domingo, 4 de janeiro de 2026
Tradicional reduto de sambistas niteroienses, o Largo da Batalha, das extintas Escolas de Samba, Acadêmicos do Sossego, Unidos do Gavião e Santo Inácio, está de volta ao carnaval.
No dia 12 de outubro de 2025, nasceu mais uma agremiação oriunda do conhecido reduto, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Largo da Batalha. A nova agremiação chega carregada de símbolos históricos, culturais e espirituais que representam com orgulho a identidade e a memória da região.
O presidente Almir Jardim com o casal Manoela e Fabian (foto: Acervo da Escola)
Cores - O pavilhão da escola traz as cores azul, dourado (amarelo ouro) e branco. O azul representa o manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Igreja Católica. Já o dourado homenageia Oxum, orixá das águas doces e do amor, símbolo de proteção e espiritualidade para o povo de matriz africana. O branco traduz a paz e a purificação da alma, mensagem que guia a escola em sua missão cultural e social.
O Canhão: Representando a história militar local, retirado da Vacaria pelo Exército Brasileiro em 1940.
Os Confetes: Homenagem às batalhas de confetes promovidas por centros de matriz africana.
A Lira: Instrumento ancestral, símbolo de sabedoria e memória da Banda de Percussão do Colégio Leopoldo Fróes e do antigo G.R.E.S. Acadêmicos do Sossego.
A Lança: Reverência ao líder indígena Araribóia, fundador da cidade de Niterói.
A primeira apresentação da nova escola aconteceu no dia 21/12/2025, no Espaço Vilar Chagas, no coração do Largo da Batalha. Uma noite marcada por emoção, ancestralidade e pertencimento, de uma comunidade que abraçou o projeto. Participaram da cerimônia, presidentes de blocos da região e de escolas de samba coirmãs.
A escola presidida por Almir Jardim já definiu os responsáveis de alguns segmentos para apresentação no Grupo de Avaliação em 2026. São nomes bastante conhecidos dos sambistas de Niterói que terão a missão de reconduzir o Largo da Batalha às disputas na avenida:
A Direção de Carnaval ficará sob responsabilidade de Márcia Silva e Olenir Silva, que atuam também na Unidos da Região Oceânica, e Bobby Brown da Magnólia Brasil e Acadêmicos do Cubango;









0 comentários:
Postar um comentário