.

.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Por uma refexão no Dia Nacional do Samba


Desde quando surgiu, há 80 anos, as Escolas de Samba trazem consigo o germe da inovação. Seus sambistas criaram uma nova síncopa para adaptar o rítmo musical à forma de caminhar e dançar ao mesmo tempo.


Esta inovação sincopada revelou um novo gênero musical, o samba enredo. Criou-se assim uma divisão entre o samba enredo e o samba que se fazia antes da década de 20. Portanto a inovação é algo intríseco ao mundo do , talvez seja nessa essencialidade que repouse a sua originalidade e principal bandeira de luta.


Ao inovar, o mundo do samba contagiou e sofreu contágio de identidades que foram compartilhadas, fazendo surgir várias outras inovações que fizeram do samba algo formador do imaginário nacional.


Hoje se comemora o Dia Nacional do Samba, acho que esta data deveria ser muito mais, um momento de reflexão do que entretenimento.
Nós, sambistas e amantes do samba, deveríamos prestar melhor atenção nesta onda de positividade que tomou da relação do samba com alguns setores da sociedade, que outrora combatiam e discriminavam o samba, mas que hoje posa de aliado e nos oferecem mundos e fundos. Qual o sentido disso?


Depois que essa gente se aproximou do samba, muita coisa mudou, e para pior, pis o caminho percorrido pelo samba, e principalmente pelo grupo das principais escolas de samba, não foi o do sonho, mas dos interesses econômicos que vem fazendo dos desfiles de escolas de samba uma peça publicitéria e grade de programação de TV.


As inovações do mundo do samba devem ser implantadas pelos sambistas e não estarem a reboque de interesses estranhos dos chamados "amigos do samba" que querem, na maioria das vezes, se beneficiarem dos sambistas.


O Dia Nacional do Samba é o momento de dizermos para muita gente quem manda no samba. Que o samba é algo que nasceu da espontaneidade histórica do povo pobre, em especial dos afro descendentes. Qualquer tentativa de esconder esta realidade, na verdade uma maneira que alguns grupos hegemônicos vêm encontrando para esvaziar o mundo do samba do sentido próprio.


Professor Mariano

é professor de história, pesquisador dase escolas de samba e comentarista do programa "Na Cadência da Bateria"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. em nome da u.e.s.b.c.n. parabenizamos pela contribuiçao que estao dando ao carnaval de nossa cidade.Juntos faremos de niteroi a voltar comemorar o segundo carnaval do brasil...... um abraço..

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015