sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
domingo, 16 de fevereiro de 2025
Grupo Na Cadência da Bateria lança Ranking das Escola de Samba de Niterói
domingo 16 de fevereiro de 2025
A cinco dias dos desfiles oficiais das Escolas de Samba de Niterói, o site Na Cadência da Bateria, veículo especializado no Carnaval de Niterói, cobrindo suas agremiações desde a revitalização, em meados dos anos 2000, elaborou um ranking de classificação das escolas de samba.
O ranking foi criado com dados coletados a partir de 2006, ano da revitalização dos desfiles das Escolas de Samba de Niterói, período em que o grupo Na Cadência da Bateria iniciou suas atividades de cobertura do Carnaval da Cidade.
Será um trabalho contínuo e já a partir do carnaval de 2025, receberá sua primeira atualização. A lista será atualizada anualmente com objetivo de incentivar cada escola de samba a desenvolver desfiles de excelência, contribuindo para o engrandecimento do nosso Carnaval.
Esclarecimentos - Entendemos a importância histórica de algumas escolas que desfilam no carnaval atual, e que tanto contribuíram para o processo de construção daquele que foi considerado o segundo melhor do país, como a Combinado do Amor, a mais antiga da cidade, e a Sabiá, primeira campeã, ambas com 3 títulos até 1995, assim como a Souza Soares campeã de 1989, a Mocidade de Icaraí, campeã em 1991,e o Bem Amado, todas de tanta tradição e dedicação ao carnaval da cidade, que só deixaram de desfilar em meados da década de 1990, devido à paralisação dos desfiles, e que certamente teriam mais pontos do que os divulgados nesse estudo, mas optamos em criar um ranking, que compreendesse esse marco de retomada dos desfiles que coincide com o início do trabalho jornalístico da Cadência junto às Escolas de Samba da cidade. No ranking estão relacionadas apenas as agremiações em atividade. Escolas inativas, mesmo as que pontuaram no período, foram desconsideradas.
Critérios - Para determinação da pontuação do ranking foi estabelecido que a escola campeã de cada ano ganhasse 10 pontos, a vice 7 pontos, a terceira colocada 5 pontos e a quarta 3 pontos. A partir da quinta colocação cada escola ganha um ponto por ter participado do grupo principal. Assim as escolas classificadas em sexto, sétimo, oitavo e assim sucessivamente, ganham também um ponto.
Observação: O Tá Mole mas é Meu teve seu nome alterado em 2018 para Paraíso da Bonfim quando já era Escola de Samba, por isso as notas foram unificadas.
Desempate - Caso haja empate entre duas ou mais agremiações, prevalecerá a escola de samba com maior número de títulos no grupo principal, caso o empate persista, será adotado o maior número de participações no grupo principal, se ainda assim houver empate será considerada a melhor posição nos desfiles.
Exemplo: Se duas escolas empataram no sexto lugar do Ranking com 30 pontos, e uma delas, a Escola 'A' tem 2 títulos no grupo principal contra um título da coirmã 'B', a Escola 'A' ficará em sexto e a 'B' em sétimo no ranking. Caso nenhuma das duas tenham conquistado título será considerado o número de participações, ou seja, a Escola 'A' participou oito vezes e a Escola 'B' apenas duas, a preferência é da Escola 'A'. Se ainda houver empate, passará a valeu a melhor classificação da escola em todas as sua participações do grupo principal, ou seja, uma escola que tenha sido terceira colocada em um dos seus desfiles na elite fica à frente de outra que teve sua melhor classificação um quinto lugar, por exemplo.
Curiosidades - Das 15 escolas presentes no Ranking em 2024, oito vão desfilar nos grupos B ou C e não pontuarão em 2025. Pela primeira vez na elite, a Império de Charitas já garante um ponto e uma vaga no próximo Ranking.
Veja como ficou o Ranking de 2024
Mais Curiosidades:
- O Cacique da São José ficou à frente do Bem Amado, ambos com 5 pontos, devido ao maior número de desfiles no grupo principal. A escola do Fonseca tem 5 participações na elite, enquanto a coirmã de São Francisco tem 3.
