de "Mineirinho", você não vai entender porque a gente sonha tanto. "Como é linda a nossa união. Eu quero ver a cabrocha sambar... ô ô ô ô O Sacrifício chegou (repete)...", em verde e branco, sem nenhum sacrifício coisa nenhuma, o Sacrifício Copo e Bola saindo do quintal do "Seu" Jair, o nosso quintal, para ganhar o mundo - a avenida. A Ala dos Bruxos - Os Bruxos também amam -, bruxos sim mas, todos índios, todos bugres, que ano após ano não conseguia chegar à avenida com todos os seus componentes. 

Tudo culpa das biroscas no caminho e daquela maldita padaria (a da saideira) na esquina da Viçoso Jardim com Noronha Torrezão (ou ali já é Desembargador?), para desespero de "Seu" Maia e do grande Neline Ogeda. Ainda bem que eu ainda era ritmista e não bruxo. Era tudo carnaval; tudo era um grande sonho. 

"Eu sou Combinado, eu sou Combinado! Não adianta esse papo furado". Tá pensando o que? Isso impunha respeito, malandro e esquentava mesmo. Os caras tinham até uma águia no abre-alas... 

Por falar em Abre-Alas, olha só esse todo espelhado, gigante - seria gigante até em qualquer Marquês de Sapucaí, sim senhor -, tomando conta da Amaral Peixoto e chegando ali de frente para as barcas; dois corações que os espelhos faziam passar por mil e um tal "Pena Branca" - mais um gigante -, embalando outros tantos corações. Eu cantei também: "...e a Corações Unidos, mostra um talismã pra IaIá!" Sonhar não custa nada! É carnaval e eu só quero ser feliz "...com muito amor e TUDO SABE, NADA DIZ". 

Mas, não passa agora, não que a CHALEIRA tá queimando o chão da Conceição. Até minha mãe aparece no sonho para falar em uns tais Xavantes do Paraíso, passando ali na rua da praia. Qual é, mãe? Esse sonho não é seu, é meu. No meu eu sou Carioca, Acadêmicos também. Eu sempre gostei dos Impérios, mesmo quando eram gonçalenses que, afinal, eu nasci lá..., herdeiro de Boêmios, "Sinto que a musa me inspira, o meu ser em chama vibra, nesta festa tradicional. Acendem-se as luzes da ribalta e neste palco iluminado, o Império é o ator principal." Ficou com inveja, não é compositor? 

Era bonito demais mesmo. E lá vai Orlando do Rosário carregando o seu Império, esse de Niterói. É sonho que não acaba mais. Tinha Branco no Samba (grande Trovoada), muito preto no samba, um Poço do Anil; o nosso bafo não era de Onça, era de Tigre e samba que não acabava mais. Tinha até uma Universidade do samba ali na Mem de Sá, pode acreditar e “Por ser um dia de sábado” (ah... Gelson Martins Vidal), a gente acreditava mais. Tinham lindos cânticos de Sabiás e Canarinhos (Saudades de Luiz Carlos “Camelô”). 

Eu sonho mas, hoje sou maduro, naquela época eu era verde, muito verde e não gostava de outro vermelho que não fosse a camisa do meu América. Também não gostava "daquele Gordo". Nada contra os gordinhos, era só "aquele gordo". Mas, como não respeitar o cara? Ele e aquela turma de vermelho; todos UNIDOS para engrandecer o carnaval de Niterói. Os caras eram "sinistros" e tinham até samba do grande Geraldo Babão, meu irmão; lindo “de morrer”, por sinal. "Para ostentar sua opulência, herdades mandou levantar. Brumado- Casté, Santa Luzia e Sabará..." Bons tempos, bons sonhos, com o meu povo (olha lá o Ney Ferreira, os dois Niltons, o Pururuca, o Tuninho cheio de lero-lero, o Beto e suas quatro ou cinco letras...) no final, cantando assim: "...Quebrem taças, levem ouro, bebam vinho, “a Cubango” ganhou o tesouro." Era só o início de um sonho de cinco anos seguidos mas, isto já é uma outra história. Para sonhar depois. 

Que o carnaval atual de Niterói possa, com magia e sedução, embalar nossos sonhos futuros.

*A coluna é dedicada a Carlos Alberto Magaldi que, nesta época de sonhos estava aí, incentivando e apoiando o samba, para que hoje a gente ainda possa sonhar e a Albano de Mattos Ferreira, “aquele gordo”; talvez, o maior personagem da história dos nossos carnavais.

** Foto: "Mica e seus garotos", um dos destaques do desfile da Unidos do Viradouro em 1975

*** O áudio é uma cortesia e um carinho inestimável do amigo André Lúcio de Oliveira do Departamento Cultural da Viradouro.






_________________________________________________________________________________
Eduardo Poeta (por ele mesmo):

"Sou da Jonathas, acesso ao "Abacaxi" mas, comecei no Bugres do Cubango. Fui ritmista, empurrador de carro alegórico, diretor de Harmonia, desfilei até com camisa de APOIO, seja lá o que for isso. Sei sambar, mané, logo, podia ter sido passista, já cantei samba na avenida mas, sou um péssimo intérprete e, não me chamaram mais; só não fui baiana porque isso não pegava bem na minha época. Também já fui compositor e consegui até ser Tri-campeão na Academia de Niterói (Cubango;uma paixão) e Hexa-campeão na princesa do "Cavalão" (Salve a Mocidade de Icaraí;um grande amor); Sou sambista.Ponto. Agora, já que deixaram, vou tirar uma onda de colunista na CADÊNCIA. Vem comigo!"


Tuiuti renova com intérprete e casal de Ms&Pb

A direção do Paraíso do Tuiuti confirmou nesta semana, a renovação de contrato do Intérprete Daniel Silva, que permanece como cantor principal da agremiação do bairro São Cristóvão pelo sexto ano seguido, o cantor foi um dos destaques do desfile sendo contemplado com os prêmios: Oscar do Samba, Samba é Nosso e Jorge Lafond, de melhor intérprete da série A.

Pavilhão - A escola também renovou com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius Pessanha e Jack Pessanha. Em 2016 será o terceiro ano consecutivo do casal defendendo o pavilhão da agremiação de São Cristóvão.

terça-feira, 24 de março de 2015

Chaynne Santos se afasta da Alegria da Zona Norte

O atual presidente de honra e um dos fundadores da Alegria da Zona Norte, Chaynne Santos, anunciou seu desligamento da escola. As vésperas da eleição presidencial para o triênio 2016/2017/2018, o dirigente, entregou carta de afastamento à diretoria no último domingo, 23 de março. Em entrevista exclusiva à Cadência da Bateria, Chaynne explicou as razões de sua saída da Agremiação. “Não saí, apenas pedi afastamento da Agremiação. A Alegria da Zona Norte sempre foi para mim uma segunda casa, hoje temos grandes sambistas na linha de frente da Alegria, isto é uma das razões. Acho que também cumpri minha missão dentro da Alegria, deixa o ciclo ocorrer. E por outro lado, assim como fui um idealizador desta querida agremiação, tenho outros projetos sociais em mente para comunidade”, disse o ex-presidente.

