CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

NA CADÊNCIA DA BATERIA

Cobrindo os desfiles de Niterói desde a Revitalização

NA CONCEIÇÃO OU NO CAMINHO NIEMEYER

Carnaval de Niterói é na Cadência

CARNAVAL DE NITERÓI

A Cadência valoriza nossas agremiações

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Cubango na expectativa de retorno à Marquês de Sapucaí

sábado, 21 de fevereiro de 2026

A Acadêmicos do Cubango cruzou a Intendente Magalhães na madrugada de domingo, 15 de fevereiro, com um desfile emocionante pela Série Prata, reafirmando seu desejo de voltar à Marquês de Sapucaí. 

A Cubango encerrou os desfiles de domingo na Intendente Magalhães (Foto: S1 Fotografia / Divulgação Gardel Assessoria).

A verde e branca da Cidade Sorriso levou para a avenida o enredo “O menino sonhador do sertão”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine, e transformou o sertão em símbolo de resistência, fé e esperança.
O nosso enredo mostrou que enquanto houver uma criança sonhadora, sempre haverá um caminho promissor. Celebramos a força de um povo que não desiste nunca, como a comunidade do Cubango, que vive cheia de sonhos e na esperança de alcançar o seu lugar no pódio”, destacou o carnavalesco.

Encerrando a primeira noite de desfiles da Série Prata já com o amanhecer do dia, como a 14ª agremiação a se apresentar na Intendente Magalhães, a escola levou para a pista um espetáculo dividido em 17 alas, além de três alegorias e um tripé, construindo uma narrativa sensível e potente sobre a força dos sonhos que nascem no Brasil profundo.

Os primeiros raios do sol iluminaram a apresentação da Mais Querida de Niterói na passarela da Intendente (Foto: S1 Fotografia / Divulgação Gardel Assessoria).

A Acadêmicos do Cubango encerrou sua apresentação deixando na pista a certeza de que o sonho segue vivo. A comunidade agora aguarda a apuração, no dia 24 de fevereiro, com confiança e mantém firme o objetivo de retornar ao palco maior do carnaval carioca, a Marquês de Sapucaí.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Bloco Filhos da Pauta celebra 40 anos com roda de samba enredo

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026


No Domingo (22), a partir de 14h, agremiação se apresenta na Praça Zumbi dos Palmares, na Cantareira, em São Domingos. Grupo Amanhecer, intérpretes Nego e Edu Cigano, além da escola Cacique da São José, estão entre atrações

Está tudo pronto para o evento comemorativo aos 40 anos do Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta, composto por jornalistas, amigos e personalidades do mundo do samba e do Carnaval. A agremiação se apresenta na Praça Zumbi dos Palmares, na Cantareira, em São Domingos, no próximo dia 22, entre 14h e 18h, com participações especiais do intérprete Nego, um dos mais laureados do Carnaval brasileiro, do Grupo Amanhecer, do cantor Edu Cigano, a voz oficial do bloco, além dos dos segmentos da escola de samba niteroiense Cacique da São José, com mestre Talita, o cantor Gol, o compositor Soares do Cavaco e o músico Dedé do Cavaco, entre outros. Em 2026, o bloco vai fazer uma grande homenagem a 11 jornalistas com relevantes serviços prestados à profissão e ao Carnaval em geral. O evento é gratuito.

História - O 'Filhos da Pauta' é o mais antigo segmento composto por profissionais de imprensa do país, com fundação em meados de 1986, por um grupo de profissionais que trabalhavam no diário impresso 'O Fluminense', no Centro de Niterói. A proposta do bloco era proporcionar um dia de lazer e entretenimento ao grupo, em meio à atribulada rotina na redação. Com o decorrer dos anos, o bloco passou a inspirar outros segmentos temáticos, como o 'Imprensa Que Eu Gamo', no Rio, o 'Segundo Clichê', o 'Pauta Quente', em Niterói, e o 'A Pauta Caiu', em São Gonçalo. A ideia ganhou força, com a adesão, também de grandes personalidades do mundo do samba e do Carnaval, como Zé Katimba, Luiz Carlos da Vila, que compuseram hinos oficiais para os blocos, e do cantor Paulinho Mocidade, que gravou um dos primeiros sambas da agremiação, já no fim da década de 80.

Homenageados -
Todos os profissionais de imprensa homenageados são falecidos. No total são 11, como o presidente e fundador do jornal “A TRIBUNA” de Niterói, Jourdan Amora, além de Mário Dias, Ivan Costa, Paulo Freitas, Fernando Paulino, Elaine Rodrigues, Floriano Carvalho, Múcio Bezerra, Ykenga, Walmyr Peixoto e Devaldo Quintino. Numa história criada em forma de crônica, todos fazem parte de uma inusitada narrativa, em que ao saberem, no Céu, sobre a homenagem que o bloco estava organizando no Carnaval de 2026, pedem autorização divina para voltarem à terra e participarem, 'ao vivo e a cores' do desfile.

"Tudo foi feito a partir de um extenso trabalho, com a valorosa colaboração das famílias desses colegas jornalistas, dos gestores do Carnaval de Niterói e da escola de Samba Cacique da São José, com quem formamos parceria institucional, e que acabou virando a nossa 'madrinha', afirmou Sérgio Soares, presidente executivo da agremiação. A Cacique da São José, inclusive aparece, inclusive, no clipe oficial que foi gravado pelo Filhos da Pauta, no Pep Stúdio, em Niterói, tendo o intérprete Nego e Edu Cigano como vozes principais. "A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro também nos deu grande apoio, ajudando, inclusive, na organização do lançamento do samba enredo de 2026, junto com a Cacique, no Clube Central, em Icaraí, outro parceiro importante para que conseguíssemos todo esse sucesso", afirmou Renato Guima, o presidente de honra e um dos fundadores do bloco.

Afilhado -
Ao longo da preparação para o Carnaval de 2026, o 'Filhos da Pauta' também ganhou um 'afilhado': o Araribóia Cyber Bloch', também composto por profissionais da Comunicação, e que também tem o índio Araribóia como símbolo, mas com visual futurista e voltado para o mundo virtual, uma das propostas da nova agremiação. 'O batismo aconteceu exatamente na Cantareira, que a partir de 2026, é o 'berço' dos dois bloco. "Estamos muito felizes", afirmou Geraldo Araújo, presidente do Araribóia Cyber Bloch.

Outras Homenagens - Atentos ao constante trabalho de qualificação do Carnaval de Niterói, pelos gestores municipais dessa área, o 'Filhos da Pauta' decidiu incluir no clipe oficial imagens do novo sambódromo do Caminho Niemeyer, agora com percurso em linha reta, e parte integrante de um moderno sistema de transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói, em meio a um espetáculo de luzes e cores. Além da Cacique da São José, foram homenageados no clipe do 'Filhos da Pauta', a Banda Batistão, campeã da Série Ouro, e a Império de Charitas, vencedora do Grupo Especial.

