.

.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Bem Amado aposta na África para chegar ao primeiro grupo de Niterói

segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Os sambistas da Grota do Surucucu levarão a Africa para a Rua da Conceição em 2020. Com objetivo de figurar entre as escolas de elite do Carnaval de Niterói em 2021, o GRES Bem Amado  vai mostrar a diversidade cultural da África e como a sua história contribuiu para o mundo e para a cultura brasileira como justificou o carnavalesco Beto Borges.

A escola ainda não divulgou o logo oficial do enredo mas confirmou que haverá disputa de samba, com datas ainda a confirmar.

O Bem Amado será a nona, e penúltima escola a desfilar pelo Grupo B, na segunda-feira de carnaval, na Passarela da Rua da Conceição, Centro de Niterói.

Confira a sinopse do enredo para o Carnaval 2020:

Enredo: Raízes da África. 

INTRODUÇÃO: A África é conhecida como o berço da humanidade, com suas paisagens de florestas uma flora diversificada e repleta de animais selvagens, onde tribos preservam suas raízes por gerações.

JUSTIFICATIVA: O G.R.E.S Bem-Amado pretende demonstrar a diversidade cultural da África, como a sua história contribuiu para o mundo e como é influente no Brasil.

SINOPSE: Os africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes rituais religiosos, culinária, dança etc... Somente no século XIX com o Movimento Abolicionista e Assinatura da Lei Áurea que os negros ganharam a liberdade. Segundo os historiadores, no continente Africano foi onde provavelmente surgiram os primeiros seres humanos, pois os mais antigos fosseis foram encontrados na África. O Egito foi provavelmente o primeiro Estado a constituir-se na África, mas foram surgindo muitos outros Estados reinos ou cidades neste continente. Os africanos exerceram grande influência a cultura brasileira, identificada em grande parte do país em virtude da migração dos escravos contribuindo assim para a cultura AFRO-BRASILEIRA.

RELIGIÃO: Os santos, magos e iorubá no Brasil criaram o Candomblé, religião Afro-brasileira baseada no culto aos Orixás, praticada atualmente em todo território, a exemplo da Umbanda uma religião sincretista que mistura elemento africanos com Catolicismo e espiritismo incluindo a associação de santos Católicos com os Orixás.

CULINÁRIA: A influência africana é também evidente na culinária especialmente na Bahia, onde encontramos pratos e ingredientes tipicamente africanos como o azeite de dendê, vatapá, caruru, acarajé, efó, bobo, leite de coco, pimenta, feijão de corda e a famosa feijoada, tradicional prato tipicamente brasileiro.

MÚSICA: A música e os ritmos africanos que são base de boa parte da música popular brasileira terminaram dando origem a vários estilos como maxixe, choro, bossa Nova e samba. Há também instrumentos musicais de origem africana introduzidos em nossa música, dos instrumentos musicais negros-brasileiros temos em primeiro lugar os tambores um pouco diferentes dos atabaques, também temos afoxés, agogô e o berimbau de origem africana. O berimbau é um instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da CAPOEIRA, mistura de dança e arte marcial criada no brasil Colonial. O samba gênero musical que representa a própria identidade musical brasileira de nítida influência africana, o samba nasceu nas casas de baianas que migraram para o Rio de Janeiro e acabou vinculado ao carnaval. Com o passar do tempo o samba ganhou um espaço próprio.

DANÇAS E FESTAS: Dança e Música da influência africana-gondense saíram das macumbas e se estenderam pelas festas profundas e os folclores brasileiro gerando festas populares como festejos de Quilombos, cordões, rancho, maracatu, Bumba meu boi e o Carnaval. Os africanos que seguiram como escravos junto com esse povo de riquíssima cultura vieram as matrizes da cultura, culinária, música, artes e da religiosidade brasileira que com elementos da tradição africana povoam até hoje o cotidiano do País. A nossa escola vem mostrar a importância das raízes e heranças da África na cultura brasileira e como é BEM AMADO por todos nós.

Beto Borges
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015