Sobre a participação da escola nos desfiles oficiais, Chaynne credita os méritos à comunidade. “Tivemos grandes Blocos na comunidade da Bernardino, como o “Gente fina é outra coisa”, nos anos 80. A Alegria da Zona Norte, teve uma ascensão muito grande nestes cinco desfiles na Rua da Conceição. Nunca repetimos um grupo e nunca ficamos abaixo de um terceiro lugar, exceto em 2015 no Grupo Especial. Posso até arriscar em falar que houve um apagão em 2015. Lembra dos 7 x 1, Brasil x Alemanha? Assim aconteceu com a Alegria. Em 7º lugar 2015 e 1º lugar em 2014. Então, não foi um apagão?. Agora eu tenho muita esperança que no próximo triênio será promissor”, lembrou Chaynne.

Responsável também pela comunicação da escola Chaynne informou que não é mais administrador de qualquer tipo de publicidade ou redes sociais da Alegria da Zona Norte.

Quanto a sua participação no samba daqui para frente Chaynne não descartou a possibilidade de participar de outra agremiação. “Sambista que é sambista não fica nunca longe do samba. Tenho convites de outras agremiações, vamos ver, quem sabe não estou em outra presidência? Estou tranquilo”.

À comunidade, Chaynne é só elogio. “Agradeço primeiramente a DEUS. Depois, todos os meus “seguidores”. Quando falo em “seguidores”, falo em componentes da comunidade que sempre me apoiaram e compraram minhas ideias. Peço desculpa a cada um deles, se por ventura falhei, mas a vida é assim mesmo, a Escola fica e as pessoas passam por ela. Vamos com tudo comunidade!!! Viva a nossa querida NAÇÃO ALEGRENSE!!!


A eleição na Alegria da Zona Norte acontece no dia 12 de abril de 2015. Têm direito a voto componentes e comunidade.

domingo, 22 de março de 2015

Imperatriz abre vagas para oficinas de passistas

Na próxima segunda-feira (23/3) às 20h estarão abertas as inscrições para oficina de passistas adultos e mirins na quadra da Imperatriz Leopoldinense. Sob a coordenação de Jorge Magno Bento, diretor responsável pela ala de passistas da Imperatriz, o intuito do curso é descobrir e formar novos talentos na arte do samba. 

Jorge Magno coordena o curso

As aulas serão sempre as segundas feiras aàs 20h, a partir de maio. Para participação de adultos é necessário ter entre 17 e 30 anos, levar cópia de identidade e uma foto 3x4. Crianças a partir de 7 anos poderão ingressar na oficina mediante autorização do responsável além de comprovar estar matriculado na escola e levar 1 foto 3x4.

Estácio anuncia renovação de Júlio Fonseca e Marquinhos

Seguindo a máxima de que “ em time que está ganhando não se mexe”, a Estácio de Sá anunciou que a dupla formada por Júlio Fonseca e Marquinhos, seguirá à frente da Harmonia do Berço do Samba. A dupla quer manter o bom trabalho realizado em 2014, que deu à escola o título da Série A e selou seu retorno à elite do Carnaval após 8 anos.

Dupla segue no comando da Harmonia
(foto: Dayse King)

"Nosso trabalho é pautado na união e na amizade. Tivemos dois anos de muita alegria, onde conquistamos um vice e um campeonato pela escola. Agora é trabalhar muito para que a escola continue nesta crescente e faça um excelente trabalho no quesito. Perdemos algumas pessoas, mas temos tempo para reestruturar o grupo e continuarmos fortes para o desfile oficial. Nosso foco maior é trabalhar o conjunto harmônico e a evolução. Apesar do Grupo Especial não ter mais o quesito Conjunto, acho que o peso maior recai sobre a Evolução, ponto em que queremos sobressair, conta Júlio Fonseca.

Já Marcos Alexandre destacou a importância do crescimento da equipe "Nada é mais importante do que entender que a Harmonia é um trabalho que se faz em conjunto. Temos que vestir a camisa da Estácio e trabalhar muito para manter o nível que alcançamos nestes dois anos. Agora, no Grupo Especial, é necessário que se aumente o grupo, já que teremos mais componentes, mas o imprescindível é que todos tenham na cabeça que a escola é quem deve ganhar. Precisamos estar fechados dentro do propósito de fazer um trabalho ainda melhor para o próximo ano, diz Marcos.

Campeã da Série A, a Estácio de Sá abrirá os desfiles do Grupo Especial, no domingo de Carnaval.


sexta-feira, 20 de março de 2015

Carnaval niteroiense perde um de seus maiores incentivadores

CARLOS MAGALDI É MORTO NA REGIÃO OCEÂNICA
Suposta tentativa de assalto no bairro Camboinhas seria a causa

O ex-vereador Carlos Magaldi (SDD), de 67 anos, foi morto em Camboinhas na tarde desta sexta-feira. 

O vereador em 2008 no Dia Nacional do Samba, projeto de sua autoria

Magaldi, eleito em 2012, teria sido assassinado numa suposta tentativa de assalto. Exerceu nesta legislatura seu sétimo mandato como vereador, em substituição a Milton Cal (PP). De acordo com as primeiras informações, ele teria sido baleado por homens em um carro na Avenida Doutor Geraldo de Melo Ourivio. Policiais militares do 12º BPM, agentes da Divisão Homicídios e da 81ª DP estão do crime ocorreu. ( *em apuração ).

fonte Gazeta Niteroiense

Coreógrafo se desliga da Alegria da Zona Norte

O coreógrafo da Alegria da Zona Norte, Cláudio Andrade, anunciou em primeira mão à Cadência da Bateria que está de saída da escola. Após três anos no comando de uma das melhores comissões de frente do carnaval de Niterói, campeão do Troféu Cadência em 2014, Cláudio comunicou que vai em busca de novos caminhos. 

Cláudio Andrade e integrantes da premiada comissão de frente

Alegando motivos internos, o coreógrafo que também também atua na Grande Rio e Porto da Pedra, já recebeu convites, "Tem outras escolas do Rio que estou estudando propostas. Em Niterói já recebi algumas propostas, mas não acertei nada ainda. Estou me dedicando a minha Agência de Atores e modelos", declarou o coreógrafo à Cadência. No último carnaval, Cláudio também foi o Diretor de Carnaval da Alegria.

O comunicado será encaminhado à diretoria da agremiação através de carta que reproduzimos á seguir:

"Queridos amigos da G.R.E.S. Alegria da Zona Norte. Antes de tudo preciso agradecer. Nesses três anos em que estive na escola, defendendo o quesito comissão de frente e como diretor de carnaval este ultimo ano, só conquistei amigos. E foram inúmeros! Cada um desses e essa grande comunidade, me incentivou a fazer meu trabalho da melhor maneira possível .