Ouça o samba -
O samba do Filhos da Pauta tem autoria de Soares do Cavaco, Edu Cigano, Ari D’Adelaide, Geraldo Araújo, Marcelo do Castro, Rogerinho Pega Leve, Dudu Oliveira, Professor Laranjo, André Freitas e Evaldo Peclat Nascimento. Para ouvir o samba e ver o clipe é só clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=tZv785iolpo

Edu Cigano, um dos intérpretes do Bloco (foto: divulgação)

Engenhoca prepara seu retorno ao Carnaval de Niterói

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
colaborou: Paulinho Sants

União da Engenhoca o resgate da história.

Foi com esse lema que o GRCES União da Engenhoca retomou suas atividades no último dia 13 de fevereiro, após dois anos de inatividade, com uma festa que lotou a Praça da Paz.

A nova diretoria, liderada pelo presidente Fábio Caetano, está com muita garra e vontade de reconduzir a União da Engenhoca no cenário das grandes escolas de samba do carnaval de Niterói.

O presidente Fábio falou à reportagem da Cadência da Bateria sobre os desafios que a nova diretoria tem pela frente. "A Engenhoca é a raiz do carnaval. A comunidade estava sentindo falta da escola e decidimos regatá-la, criando uma gestão para darmos continuidade à história de quem passou por aqui e deixou seu legado. Todos estamos cientes das dificuldade, dos altos e baixos, das vitórias e derrotas, porém faz parte, e o samba tem que continuar".

A expectativa do presidente é trazer a comunidade e juntos levar a Engenhoca de volta ao topo. "Com garra, orgulho, alegria e amor voltamos para alcançar nossos objetivos, que é carregar o nome da União da Engenhoca com muita dedicação e empenho de todos, na mesma direção, vamos trazer glórias para toda nossa comunidade", declarou o presidente à Cadência.

Memória - A União da Engenhoca desfilou pela última vez em 2023, pelo Grupo C do Carnaval de Niterói. A escola ficou em terceiro lugar no grupo, mas de acordo com regulamento da época, foi eliminada do Carnaval, junto com as coirmãs Amigos da Ciclovia e Mistura de Raças, as três últimas do grupo.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Foguete não tem ré. Charitas é a grande campeã do Carnaval de Niterói. Batistão é especial.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Fundada em 2019, a Império de Charitas desfilou pela primeira vez em 2020, ainda na Rua da Conceição, se apresentando para avaliação. Aprovada, teve de esperar dois anos pelo próximo desfile. Devido à pandemia do Covid-19, só voltar a desfilar em 2022, já no Caminho Niemeyer, pelo Grupo C, e conquista o vice-campeonato. O título veio logo no ano seguinte, garantindo à escola o acesso ao Grupo B, onde fica somente um ano. Com o título em 2024, conquista uma vaga na elite. O terceiro lugar em 2025, consolida a amarelo e ouro como uma das forças do carnaval niteroiense, e título de 2026, ratifica a ascensão de uma escola que insiste em avançar.

Alessandro Português, presidente da Império de Charitas, com a taça de campeão do Carnaval de Niterói (foto: Na Cadência da Bateria)  

Charitas fez um desfile daqueles conhecidos com técnicos, quase sem erros. As únicas notas abaixo de 10, foram um 9,9 em mestre-sala e porta-bandeira, de um jurado que não deu 10 para nenhuma escola, e um 9,8 em samba enredo. Foi uma vitória de ponta a ponta. Sua principal rival, a Folia do Viradouro, se manteve empatada somente até o segundo quesito apurado, Comissão de Frente. Um 9,8 da Folia deu à Charitas a liderança isolada. A Folia ainda perdeu um décimo em samba enredo e 4 (quatro) décimos em mestre-sala e porta-bandeira. As notas baixas nesse quesito, provavelmente, pelos efeitos especiais da comissão de frente, que se apresentou antes do casal. Rojões lançavam fitas que se espalharam na avenida e se enrolaram nas penas da porta-bandeira, limitando seus movimentos.

A Souza Soares, tradicional agremiação do carnaval da cidade, fez um desfile coeso, leve e com boa evolução. O bom samba, aconteceu na avenida, garantindo à escola de Santa Rosa o terceiro lugar. A Alegria da Zona Norte, com um enredo em homenagem às Mães ficou em quarto.

Do quinto ao último lugar, todos as escolas sofreram punições previstas no regulamento. A Experimenta da Ilha perdeu 0,5 pontos por infringir o Artigo 22 (Inciso I, ítem A).

A sexta colocada, Império de Araribóia ultrapassou o limite de tempo para desfile em 57 segundos e foi punida com 0,5 pontos (Artigo 14, inciso I), a Magnólia Brasil, sétima colocada, também estourou o tempo, mas em 3 minutos e 46 segundos, causando a perda de 0,7 pontos. A escola do Fonseca ainda foi penalizada em 0,5 pontos por infringir o Artigo 21 parágrafo único e outros 0,5 por não cumprir o Artigo 22, parágrafo 6º.

Império de Araribóia e Magnólia Brasil apresentaram recursos, mas foram indeferidos.

A Sabiá, que havia subido para o Grupo Especial, foi rebaixada. A escola da Vila Ipiranga, que teve apenas duas notas 10, um em bateria, outro em harmonia, ainda perdeu um ponto por descumprir o Artigo 22, parágrafo 6º e inciso I, ítem A.

BATISTÃO É ESPECIAL

Depois de conquistar ótimas colocações nos últimos anos, inclusive dois vice-campeonatos, a Banda Batistão finalmente conseguiu seu acesso ao Grupo Principal. O enredo em homenagem ao santo guerreiro, São Jorge, rendeu um ótimo desfile à queridinha do Barreto e um merecido campeonato.

Presidente Sandro, da Banda Batistão, comemorou muito a chegada da escola do Barreto na elite do carnaval de Niterói (foto: Na Cadência da Bateria)  

A Garra de Ouro, também cotada para o título, fez um desfile grandioso e ficou com o vice-campeonato. A Combinado do Amor, com a reedição de Ubuntu, ficou em terceiro e a Região Oceânica, em quarto. Prejudicada pela pane do som da avenida, logo no início da sua apresentação, a verde e branca praiana foi para a apuração respaldada pelo parágrafo primeiro do Artigo 16 do regulamento: “Caso ocorra falta, parcial ou total de energia elétrica e/ou de som na pista, a Agremiação cujo primeiro componente já tiver ultrapassado a faixa demarcatória de início de desfile, deverá continuar a sua respectiva apresentação normalmente, sendo que os julgadores poderão descer até a pista, para avaliarem a referida Agremiação. Caso não seja possível uma avaliação técnica da Agremiação, a mesma não será rebaixada”. Mas não foi preciso evocar o regulamento, já que, mesmo com a falha no som, a escola sustentou a harmonia, favorecida pelo samba popular ‘É Hoje’, reedição da União da Ilha de 1892, cantado até pelas arquibancadas. A Oceânica ainda perdeu 0,5 pontos por infringir o artigo 22, inciso 1º, item B.

Também com uma reedição da União da Ilha, a Festa Profana de 1989, a Unidos do Sacramento ficou na quinta posição.

Em sexto, a Tá Rindo Porquê perdeu 0,5 pontos por infringir o artigo 22, Inciso 1º, item B.

A Cacique da São José, que abriu os desfiles do grupo na sexta-feira, 06 de fevereiro, perdeu 0,5 pontos por infringir o artigo 22, parágrafo 6º, mas se manteve no grupo.