- Empatadas com 3 pontos e com 3 desfiles cada uma no grupo principal, a Unidos do Sacramento ficou à frente do Balanço do Fonseca devido ter conquistado melhor posição que a coirmã. A gonçalense tem uma quinta colocação em 2020, enquanto o sexto lugar no carnaval de 2008, foi a melhor colocação do Balanço entre as escolas da elite.
- Líder do Ranking, a Folia do Viradouro desde que chegou ao grupo principal em 2009, se classifica sempre entre as cinco primeiras colocadas;
- A Região Oceânica é a única agremiação em atividade na cidade que só desfilou nos grupos de escolas de samba. Só não se apresentou na elite em 2009 quando ficou licenciada e em 2011 quando esteve no segundo grupo;
- Das escolas que ainda buscam seus títulos no grupo principal, o Império de Araribóia é a que tem melhor classificação no Ranking;
- Com apenas cinco participações na elite, o Experimenta da Ilha já é campeã;
- A Sabiá foi a escola que menos tempo levou para sagrar-se campeã. Retornou à avenida em 2009 e foi campeã em 2011. A Alegria da Zona Norte foi a segunda, estreou em 2015 e ganhou em 2018.
- Atualmente no Grupo B, a Mocidade de Icaraí, conquistou 40 dos seus 48 pontos, nas suas 4 primeiras participações no grupo principal, quando conquistou o tetracampeonato.
CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA
sábado, 15 de fevereiro de 2025
Prefeitura de Niterói divulga planejamento para os desfiles e anuncia novidade na iluminação
sábado, 15 de fevereiro, 2025
O Presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), André Bento, liderou reunião de alinhamento e detalhamento da organização dos Desfiles do Carnaval Niterói 2025. A grande novidade é que a Passarela do Samba terá um sistema de iluminação com efeitos cênicos especiais na área dos Desfiles, semelhante ao sistema da Marquês de Sapucaí
Presidente da Neltur falou para Secretarias envolvidas na organização dos desfiles (foto: Ascom/Neltur)
Marcaram presença na reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (14/2), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Caminho Niemeyer, mais de 25 representantes de Secretarias e instituições envolvidas na organização do Carnaval Niterói 2025. Todos os órgãos fizeram suas ponderações, no intuito de ordenar toda a área do Desfile e o seu entorno, debatendo sobre, entrada e saída dos carros alegóricos, segurança.
O Presidente da Neltur, André Bento, ouviu cada participante durante a reunião, realizando um alinhamento decisivo nesta semana que antecede os Desfiles das Escolas de Samba, na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer. “Acabamos agora de reunir todos os envolvidos na organização dos Desfiles, dos dias 21 e 22 de Fevereiro, quando estaremos aqui no Caminho Niemeyer, com sua área para os Desfiles toda preparada para essas agremiações, quando, a partir das 19h, os Grupos B e C desfilarão e, no sábado, os Grupos A e o de Avaliação, dando oportunidade para mais agremiações comporem os Grupos das Associações de Samba da cidade. Teremos uma iluminação cênica toda especial este ano, pontos de hidratação com distribuição gratuita de água, pontos de distribuição de pulseiras de identificação para as crianças”.O Presidente da Comissão do Carnaval de Niterói Paulo Bagueira (na foto com o Presidente André) está muito animado com o processo de organização do Carnaval de Niterói que tem um governo que acredita e incentiva muito a cultura popular da cidade. “Estou muito animado com todo nosso trabalho, nosso governo acredita na cultura popular e este ano o Carnaval será o melhor, mas já sabemos que daqui pra frente ele crescerá ainda mais, ficando mais belo o espetáculo com o passar dos anos. Quando a gente modifica a data do Carnaval da cidade isso incentiva o turismo da cidade, parando assim com aquela disputa com o Carnaval do Rio. Nosso Carnaval será o segundo melhor do Brasil, já foi consagrado assim, numa das falas do escritor Jorge Amado que declarou isso um dia, e a gente está chegando lá. Quando a gente tirou os Desfiles de Carnaval da Rua da Conceição e trouxemos para o Caminho Niemeyer já foi um diferencial significativo, aqui a gente está muito próximo de uma estrutur a ainda melhor e vamos fazer, queremos acabar com as curvas do trajeto de hoje, nossos planos e que os Desfiles aconteçam percorrendo em linha reta. O que a gente via lá atrás na Rua da Conceição e o que vemos hoje no Caminho Niemeyer é um chamariz para os turistas, temos a participação do povo que chega aqui, sem nenhuma diferenciação de classe, raça, olhando aqui as agremiações e seus belos desfiles, com a Neltur tomando conta de todos os detalhes, acho que a nossa tendência e ter resultados ainda mais positivos, pra frente cada vez mais a nossa cultura popular brasileira.”, destacou Bagueira.