Foram 2 anos contribuindo com a pontuação máxima para a agremiação e este ultimo nossas notas infelizmente não foram boas, a Mãe Natureza não foi generosa conosco, mais fazer o que!!!! Hoje me despeço com um até logo. Ansioso em poder revê-los em outra oportunidade, em um outro momento.

Obrigado a todos aqueles que abraçaram meus projetos. Que me ajudaram direta ou indiretamente. A Grande Comissão de Carnaval, a essa Grande diretoria... Renatinho, Larissa, Daniel, Adriana, Emilene, Nelsinho, Vitinho, e toda Comunidade de Bernadino a toda equipe da harmonia representada pelo Grande Gustavo e sua Equipe, ao mestre de Bateria Tizil que deu Show!!! e por fim, ao presidente Bira Alegria e o vice Presidente Dido que devolveu a dignidade dessa comunidade vitoriosa e a quem desejo toda sorte do mundo.

Chegou o momento de trilhar outros caminhos, abrir novas portas e que Deus continue abençoando minha vida e todos os meus projetos . E que o futuro me presenteie com lindas e grandiosas experiências ."
Att. Claudio Andrade

segunda-feira, 16 de março de 2015

Não entendi o enredo deste samba



Nosso colunista, Eduardo Poeta, volta à Cadência e cria a fictícia G.R.E.S. Sorriso Malandro para falar sobre reaproveitamentos, enxertos e outras coisas que já vimos antes nos desfiles de escolas de samba.

É malandragem ou não é?

Confira a opinião do nosso colunista.





NÃO ENTENDI O ENREDO DESTE SAMBA
por Eduardo Poeta | em 16 de março de 2015

“Gracianne, a rainha africana da comida mineira, sentada no teto do MAC, avista o Rio de Janeiro Olímpico com olhos de águia, vestida com uma tanga de Bananás e uma estrela guia em verde e rosa”. (Carnaval 2016 - G.R.E.S. Sorriso Malandro)


Dá até pra pegar um patrocínio, escultura, um acetatozinho, fantasias, alegorias e ainda vai ter um showzinho de algum moço belo, com renda revertida. Parece o "enredo do crioulo doido" mas, lembra muito o que a gente tem presenciado em certos desfiles de carnaval em uma certa cidade sorridente e litorânea com um disco voador lá em cima do monte. Não que a coluna tenha nada contra àlguma malandragem - faz parte do samba e tal -, o negócio é que o faltoso da ética não anda de terno de linho, malandragem sem sapato branco não existe e, "malandro demais, se atrapalha".

Aquele carro alegórico tá lindo este ano mas, não mudaram nem a escadinha nas laterais, não mudaram nem os queijos de lugar e aquele boneco já foi pierrot, negro, Rei Momo mas, tá com a mesmíssima cara de sempre. Eu juro que já vi aquela fantasia em algum outro lugar... Engraçado, esta escola tá bem pobrezinha mas, a roupa da Ala das Baianas é digna de um grupo especial qualquer; e veja só, a bateria tá sem camisa e nem é enredo afro mas, a roupa da porta-bandeira e do mestre-sala não fazia feio nem na Sapucaí. Será que só gastaram uma grana pra vestir o casal ou a conta não tá batendo direito ?

Em épocas remotas na terra de Araribóia, malandro fazia enredo e botava pra quebrar. É verdade, tinha um enxertozinho aqui e ali, uma alazinha emplumada demais para os nossos padrões mas, a história contada, quase sempre, era inédita e, melhor ainda, autêntica. 

Outros tempos menos malandros, não é ?

Agora estamos revitalizados e muito mais malandreados. Pois é...espera-se que o regulamento dos desfiles – com os mesmos olhos de águia da rainha Gracianne -, comece a atentar e fazer menção ao fato, até pra provar para quem duvida que, no terreiro da União, não tem mais nenhum malandro ou mal intencionado. Em tempo de desfiles gravados, fotografados ao extremo e postados por todos os lados em Redes Sociais e afins, fica muito difícil a gente não saber quem é quem e de onde vem tanta coisa parecida com aquilo que a gente já viu no ano passado, por exemplo. Se a “subvenção da hora” (aquela que só chega atrasada) é curta, o talento é maior. Ou não é ? Credibilidade é tudo quando se quer, verdadeiramente, crescer e seguir em frente.

Eu queria fazer um samba em homenagem à nata da malandragem, conforme aprendi lá no
meu "Abacaxi" mas, malandro, com esta malandragem aí....

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Sorriso Malandro saúda a imprensa “sem rabo preso” em geral, pede passagem e, malandramente, põe em pauta a pergunta: Que malandro é você, mané ?
_________________________________________________________________________________
Eduardo Poeta (por ele mesmo):

"Sou da Jonathas, acesso ao "Abacaxi" mas, comecei no Bugres do Cubango. Fui ritmista, empurrador de carro alegórico, diretor de Harmonia, desfilei até com camisa de APOIO, seja lá o que for isso. Sei sambar, mané, logo, podia ter sido passista, já cantei samba na avenida mas, sou um péssimo intérprete e, não me chamaram mais; só não fui baiana porque isso não pegava bem na minha época. Também já fui compositor e consegui até ser Tri-campeão na Academia de Niterói (Cubango;uma paixão) e Hexa-campeão na princesa do "Cavalão" (Salve a Mocidade de Icaraí;um grande amor); Sou sambista.Ponto. Agora, já que deixaram, vou tirar uma onda de colunista na CADÊNCIA. Vem comigo!"

Confira as outras colunas do Poeta:

2016 VAI SER IGUAL ÀQUELE QUE PASSOU ?

Cid Carvalho é do Cubango

O Acadêmicos do Cubango divulgou no início da tarde desta segunda-feira, 16 de março, a contratação do carnavalesco Cid Carvalho. O enredo será anunciado somente no dia da festa da entrega do Troféu Jorge Lafond no dia 25 de abril na quadra d a escola, mas Cid demostrou entusiasmado com o trabalho na escola niteroiense. "É uma enorme alegria realizar o carnaval de uma escola forte como a Cubango", declarou o carnavalesco

Novidade em Niterói
Cid acerta com a Cubango
(foto Felipe Araujo)

Experiência - Cid Carvalho começou sua trajetória em 1989, como assistente de Joãozinho Trinta e Rosa Magalhães. Depois fez a Comissão de Carnaval da Beija-Flor, onde em 13 anos conquistou três vezes consecutivas, o carnaval. Em 2006, deixou a Beija-Flor e iniciou carreira solo de na Vila Isabel. Desenvolveu também na Estácio de Sá, Mocidade Independente de Padre Miguel, Tuiuti e Mangueira. Fora do Rio foi campeão do Carnaval de Macapá, com a Boêmios do Laguinho e da Mocidade Unida da Glória de Vitória.

