.

.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Samba em debate na OAB


Mário Dias,
Edgar Fonseca,
Sérgio Chacon,
Zé Katimba e
Ito Machado







“O Samba no Brasil” foi o tema do debate realizado na última quarta-feira (17.12.08) no auditório da OAB-Niterói, promovido pela OAB-Niterói, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio e jornal Lig. O jornalista Edgar Fonseca foi o mediador do debate que teve como palestrantes o também jornalista Mário Dias, o radialista Adelzon Alvez, o compositor Zé Katimba e presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói Ito Machado. Cada um deles falou sobre suas experiências no mundo do samba.
Já Adelzon, num dicursso bastante emocionado sobre as origens africanas pelo mundo, lembrou que o Brasil foi o país que melhor desenvolveu essa herança e de como isso se transformou num evento tão espetacular, mas que segundo ele não é tratado pelas autoridades como um evento que alavanque o turismo na cidade. Para exemplificar sua afirmação informou que Buenos Aires recebe mais turistas que o Rio de Janeiro.
Mário Dias lembrou de grandes nomes do samba como Ataulfo Alves e Herivelto Martins, do crescimento das escolas de samba e de sua importância para os meios de comunicação.
Depois foi a vez do presidente da Uesbcn, Ito Machado. O ex-presidente da Viradouro lembrou do seu passado na escola na qual ingressou como tesoureiro com apenas 16 anos. Lembrou dos motivos que decretaram o fim do carnaval da cidade em meados da década de 90 e falou sobre o processo de revitalização dos desfiles carnavalescos de Niterói, iniciado por ele e outros baluartes em 2004.
Por fim, Zé Katimba, com humor ímpar ao se apresentar, aproveitou o debate para criticar a importância que algumas figuras têm atualmete nas escolas de samba, entre elas a do carnavalesco. "Antes, o compositor tinha poder na escola, afinal a escola era de samba e não escola de alegorias e fantasias", alertou o compositor sete vezes campeão de samba na Imperatriz Leopoldinense, escola que ajudou a fundar em 1959. Ao final do evendo o presidente da Comissão de Artes, Lazer e Cultura da OAB, Sergio Chacon convidou algumas personalidades que estavam na platéia para entregar os diplomas de participação aos palestrantes. Mario Dias recebeu seu Certificado do artista plástico Floriano Carvalho, Zé Katimba do jornalista Mario de Souza e Ito Machado do apresentador do programa "Na Cadência da Bateria" e editor deste blog, Luiz Eugenio.
________________________________________
Luiz Eugenio
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015