A Prefeitura divulgou o mapa da passarela do samba do Caminho Niemeyer que pelo quarto ano consecutivo recebe os desfiles das Escolas de Samba de Niterói (foto: Ascom/Neltur)
Segurança - O 12º Batalhão de Polícia estará com seu efetivo a postos garantindo a segurança de toda a área central da cidade, tanto nas proximidades da área dos Desfiles, como em todo seu entorno. Terão 4 torres de observação, estrategicamente posicionadas. É muito importante que os foliões se dirijam às arquibancadas sem levar nenhum tipo de material cortante.
Trânsito - A NitTrans (Companhia de Trânsito de Niterói) - manterá dez carros de reboque, além de Agentes de Trânsito trabalhando em pontos importantes onde haverão interdições, ficando espalhados não só nas proximidades da Passarela do Samba, mas também por todas as ruas do entorno no Centro.
Corpo de Bombeiros - A Corporação terá oficiais de plantão dentro da área do Desfile para quaisquer atendimentos necessários.
1ª TA RINDO POR QUE? 19h
2ª MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ - 19H40
3ª BANDA BATISTÃO 20H20
4ª PARAÍSO BONFIM 21H
5ª COMBINADO DO AMOR 21H40
6ª GARRA DE OURO 22H20
7ª SABIÁ 23H
8ª UNIDOS DO SACRAMENTO 23H40
1ª BEM AMADO 00H25
2ª CACIQUE DA SÃO JOSÉ 01H
3ª BALANÇO DO FONSECA 01H35
4ª GALO DE OURO 02H10
1ª IMPÉRIO DE CHARITAS 19H
2ª ALEGRIA DA ZONA NORTE 19H45
3ª IMPÉRIO DE ARARIBÓIA 20H30
4ª MAGNÓLIA BRASIL 21H15
5ª UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA 22H
6ª FOLIA DO VIRADOURO 22H45
7ª SOUZA SOARES 23H30
8ª EXPERIMENTA DA ILHA 00H15
2ª Bugres do Cubango 01H35
3ª Acadêmicos do Data Vênia Doutor 02H05
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Incêndio em fábrica destrói fantasias de várias agremiações das Séries Ouro e Prata e deixa feridos no Rio
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Um dos mais requisitados ateliês de confecção de fantasias e camisas para escolas de samba do Rio de Janeiro, a Fábrica Maximus, no bairro de Ramos, foi destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.
A Fábrica Maximus, em Ramos, antes do incêndio (foto: reprodução internet)
Pouco mais de duas semanas para os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu, foram as agremiações mais prejudicadas. Em notas nos seus perfis no Instagram, as escolas que desfilam na Série Ouro, divulgaram que todas as suas fantasias estavam sendo feitas na Maximus. A Unidos de Bangu inclusive já cancelou o ensaio que seria realizado logo mais no Largo de Bangu.
O Arranco do Engenho de Dentro, também da Série Ouro,
informou que algumas de suas alas estavam em produção no ateliê, assim como
alguns materiais para fantasias da União do Parque Acari. Já a Porto da Pedra informou
que havia duas alas, placas e tecidos da escola sendo produzidos no local,
alguns deles programados para serem
entregues hoje.
Da Série Prata, a Acadêmicos da Rocinha tinha 70% das suas
fantasias no Maximus., já a tradicional Portela não tinha
fantasias, mas informou que todas as camisetas e blusões da diretoria e apoio estavam sendo
confeccionadas no ateliê.