Mocidade de Icaraí define data da eleição

No próximo dia 29, a Mocidade Independente de Icaraí, maior vencedora da atual fase do carnaval de Niterói, vai escolher a diretoria responsável em comandar a escola pelos próximos dois anos. 

Comunidade do Cavalão decide seu futuro no domingo, dia 29

Até o momento duas chapas já confirmaram participação no pleito. A liderada pelo atual presidente, Mauro Ferreira, o Mauro do Preparo e a do ex-presidente Geraldo Santana, o Geraldão. Outras chapas interessadas em concorrerem devem apresentar suas propostas até o sábado que antecede a eleição, dia 28.

Missão - O grande desafio da diretoria eleita no dia 29 de março será reconduzir a escola do Morro do Cavalão, atualmente no Grupo de Acesso, ao Grupo Principal, onde se sagrou tetracampeã de 2007 a 2010.

Tuiuti renova com coreógrafo

No último final de semana, o diretor de carnaval Leandro Azevedo confirmou a renovação do coreógrafo da comissão de frente, Junior Scapin. A direção do Paraíso do Tuiuti considerou excelente o desempenho do profissional no carnaval 2015. 

Junior Scapin segue em São Cristóvão
(foto Eduardo Hollanda)

Com uma coreografia em que os bailarinos representavam monstros papões que "devoravam" o alemão Hans Staden, a comissão recebeu notas máximas dos quatro módulos de jurados. Devido ao grande sucesso, a comissão de frente foi agraciado com os prêmios Estrela do Carnaval, S@mba-Net , Plumas & Paetês Cultural e Jorge Lafond.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Unidos do Cabral lança enredo para o carnaval 2016

"O Vento" será o enredo da Escola de Samba Unidos do Cabral que atualmente integra o recém criado Grupo de Avaliação do Carnaval Carioca.

Com a renovação dos contratos do Mestre-Sala Leonardo Siqueira, (ganhador do prêmio Elite do Samba no Grupo de Avaliação), do carnavalesco Leonardo Soares, que vai para seu terceiro carnaval a frente da escola, e do Diretor Geral de Harmonia Thiago Menezes, o "Xuxa", a escola já traçou sua meta. "Estamos prontos para a conquista do Grupo de Avaliação em 2016", declarou o presidente Leonardo Cavalcante.

Mestre Sala Leonado Siqueira, ganhador do prêmio Elite do Samba. é um dos trunfos do Cabral

A campeã e a vice do Grupo de Avaliação desfilam no Grupo D, na Intendente Magalhães. Em 2015 a Império da Uva de Nova Iguaçu e Alegria do Vilar de São João de Meriti conquistaram as duas primeiras colocações.

Cubango renova com Maurão

Contemplado com o Troféu SRZD de melhor bateria do Grupo de Acesso, Mestre Maurão segue `por mais uma ano à frente da 'Folgada'. Muito satisfeito com o trabalho do Mestre, o presidente do Acadêmicos do Cubango, Pelé, confirmou a renovação na tarde desta sexta-feira, 13 de março.

Mestre comanda a 'Folgada' por mais um ano

Experiência - Maurão que já teve passagens por várias escolas, como Diretor da Furiosa do Salgueiro, Mestre de Bateria da "Ritmo Avassalador", da Rocinha por 06 anos, e é ritmista do Monobloco tocando surdo.

Vizinha retoma planejamento em busca de mais um título

O descanso foi de poucos dias. O time campeão do grupo D se reuniu com o Presidente David e começou a traçar os planos para o próximo carnaval. 

Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, o planejamento é considerado fundamental. "Fomos campeões do grupo D. Isso para nós é uma felicidade imensa. Não só pelo título, mas porque conseguimos mostrar para nossa comunidade que estamos trabalhando sério para resgatar nossa escola. A Vizinha é uma escola tradicional, que tem história e jamais poderá morrer, porque se isso acontecer, uma parte da história do samba se vai. E isso nós não vamos deixar", analisou o presidente David.

As atividades da Vizinha Faladeira terão início oficialmente, no dia 11 de abril a partir das 13 horas, com a Feijoada da Vitória, com apresentações da bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira e o intérprete Marcelinho mostrando um pouco do que foi o carnaval vitorioso de 2015.

Troféu homenageia os melhores dos grupos de acesso do Carnaval Carioca

Criado em 2003, por Olivier Luciano, o presidente Pelé, o Troféu Jorge Lafond é uma homenagem que o G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango faz aos melhores do Carnaval da Séria A carioca e as campeãs dos grupos B, C e D. O troféu que chega a sua 12ª edição leva o nome de uma das maiores personalidades do carnaval carioca, o irreverente ator Jorge Lafond (IN Memorian). 

Este ano serão agraciadas também a Folia do Viradouro e a Souza Soares, campeãs do Grupo Principal e Grupo de Acesso do carnaval de Niterói. Durante a festa o presidente Pelé anunciará o enredo que a Acadêmicos do Cubango levará para a Passarela do Samba no carnaval 2016. 

Evento será realizado no dia 25 de abril, na quadra da escola, na Rua Noronha Torrezão, 560, em Niterói, a partir das 22h.

Confira os vencedores da Série A:

Melhor Escola - Unidos de Padre Miguel
Melhor Bateria - União do Parque Curicica
Melhor Mestre Sala - Marcinho (Estácio de Sá)
Melhor Porta Bandeira -Amanda Poblete (Renascer de jacarepaguá)
Melhor samba enredo - Renascer de Jacarepaguá
Melhor Harmonia - Império Serrano
Melhor Intérprete - Daniel Silva (Paraíso do Tuiuti)
Melhor Carnavalesco - Edson Pereira (Unidos de Padre Miguel)
Melhor Ala de Passistas - Império Serrano
Melhor ala de Baianas - Paraíso do Tuiuti
Melhor Ala de Crianças - Unidos de Padre Miguel
Revelação - Leandro Vieira - (Caprichosos de Pilares)
Melhor Rainha de bateria - Laynara Telles (Império da Tijuca
Melhor Enredo - Caprichosos de Pilares
Melhor Comissão de Frente - Paraíso do Tuiuti
Melhor Ala - Retirantes Retornantes ( Unidos de Padre Miguel)
Galeria da Velha Guarda - Estácio de Sá

Campeãs 2015:

Campeã Série B - Acadêmicos da Rocinha
Campeã Série C - Leão de Nova Iguaçu
Campeã Série D - Vizinha Faladeira
Campeã do Grupo Principal - Niterói - Folia do Viradouro
Campeã do Grupo de Acesso - Niterói - Souza Soares

Homenagens Especiais

Viviane Araújo
Marquinho Harmonia - São Clemente
José Carlos Machine
Julio Alves
Rodrigo Neves

Dudu é o novo mestre de bateria da Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel definiu nesta quinta-feira que Mestre Dudu será o responsável por reger os ritmistas da bateria "Não Existe Mais Quente"



Bereco, Dudu, Jorjão e Dinho, "Não Existe Mais Quente" sob nova direção.

