.

.

domingo, 26 de julho de 2020

PRIMEIRA MÃO: Região Oceânica já tem enredo para o próximo carnaval

quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Unidos da Região Oceânica escolheu a Cadência da Bateria para apresentar, em primeira mão, seu enredo para o próximo carnaval. Única escola de samba de Niterói que desfilou apenas no grupo principal desde a volta dos desfiles oficiais em 2006, a verde e branca, desta vez aposta em um enredo de temática africana para a conquista do tão sonhado título. "Sawabona Shikoba. Ritual de um povo africano", é o título do enredo criado pelo carnavalesco Índio Garcia.

 "Eu te respeito e te valorizo, você é importante pra mim. Então eu existo pra você" 

A sinopse será entregue em breve, mas Índio adiantou à Cadência da Bateria o contexto geral do enredo. "Levaremos para a avenida um costume e cumprimento usado na África do Sul, por uma tribo chamada Babemba, da etnia dos Hauçás, onde em seus rituais de purificação utilizam a saudação Sawabona Shikoba. Sawabona significa 'eu te respeito e te valorizo você é importante pra mim'. Em resposta as pessoas dizem Shikoba, 'então eu existo pra você', explicou o carnavalesco.

O ritual é realizado durante dois dias pela tribo Babemba, na Africa do Sul. Sempre que alguém faz algo prejudicial ou errado eles levam a pessoa para o centro da aldeia e toda a tribo rodeia o indivíduo, e dizem todas as coisas boas que ele já fez, o erguendo até reconectá-lo com sua verdadeira natureza e identidade para lembra-lo quem realmente ele é. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro pela libertação e purificação do corpo e da alma.

A tribo 'Babemba' acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós deseja amor, paz união, segurança, perdão e felicidade, mas na busca incansável dessas coisas as pessoas cometem erros e a tribo enxerga no ritual de Sawabona Shikoba o desejo do ato coletivo bastante fraternal. Onde o respeito a união e harmonia é compartilhado. Pronunciadas juntas Sawabona-Shikoba significa "Eu sou bom". 

A Região Oceânica vai passar a mensagem de que o homem é um animal que vai mudando o mundo e depois tem de ir se reciclando para se adaptar ao próprio mundo que fabricou. "Através do ritual viajaremos em três mundos. Dos deuses e antepassados...Mundo da Natureza e o mundo dos Humanos. O amor, o respeito e o perdão será cantado na avenida. Na sinopse, a Oceânica foi buscar nos braços da Mãe Africa berço da civilização a essência da igualdade, da empatia e do perdão. Salve o manto verde da esperança e branco da paz. Afinal, Vidas importam!!!", completou Índio.

Para Ginho, o presidente da Unidos da Região Oceânica, o enredo é dos trunfos para o próximo carnaval. "Estou bastante confiante em relação a esse enredo que o Índio nos apresentou. Foi prontamente aceito por toda a diretoria", disse o presidente à Cadência.

  Expectativa para o próximo carnaval  

Mesmo diante da dificuldade imposta pela pandemia, Ginho mostra otimismo para o próximo carnaval. "Esse momento é delicado pra ficarmos pensando em carnaval, mas também não podemos desanimar totalmente e deixar tudo de lado, porque isso uma hora vai passar. Acredito que o carnaval não deva ser adiado por muito tempo, talvez um ou dois meses, e não podemos parar com o trabalho. Minha proposta, desde que eu retomei  a escola, é justamente é começar a trabalhar o mais cedo possível", informou Ginho à reportagem da Cadência da Bateria.

O otimismo é compartilhado pelo carnavalesco da agremiação. "Sawabona Shikoba está atualíssimo. Nada melhor que buscar nos braços da Mãe África a sabedoria e aprender os valores de amar ao próximo visando a aproximação de dois inteiros e não a união de duas metades. Espero que Sawabona Shikoba possa tocar e emocionar os corações de todos na avenida e a Oceânica sair consagrada da avenida. E mais forte do que nunca!!", contou Índio Garcia

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015