Última colocada e rebaixada para a Série Prata em 2027, a Paraíso da Bonfim perdeu um ponto por infringir o Artigo 22, Inciso II, item B.

SÉRIE PRATA - Devido ao cancelamento dos desfiles de domingo, dia da apresentação das escolas da Série Prata, ficou definido que não haverá acesso e rebaixamento, todas as escolas permanecerão no grupo em 2027, inclusive a Data Vênia Doutor, única escola a desfilar.

Em nota divulgada durante a apuração, o apresentador do evento, Wanderlei Borges informou que: “qualquer ajuste estrutural futuro será tratado com responsabilidade, diálogo e construção coletiva entre a Neltur, a Comissão de Carnaval e os presidentes das escolas de samba, sempre com base em critérios técnicos e regulatórios, e será comunicado oficialmente no momento adequado. Além disso, as escolas que integraram o Grupo de Avaliação em 2026 terão prioridade nas inscrições para o Grupo de Avaliação de 2027, desde que cumpram integralmente todos os critérios estabelecidos no edital”. 


ENTENDA OS ARTIGOS QUE PENALIZARAM AS ESCOLAS

Artigo 14, inciso I: O tempo de desfile para cada Agremiação será conforme especificado abaixo: I - GRUPO “ESPECIAL”: Máximo de 40 (quarenta) minutos e mínimo de 35 (trinta e cinco) minutos;

Artigo 16: O desfile de cada Agremiação se iniciará no momento em que por ordem da coordenação Artística do Desfile, for acionado o cronômetro e terminará no momento em que o último componente e/ou alegoria da Agremiação desfilante ultrapassar a faixa demarcatória do final de desfile. Parágrafo primeiro. Caso ocorra falta, parcial ou total de energia elétrica e/ou de som na pista, a Agremiação cujo primeiro componente já tiver ultrapassado a faixa demarcatória de início de desfile, deverá continuar a sua respectiva apresentação normalmente, sendo que os julgadores poderão descer até a pista, para avaliarem a referida Agremiação. Caso não seja possível uma avaliação técnica da Agremiação, a mesma não será rebaixada.

Artigo17.  A Agremiação que não desfilar no tempo estabelecido neste regulamento sofrerá a seguinte penalidade:
I. Perda de 0,5 (zero, cinco) ponto para o primeiro minuto excedente;
II. Perda de 0,1 (zero, um) ponto a partir do segundo minuto excedente;
III. Perda de 0,5 (zero, cinco) ponto para o primeiro minuto faltante para o tempo mínimo de desfile exigido;
IV. Perda de 0,1 (zero, um) ponto a partir do segundo minuto faltante para o tempo mínimo de desfile exigido.

Artigo 21, parágrafo único: “Cada Agremiação indicará 1 (um) representante do grupo Especial, série ouro e série prata, até 26 de novembro de 2025, até as 16hs na sede da NELTUR, que acompanhará a Comissão de Concentração até o início do desfile de sua Agremiação. A Agremiação que não apresentar o representante na data estabelecida acima, terá a perda de 0,5 ponto no cômputo geral das notas, além de 5% do valor de subvenção do ano posterior. O indicado deverá assinar a lista de presença ao chegar no Caminho Niemeyer, a responsabilidade pela aferição das assinaturas na lista de presença, será da Comissão de Concentração, apresentando ao final de cada desfile a lista ao Diretor Artístico, que encaminhará a mesma a empresa gestora do carnaval”.

Artigo 22, inciso I, ítem a) GRUPO ESPECIAL - desfilar com o mínimo de 400 (quatrocentos) componentes;

Artigo 22, inciso I, item b) SÉRIE OURO - desfilar com o mínimo 300 (trezentos) componentes;

Artigo 22, inciso II, item b) SÉRIE OURO - desfilar com no mínimo 10 (dez) baianas (gênero feminino) vestidas com fantasias iguais;

Artigo 22, parágrafo sexto: É obrigatório que cada carro alegórico tenha 4 (quatro) diretores de alegoria identificados através de camisa/blusão pela agremiação. Inclui-se neste artigo, tripé, quadripé e carro alegórico, cumprindo a resolução da CBMERJ.

VEJA COMO FICARAM OS MAPAS DAS NOTAS DO GRUPO ESPECIAL E SÉRIE OURO:







quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Niterói já vive a folia de Momo

quarta-feira, 04 de fevereiro de 2024

A folia de Momo já tomou conta de Niterói com muita alegria e animação por toda cidade dos blocos de ruas. Na próxima sexta-feira, dia 6/2, começam os desfiles das escolas de samba no Caminho Niemeyer e a realização de 34 Carnavais em bairros. 

Surdos, repiques e tamborins afinados para o início dos desfiles na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro (foto: acervo Cadência da Bateria).

A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo-, responsável pelo Carnaval Niterói 2026, está voltada, totalmente, para toda estruturação destes desfiles, trabalhando em sintonia com outros órgãos, secretarias e instituições municipais e estaduais, garantindo total segurança dos foliões, em seus vários aspectos.

A programação dos blocos carnavalescos e dos carnavais dos bairros é extensa. Os desfiles e as festas, são espalhados por muitas ruas, em bairros de todas regiões da cidade, contemplando foliões adultos e infantis, contagiando todo tipo de público que, em Niterói pode brincar seu Carnaval em clima de tranquilidade e com toda sua família.

Para André Bento – Presidente da Neltur -, esse trabalho de planejamento e a estruturação do Carnaval como um todo, com folia por toda cidade, é muito relevante, visto que garantir ao folião segurança é fundamental, além de lembrar que a cidade ainda faz os Desfiles das agremiações niteroienses, o ponto alto da festa. “O folião que escolhe Niterói para brincar o Carnaval dispõe de um grande esquema de segurança, seja nas ruas, durante os desfiles dos blocos, nos pontos dos carnavais nos bairros ou ainda na área dos Desfiles das Escolas de Samba, o ponto alto de nossa grande festa carnavalesca, de sexta até domingo (6 a 8/2), na Passarela do Samba, do Caminho Niemeyer, onde todos podem assistir também um belíssimo espetáculo do carnaval raíz de nossa cidade. Convido a todos curtirem este período de festa momesca em Niterói, há folia por todo lado com muita alegria para moradores, visitantes e turistas”, destacou Bento.

Testes - A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) fará o teste de iluminação e som, dia 5/02, quinta-feira, às 19h, na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói. Pela primeira vez em linha reta, a Passarela terá iluminação especial para cada escola e, também, todos os equipamentos do arquiteto Oscar Niemeyer no próprio local do desfile, o Caminho Niemeyer, terão iluminação especial.
Estarão presentes, o presidente da Neltur, André Bento e o Presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira.

