sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Começam hoje os desfiles de Niterói

sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024

As escolas de samba dos grupos C e B abrem os desfiles oficiais das escolas de samba de Niterói, logo mais a partir das 20h. As primeiras a desfilar são as escolas do grupo C, e a partir das 22h15 se apresentam as escolas do Grupo B. 

Pelo terceiro ano consecutivo o Caminho Niemeyer será o palco para apresentação da Escolas de Samba (foto: Na Cadência da Bateria)

Conforme o regulamento publicado no Diário Oficial da cidade em 11 de novembro de 2023, a campeã do Grupo C será promovida ao Grupo B em 2025 e terá direito a uma premiação de R$ 10.000,00 (vinte mil reais). Já a campeã do B receberá a quantia de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e desfilará no grupo principal. 

A disputa promete ser acirrada, mas a preocupação em relação às alegorias, noticiada pela Cadência ao longo da última semana, se concretizou na manhã desta sexta-feira. Nossa reportagem visitou a concentração das escolas no Caminho Niemeyer, próximo ao Teatro Popular, e verificou que a maioria das alegorias estão com problemas de acabamento. Algumas delas ainda estavam sendo confeccionadas no local. Foi possível ver carros com parte de sua estrutura ainda na madeira. 

Na manhã do primeiro dia de desfiles de Niterói várias agremiações ainda trabalhavam na montagem das alegorias. (foto: Na Cadência da Bateria)

A conclusão das alegorias deve se prolongar até momentos antes dos desfiles visto que os profissionais e artesãos que trabalhavam na concentração estavam empenhados em fazer o melhor possível, apesar do clima de insatisfação e indignação.

Um desses profissionais nos relatou as dificuldades para a confecção das alegorias. “Sofremos duas enchentes no barracão. Perdemos madeira e tivemos de desmontar tudo que já estava pronto para não perdemos mais material. A água cobriu as rodas dos carros, sequer podíamos ligar as máquinas de solda”, disse o artesão à nossa reportagem. 

Outro não escondeu seu sentimento. "É o carnaval da vergonha", disse visivelmente desanimado e cansado. “É meu último carnaval aqui. Não dá mais. Até Friburgo tem um carnaval melhor que o nosso”, complementou. 

Curioso é que nenhum deles quer se identificar. Ficam receosos com uma possível retaliação às suas agremiações. Trata-se de uma situação preocupante à medida que os sambistas, artistas, carnavalescos e artesãos, que de fato fazem o carnaval acontecer não tenham voz.  Se o interesse de todos, sejam artistas, sambistas, dirigentes das escolas, poder público, é de crescimento do carnaval da cidade e a retomada aos dias de glória que forjaram agremiações fortes como Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego que hoje dão visibilidade à cidade na Capital, e desfiles atraentes ao público e a turistas,  será necessário rever conceitos e ouvir mais quem de fato faz o Carnaval.

0 comentários:

Postar um comentário