.

.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Brilhou a estrela. Experimenta da Ilha é a grande campeã do Carnaval de Niterói 2024

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Agremiação da Ilha da Conceição supera as favoritas Folia do Viradouro e Magnólia Brasil e conquista pela primeira vez o título maior do Carnaval de Niterói. 

(Foto: Lucas Benevides / Divulgação Neltur)

A Magnólia ficou com o vice e a Folia apenas em quinto, ambas perderam um ponto pelo uso indevido de fantasias. A Sabiá, da Vila Ipiranga, também cotada pela Cadência da Bateria para a disputa do título, amargou um injusto rebaixamento. Neste ano, a apuração das notas foi realizada no Praia Clube São Francisco na terça-feira, 6 de fevereiro de 2024.

O título da Experimenta foi incontestável e merecido. Em entrevista ao canal que transmitiu os desfiles de Niterói, o presidente da escola, Rodinei Pinto, bastante emocionado, deu a receita do sucesso. "Nós da Experimenta da Ilha somos um exemplo, pois não precisamos importar fantasias. Agradeço aos aderecistas, cozinheiros e todos do barracão que trabalharam muito. Niterói está vendo que pode fazer seu próprio Carnaval. Estou muito emocionado com esse nosso primeiro título no Grupo A", declarou Rodinei.

Punição – Duas das grandes agremiações de Niterói na atualidade, a Magnólia Brasil, que defendia o título, e a Folia do Viradouro, maior vencedora do carnaval desde a revitalização, sofreram punições por uso de fantasias já utilizadas por outras agremiações. A penalidade está prevista no artigo 22 do Regulamento dos Desfiles:

Parágrafo único. VI – DAS FANTASIAS: a) Caso a Agremiação apresente fantasias que já foram utilizadas em desfiles no carnaval de 2023 de Niterói, ou qualquer outra cidade do estado do Rio de Janeiro, de forma comprovada, terá como punição a perda de 1 ponto.

Decepção – A comunidade da Vila Ipiranga chegou otimista ao Praia Clube São Francisco com a possibilidade de mais um título, mas saiu com o gosto amargo do rebaixamento. A Sabiá foi superada por todas as suas coirmãs e terminou na última posição, seis décimos atrás da penúltima colocada, o Império de Araribóia. Mesmo com a bela apresentação no Caminho Niemeyer, a escola corria o risco de perder pontos devido a problemas na entrada de uma das alegorias na primeira curva da pista. O incidente abriu um espaço para a ala próxima, como informado pela Cadência da Bateria, na matéria publicada após o desfile, custando à escola cinco décimos em Evolução (9,8 e 9,7). Mas a escola ainda perderia pontos em outros quesitos. Sua Comissão de Frente perdeu oito décimos (9,5 e 9,7). Nos quesitos Fantasias, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria e Adereços e Harmonia, a verde e branco do Fonseca obteve notas inferiores às suas principais rivais na luta pela permanência no Grupo A, Unidos da Região Oceânica e Império de Araribóia, sexta e sétima colocadas respectivamente. Nota máxima apenas em dois quesitos, Enredo (“Filhas da Mãe Preta. Herança da força ancestral”) e Bateria (comandada por Mestre Felipe).

Confira o resultado final do Grupo A:

1ª - EXPERIMENTA DA ILHA (179) - CAMPEÃ
2ª- MAGNÓLIA BRASIL (178,4) – VICE-CAMPEÃ
3ª – ALEGRIA DA ZONA NORTE (178,4)
4ª – SOUZA SOARES (178,2)
5ª – FOLIA DO VIRADOURO (177,5)
6ª – UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA (177,4)
7ª – IMPÉRIO DE ARARIBÓIA (177,4)
8ª –SABIÁ (176,8)

Foguete não tem ré. Império de Charitas vence o Grupo B

Com apenas quatro anos de fundação, a Império de Charitas conquista o acesso à elite do Carnaval de Niterói numa apuração acirrada e emocionante.

O presidente Português com a taça que valeu o acesso de Charitas à elite (Foto: Lucas Benevides / Divulgação Neltur)

Até as notas de Alegorias e Adereços, o quinto quesito apurado, a Unidos do Sacramento liderava com boa margem para a segunda colocada, a Banda Batistão. A escola gonçalense até aquele momento havia perdido apenas dois décimos, um em Fantasias e outro em Mestre-Sala e Porta-Bandeira, até que foram abertos os envelopes do quesito Samba Enredo. Um 9,7 e um 9,9 tiraram a liderança da escola. Com duas notas 10 em Samba Enredo, quem assumiu a ponta foi a Banda Batistão, do Barreto. Foi uma verdadeira explosão no Praia Clube com a torcida da Batistão cantando o samba da escola. A euforia logo daria lugar a reclamação. Tudo porque já no próximo quesito, Evolução, perdeu quatro décimos (9,7 e 9,9). A Sacramento por sua vez já não conseguia as mesmas notas do início da apuração. Enquanto isso, a Império de Charitas acumulava notas 10, e mesmo os dois 9,9 no quesito Harmonia não abalaram a performance da escola já que neste quesito os jurados foram bem rigorosos com suas rivais e deram vários 9,7 e 9,8. A queda de rendimento no final da apuração tirou das favoritas Sacramento e Batistão até o vice-campeonato, lugar ocupado pela Garra de Ouro. O Cacique da São José, última colocada, desceu para o Grupo C.

Trajetória - Fundada em agosto de 2019, a amarelo e branco de Charitas, em seu primeiro desfile, no carnaval de 2020, apresentou-se pelo Grupo de Avaliação, obtendo o título e o direito de integrar o Grupo C no carnaval seguinte. Após o cancelamento do carnaval de 2021 em virtude da pandemia do Coronavírus, volta à avenida em 2022 e conquista o segundo lugar no Grupo C, e já em 2023, sagra-se campeã e sobe para o Grupo B. Em 2024, supera tradicionais escolas da cidade como o Combinado do Amor e a Mocidade Independente de Icaraí, conquista o título e o direito de desfilar entre as grandes no próximo Carnaval.

Confira o resultado final do Grupo B:

1ª - IMPÉRIO DE CHARITAS (179,2) - CAMPEÃ
2ª - GARRA DE OURO (178,6) – VICE-CAMPEÃ
3ª – UNIDOS DO SACRAMENTO (178,5)
4ª – BATISTÃO (178,5)
5ª – COMBINADO DO AMOR (177,5)
6ª – MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ (176,7)
7ª – PARAÍSO DO BONFIM (175,9)
8ª – CACIQUE DA SÃO JOSÉ (174,6)

Tá Rindo Por Quê confirma favoritismo e vence Grupo C

Apontada pela Cadência da Bateria como grande favorita ao título do Grupo C, a Tá Rindo Por Quê conquistou o direito de desfilar no Grupo B em 2025. Será a estreia da agremiação da Engenhoca no grupo de acesso. A Bem Amado, última colocada, perdeu dois pontos em obrigatoriedades por desfilar com número de componentes abaixo do mínimo e por ter apresentado apenas um elemento alegórico.

Nenhuma surpresa no Grupo C. Tá Rindo Porquê é campeã (Foto: Lucas Benevides / Divulgação Neltur)

Confira o resultado final do Grupo C:

1ª -TÁ RINDO POR QUÊ? (178,4) - CAMPEÃ
2ª - GALO DE OURO - (177,7)- VICE-CAMPEÃ
3ª – BALANÇO DO FONSECA (177,1)
4ª – BEM-AMADO (175,4)




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015