Pelo link https://visit.niteroi.br/carnaval2026/, na página @nelturoficial ou pelas redes oficiais da Prefeitura de Niterói o folião poderá conferir a programação completa e atualizada com datas, horários, locais e pontos dos bairros onde haverão festas de Carnaval.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Cacique fecha preparação e planeja desfile histórico em Niterói em 2026

terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

A escola de samba Cacique da São José fechou a preparação para o desfile oficial no Carnaval de 2026, onde será a primeira a se apresentar, no novo percurso em linha reta criado pelos gestores da folia no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. A vermelha e branca, primeira da Série Ouro a desfilar na próxima sexta-feira (6), reuniu seus segmentos e mostrou um pouco do que preparou, no ensaio da coirmã, Bugres do Cubango, na Praça do Bumba, no Viçoso Jardim, no último domingo (1). (foto: divulgação GRES Cacique da São José)

Campeã do antigo Grupo C do Carnaval de Niterói no ano passado, a Cacique aposta em um ousado plano de desfiles, em que foi buscar na vida e na obra do baixista e produtor musical Arthur Maia a inspiração para tentar levar para o Fonseca, na Zona Norte de Niterói, mais um título. 

No último fim de semana, as fantasias que serão usadas pelos componentes na histórica apresentação foram ensacadas, para serem entregues até sexta-feira. (foto: divulgação GRES Cacique da São José)

A diretoria da escola e o grupo de trabalho estão confiantes em uma grande apresentação, onde serão mostradas as diferentes fases da vida do músico, compositor e instrumentista. "Os figurinos da Cacique da São José vêm desse cuidado: cada cor, cada detalhe tem história, tem música e emoção. Não é fantasia por fantasia, é uma história viva que construiremos juntos na avenida", afirmou o carnavalesco Renato Figueiredo, que encabeçou o 'time' de criação da vermelha e branca.

O trabalho de preparação da escola começou no mês de abril de 2025, logo após a conquista do título do Grupo C, atual Série Prata. A integração entre os criadores do enredo e familiares de Arthur Maia, além de ser fundamental para o desenvolvimento do tema, acabou trazendo também muitas adesões ao projeto, não só dos sambistas, mas também de representantes da classe artística. "Estamos muito felizes com essa grande homenagem e a família estará em peso nesse grande dia. Gratidão aos segmentos da Cacique e à diretoria", disse Mauro Maia, irmão do artista, que esteve presente no evento do fim de semana na Praça do Bumba. A Cacique da São José foi uma das convidadas do ensaio dos segmentos da Bugres do Cubango, que se apresentará para avaliação no próximo domingo (8).

A diretora executiva da Cacique, Mônica Miranda, ressalta que a escola aposta em fazer apresentação marcante dentro da história e tradições da escola, graças a um planejamento elaborado, nos mínimos detalhes, e com todos os processos consolidados com sucesso. "Fizemos muita coisa. Além de profissionais qualificados, modernizamos nosso patrimônio no barracão. Temos fantasias novas e lindas", comemora".

Pensando no futuro -
A escola está focada na apresentação de 2026, mas já existem movimentações na diretoria não apenas para a avaliação de todo trabalho realizado, mas no Carnaval de 2027. Logo após o desfile em homenagem Arthur Maia, além de começar a analisar algumas sugestões de enredo, a escola definirá o grupo de trabalho. A tendência, em princípio, é manter a chamada 'espinha dorsal', mantendo quem correspondeu às expectativas.

Série Ouro 2026 tem ingressos esgotados e garante Sapucaí lotada mais uma vez

terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

A Marquês de Sapucaí estará mais uma vez completamente lotada para os desfiles da Série Ouro do Carnaval 2026.

A União de Maricá se apresenta no sábado, 14 de fevereiro (foto: Liga RJ/S1 Comunicação)

No início da tarde desta segunda-feira (2), foram vendidas as últimas unidades de ingressos disponíveis para a sexta-feira, 13 de fevereiro, garantindo casa cheia nos dois dias de apresentações organizadas pela Liga RJ.

Os ingressos para o sábado, 14 de fevereiro, já estavam esgotados há cerca de duas semanas, restando apenas uma pequena carga para a sexta-feira, que agora também teve sua venda totalmente encerrada. Com isso, a Série Ouro repete o sucesso de público dos últimos anos e consolida sua força junto aos foliões e amantes do carnaval.

A Vigário Geral encerra a primeira noite de desfiles (foto: Liga RJ/S1 Comunicação)

O presidente da Liga RJ, Hugo Junior, comemorou o resultado e destacou a importância da resposta do público. É motivo de muito orgulho ver a Série Ouro com ingressos esgotados novamente. Isso mostra o crescimento do nosso carnaval, o trabalho sério que vem sendo feito pelas escolas e o interesse cada vez maior do público em prestigiar grandes desfiles na Sapucaí”, afirmou o dirigente.

Confira a ordem completa dos desfiles da Série Ouro 2026:

Sexta-feira, 13 de fevereiro
1ª Unidos do Jacarezinho
2ª Inocentes de Belford Roxo
3ª União do Parque Acari
4ª Unidos de Bangu
5ª Unidos de Padre Miguel
6ª União da Ilha
7ª Vigário Geral

Sábado, 14 de fevereiro
1ª Botafogo Samba Clube
2ª Em Cima da Hora
3ª Arranco do Engenho de Dentro
4ª Império Serrano
5ª Estácio de Sá
6ª União de Maricá
7ª Porto da Pedra
8ª Unidos da Ponte

Os desfiles da Série Ouro 2026 acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, a partir das 21h. A escola campeã garante acesso ao Grupo Especial, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Neltur reúne órgãos do município e do Estado para alinhar logística do Carnaval Niterói 2026

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

A estrutura do Carnaval de Niterói, que envolve 25 escolas nos Desfiles no Caminho Niemeyer, 26 carnavais de bairros e 60 (blocos) de ruas, foi a pauta do encontro que reuniu o Presidente da Neltur, André Bento, o Presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira, representantes das secretarias e órgãos municipais e estaduais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, para ajustar a logística da maior festa popular da "Cidade Sorriso", que realiza o segundo maior Carnaval do Estado.

André Bento e Paulo Bagueira receberam representantes de órgãos municipais e estaduais para o planejamento dos Desfiles de 2026 (foto: divulgação Neltur).

O Carnaval da cidade realizada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), além da montagem e estruturação e beleza dos Desfiles na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer, garante também a segurança do público e foliões nas ruas, bairros e na Passarela do Samba. Os setores envolvidos ressaltaram o planejamento desde a chegada dos foliões às arquibancadas, o funcionamento dos transportes públicos , esquemas especiais de chegada à área dos Desfiles, o deslocamentos dos carros alegóricos, serviços médicos disponíveis, a limpeza, entre outros assuntos que foram tratados na reunião, na manhã desta terça-feira (27/1), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Caminho Niemeyer.

Segurança -
Representantes da Polícia Militar, da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal destacaram como serão os efetivos nas ruas, nos acessos ao Caminho Niemeyer nos bairros. Na Passarela do Samba para os Desfiles, no Caminho Niemeyer, além do efetivo de PMs e Guardas Municipais, estarão montadas três torres de observação e seus efetivos estarão de prontidão não somente com seus homens, mas viaturas, em posicionamentos estratégicos, colocadas em pontos específicos da área dos Desfiles, cobrindo também todo seu entorno, além da cidade inteira, visto que serão 25 pontos com Carnavais de bairros, onde esse policiamento faz-se necessário, priorizando sempre a segurança do folião, que em Niterói brinca em família todo o período carnavalesco.

