.

.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Sambistas de Niterói pleiteiam adiamento dos desfiles de 2024

Confecção das alegorias está comprometida

25 de janeiro de 2024

Programado para os dias 2 e 3 de fevereiro, os desfiles das Escolas de Samba de Niterói podem não apresentar o mesmo brilho dos carnavais passados devido ao péssimo estado do local destinado às agremiações para confecção dos carros alegóricos, o antigo terreno de depósito de veículos da NitTrans, no Barreto. A situação se agravou após às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

Muita lama no terreno onde as alegorias de quinze escolas de samba de Niterói estão sendo construídas (foto: Cadência da Bateria) 

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), Marcelo Serpa, sugeriu que os desfiles do Carnaval 2024 sejam adiados para os dias 24 e 25 de fevereiro. Na entrevista Serpa informa que recebeu vários relatos de profissionais que trabalham no improvisado barracão. Além da insalubridade, o lugar não conta com locais adequados para refeições, o banheiro é improvisado, há ratos e após às chuvas o espaço alagou e há risco iminente de curto-circuito impedindo que equipamentos utilizados na construção das alegorias sejam ligados.

Das 20 agremiações que se apresentarão no carnaval de 2024, 15 delas utilizam o barracão cedido pela Prefeitura e estão com seus carnavais seriamente comprometidos, devido à proximidade dos desfiles.

Segundo uma fonte da Cadência que atua no Carnaval da cidade há 15 anos, é a pior situação já vivida pelos profissionais que trabalham em barracões. Para ele o adiamento dos desfiles é imprescindível visto que não há condições mínimas para acabamento das alegorias em tempo hábil. Essa região do Barreto, onde o barracão está situado, é conhecida por enchentes severas após às chuvas, o que impossibilita a operação, por exemplo, com equipamentos de solda.

A situação é ainda mais grave para as escolas de samba que sequer têm área coberta, o que pode comprometer a estrutura de madeira. Segundo nossa fonte, no final de dezembro foi prometido a transferência dos carros alegóricos para um local melhor o que acabou não acontecendo. “Se a Prefeitura quer um espetáculo de bom nível, ela precisa adiar o desfile para o final de fevereiro ou início de março, caso contrário será um retrocesso na qualidade dos desfiles”, disse o profissional.

Algumas agremiações utilizam boxes, outras precisam confeccionar suas alegorias na área exterior, sem cobertura (foto: Cadência da Bateria)

Reincidência – Apesar dos problemas relatados, as questões negativas envolvendo os barracões das escolas de samba não é novidade. No dia 23 dezembro de 2022, a reportagem da Cadência visitou o barracão localizado no galpão do antigo Mercado Carrefour, no Centro de Niterói, espaço também utilizado como estacionamento e garagem de ônibus. O galpão já foi demolido e no seu lugar construída uma praça que faz parte da revitalização do Centro da Cidade. Na ocasião, quando faltavam menos de 50 dias para o desfile, não observamos nenhuma movimentação na construção das alegorias. Algumas sofriam com as inúmeras goteiras do teto malconservado e outras estavam amontoadas em local inundado. Há pouco mais de um ano, as reclamações eram basicamente as mesmas de hoje.

Alegoria não é Lixo - Se voltarmos ainda mais um pouco no tempo, precisamente em 2015, vamos notar um cenário semelhante. Naquela época, logo após os desfiles que aconteceram na Rua da Conceição, o barracão também funcionava em um terreno desativado da Prefeitura, no Barreto, onde pouco depois seria construída a Sede da Secretaria de Ordem Pública. As estruturas dos carros foram amontoadas na área externa da edificação e o longo tempo de exposição colaborou para a degradação das alegorias, causando grande revolta entre os dirigentes das escolas. A matéria publicada na época pela Cadência da Bateria pode ser acessada no link https://nacadencia.blogspot.com/2015/02/alegoria-nao-e-lixo.html

Promessa – Após o carnaval de 2020 surgiu a promessa da criação da Vila Viva do Samba de Niterói. O projeto similar à Cidade do Samba do Rio, seria analisado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e caso aprovado, ocuparia um terreno na Rua Indígena, com previsão de início das obras ainda para 2020. Além da confecção de carros alegóricos e fantasias, no novo espaço seriam realizados também shows e oficinas de confecção de fantasias, alegorias e adereços e formação de percussionistas, dançarinos e passistas. Entretanto, em março daquele ano a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, impactando a continuidade do projeto. O assunto voltou à tona nos preparativos para o Carnaval de 2022, mas parece ter ficado no campo das promessas.

Prefeitura pavimentou parte do terreno na tentativa de amenizar a lama causada pelas chuvas (foto: Cadência da Bateria)

Fato é que um local adequado para construção de alegorias, assim como para fantasias e adereços é fundamental para as pretensões de Niterói voltar a ter o segundo melhor Carnaval do Brasil. Cada ano que passa parece nos afastarmos mais dessa posição. E não apenas pela condição cultural ou de organização do evento em si, mas principalmente pelo respeito aos profissionais que atuam na elaboração dos desfiles. É inadmissível que após 17 anos da revitalização dos desfiles e de toda a contribuição que nossas agremiações deram e continuam dando ao cenário cultural da cidade ainda tenhamos que reivindicar um espaço minimante digno para a construção do Carnaval.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Infelizmente é sempre assim, falta de Respeito com o sambistas em geral, isso é muito revoltante, nesse país não se valoriza a maior expressão da cultura popular, o maior espetáculo da terra, infelizmente.

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015