.

.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Grupo Na Cadência da Bateria lança Ranking das Escola de Samba de Niterói

domingo 16 de fevereiro de 2025

 A cinco dias dos desfiles oficiais das Escolas de Samba de Niterói, o site Na Cadência da Bateria, veículo especializado no Carnaval de Niterói, cobrindo suas agremiações desde a revitalização, em meados dos anos 2000, elaborou um ranking de classificação das escolas de samba.

O ranking foi criado com dados coletados a partir de 2006, ano da revitalização dos desfiles das Escolas de Samba de Niterói, período em que o grupo Na Cadência da Bateria iniciou suas atividades de cobertura do Carnaval da Cidade

Será um trabalho contínuo e já a partir do carnaval de 2025, receberá sua primeira atualização. A lista será atualizada anualmente com objetivo de incentivar cada escola de samba a desenvolver desfiles de excelência, contribuindo para o engrandecimento do nosso Carnaval.

Esclarecimentos - Entendemos a importância histórica de algumas escolas que desfilam no carnaval atual, e que tanto contribuíram para o processo de construção daquele que foi considerado o segundo melhor do país, como a Combinado do Amor, a mais antiga da cidade, e a Sabiá, primeira campeã, ambas com 3 títulos até 1995, assim como a Souza Soares campeã de 1989, a Mocidade de Icaraí, campeã em 1991,e o Bem Amado, todas de tanta tradição e dedicação ao carnaval da cidade, que só deixaram de desfilar em meados da década de 1990, devido à paralisação dos desfiles, e que certamente teriam mais pontos do que os divulgados nesse estudo, mas optamos em criar um ranking, que compreendesse esse marco de retomada dos desfiles que coincide com o início do trabalho jornalístico da Cadência junto às Escolas de Samba da cidade. No ranking estão relacionadas apenas as agremiações em atividade. Escolas inativas, mesmo as que pontuaram no período, foram desconsideradas.

Critérios - Para determinação da pontuação do ranking foi estabelecido que a escola campeã de cada ano ganhasse 10 pontos, a vice 7 pontos, a terceira colocada 5 pontos e a quarta 3 pontos. A partir da quinta colocação cada escola ganha um ponto por ter participado do grupo principal. Assim as escolas classificadas em sexto, sétimo, oitavo e assim sucessivamente, ganham também um ponto. 

Observação: O Tá Mole mas é Meu teve seu nome alterado em 2018 para Paraíso da Bonfim quando já era Escola de Samba, por isso as notas foram unificadas.

Desempate - Caso haja empate entre duas ou mais agremiações, prevalecerá a escola de samba com maior número de títulos no grupo principal, caso o empate persista, será adotado o maior número de participações no grupo principal, se ainda assim houver empate será considerada a melhor posição nos desfiles.

Exemplo: Se duas escolas empataram no sexto lugar do Ranking com 30 pontos, e uma delas, a Escola 'A' tem 2 títulos no grupo principal contra um título da coirmã 'B', a Escola 'A' ficará em sexto e a 'B' em sétimo no ranking. Caso nenhuma das duas tenham conquistado título será considerado o número de participações, ou seja, a Escola 'A' participou oito vezes e a Escola 'B' apenas duas, a preferência é da Escola 'A'. Se ainda houver empate, passará a valeu a melhor classificação da escola em todas as sua participações do grupo principal, ou seja, uma escola que tenha sido terceira colocada em um dos seus desfiles na elite fica à frente de outra que teve sua melhor classificação um quinto lugar, por exemplo.

Curiosidades - Das 15 escolas presentes no Ranking em 2024, oito vão desfilar nos grupos B ou C e não pontuarão em 2025. Pela primeira vez na elite, a Império de Charitas já garante um ponto e uma vaga no próximo Ranking.

Veja como ficou o Ranking de 2024


Mais Curiosidades:

O Cacique da São José ficou à frente do Bem Amado, ambos com 5 pontos, devido ao maior número de desfiles no grupo principal. A escola do Fonseca tem 5 participações na elite, enquanto a coirmã de São Francisco tem 3.

- Empatadas com 3 pontos e com 3 desfiles cada uma no grupo principal, a Unidos do Sacramento ficou à frente do Balanço do Fonseca devido ter conquistado melhor posição que a coirmã. A gonçalense tem uma quinta colocação em 2020, enquanto o sexto lugar no carnaval de 2008, foi a melhor colocação do Balanço entre as escolas da elite.

- Líder do Ranking, a Folia do Viradouro desde que chegou ao grupo principal em 2009, se classifica sempre entre as cinco primeiras colocadas;

- A Região Oceânica é a única agremiação em atividade na cidade que só desfilou nos grupos de escolas de samba. Só não se apresentou na elite em 2009 quando ficou licenciada e em 2011 quando esteve no segundo grupo;

- Das escolas que ainda buscam seus títulos no grupo principal, o Império de Araribóia é a que tem melhor classificação no Ranking;

- Com apenas cinco participações na elite, o Experimenta da Ilha já é campeã;

- A Sabiá foi a escola que menos tempo levou para sagrar-se campeã. Retornou à avenida em 2009 e foi campeã em 2011. A Alegria da Zona Norte foi a segunda, estreou em 2015 e ganhou em 2018.

- Atualmente no Grupo B, a Mocidade de Icaraí, conquistou 40 dos seus 48 pontos, nas suas 4 primeiras participações no grupo principal, quando conquistou o tetracampeonato.

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008