Trânsito - A Passarela do Samba terá 220m de extensão, com área de concentração na direção do CAT Caminho Niemeyer e dispersão no outro lado, na direção da Fundação Oscar Niemeyer. Os carros alegóricos serão deslocados na noite da Quarta-feira (4 de Fevereiro), com apoio não só dos sambistas, mas também da NitTrans (Companhia de Trânsito de Niterói), com equipe e carros de reboque para realização desse acompanhamento, garantindo assim a fluidez do trânsito da cidade, desde o início destes deslocamentos do barracão, no Barreto, até a chegada no Centro, na área de concentração, enfim todo esquema de trânsito como um todo, visando não só a realização dos Desfiles nesta área central, mas as interdições das outras ruas ondem acontecerão tanto para a realização dos Desfiles na Passarela do Samba, mas também dos blocos e os 25 pontos onde acontecerão os carnavais dos bairros.

Saúde - Na montagem da Passarela do Samba, haverão dois Postos Médicos, uma UTI Móvel (Unidade de Tratamento Intensivo) estará pronta para os deslocamentos urgentes, todo este trabalho médico terá a Coordenação do SAMU - Niterói (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Pulseiras identificadoras serão distribuídas para as crianças ao entrarem nos acessos às arquibancadas.

Iluminação - A iluminação especial que a Passarela do Samba receberá, será personalizada, seguindo o direcionamento dos técnicos de cada Escola de Samba, mudando de acordo com cada ala especificamente, cujo alinhamento está em andamento entre os sambistas e os profissionais que já trabalham na montagem da mesma. E todo o equipamento turístico que forma o Caminho Niemeyer receberá iluminação especial. Na área de concentração da Passarela do Samba haverá também um espaço, exclusivo, destinado à troca de roupas dos componentes das agremiações que desfilarão.

O Presidente da Neltur, André Bento, agradeceu a presença de todos. "Este ano estamos com essa apresentação da nova Passarela do Samba, em linha reta, aprovado pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo Presidente da Comissão do Carnaval Niterói 2026, Paulo Bagueira, atendendo a vontade dos sambistas. Com a grandiosidade dos Desfiles no Caminho Niemeyer, em três dias e uma semana antes do desfile do Rio, há uma expectativa de aumento do fluxo turístico na cidade e que movimentará toda a cadeia produtiva. Nosso Carnaval vem crescendo de forma ordenada e, essa estratégia de realizarmos os Desfiles uma semana antes do calendário oficial é benéfica para os turistas, que encontrarão aqui muita animação e um desfile que vai surpreender, além de todas as novidades do desfile oficial, teremos dezenas de blocos nas ruas e os carnavais de bairros, com muita organização, alegria e foco na segurança", destacou Bento.

Segundo Paulo Bagueira, trabalhamos para que o Carnaval seja a cada ano melhor, com três dias de Desfile, sendo uma semana antes do Carnaval oficial, procurando atingir também um público que já se encontra no Rio de Janeiro e que poderá assistir os desfiles aqui em Niterói. "Estamos muito otimistas, pois já começamos com a Banda do Ingá, na verdade nosso Carnaval é nossa maior festa, pois dura até 6 semanas, com a cidade inteira sendo bem assistida pelas forças de segurança e, esse trabalho todo tem dado um bom resultado", disse Bagueira.

O desfile no Caminho Niemeyer começa no dia 6 de Fevereiro (Sexta-feira), com abertura oficial da Passarela do Samba, às 18h, com participação da Corte Momesca e dos Blocos "Não É Não",  Asclin e o da Neltur.

Serviço:
Desfiles das Escolas de Samba do Carnaval Niterói 2026
Entrada Franca
Passarela do Samba do Caminho Niemeyer
Dias 6, 7 e 8 de Fevereiro
Endereço - Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, Centro Niterói - RJ
Horário - 20h

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Cacique da São José tem vagas '0800' abertas para desfile histórico no Carnaval de Niterói em 2026

segunda-feira, 26 de janeiro


A escola de samba Cacique da São José, agremiação da Série Ouro do Carnaval de Niterói, está com vagas abertas para o desfile oficial que está sendo organizado para apresentar, no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade, em 6 de fevereiro próximo, o enredo 'Arthur Maia, Sempre Vivo, A História do Gigante Gentil' sobre a vida e a obra do renomado músico e produtor musical.

A Cacique da São José, aposta num ousado plano de desfiles, em que foi buscar na vida e na obra do baixista e produtor musical Arthur Maia a inspiração para tentar levar para a comunidade do Fonseca, mais um título. "Será um momento muito importante para valorização e divulgação da cultura da nossa cidade muito defendida por Arthur Maia. Participar desse desfile é mais do que um momento de diversão, alegria e afeto. É fazer parte de um momento histórico na primeira escola a inaugurar o novo Caminho Niemeyer, homenageando um multiartista que nos deixou um legado muito importante!", afirmou a diretora executiva da Cacique da São José, Mônica Miranda.

O carnavalesco Renato Figueiredo, que desenvolveu o enredo sobre a Cacique da São José, mostrou parte de uma das fantasias e também de adereços que serão usados pela escola, no desfile que marcará na história do Carnaval na agremiação - como a primeira a passar pelo novo Caminho Niemeyer. “Pensar o enredo Arthur Maia, Sempre Vivo – A História do Gigante Gentil foi pensar em gente, em sentimento e em verdade. Os figurinos da GRES Cacique da São José vêm desse cuidado: cada cor, cada detalhe tem história, tem música e emoção. Não é fantasia por fantasia, é uma história viva que construiremos juntos na avenida. Se você ama Carnaval e quer fazer parte de algo especial, vem desfilar com a gente", convocou.

O carnavalesco Renato Figueiredo com as fantasias que serão usadas no desfile da Cacique em 2026 (créditos: GRES Cacique da São José)

Quem quiser desfilar, deve entrar em contato com a escola através do WhatsApp 21 99479-2233 ou escolher a fantasia e ala acessando a bio do Instagram @gres.caciquedasaojose - o canal virtual da escola no mundo virtual. Os desfilantes da escola deverão comparecer à concentração da escola, no Caminho Niemeyer, às 18h, no dia 6 de fevereiro.

Fantasias 0800
- Ainda há fantasias disponíveis para a Ala 7 (O Educador Musical), para a Ala 8 (A Cultura como Missão), para a Ala 10 (Reluzente Feito à Estrela Solitária) e para a Ala 10 (O Legado que Vibra).

Paixão pelo Botafogo, retratada por Arthur e pela filha, Júlia Maia, será mostrada no desfile oficial (Créditos: Acervo da Família Maia)

As fantasias são gratuitas e quem desfilar com a Cacique poderá realizar o sonho de participar da apresentação inaugural e histórica do Carnaval de Niterói, com o percurso em linha reta. As agremiações dos Grupos A, B e C vão se apresentar nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Será a primeira vez do espetáculo com a nova mudança estrutural, uma antiga reivindicação dos sambistas da cidade, desde que os desfiles saíram da Rua da Conceição, no Centro, onde eram realizados desde 2006, e passaram a ser organizados no Caminho Niemeyer, a partir do Carnaval de 2022.




CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Presidentes da Série Ouro reafirmam posicionamento em defesa das escolas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Reunidos em plenária realizada nesta quarta-feira (21), na sede da Liga RJ, no Centro do Rio, os presidentes e representantes das escolas de samba da Série Ouro reafirmaram um posicionamento coletivo em defesa das agremiações e da correta gestão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A decisão foi aprovada de forma conjunta pelos dirigentes, que destacaram a necessidade de preservação do caráter público do equipamento municipal.
Foto: Divulgação/Liga RJ

No encontro, ficou definido que as escolas irão oficialmente à Riotur e aos órgãos competentes para protocolar um documento com o entendimento comum do grupo sobre a gestão e o uso do Sambódromo, ressaltando que a Passarela do Samba deve atender ao interesse público e garantir igualdade de acesso às agremiações que realizam o espetáculo.

Os presidentes consideram inadmissível que a Marquês de Sapucaí seja tratada como propriedade privada, com exploração comercial de camarotes e espaços publicitários sem qualquer retorno às escolas da Série Ouro, protagonistas do Carnaval. Para os dirigentes, a prática configura enriquecimento sem causa e fere princípios básicos da gestão pública.

O posicionamento aprovado defende ainda que a Riotur atue para resguardar a natureza pública do Sambódromo, estabelecendo critérios justos, transparentes e equilibrados, que beneficiem todas as partes envolvidas e não apenas um grupo restrito.

Ensaios técnicos acontecem de sexta (23) a domingo (25) na Sapucaí


A Liga RJ promove neste final de semana os ensaios técnicos das escolas de samba da Série Ouro para o Carnaval 2026. As atividades abrem a temporada no Sambódromo, no Centro do Rio, entre sexta-feira (23) e domingo (25), reunindo as 15 agremiações do grupo em três noites de apresentações. Na sexta-feira, os ensaios têm início às 21h. No sábado e no domingo, a programação começa às 18h.

Sexta-feira
21h - Unidos do Jacarezinho
22h - Em Cima da Hora
23h - Unidos da Ponte
00h - Vigário Geral
01h - Unidos de Padre Miguel

Sábado
18h - Botafogo Samba Clube
19h - União do Parque Acari
20h - Unidos de Bangu
21h - União de Maricá
22h - União da Ilha

Domingo
18h - Inocentes de Belford Roxo
19h - Arranco
20h - Império Serrano
21h - Porto da Pedra
22h - Estácio de Sá
 
Os desfiles da Série Ouro estão programados para os dias 13 e 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.

Prefeitura de Niterói apresenta planejamento para os desfiles das Escolas de Samba de 2026

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026


A Neltur (Niterói Empresa de Turismo), órgão da Prefeitura de Niterói responsável pela organização dos desfiles das Escolas de Samba, apresentou na noite da terça-feira, 20, no Caminho Niemeyer, o planejamento para o Carnaval de 2026.

A grande novidade foi a confirmação do novo formato da pista de desfiles em linha reta, abolindo de vez o traçado em U, adotado em 2022. A passarela será construída entre o Teatro Popular e o Memorial Roberto Silveira, com a concentração próxima ao Teatro e a dispersão ao lado da edificação da Fundação Oscar Niemeyer. 

A pista reta é a grande novidade do Carnaval 2026
(imagens: divulgação Prefeitura)

No total a nova pista terá 220 metros de comprimento, com 10 metros de largura e arquibancadas com capacidade para seis mil pessoas, com expectativa de 15.000 pessoas rotativas por dia.

Os carros alegóricos serão levados para o pátio atrás do Teatro Popular, onde ficarão posicionados para entrada na avenida. Após o desfiles, regressarão para o mesmo local. O retorno para os barracões acontecerá somente depois do desfile da Série Prata.

Estrutura - Conforme já vem ocorrendo desde que os desfiles passaram a ocorrer no Caminho Niemeyer, o fator segurança tem sido umas das prioridades da Prefeitura. Haverá detector de metais para acessar a arena de desfiles e torres da Polícia Militar na área externa, além de posto de operações e pontos de identificação de crianças.

Saúde - Todo o entorno da passarela de desfiles contará com pontos de hidratação, banheiros químicos e carreta sanitária. Será disponibilizada também uma área destinada à PCD.

Vinte e cinco Escolas de Samba desfilam no Caminho Niemeyer entre os dias 06 e 08 de fevereiro.


Juliana Baroni reviverá a ex-primeira-dama Marisa Letícia no desfile da Acadêmicos de Niterói

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Faltando pouco para os desfiles das escolas de samba, a Acadêmicos de Niterói vem revelando algumas surpresas para sua estreia no Grupo Especial. A estreante na elite carioca contará com a atriz Juliana Baroni representando a ex-primeira-dama Marisa Letícia na Marquês de Sapucaí. No desfile, que homenageia o presidente Lula, a atriz reviverá a personagem que interpretou no cinema em 2009.

Juliana Baroni será Marisa Letícia no desfile da Niterói (foto: Arquivo Pessoal)

No filme “Lula, o Filho do Brasil”, lançado em 2009, Juliana viveu Marisa Letícia e, agora, a convite da diretoria da escola, estará novamente na avenida no dia 15 de fevereiro. A atriz ocupará uma posição que promete ser um dos pontos altos do desfile, com grande impacto para o público. “Comecei a estudar a vida dela naquela época e me comovi com as passagens marcantes de sua biografia. Reviver isso agora, na avenida, será mais do que especial. Desde que recebi o convite, fiquei lisonjeada, e podem aguardar fortes emoções”, revela Juliana.

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o filho do Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, a Acadêmicos de Niterói abrirá os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Duda Alves é a nova Rainha das Passistas da Região Oceânica

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

A Unidos da Região Oceânica divulgou nesta terça-feira, 13 de janeiro, quem será a Rainha que virá à frente da Ala da Passistas, no carnaval 2026. 

Maria Eduarda, a Duda, como é conhecida, já está na escola há cinco anos, mas agora assume um novo posto. "O Carnaval faz parte da minha história desde 2016, quando dei meus primeiros passos como passista na Acadêmicos do Sossego. Em 2020, abracei um novo desafio ao entrar para a ala de passistas da Região Oceânica, levando comigo amor, garra e muito samba no pé. Hoje, com imensa honra e orgulho, sou Rainha de Passistas da minha escola. Avante, minha Oceânica!", vibra a Rainha.

Para o presidente da agremiação, Ginho Marinho, é uma alegria muito grande participar desse momento de realização da Duda. "Pra mim como presidente, é muito importante participar desse momento e contribuir com essa realização dessa menina que tenho um carinho enorme e acompanho sua trajetória desde a adolescência . Estou muito feliz, foi uma escolha em conjunto entre eu, a Diretora Geral Sandrinha Barboza e a atual Rainha de Bateria e ex-Rainha de passistas Izza Barboza", disse o presidente à reportagem da Cadência da Bateria.

Evento - Duda Alves é presença certa na festa de coração das Realezas da Região Oceãnica, que acontece no próximo sábado, 17 de janeiro, na Quadra do Jacaré, com participação de todos os seguimentos, roda de samba de Alan Hiran e presença da Velha Guarda da União da Ilha. O Bloco Carnavalesco Vem Quem não é Mandado será a agremiação convidada.

