.

.

Memória

CARNAVAL DE NITERÓI 1975 - Ordem dos desfiles
A partir de hoje a Cadência começa a disponibilizar na seção “Memória” todo o material de nosso acervo. São fotos, vídeos, recortes e curiosidades desde os tempos da Amaral Peixoto até a atual "revitalização". Pra começar, a ordem de desfile do Carnaval de Niterói de 1975, retirada da revista “Desfile”, uma publicação que circulou na cidade entre entre as décadas de 1970 e 1990.

Das oito agremiações que compunham o Grupo Principal de Niterói em 1975, Três delas continuam em atividade. A Combinado do Amor, mais antiga escola de samba da cidade, a Sabiá, segunda mais antiga e a Souza Soares, fundada em 1961. 

A extinta Bafo do Bode, da Venda da Cruz, campeã do 2º Grupo em 1974, participou daquele desfile, mas figurou por pouco tempo entre as grandes escolas.

Outras duas agremiações também já extintas, a Corações Unidos e a Canarinhos, não rivalizavam apenas no grupo, mas também no bairro de origem, a Engenhoca. 

Rivalidade que outras duas agremiações da cidade conheciam bem. Unidos do Viradouro, campeã do ano anterior e Acadêmicos do Cubango, que seria a campeã de 1975 com o enredo "Folclore, Riqueza do Nordeste".

O título gerou até uma bem humorada provocação da turma da Travessa Viana que brincou com o refrão da rival, conforme relata Eduardo Poeta em sua coluna da Cadência:

"...Quebrem taças, levem ouro, bebam vinho, “a Cubango” ganhou o tesouro."



RICO MEDEIROS - CANTOR
O cantor Rico Medeiros é o personagem da primeira edição da série de entrevistas que o Blog Na Cadência da Bateria realizará com grandes personalidades do carnaval carioca. O projeto 'Memória Cadência' tem apresentação do colunista da Cadência da Bateria, Professor Mariano e produção do editor do Blog, Luiz Eugenio. Nesta primeira entrevista, Rico Medeiros, intérprete do Salgueiro e Viradouro, conta sobre sua trajetória no mundo do samba, lembra emocionado de sua saída do Salgueiro e critica abertamente a atual forma de disputa nas escolas de Samba. Rico desfilou pela última vez como puxador de samba em 2010 na tradicional escola niteroiense Souza Soares.

Um comentário:

  1. Muito bom poder "receber esse presente" do resgate da memória do carnaval niteroiense. Os sambistas da atualidade precisam desse "confronto de gerações" para poder valorizar ainda mais esse trabalho cultural que é promovido pelas comunidades de Niterói (hoje em dia também com vizinhas de São Gonçalo e até mesmo Maricá).
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015