22 de novembro de 2024
A grande novidade é que o Regulamento prevê a inclusão de novas Escolas de Samba.
O Caminho Niemeyer será mais uma vez o palco dos desfiles (foto: Na Cadência da Bateria)
As agremiações que quiserem participar dos desfiles já em 2025 deverão cumprir as condições estabelecidas no Edital de Chamamento Público 005/2024 para o Grupo de Avaliação. Entretanto os interessados devem se apressar, já que o prazo para as inscrições se encerram no dia 29 de novembro.
Conforme estabelecido no Chamamento Público só serão aceitas agremiações sediadas na Cidade de Niterói e que não tenham desfilado no Carnaval niteroiense anteriormente. Sendo assim, NÃO serão aceitas agremiações que foram ELIMINADAS do Carnaval em 2023 neste credenciamento do Grupo de Avaliação do carnaval de 2025.
As Escolas de Samba credenciadas a participarem do Grupo de Avaliação se apresentarão no dia 22 de fevereiro de 2025, logo após as agremiações do Grupo A, com tempo de desfile máximo de 25 (vinte e cinco) minutos e mínimo de 20 (vinte) minutos e no mínimo 100 componentes. A escola campeã do Grupo de Avaliação, integrará o Grupo C em 2026, abrindo o desfile.
Critérios - As agremiações credenciadas não receberão subvenção ou qualquer outro tipo de repasse financeiro público para seu desfile e deverão realizar pelo menos um evento aberto na cidade correlato com o enredo de 2025, a ser comprovado através de flyer, redes sociais com links, matéria de jornal e qualquer outro tipo de comprovação da realização do evento e promover o acesso aos bens, produtos e serviços culturais, com o intuito de transmitir os saberes e práticas da ESCOLA DE SAMBA, principalmente entre as camadas da população menos assistidas, visando a difusão das manifestações e tradições culturais e a qualificação da cadeia produtiva da cultura, mediante evento presencial em forma de oficina, palestra ou exposição de caráter educativo, tendo preferencialmente como público-alvo instituições de ensino públicas ou organizações da sociedade civil.
Outra mudança significativa prevista no Regulamento é a perda, por parte das agremiações, de 5% no recebimento do valor de suas respectivas subvenções, no ano posterior, para o caso da não indicação da comissão de fiscalização até a data prevista no mesmo. Cada Escola de Samba, dos Grupos A, B e C, que desfilarão, no Caminho Niemeyer, em 2025, teve até dia 18 de novembro para fazer esta indicação.
Para André Bento, Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, as mudanças do Regulamento do Carnaval de Niterói 2025 oferecem mais transparência ao processo de crescimento desta grande festa popular da cidade. “Nós do poder público e as agremiações da cidade, estamos juntos em todo o processo de crescimento do Carnaval de Niterói, para isso estamos pensando e planejando juntos cada detalhe e todo este processo está acontecendo com a máxima transparência, fator importantíssimo nesta construção e planejamento desta grande festa popular, a segunda maior do Estado do Rio”, destacou Bento.
0 comentários:
Postar um comentário