A quadra do Jacaré fica na Estrada Frei Orlando, 138 - Niterói

A Unidos da Região Oceânica será a segunda escola a desfilar pela Série Ouro do Carnaval de Niterói com o enredo É Hoje", reedição do clássico da União da Ilha.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Bloco Filhos da Pauta lança enredo oficial do Carnaval 2026

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

O Clube Central, em Icaraí, Niterói, sediou, no último sábado (10), em evento de confraternização entre profissionais de imprensa, amigos e personalidades ligadas ao mundo do samba e do Carnaval. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, marcou o lançamento oficial do enredo 'Na Volta dos Onze Notáveis, Partiu Niterói!', a ser apresentado pelo Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta no Carnaval de 2026. 

Integrantes do Filhos da Pauta e da Cacique da São José na festa que reuniu jornalistas e sambistas na Zona Sul de Niterói. (foto: Fábio Gonçalves)

Atual campeã do Grupo C do Carnaval de Niterói, a escola Cacique da São José, 'madrinha' do Filhos da Pauta, também levou segmentos ao Clube Central para mostrar um pouco do enredo sobre a vida e a obra do instrumentista e produtor musical Arthur Maia. 

O intérprete Nego, um dos mais laureados do Carnaval Brasileiro, recebeu o diploma das mãos do jornalista Sérgio Soares, presidente do Filhos da Pauta. 
(foto: Fábio Gonçalves)

A festa teve participação de profissionais de imprensa de vários pontos do Estado do Rio, dos veículos especializados na cobertura do Carnaval de Niterói, a 'Cadência da Bateria' e a Rádio Web Trilogia, de setores organizados da sociedade fluminense e também da diretoria do Clube Central, que cedeu um dos salões para a realização da festa. "A proposta do Bloco Filhos da Pauta, em homenagear onze jornalistas com destacada performance, não apenas em âmbito da imprensa, mas também do mundo do samba e do Carnaval, vêm ganhando visibilidade e apoio, exatamente pela relevância do que representa, na valorização desses personagens e seu trabalho em prol da sociedade, de forma geral", enfatizou o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio, Mário de Souza.

Mário de Souza entregou os diplomas a familiares dos homenageados (foto: Fábio Gonçalves).

O Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta, apresentou o hino oficial do enredo criado para o Carnaval de 2026, que vai homenagear a vida e a obra de Jourdan Amora, Mário Dias, Ivan Costa, Paulo Freitas, Fernando Paulino, Elaine Rodrigues, Floriano Carvalho, Múcio Bezerra, Ykenga, Walmyr Peixoto e Devaldo Quintino, todos já falecidos. O tema é uma bem humorada história em que os homenageados, ao saberem, no céu, da homenagem que receberiam no Carnaval, voltam à terra para participar do histórico desfile de 2026

Os jornalistas, Luiz Eugenio, da Cadência da Bateria, e Paulo Viana, da Rádio Trilogia, também marcaram presença (foto: Fábio Gonçalves).

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega de diplomas, como o nome dos jornalistas homenageados, aos familiares, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ. "Estamos trabalhando desde abril do ano passado nesse projeto, com a proposta que objetiva, também, dar a devida visibilidade à história desses profissionais tão marcantes, todos também ligados à Niterói", declarou o presidente executivo do Filhos da Pauta, jornalista Sérgio Soares.

Madrinha - Emoção também não faltou durante a apresentação da escola de samba Cacique da São José, madrinha do bloco, ao entoar o hino oficial do enredo "Arthur Maia Sempre Vivo – A História do Gigante Gentil", para o Carnaval de 2026, na voz do intérprete Rodrigo Gol. Representando segundo casal da escola, João e Lívia mostraram talento e muita empolgação na apresentação, junto com outros segmentos da Cacique, que vai desfilar no próximo dia 6 de fevereiro, no Caminho Niemeyer, com uma grande homenagem ao baxista Arthur Maia, falecido em dezembro de 2018, de infarto, aos 56 anos. "Trabalhamos para fazer mais um grande desfile, esperançosos também em conquistar o bi-campeonato", afirmou a diretora executiva da Cacique, Mônica Miranda.

Desfile - Criado por jornalistas há 40 anos, o Filhos da Pauta que tem Araribóia, fundador de Niterói, como símbolo de seu pavilhão, vai fazer a abertura dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, no próximo dia 7 de fevereiro. Depois, voltam a se reunir em 22 de fevereiro, no primeiro domingo após os festejos oficiais do Carnaval em todo país, para um mini desfile, que será precedido por uma roda de samba, com apresentação do Grupo Amanhecer e convidados, na praça Jornalista Betty Orsini, no Centro de Niterói, ao lado do Edifício Tower 2.000. Os dois eventos terão a participação do intérprete Nego, o grande convidado do Filhos da Pauta, que fará 'dobradinha' com Edu Cigano, intérprete oficial da agremiação.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

CARNAVAL DE NITERÓI 2026. Confira as fichas técnicas das Escolas do Grupo Especial

sexta-feira, 8 de janeiro de 2026

EM ATUALIZAÇÂO 

No dia 7 de fevereiro, oito escolas de samba do Grupo Especial vão disputar o título máximo do carnaval da cidade. Sabiá e Folia do Viradouro são as mais vitoriosas, com seis campeonatos cada uma. Magnólia Brasil e Alegria da Zona Norte são bicampeãs. Souza Soares e Experimenta da Ilha faturaram uma vez, já os Impérios de Araribóia e de Charitas ainda buscam o título inédito. Confira o enredo e as fichas técnicas de todas elas:

EM ATUALIZAÇÂO
1- SABIÁCADÊNCIA
bairro: Fonseca
cores: verde e branco
CADÊNCIA
A segunda escola de samba mais antiga de Niterói, de volta ao grupo principal, após conquistar o Grupo B em 2025, vai em busca do seu 7º título entre as grandes escolas da cidade. A verde e branca da Vila Ipiranga, abre a noite de desfiles apresentando o enredo “Táwapayêra – A Mística Amazônia e a Luta pela Sobrevivência”, um tributo à força espiritual da floresta e à luta incansável dos povos originários que nela habitam há milênios.
CADÊNCIA
Presidente: 
Vice-presidente:
Carnavalesco: 
Diretor de Carnaval: 
Diretor de Harmonia: 
1º Casal MS & PB: 
Bateria: Mestre Felipe
Intérprete: 
Diretor de Passistas: Anderson Magalhães
CADÊNCIA

2- IMPÈRIO DE ARARIBÓIACADÊNCIA
bairro: São Lourenço
cores: verde e branco
CADÊNCIA
A Império de Araribóia, será a segunda escola a desfilar com o enredo “YVÁ OIKÓ RUPI – O Céu que Vive ao Nosso Redor”, assinado pelo artista plástico e designer Levi Cintra, com pesquisa e texto do enredista Raphael Homem. O enredo é um convite a olhar para o alto, e enxergar o que nos habita por dentro. Inspirado na cosmovisão Tupi-Guarani, o Império traça uma travessia pelas constelações indígenas, onde cada estrela carrega um mito, uma memória, um ensinamento.
CADÊNCIA
Presidente: Phillipe William
Carnavalesco: Levi CintraCADÊNCIA
Diretor de Carnaval: Bruno Mendonça
Diretor de Harmonia: Renato 
1º Casal MS & PB: Negreiro e Gislaine
Mestre de Bateria: Gabriel Timbalada
Intérprete: Alfredinho CintraCADÊNCIA