Reconhecimento - Para valorizar a história e os servições prestados, a diretoria da escola nomeou também mestre Jorjão como presidente da bateria. Mestre Dinho, da Unidos de Padre Miguel, foi convidado para integrar o time de diretores auxiliares de Dudu. Beréco, que ao lado de Dudu integrou a extinta super direção, também será um dos auxiliares.

Trajetória - Aos 33 anos de idade, Dudu encara o maior desafio de sua carreira. Filho do lendário mestre Coé, comandante da bateria da Mocidade na última vez em que a mesma conseguiu todas as notas 10, em 2002, começou a desfilar ainda criança na "Não Existe Mais Quente" e não demorou a se destacar. Durante alguns anos, fez parte do grupo de ritmistas responsável por criar as bossas e arranjos da ala.

Já como mestre, comandou a bateria da Unidos de Padre Miguel no início da década. Considerado um dos mais talentosos percussionistas do carnaval carioca, ele manterá a essência do ritmo Independente. "É uma grande oportunidade e vamos trabalhar sério para conquistar novamente as notas 10. Quero contribuir bastante para a Mocidade voltar ao topo do pódio", afirmou.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Rodrigo Fontes não assina mais a comissão de frente da Sabiá

Depois de oito anos comandando a comissão de frente da Sabiá, Rodrigo Fontes, não terá mais a mesma missão no carnaval 2016. Pela primeira vez, desde 2009 quando retornou aos desfiles de Niterói após longo período de inatividade, a escola da Vila Ipiranga não contará com o coreógrafo.

Na estreia com a Sabiá em 2009...

"Não foram 8 dias, não foram 8 meses, foram 8 anos. Só tenho a agradecer ao meu amigo e irmão, presidente da Sabiá, Jhonatan Anjos, antes de qualquer carnaval a nossa amizade esta acima disso tudo. Obrigado minha madrinha e meus padrinhos que são Sabiá. Obrigado meu querido carnavalesco Eduardo Guimarães por ser umas das fontes de inspiração", agradeceu Rodrigo.

Sem mágoas - Mesmo não assinando a comissão de frente, Rodrigo enfatizou sua relação com a verde e branco da Vila Ipiranga e disse que continuará colaborando. "Sou Sabiá desde sua reativação. É minha escola. Me doe sair de um cargo onde fui responsável durante oito anos. Mas estou bem, e digo mais, continuarei dentro da escola como diretor", declarou Rodrigo.

Popular - Personalidade do Carnaval 2013, eleito pela Cadência da Bateria, se notabilizou pela forma com que conduz a comissão durante o desfile. De uma forma alegre e despojada, sempre caracterizado com fantasias que remetiam ao enredo, Rodrigo atravessa a avenida interagindo com o público.

O 'banhista' no enredo sobre o Sol em 2013, Troféu Cadência de personagem da avenida ao "Coreógrafo do Povo"

Em 2015 iniciou uma nova etapa em sua carreira. Como carnavalesco assinou o desfile do Balanço do Fonseca, função que continuará desempenhando no próximo carnaval, sem descartar a possibilidade de assinar uma comissão de frente em outra agremiação.

Substituição - Para o presidente Jhonatan o carinho é recíproco. "Na quinta passada tivemos uma conversa e definimos isto. A saída foi amigável, o Dorvinho (apelido de Rodrigo), deixa de assinar nossa comissão porém permanece a fazer parte da família Sabiá, podendo atuar em outros segmentos", informou o presidente à Cadência da Bateria. Ainda segundo o presidente, o novo coreógrafo, assim como outros reforços serão apresentados à comunidade no dia 12 de abril durante a feijoada de lançamento do Carnaval 2016.


E como 'Silvio Santos', no enredo sobre a Comunicação que deu à Sabiá seu quarto título da história




NA CADÊNCIA DA BATERIA VALORIZANDO O SAMBISTA DE NITERÓI

quarta-feira, 11 de março de 2015

Tuiuti renova com o carnavalesco Jack Vasconcelos

O diretor de carnaval Leandro Azevedo, confirmou esta semana, a renovação com o carnavalesco Jack Vasconcelos. No carnaval de 2015 o Paraíso do Tuiuti apresentou um enredo cultural, de autoria de Jack Vasconcelos, sobre as duas viagens do alemão Hans Staden ao Brasil, que rendeu elogios ao trabalho do carnavalesco.

Em 2016 Jack terá um grande desafio. Vai desenvolver o carnaval do Paraíso do Tuiuti na Série A e o da União da Ilha do Governador, no grupo Especial, em parceria com o carnavalesco Paulo Menezes.

Escolas niteroienses traçam rumos para 2016

Pelo menos três agremiações niteroienses preparam mudanças para 2016. Mocidade Independente de Icaraí e Alegria da Zona Norte escolherão seus novos presidentes nos próximos meses. Já no Cacique da São José não haverá eleição, mas várias mudanças serão promovidas, principalmente em relação à imagem da escola e nos quesitos plásticos

Na Mocidade, pelo menos duas chapas devem participar do pleito. Mesmo ainda não confirmados os dois grupos já teriam acordos para a permanência do carnavalesco Flávio Nunes. "Já estou começando a produzir o carnaval. Quando for divulgado o presidente, divulgo o enredo", escreveu o carnavalesco em seu perfil no Facebook.

Na Alegria da Zona Norte ainda não há informações sobre chapas, mas já foi divulgada a data da eleição que escolherá o presidente da escola para o triênio 2016/2017/2018: 12 de abril de 2015.

No Cacique não haverá eleição. Waldir e Célio, fundadores e atuais vice-presidente e presidente continuam à frente da escola do Fonseca. Porém uma nova proposta deve ser adotada para o carnaval 2016. A reformulação será na direção de carnaval e na área de comunicação que terá avanços no marketing. A escola vai investir também na contratação de um coreógrafo para algumas alas e um novo carnavalesco.

Cubango acerta com coreógrafo que deixou a Porto da Pedra

Três dias após anunciar que não atuaria mais na Porto da Pedra, o coreógrafo Márcio Moura foi contratado pelo Acadêmicos do Cubango. Responsável pela comissão de frente da escola gonçalense nos últimos três anos, o coreógrafo Márcio Moura, que recentemente assinou também com a Estácio de Sá no Grupo Especial, está feliz pelo reconhecimento. 

Marcos Moura assina as comissões do Cubango e Estácio de Sá em 2016 (foto: Carlos Freixo)

"É muito gratificante ter o meu trabalho sendo reconhecido no Carnaval. São muitos anos de dedicação a todas as agremiações pelas quais passei e, ter a oportunidade de coreografar a Cubango e a Estácio, será mais um desafio para mim. Com certeza serão trabalhos diversificados, onde pretendo mostrar criatividade e dinamismo, sem abandonar a teatralização, meu carro-chefe", disse o coreógrafo.


