.

.

quinta-feira, 7 de março de 2024

Império de Charitas sai na frente, divulga enredo e promete inovações em 2025

quinta-feira, 7 de março de 2024

Campeã do Grupo B no último carnaval, a Império de Charitas mostra que está disposta a brigar pelo título maior do Carnaval de Niterói em 2025. Para isso a amarelo e branco da Zona Sul já começou seus preparativos para o próximo desfile sendo a primeira escola da cidade a definir o tema para o desfile, "Padroeira. A promessa nas águas da Fé".

O enredo será uma homenagem à padroeira da escola, personificada pelo sincretismo, nas figuras de Nossa Senhora Aparecida e Oxum. Charitas promete uma maneira  inovadora de desenvolvimento do carnaval. O desfile será dividido em três setores e cada setor será narrado por um personagem, dentre eles: o pescador, o romeiro e Xangô. 

Para João Perigo, vice-presidente da Império e autor do enredo, a proposta é criar uma narrativa inovadora para fugir do lugar comum, uma vez que trata-se de um enredo já bastante explorado no carnaval brasileiro. A história será costurada pelo sincretismo, apresentando os milagres de Nossa Senhora Aparecida e o culto ancestral a Oxum e às divindades do panteão africano. 

"A ideia é explorar uma visão brasileira sincrética, mas também trazer curiosidades históricas que muitas vezes são deixadas de lado nas narrativas convencionais, como a transformação e o enegrecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada pelos pelos pescadores. Os milagres da santa serão a tônica dos setores, que serão também permeados pelo culto a Oxum. O objetivo é transformar a narrativa em um teatro ambulante, com atos cênicos pela extensão da escola e abordando os carros alegóricos como cenários. Não traremos fantasias nas alas, e sim figurinos dos personagens desse grande teatro a céu aberto. Será uma maneira inovadora de se desenvolver carnaval", declarou João Perigo à reportagem da Cadência.

Uma comissão de carnaval formada por Bráulio, o próprio João Perigo, Bianca Neves, Carol Nabila e Saulo Poeta, terá a missão de desenvolver o tema na Passarela do Caminho Niemeyer em 2025.

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015