3. IMPÉRIO DE CHARITAS
bairro: CentroCADÊNCIA
cores: Branco e amarelo ouro
CADÊNCIA
Terceira escola da noite, a Império de Charitas, depois de um belo desfile em 2025 com tema de forte apelo religioso, desta vez optou por uma homenagem, "Mestre Pablo - O Sonho de um menino", é o título do enredo, sobre um dos grandes mestres de bateria da atualidade. Segundo a escola, esse enredo começou a ser trabalhado logo após o final do carnaval de 2025, cada passo foi preparado com carinho e dedicação para emocionar a avenida.CADÊNCIA
CADÊNCIA
Presidente: Alessandro Alves, Português
Vice-presidente: João Perigo
Carnavalesco: João PerigoCADÊNCIA
Direção de Carnaval: Bianca Neves e Saulo Poeta
Departamento de Carnaval: Caroline Nabila e Jane
Diretor de Harmonia: 
1º Casal MS & PB: Robson e Thainá CADÊNCIA
2º Casal MS & PB: João Gabriel e Luma
Bateria: Mestre Domênico Mônaco
Coreógrafo Comissão de Frente: Allan Carvalho
Diretor da Ala de Passistas: Renato Metello
Intérprete: Thiago Santos
Compositores: João Perigo, Saulo Poeta, Douglinhas Campos, Português, Willian do Cavaco, Bianca Neves e Marquinhos do Império.


4. ALEGRIA DA ZONA NORTE
bairro: FonsecaCADÊNCIA
cores: verde, vermelho e branco
CADÊNCIA
Da Bernardino chega a quarta escola da noite. Com dois títulos no grupo principal a Alegria da Zona Norte promete emocionar mais uma vez a avenida com o enredo “A benção minha mãe”. No ano passado, a tricolor do Fonseca já havia feito um desfile comovente sobre o autismo.
CADÊNCIA
Presidente: Chaynne Santos
Vice Presidente: Bira Alegria 
Carnavalesco: Alex Santos
Intérprete: Bebeto PortoCADÊNCIA
Rainha de Bateria: Josiane Codeço
Direção Geral de Harmonia: Fabiano 
Direção de Carnaval: Rocha e Ygor
Diretores Executivos: Rafael Lopes, Ruan Macena, Leonardo Velozo, Aloísio e Raíssa
Diretora Ateliê: Viviane Oliveira CADÊNCIA
Diretora Ala das Crianças: Tatiane Oliveira 
Diretora Financeira: Adriana Velozo 
Diretor de Barracão: Claudinho 
Mestre de Bateria: Thiago PapaCADÊNCIA
Presidente da Bateria: Manobo
Presidente Velha Guarda: Ivan
Diretora Baianas: Bárbara e Deisimar 
Mestre Sala e Porta Bandeira: Yago Silva e Manuela Cardoso 
Coreógrafo Comissão de Frente: Brayan Estarneck 
Diretora de Passistas: Myrian Costa
Diretor Musos: Rodrigo SantosCADÊNCIA


5. SOUZA SOARES
bairro: Santa Rosa
cores: verde e branco
CADÊNCIA
Quinta escola da noite, a Souza Soares, tradicional agremiação da Rua Lions, em Santa Rosa, preparou um enredo dedicado à Orixá Oxum. O título é “Ipeté de Oxum”. O Itapé, pode ser tanto o nome de uma comida especial e sagrada, quanto o nome da festa anual dedicada à Oxum em casas de candomblé.
CADÊNCIA
Presidência: 
Carnavalesco: 
Diretor de Carnaval: 
Diretor de Harmonia: 
1º Casal MS & PB: 
CADÊNCIA




6. FOLIA DO VIRADOUROCADÊNCIA
bairro: Santa RosaCADÊNCIA
cores: vermelho e branco
CADÊNCIA
"Ao país e ao respeitável público: Dom Obá voltou", é o título do enredo da Folia do Viradouro, sexta escola a desfilar. O tema de autoria do carnavalesco Bruno Faria, narra a trajetória um menino que nasce na comunidade
do complexo do Viradouro, em Niterói. No universo contemporâneo das favelas, Obá Santa Rosa, se inspira e se conecta às lideranças negras do passado, é batizado no Axé e se transforma em voz ativa nas ruas, nas redes e nas escolas. 
A vermelha e branca de Santa Rosa é a maior vencedora do carnaval niteroiense após sua revitalização, em 2006. São seis conquistas, a primeira em 2012 e a última no ano passado.
CADÊNCIA
Presidente: Paulo Roberto
Vice presidente: Marcelo Serpa
Diretores de Harmonia: Gilson Nunes, Sheila Chagas e Duda Costa
Diretor de Carnaval: Jorginho da União
Diretor de barracão: Gilvan de Oliveira
Diretora de Atelier: Jane
Bateria: Mestre TizilCADÊNCIA
1º Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira:
Kaylane e Wagner
Rainha de Bateria: Pâmela Nascimento (Gordelícia do Samba)
Autor do Enredo: Bruno Faria
Carnavalesco: Bruno FariaCADÊNCIA
Diretor de Ala de Baianas: Lindalva
Diretor de Ala de Passistas: Pâmela Nascimento
Intérprete: Alexandre SimpatiaCADÊNCIA
Compositores: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza, Vinícius Xavier 
 CADÊNCIA
7. MAGNÓLIA BRASIL
bairro: Fonseca
cores: Azul e branco
CADÊNCIA
A Magnólia Brasil, atual vice-campeã do carnaval de Niterói, será a penúltima escola a desfilar com o enredo, 'A minha alegria vai vencer o mal: a utopia do carnaval'. Na batida da bateria, no giro das baianas, no canto do povo, a azul e branca do Fonseca vai propor um mundo onde o amor é lei, a cultura é escudo e o carnaval é cura.

Presidente: Paulo Renato
Presidente de Honra: Jair PP
Vice-Presidente: Sérgio Figueiredo
Carnavalesco: Roberto Oliveira
Diretor de Carnaval: Jocimar Gonçalves (Bobby Brown)
Diretor de Harmonia: Sérgio Carvalho CADÊNCIA
Coreógrafo da Comissão de Frente: Stela Maris Sant'Ana
1º Casal MS & PB: Wanderson Orelha e Bárbara Falcão
2º Casal MS & PB: Vitinho de Jesus e Elisangela Alves
Mestre de Bateria: Badico BrasilCADÊNCIA
Rainha de Bateria: Daniela Garrido
Intérprete: Marcelinho AlvesCADÊNCIA

8. EXPERIMENTA DA ILHA
CADÊNCIA
bairro: Ilha da Conceição
cores: azul e amarelo
CADÊNCIA
Presidência: 
Carnavalesco: 
Diretor de Carnaval: 
Diretor de Harmonia: 
1º Casal MS & PB: 
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Magnólia Brasil - Campeã 2020

Magnólia Brasil - Campeã 2020

Alegria da Zona Norte - Bicampeã 2019

Alegria da Zona Norte - Bicampeã 2019

Alegria da Zona Norte - Campeã 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã 2018

Folia do Viradouro - Campeã 2015

Folia do Viradouro - Campeã 2015