A Cubango, que em 2015 alcançou a quarta posição na Série A, em breve anunciará o novo carnavalesco e o enredo com o qual vai disputar o campeonato do Grupo, pensando em conquistar a vaga no Grupo Especial.

Igor Sorriso na Vila

A Unidos de Vila Isabel oficializa mais uma grande contratação para o Carnaval 2016. Considerado um dos mais talentosos da nova geração de intérpretes, Igor Sorriso será a primeira voz da agremiação no próximo desfile. Depois de seis anos como cantor principal da São Clemente, Igor chega à escola de seu bairro de moradia prometendo manter a qualidade e a já conhecida alegria com que costuma interpretar os sambas. Afinal de contas, a felicidade está presente até no grito de guerra dele. 

Intérprete diz que vai ser bom cantar junto com o 'povo do samba' (foto Diego Mendes)

"O meu jeito de cantar é bem natural, não é nada forçado. Amo o que eu faço e sou apaixonado por samba-enredo, então não tem como não estar feliz quando eu trabalho. Sempre será assim. Acho que o principal é sentir o clima, entender o que a escola está precisando no momento e tentar executar. Tenho minhas ideias, minha forma de trabalhar e não posso mudar a minha essência. É claro que alinhando isso ao estilo Vila Isabel também. Aos poucos a escola entenderá o meu jeitinho também. Espero poder contribuir e estou muito motivado. Acredito que posso fazer um bom trabalho na Vila", afirmou o cantor.

A presidente da Unidos de Vila Isabel, Elizabeth Aquino, a Dona Beta, avalia a importância da contratação de Igor Sorriso dentro do contexto de qualificar ainda mais a equipe da escola em 2016. A agremiação quer apagar a 11ª colocação da última folia com bastante talento em todos os segmentos. "Estou apostando todas as fichas nessas contratações. O Igor é excelente! Um jovem alegre, ‘’pra cima’’. Tenho certeza que a comunidade de Vila Isabel irá acolhê-lo perfeitamente, será abraçado com muito carinho", disse Dona Beta.

O acolhimento a Igor Sorriso vai além do significado do intérprete trabalhar na Unidos de Vila Isabel. Ele é morador do bairro e revela que já está ansioso para o início dos ensaios técnicos no Boulevard 28 de setembro. "Acompanho os ensaios da escola ‘’na 28’’ até antes de morar no bairro. É uma referência para quem gosta de carnaval, não tem como não se emocionar. Temos que estar sempre buscando superar os desafios e desempenhar o nosso papel da melhor forma. Sei que a Unidos de Vila Isabel tem pessoas muito competentes e que isso vai me ajudar a evoluir no carnaval. Vai ser um prazer cantar junto com o ‘’povo do samba"

A estreia oficial de Igor Sorriso já tem data para acontecer: dia 08 de fevereiro de 2016, quando a azul e branca do bairro de Noel será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de folia. A agremiação buscará o quarto título de sua gloriosa história.

Barro Vermelho já tem enredo para 2016

A agremiação de São Gonçalo que desfila no carnaval niteroiense é a primeira escola da cidade a definir o enredo para 2016. "Do bico fino ao chapéu panamá, sob a proteção de São Jorge, a malandragem vem sambar!", é o título do tema da Unidos do Barro Vermelho, de autoria de João Gabriel França.

"A sinopse está em fase final de elaboração mas a expectativa é que seja divulgada somente no final de abril ou início de maio. Antes precisamos acertar as questões religiosas", informou Gabriel. 

O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Humberto Abrantes.

A escola já divulgou também a data da apresentação dos sambas, 12 de outubro.


O CARNAVAL 2016 JÁ COMEÇOU NA CADÊNCIA

Carnavalesco anuncia saída do Unidos do Marimbondo

Índio Garcia não é mais o carnavalesco da Mocidade Unidos do Marimbondo, escola de samba do Grupo Especial de São Gonçalo. 

A decisão já havia sido comunicada ao presidente Carlos Carneiro, o Carlinho Ratão, em janeiro, mas somente esta semana foi divulgada. "Independente do resultado do carnaval, deixaria a agremiação para buscar novos trabalhos, dando assim, uma renovada sem perder minha marca. Novos desafios sempre são bem vindos", declarou Índio.

O presidente Carlinho Ratão e o carnavalesco Índio deixam a tricolor gonçalense

Dedicação - Desde a volta do Marimbondo em 2012, depois de nove anos afastada do carnaval, Índio Garcia foi o responsável pelo desenvolvimento dos enredos. No Grupo de avaliação, quando foi Campeã, depois no Grupo A, também campeã, no vice campeonato do Grupo Especial em 2014, e no 4º lugar do último carnaval. "Tenho muito amor no que faço, determinação, seriedade, esforço, muito trabalho e garra, fizemos grandes carnavais", vibrou o carnavalesco.

Futuro - O presidente da escola, Carlinho Ratão, também deve deixar vago seu posto. Segundo Índio, o presidente comunicou sua saída da escola, alegando problemas pessoais e internos. Além de agradecer ao presidente a oportunidade de ter trabalhado no Marimbondo, o carnavalesco também ressaltou a importância da comunidade e dos segmentos da escola para sua realização profissional. "Deixo aqui o meu enorme carinho a toda comunidade que abraçou os trabalhos feitos nesse tempo. Ganhei pessoas que levarei comigo para outros lugares. Comunidade guerreira", agradeceu. 

Índio informou ainda que já tem algumas propostas de enredo para 2016, e se coloca à disposição de outras agremiações.

EM SÃO GONÇALO TAMBÉM TEM CADÊNCIA

terça-feira, 10 de março de 2015

Leozinho Nunes é o novo intérprete da São Clemente

Após reunião na noite da última segunda-feira dia 9 de março, o presidente da São Clemente,Renato Almeida Gomes, anunciou o nome do novo intérprete oficial da escola.

Léozinho Nunes (foto Diego Mendes)

No carro de som da aurinegra na Zona Sul desde 2012, foi o intérprete oficial do Império da Praça Seca no carnaval 2015. Emocionado, Léozinho Nunes agradeceu o presidente e toda a diretoria da agremiação pela oportunidade. "Quero dizer que irei honrar as cores da escola e me dedicarei como nunca. A São Clemente sempre foi a minha casa e agora a responsabilidade aumentou. Vamos com tudo", vibrou o cantor.

Usando como grito de guerra a frase “AGORA É O SOM DO BEM”, Léozinho Nunes será apresentado oficialmente no próximo sábado durante a entrega do Prêmio SRZD-Carnaval 2015 na quadra da Portela.

segunda-feira, 9 de março de 2015

2016 vai ser igual àquele que passou?