O prefeito da cidade, Eduardo Paes, determinou que as três agremiações mais afetadas não serão rebaixadas e se apresentarão no desfile da Série Ouro como hors con-cours. A LigaRJ, responsável pela organização pelos desfiles das Séries Ouro e Prata também emitiu nota sobre o incidente, destacando a importância da Fábrica Maximus, que desempenha papel fundamental no fornecimento de materiais e serve como espaço para a confecção de fantasias de diversas agremiações, e que o impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval assim como toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização.
No momento a preocupação é com o estado de saúde dos
profissionais que trabalhavam no espaço. Pelo menos 10 pessoas se feriram
gravemente.
A Cadência da Bateria, mesmo sendo um veículo que se dedica
integralmente ao Carnaval de Niterói se solidariza com as agremiações da Capital
e aos trabalhadores da fábrica.
Atualização em 13/02/25: NOTA OFICIAL - Liga RJ
sábado, 8 de fevereiro de 2025
Escolas de Samba de Niterói recebem a terceira e última parcela da subvenção do Carnaval 2025
terça-feira, 7 de fevereiro de 2025
As agremiações de Niterói já receberam da Prefeitura de Niterói, através da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), as três parcelas referentes aos valores da Subvenção paga à todas Escolas de Samba de Niterói, cuja entrega foi realizada pelo Prefeito Rodrigo Neves, na segunda-feira, 3 de fevereiro, diretamente aos Presidentes das Agremiações
O Prefeito Rodrigo Neves entregou a terceira parcela da subvenção aos Presidentes das Escolas dos Grupos A, B e C que desfilarão no Caminho Niemeyer em 2025 (Fotos - Ascom/Neltur)
Grupo A - Alegria da Zona Norte; Império de Charitas; Experimenta da Ilha da Conceição; Império de Araribóia; Magnólia Brasil; Souza Soares; Folia do Viradouro e Unidos da Região Oceânica.
Grupo B - Tá Rindo Por Quê?; Sabiá; Garra de Ouro; Paraíso do Bonfim; Mocidade Independente de Icaraí; Unidos do Sacramento; Combinado do Amor; Banda Batistão.
Grupo C - Bem Amado; Balanço do Fonseca; Galo de Ouro; Cacique da São José
Os Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos A, B, C e de Avaliação, no Caminho Niemeyer, começarão às 19h, nos dois dias (21 e 22/2). A abertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Carnaval Niterói 2025 será no dia 21 de Fevereiro, com a participação da Corte Momesca, do Bloco da CODIN ( Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres), “Não É Não” e o Bloco da Neltur.
Público - A Prefeitura calcula que cerca de 20 mil pessoas no total, entre espectadores das arquibancadas, componentes das agremiações, visitantes e turistas ocuparão a área do entorno do Caminho Niemeyer durante os dois dias de desfiles.
Para o Presidente da Neltur, André Bento, cada ação dos preparativos da organização do Carnaval de Niterói 2025 é importantíssima. “O Carnaval de Niterói a cada ano se profissionaliza mais e se consolida como o segundo maior do Rio. A Prefeitura de Niterói, através da Neltur, antecipou o pagamento das subvenções para que cada Escola de Samba se prepare cada vez melhor e, se apresentam na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer, um equipamento turístico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Dessa forma esta festa popular da cidade se consolida, a cada ano, como um produto turístico que impacta a economia criativa de Niterói, gerando empregos em vários setores como rede hoteleira, transporte, polos gastronômicos, artistas, artesãos, entre outros”, destacou Bento.
CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Paraíso da Bonfim tem novo presidente
terça feira, 4 de fevereiro de 2025
A Paraíso da Bonfim anunciou que seu atual vice-presidente, Robson Rodrigues, assume a presidência da Escola.
Ele ocupa o posto com a missão de substituir William Neves, falecido no dia 22 de janeiro. A decisão está prevista no estatuto da agremiação.
A Cadência da Bateria deseja sucesso ao novo presidente, em memória do querido William, que sempre foi um parceiro do nosso veículo.
Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência
Aconteceu na Avenida
