_____________________________________
Sossego e Oceânica. Em se plantando tudo dá
por João Perigo
O carnaval de 2017 será indiscutivelmente um grande marco para a Acadêmicos do Sossego. Após anos afastada dos desfiles da Marquês de Sapucaí (após a tranferência do Grupo B para a Estrada Intendente Magalhães) finalmente a azul e branca do Largo da Batalha estará de volta à passarela do samba.
Não bastasse toda essa euforia, a co-irmã niteroiense Unidos da Região Oceânica irá prestar uma homenagem justa à memoria dessa grande escola. Em seu desfile pelo grupo principal da cidade, a verde e branca irá reeditar o samba que rendeu o primeiro campeonato do Grupo Especial de Niterói ao Sossego, em 1986: “Em se plantando tudo dá”, de autoria de Bichinho, Adilson Andrade e Ademir Magalhães.
Em entrevista, o diretor de Carnaval das duas agremiações, Almir Junior, nos adiantou alguns detalhes do desfile: “Estamos de quadra nova, um bem incalculável, teremos novidades do início ao fim… Será um desfile emocionante para quem não teve a oportunidade de estar presente em 86 e haverá uma grande homenagem no final do desfile ao Acadêmicos do Sossego”, conta.
O antológico e arrebatador desfile da década de 80 contou com 2.800 componentes, 170 ritmistas sob o comando de Mestre Daniel, 4 alegorias e 15 tripés. O enredo originalmente foi desenvolvido pelo carnavalesco Équio Reis e se chamaria “Pindorama era legal até a chegada de Cabral”, no entanto a escola entendeu que seria melhor utilizar “Em se plantando tudo dá”, pois havia desfilado recentemente com um enredo sobre Pindorama.
Em entrevistas à época, Équio explicou o enredo como “uma crítica ao brasileiro, que quer tanto provar que sabe fazer o que todo mundo sabe, que acaba se esquecendo de fazer o que é nosso. O enredo fala do Brasil desde a colônia até a Nova República.” Apesar de passados 30 anos é impressionante como o enredo e o samba se mostram atuais, perante nossa situação política e social, Almir nos contou ser esse um dos motivos para a escolha do enredo.
Para 2017, a Unidos da Região Oceânica virá com números menores que os de 86, mas não menos alegria e empolgação. Os ensaios estão rendendo muito bem em canto e evolução e houve uma excelente aceitação da comunidade pela reedição. Apesar de desfilarem em Cidades diferentes, geograficamente as escolas são próximas, o que facilita um grande intercâmbio de diretores e desfilantes. Até mesmo antigos componentes do Sossego estão procurando a escola para desfilar,
Podemos esperar um grandioso desfile da Região Oceânica na terça feira de carnaval na Rua da Conceição, em um espetáculo que sera emocionante tanto para aqueles que irão reviver a emoção de 30 anos atrás, como para aqueles que irão vive-la pela primeira vez.
_________________________________________________________________________________
João Perigo é compositor e pesquisador do carnaval.
Autor do livro "Carnaval de Niterói - O Resgate das Memórias Esquecidas", onde realiza um estudo sobre a história do carnaval niteroiense, especialmente dedicado a Combinado do Amor, Souza Soares, Sabiá e Corações Unidos.
Na Cadência, João vai abordar os sambas enredo e a sua relação com a memória do carnaval.
Na Cadência, João vai abordar os sambas enredo e a sua relação com a memória do carnaval.
0 comentários:
Postar um comentário