2016 VAI SER IGUAL ÀQUELE QUE PASSOU ? 
por Eduardo Poeta | em 9 de março de 2015

O colunista Eduardo Poeta analisa prós e contras dos desfiles de Niterói em 2015 e aponta o que pode e deve melhorar para que o nosso carnaval perca esta máscara de "eterna revitalização" e volte a ser o 2º melhor carnaval do Brasil.

Entre os pontos positivos a volta da Amaral Peixoto aos desfiles

Confira a opinião do nosso comentarista.





Tivemos um saldo positivo do carnaval 2015 ?
Sim e não, o que é natural em se tratando de organização de um grande evento. A organização, apesar da nova diretoria da UESBCN não pareceu tão renovada assim mas, não se pode dizer que não tenha sido boa. A mudança do local de concentração da Escolas para a Avenida Amaral Peixoto foi a grande "bola dentro" dos homens que dirigem o carnaval de Niterói. A grande "bola fora" foi a remoção das alegorias das Escolas após os desfiles. A cargo da Neltur e da Nittrans, não só deixaram a desejar como danificaram patrimônio privado tratando-o como lixo, como se aquilo não pertencesse às Escolas e à cultura da cidade. Quem responde por isto ?
A UESBCN também precisa responder, ainda sobre este assunto: Por que uma Escola que desfila às 10:00 h, por exemplo, tem seu carros alegóricos retirados da dispersão apenas depois de uma Escola que desfilou às 01:00 h se eles ficam parados, exatamente, em "fila indiana" ?
Outro ponto incômodo continua sendo o conforto e a segurança do povo que vai assistir aos desfiles na Rua da Conceição. É de graça, verdade mas, tem que ser ruim por isso ?
Neste ponto, tenho que admitir que não é uma questão simples.
A Amaral Peixoto ainda parece grande demais para o tamanho e a estrutura das Escolas à menos que a pista de desfiles na grande Avenida não cresça tanto em comparação à Conceição.
Aí, teríamos montagem de arquibancadas maiores, maior nível de estrutura, mais policiais e guardas-civis envolvidos e, mais verba da Prefeitura para tudo isso, aumentando os custos do carnaval. Tenho medo que a acontecer isto, esta verba seja retirada da subvenção dada às próprias Escolas, fazendo com que a estrutura cresça mas, o espetáculo em si, custe bem mais a se desenvolver. "Tem que tirar da cabeça o que do bolso não dá" é muito legal pra enredo mas, a gente sabe bem que não funciona assim.
Saldo positivo também, na minha opinião, para os resultados. A começar pelo "chamamento popular" na escolha do júri (embora não saibamos bem qual o critério dessa escolha) e terminando com as Escolas que se sobressaíram ocupando as primeiras colocações em seus respectivos grupos.
Senão vejamos: Folia, Sabiá (duas gigantes hoje em dia), Império e Magnólia (estas duas últimas crescem ano à ano, desde que eram blocos; cada vez melhores.) foram, sem dúvidas, as melhores do Grupo Principal. Fora as reclamações de costume, ninguém em sã consciência pode falar nada do título da Folia. Levou o "caneco", bem levado e parabéns. Ponto. A Souza, como já era esperado "mandou" no desfile do Acesso, na contagem mais complicada das apurações, tendo ainda, inclusive, Escola reclamando. Quanto ao título, sem nenhuma dúvida, parabéns à Souza. Ponto.
No Grupo Especial de Enredo (O que seria isso ? Bloco de Enredo é bloco de enredo e Escola de Samba é outra coisa. Quem é verdadeiramente Escola tem que ir para o Acesso) tanto podia dar Combinado quanto podia dar Garra de Ouro (Atenção: são escolas de verdade). Deu Combinado. Festa no Caramujo, parabéns. Ponto.
Por falar em prêmios, senti falta de uma premiação - talvez a Cadência da Bateria faça isso em seu troféu e, se não fizer, eu faço aqui a minha menção honrosa -, à G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango que, me parece atualmente, verdadeiramente, uma das grandes incentivadoras e parceira do carnaval da cidade. É incrível o número de materiais (diversos) pertencentes à verde e branco do Cubango e utilizados em seus carnavais que são doados, cedidos, reciclados e revividos pelas Escolas da cidade em seus carnavais. Sem falar no material humano mas, aí é outra história... A festa acabou, os prêmios estão aí e a gente espera, sinceramente, que 2016 não seja igual a este que passou. Seja melhor. Inclusive, que a contas das Escolas e da UESBCN sejam averiguadas com o rigor necessário que se deve ao dinheiro público. Que se concertem os erros e que o carnaval de Niterói perca esta máscara insistente de "eterna revitalização" e se torne um espetáculo que caminhe em direção ao que já foi - não é fácil - pois, revitalizado já está. Não se quer ouvir mais desculpas, não se aturam mais erros. Parabéns, guerreiros do samba. Que venha 2016!
_________________________________________________________________________________
Eduardo Poeta (por ele mesmo):

"Sou da Jonathas, acesso ao "Abacaxi" mas, comecei no Bugres do Cubango. Fui ritmista, empurrador de carro alegórico, diretor de Harmonia, desfilei até com camisa de APOIO, seja lá o que for isso. Sei sambar, mané, logo, podia ter sido passista, já cantei samba na avenida mas, sou um péssimo intérprete e, não me chamaram mais; só não fui baiana porque isso não pegava bem na minha época. Também já fui compositor e consegui até ser Tri-campeão na Academia de Niterói (Cubango;uma paixão) e Hexa-campeão na princesa do "Cavalão" (Salve a Mocidade de Icaraí;um grande amor); Sou sambista.Ponto. Agora, já que deixaram, vou tirar uma onda de colunista na CADÊNCIA. Vem comigo!"

Cubango tem novo intérprete

Considerado um dos novos valores do carnaval, formado em música pela Escola Villa Lobos, e com experiência de já ter trabalhado com nomes como Xande de Pilares e Dudu Nobre. Hugo Júnior assume o microfone principal do Acadêmicos do Cubango, escola onde já participa desde 2012 do carro de som. "Estou muito feliz com essa oportunidade e ciente da responsabilidade que terei ao defender o microfone oficial da escola, fiquei muito feliz em ter participado em 2015 com o sensacional Preto Joia, e agora tenho que dar tudo de mim para que eu, e toda a comunidade Cubanguense, possamos levar a escola a elite do Carnaval, e que Niterói possa estar novamente representada no Grupo Especial", revelou o cantor.

Integrante do carro de Som do Acadêmicos do Cubango desde 2012, Hugo Júnior ser a primeira voz da escola.


Experiência - Hugo mostra também sua diversidade musical, como cantor da banda 'Percussamba', banda do subúrbio carioca que viaja pelos mais variados estilos musicais, tem participações no carnaval Brasiliense e integra pelo segundo ano o carro de som do Acadêmicos do Salgueiro. Já passou por escolas como: Vizinha Faladeira, Unidos de Padre Miguel, Mocidade de Vicente de Carvalho, Unidos do Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel. 

