

A festa foi realizada no salão nobre do Canto do Rio e reuniu cerca de 300 pessoas. Os primeiros a receberem os troféus foram os presidentes dos Blocos de Embalo, de Primeiro e Segundo Grupos. Representantes do Sossego e Cubango também foram homenageados por relevantes serviços prestados ao Carnaval de Niterói. Entre as escolas de samba, a grande vencedora foi a Mocidade de Icaraí, que se sagrou tricampeã do Carnaval sem perder nenhum ponto nos dez quesitos estabelecidos no regulamento. A Folia da Viradouro foi a segunda colocada, seguida pelo Bafo do Tigre, Bem Amado, Sabiá, Unidos de Piratininga e Balanço do Fonseca, rebaixada para a categoria de blocos de Primeiro Grupo.
O Grupo dos Quinze e Garra de Ouro, que ficaram empatados em primeiro lugar, desfilarão entre as escolas de samba em 2010. A União da Engenhoca conquistou o título entre os blocos de Segundo Grupo em sua estréia na Rua da Conceição.

Três blocos foram desfiliados por apresentarem péssimo desempenho nos desfiles: Barril Verde e Rosa, Unidos da Ladeira e Unidos da Ponta da Areia.
O presidente da Uesbcn, Ito Machado, afirmou que a partir da segunda quinzena de abril, as plenárias com os presidentes das escolas de samba vão recomeçar com vistas a preparação do Carnaval de 2010. “Alcançamos o ponto mais alto desde que iniciamos o processo de revitalização em 2004. O trabalho precisa ser permanente para o nível continuar elevado”, declarou.
Mini-barracões - Segundo Ito Machado, desde já, os membros da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos já começam a discutir a elaboração do plano para o Carnaval de 2010. Uma das principais reivindicações dos sambistas é a criação de uma área para a construção de

Outro ponto a ser discutido é a transferência do desfile para a Avenida Amaral Peixoto, corredor viário com dimensões bem maiores do que a Rua da Conceição. “Os dirigentes das escolas é quem vão dizer se terão condições de fazer um desfile grandioso e de qualidade”, afirmou Ito. A Avenida Amaral Peixoto era o local de passagem das grandes escolas de samba nas décadas de 70 80, quando o Carnaval de Niterói era considerado o segundo melhor do país.

Presenças - A solenidade teve a presença do presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira – um dos mentores do processo de revitalização-, do presidente da Neltur, José Haddad, do subsecretário de Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, entre outras personalidades. “Estou orgulhoso de vocês, sambistas. A festa alcançou seu melhor momento. Quem em 2010 melhore ainda mais”, afirmou. Bagueira, Haddad e Alexandre, que firmaram parcerias com a Uesbcn para conseguir recursos para o Carnaval de Niterói, também foram homenageados.
Grupo “Na Cadência da Bateria” é homenageado por serviços prestados ao Carnaval
Equipe tem trabalho permanente para divulgar imagens do desfile de 2008 e lançar programa de rádio ainda em março
Mas não foram apenas os sambistas que viveram momentos de alegria na solenidade no Canto do Rio. O presidente da Uesbcn, Ito Machado, entregou aos integrantes do Grupo “Na Cadência da Bateria” troféus pelos relevantes serviços prestados ao Carnaval de Niterói. Durante a

O jornalista Luiz Eugenio, criador da marca “Na Cadência da Bateria” e coordenador-geral do projeto, explicou que o slogan “carnaval o ano todo” define bem as diretrizes do grupo. “O elevado número de acessos no blog em apenas dois meses mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. Segundo ele, o término da festa do Momo, na realidade, significa para os integrantes do grupo, o começo de uma nova etapa de trabalho. E as novidades não param. Para estimular a interatividade com os internautas haverá uma enquete mensal.
A partir da próxima semana, será lançada a seguinte pergunta: "O resultado do Carnaval foi justo?" Segundo o coordenador geral, a idéia é que a cada mês, uma nova enquete seja feita, sempre com objetivo de estimular a participação dos sambistas. Já o coordenador de reportagem do grupo, o jornalista Sérgio Soares, revela que existe a possibilidade da enquete ser modificada, em caráter extraordinário. "Se houver algum acontecimento jornalístico que mereça destaque no noticiário, o planejamento precisará ser refeito. A experiência adquirida mostra que o público não quer ver apenas notícias e imagens, mas ter o direito de participar do fato se ele for polêmico ou tiver grande relevância", explicou.
Outras novidades – Os sambistas que desfilaram na Rua da Conceição e o público que foi ver a festa, terão, a partir de domingo, acesso a imagens da apresentação. Também estão sendo criadas duas colunas permanentes com editoriais e notícias exclusivas para o público. A voltada aos fatos jornalísticos será assinada por Sérgio Soares e elaborada pela equipe. A outra será coordenada pelo historiador e pesquisador Carlos Mariano, que junto com Eugênio, é o mais antigo integrante do projeto. O grupo “Na Cadência da Bateria” também acerta os últimos detalhes com um grupo de comunicação da região para colocar um programa de rádio no ar todos os sábados. O programa será ao vivo e terá, entre outras atrações, a execução de músicas, entrevistas, debates, sorteio de brindes, além da participação dos ouvintes, por telefone.
______________________________________
Grupo Na Cadência da Bateria
Cobertura Especial do Carnaval 2009.
Esse pessoal do grupo Na Cadência da Bateria tem muinha parcela de admiração pela visibilidade que deram ao Carnaval de Niterói. Parabéns Luiz Eugênio, Sérginho Soares e Mariano. Vocês merecem muito mais!
ResponderExcluirContinuem assim. Pela primeira vez nos últimos anos, os sambistas de Niterói tem uma referência para a divulgação do nosso carnaval. Valeu,pessoal! Dez! Nota dez para vocês!!!
ResponderExcluirAcho que já está na hora de os sambistas terem uma área especial para montar os carros. Quem é de longe sofre com isso. Será que na antiga Vila Olímpica não há uma área para isso?
ResponderExcluir