.

.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Colunista da Cadência elege os melhores sambas do decênio

quinta-feira, 2 de abril de 2020
Na onda das enquetes sobre os melhores sambas da década, nosso colunista, André Gustavo, fez uma análise das obras musicais que desfilaram pela Sapucaí nos últimos dez carnavais, sem a pretensão de escolher o melhor, mas apontar os melhores, ano a ano, com critérios distintos das tradicionais votações populares.

Samba da Grande Rio de 2020 está na lista (foto: Dhavid Normando | Riotur)

Opinando com humildade - Os melhores sambas do decênio 2011-2020
por André Gustavo

No início de fevereiro a página virtual do jornal O Globo anunciou a vitória do samba de 2012 da Portela numa eleição popular entre 10 sambas apontados por um júri de especialistas formados pelo mesmo time do Estandarte de Ouro, como os melhores da década. Nada contra! O samba é belíssimo sim, é um dos grandes do período, sem dúvida alguma, foi uma novidade na época em termos estéticos e estruturais, ousando sair do esquema consagrado de duas partes intermediárias por um refrão principal e outro central. Não foi suficiente para levar a escola ao título, mas fez bonito entre os bambas no período pré carnavalesco, além de ter sacudido a Sapucaí com sua levada de bloco afro baiano. Tudo a ver uma vez que o enredo remetia a Bahia, falando de uma viagem da Águia a capital Salvador, conduzida pela guerreira baluarte Clara Nunes. Até aí tudo bem. O problema reside no fato do grupo Globo, sei lá por que cargas d'água cismar que a década fechadinha vai de 2010 a 2019, quando na verdade, sendo matematicamente correto, um decênio redondo vai do ano terminado em 1 até o próximo ano terminado em zero. Ou seja a chamada década de 10 do século XXI vai do ano 2011 à 2020.

Portanto, contrariando o modelo de contagem do tempo do Globo, em favor da maneira ortodoxa de fazê-lo, e aplicando meu gosto pessoal, que diverge em parte dos especialistas do referido órgão de imprensa, decidi escolher os melhores sambas dessa década de 16 escolas que desfilaram ao longo da mesma no Grupo Especial, sem a pretensão de escolher o melhor dentre todos individualmente. Após partilhar com leitores e leitoras da Cadência da Bateria a lista com minhas preferências, procuro explicar, ao menos em parte, os porquês e os critérios a respeito dos sambas escolhidos e das Escolas que figuram na mesma. Segue a relação:

Salgueiro 2016

Mangueira 2019

Portela 2020

Beija Flor 2017

Tuiuti 2018

Grande Rio 2020

Unidos da Tijuca 2019

Mocidade 2017

Vila Isabel 2013

São Clemente 2015

União da Ilha 2017

Imperatriz 2015

Estácio 2015

Império 2015

Viradouro 2016

Império da Tijuca 2014

Obs: Como critério peguei as escolas que desfilaram mais de uma vez no especial na última década. Exceção: Império da Tijuca pela injustiça que sofreu em 2014 ao passar pelo especial. Por isso fiz questão de incluir. Tanto como menção honrosa, quanto pelo samba deste ano ser lindíssimo eco mais bonito da década na minha opinião, mas também para completar 16 escolas, número que considero ideal para o desfile do Especial.

Ressalva: Embora tenha escolhido o samba de 2016 do Salgueiro, a letra original, sem as mudanças feitas pela diretoria eram não só mais adequadas ao enredo como deixava o samba mais bonito e significativo.

Ressalva 2: o samba da Vila de 2013 não apenas é o mais bonito da escola como um dos mais belos dessa década. Mas em 2017, enredo O Som da Cor, o samba não escolhido de autoria de André Diniz e Bocão, era ainda mais bonito do que este.

Ressalva 3: Algumas escolas que me deixaram em dúvida o os respectivos anos que me balançaram:

Imperatriz 2016 ( tenho certa vergonha mas confesso que gosto) e 2017 (Xingu). Mas Axé Nkenda é superior aos outros dois sim.

Império Serrano: 2016 e 2017

Estácio 2016 (essa realmente a dúvidas a permanece. Se pudesse escolheria os dois. Até porque a queda da Estácio em 2016 foi tão 8njusta quanto da do Império da Tijuca em 2014)

São Clemente 2014 (curto muito o samba da Favela dessa ano, a mas acho a homenagem a Pamplona levemente superior)

Império da Tijuca: Tudo bem! Batuk é um samba maravilhoso. Teve o lance dacinjustica que a escola sofreu que eu já citei. Mas tem um samba que balança muito meu coração e não posso deixar de reverenciar: 2015 Oxum - O Império das Águas Doces.

Farei referencia a alguns dos melhores sambas de 2011 e 2012 uma vez que não escolhi sambas desses anos entre os melhores.

2011:

- Salgueiro (O Rio no Cinema)

Sambaço embora tenha pelo menos uns três superiores na década.

- Ilha (Darwin)

Para mim o segundo melhor samba insulano dos últimos dez anos.

-Portela (Mar azul)

Salvo engano, primeira Vitória de Luiz Carlos Máximo na escola.

- Mangueira (Filho Fiel - Nelson Cavaquinho)

Uma bela ode a um baluarte da escola. Raríssimo a Manga fazer homenagem aos de casa.

2012:

- Vila Isabel (samba de Angola)

Para mim o segundo melhor do período.

- Portela (Clara Nunes leva a Portela a Bahia - É feito uma festa um ritual)

Recém escolhido por um júri misto popular/especializado o melhor samba do decênio 2010-2019, por ter iniciado um processo de mudança estética na estrutura dos sambas enredo. Polêmicas a parte, é um samba lindíssimo que, a meu ver, merece sempre ser citado ao se falar dos melhores desse período.

- Mangueira (Cacique de Ramos)

Entre 2011 e 2020 há, pelo menos, três sambas melhores que esse entre os hinos da Verde e Rosa. Nem fora o mais popular na disputa. Mas foi um dos melhores do ano ainda que inferior ao das outras duas escolas citadas.

Bom, essa é apenas a minha opinião como bamba e pesquisador de Sambas Enredo. Fiquem a vontade para opinar, concordando, discordando e, caso considerem apropriado, apresentando sua própria listagem. Divergindo ou não das minhas escolhas, terei a honra de lê-la deslumbrado.
______________________________________________________________________________







é professor, pesquisador e apaixonado por samba e carnaval, a despeito de tudo!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015