Imperatriz apresenta enredo à imprensa

A Imperatriz Leopoldinense apresenta nesta terça-feira, 10 de março, seu enredo para o Carnaval 2014. O presidente Luiz Pacheco Drumond,  o diretor de carnaval  Wagner Araújo,  o carnavalesco  Cahê Rodrigues  e demais segmentos da escola convidam os profissionais de imprensa  para uma coletiva  no  Hotel Radisson (antigo Sheraton). 

Luizinho Drumond e Cahê Rodrigues convidam imprensa para divulgação do enredo 2016

O enredo "É o amor que mexe com a minha cabeça e me deixa assim". Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil", será uma homenagem à dupla sertaneja Zezé  de  Camargo e Luciano , que também estarão presentes neste encontro para contar detalhes sobre a participação deles no desfile. A coletiva começa às 17h. O  Hotel Radisson fica na Avenida  Lúcio Costa, 3150 -  Barra da Tijuca - RJ.

Deborah Colker está de volta


A coreógrafa Deborah Colker, que assinou a comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense no carnaval em 2014, está de volta a Ramos. Ela confirmou seu retorno a agremiação após reunião com o presidente Luiz Pacheco Drumond e vai substituir o coreógrafo Fábio de Mello, responsável pela a comissão de frente em 2015.



Bailarina e coreógrafa renomada no mundo da dança e com importantes espetáculos dirigidos, Deborah foi a primeira brasileira a dirigir um espetáculo do Circo du Soleil, "Ovo". Além da Imperatriz Leopoldinense também coreografou comissões de frente para a Viradouro e Mangueira.

Lolo na Bateria

Lolo é o novo mestre de bateria da Imperatriz Leopoldinense. A contratação foi fechada após reunião no barracão com o presidente Luiz Pacheco Drumond no início da tarde desta terça-feira, 9 de março.
Mestre Lolo, que comandou a bateria da União do Parque do Curicica nos últimos três carnavais e estréia em 2016 no Grupo Especial como titular da Swing da Leopoldina. Antes ele passou pela Lins Imperial, Vizinha Faladeira e Salgueiro, onde foi diretor-auxiliar do Mestre Marcão.


Porto da Pedra sem coreógrafo

O coreógrafo Márcio Moura, responsável pela comissão de frente da Porto da Pedra nos anos de 2013, 2014 e 2015, desligou-se da agremiação na última sexta-feira, 6 de março. 

Agradecimentos - Em carta aberta, o coreógrafo agradeceu nominalmente a todos que o ajudaram direta ou indiretamente na escola. Os carnavalescos Leandro Valente e Wagner Goncalves, o diretor de carnaval Paulo Brandão, o diretor geral de harmonia Amauri Oliveira, os casais Thaís, Zé Roberto, Cintia e Rodrigo, o responsável pela premiadíssima ala de passistas, Giliard, aos mestres Celinho e Barrão que, em períodos diferentes, estiveram à frente da bateria, o Anderson Paz , amigo de longa data, Joci e Godzila; e por fim, o presidente Fábio Montibelo.


"Foram 3 anos contribuindo com a pontuação máxima para a agremiação. Hoje me despeço com um até logo. Ansioso em poder revê-los em outra oportunidade, em um outro momento. Obrigado a todos aqueles que abraçaram meus projetos. Chegou o momento de trilhar outros caminhos, abrir novas portas e esperar que Deus continue abençoando minha vida e meus projetos . E que o futuro me presenteie com lindas e grandiosas experiências", se despediu Márcio Moura.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Folia argentina vai reunir 1.500 brasileiros


O Carnaval fora de época de San Luis
, província localizada no centro-oeste da Argentina, chega a sua sexta edição. Na edição de 2015, escolas do Grupo Especial e da Série A, brindarão o público com um contingente que este ano, alcançará o número de 1500 componentes brasileiros, entre baianas, baterias, passistas e alas das escolas que abrilhantam o Carnaval carioca nos quatro dias de desfile no Sambódromo. 


Tia Nilda e as baianas de Mocidade, entre as atrações da folia em San Luis
(foto: Thiago Mattos / Setor 1)

"São 55 horas de viagem, que são compensados por ver a alegria do público com a nossa festa. Para nós é um trabalho construído como o do desfile oficial. Faço reuniões com as minhas baianas, coloco as regras e, por isso, já estamos em nossa quinta participação no evento", diz Tia Nilda, responsável pelas baianas da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Produção - Responsável por toda a logística do evento, a empresa AMI7 realizou na noite desta quinta-feira, reunião com os coordenadores que serão responsáveis pelos 40 ônibus que farão o traslado dos 1500 componentes que desfilarão nos três dias de festa em San Luis. "Estamos tendo, mais uma vez, a oportunidade de representar o Rio de Janeiro, a cultura do nosso país e fazer um espetáculo maravilhoso. Essa preparação não começou agora, é um trabalho que é pensado e organizado ao longo de todo ano, com o objetivo de mostrar o que fazemos de melhor. Estamos defendendo a bandeira de cada agremiação e a bandeira do nosso país. Organizar um grupo heterogêneo e fazer com que esse evento dê certo, depende de muito trabalho, união e, acima de tudo, amor ao samba", disse Edson Marcos, um dos sócios da AMI7.

Translado - O grupo de componentes oriundos das 12 escolas do Grupo Especial e 9 da Série A, embarca rumo à província no próximo dia 18. Coordenados por Décio Bastos, que este ano assume a coordenação geral da produção do evento, os 40 ônibus levarão os sambistas em uma jornada que dura 55 horas. "Uma das coisas mais difíceis é montar a logística para um evento deste porte, o que confere à AMI7. Organizar esses grupos, credenciar os coordenadores de cada ônibus, dar toda a infraestrutura para que a viagem, que é longa, também seja divertida não é fácil. Para isso, contamos com opções de entretenimento nos veículos, paradas estratégicas e uma comitiva que já estará lá para receber nossos artistas e encaminhá-los aos locais de acomodação. Mas, o importante é ver a alegria do público com um show de Carnaval, nos moldes dos desfiles do Sambódromo, de proporções inimagináveis para uma província de aproximadamente 400 mil habitantes", diz Décio Bastos.

A reunião entre a produção e os coordenadores foi realizada no Clube dos Sargentos do Rocha, zona norte do Rio, e contou com a presença dos responsáveis pela comitiva de cada agremiação participante do evento, que este ano contará com a Unidos de Padre Miguel, vice-campeã da Série A, e que participará pela primeira vez do Carnaval de Río em San Luís. Com status de grande evento, o Carnaval do Río em San Luis atrai turistas de todas as regiões da Argentina e fomenta o turismo e a economia local, principalmente no período de 20 a 25 de março. Os desfiles acontecem no autódromo Potrero de los Funes nos dias 21, 22 e 23 de março.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015