.

.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Império de Araribóia e Alegria da Zona Norte favoritas do Grupo Principal

Combinado do Amor e Magnólia Brasil também podem sonhar com o título
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2018
Equipe Carnaval 2018: Eduardo Poeta | Professor Mariano | Léo Ramos | edição Luiz Eugenio

A segunda noite de desfiles do carnaval 2018 de Niterói trouxe à passarela da "Conceição" muita empolgação, originalidade e amor ao samba, mas foi marcada por atrasos. Os desfiles que tinham previsão de término para o início da madrugada, terminou quase às cinco horas da manhã devido às apresentações das escolas convidadas Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango.

Império de Araribóia fez um grande desfile

Apesar de ser uma boa oportunidade do sambista niteroiense ver as agremiações da cidade que desfilam na Capital, a apresentação das coirmãs entre as agremiações que estão em competição atrasou o evento e dispersou o público deixando as arquibancadas vazias quando ainda faltavam quatro desfiles.

Outra condição que precisa ser revista no carnaval de Niterói é a divisão do Grupo C em dois dias, antecedendo os desfiles dos Grupos A e B. O ideal seria que cada grupo se apresentasse em dias distintos. Da forma como está fica confuso para quem assiste e cansativo para quem desfila.

Muitas reclamações também para o sistema de som da avenida. Não era raro falhar. Em alguns momentos se ouvia um delay entre caixas distribuídas ao longo da passarela.

No Grupo Principal as escolas realizaram boas apresentações mas o número de componentes tem diminuído ano a ano.

De positivo foi o espaço que a Neltur destinou à imprensa. Pela primeira vez em 11 anos de cobertura dos desfiles da Rua da Conceição, a equipe da Cadência da Bateria ocupou um lugar exclusivo que permitiu maior conforto para a equipe. Agradecemos o Diretor de Eventos, João Teixeira e a equipe de comunicação, Mário Sousa e Kika Magalhães pelo apoio e atenção à Cadência.

Escolas do Grupo C abrem os desfiles da terça-feira
Boaçu, Castro e Fora de Casa são favoritos

O Grupo C do carnaval de Niterói é composto por nove agremiações. Cinco delas desfilaram na segunda-feira antes do Grupo B e as demais abriram a noite de terça-feira.

Desfilaram a 'Tá Rindo Por que?', a União do Maruí, com um enredo sobre as marchinhas carnavalescas, a Mocidade Independente do Boaçu e o Unidos do Castro. Com apenas 20 minutos para se apresentarem, a Boaçu que desfilou com o maior contingente do grupo precisou se apressar para cumprir o tempo. Mesmo correndo contra o relógio os sambistas de São Gonçalo realizaram um bom desfile com destaque para o conjunto de fantasias. Logo depois foi a vez do Unidos do Castro com alegorias muito bem acabadas, encerrando a participação das escolas do Grupo C, iniciado segunda-feira. Independente do Boaçu, Unidos do Castro e o Fora de Casa, que se apresentou na  segunda-feira, são as favoritas deste Grupo.

Na elite, briga entre Alegria e Império. Combinado e Magnólia no páreo.

A Mocidade Independente de Icaraí voltou à elite de Niterói e abriu o desfile do principal grupo de escolas da cidade, com um desfile de regular para bom mas aquém do esperado para quem retorna ao grupo principal. Boas fantasias, bateria correta, samba bom, mas sem empolgar. Escola muito menor que em anos anteriores, o que indica muita gente da comunidade ausente.

Com "Fé" Mocidade voltou ao Grupo Principal
A seguir se apresentou a convidada Unidos do Viradouro para delírio dos presentes à passarela. A escola trouxe um grande número de componentes e fez seu desfile em tempo aproximado ao oficial.

Alegoria impecável marcou desfile da Alegria da Zona Norte

Mais de uma hora depois, entrou na Avenida, a Alegria da Zona Norte, segunda escola em competição do Grupo Principal. Com tema afro e com um samba valente, a escola da Bernardino fez um desfile grandioso. Difícil apontar um erro sequer no desfile da Alegria. Tudo pareceu perfeito, desde a organização do conjunto até o acabamento de fantasias e alegorias. O samba, muito bom, funcionou como deveria. Candidatíssima ao título.
A Souza Soares, terceira escola a se apresentar, apesar do esforço e da organização melhor que o ano passado fez um desfile discreto. A história do Mercado São Pedro não pareceu assim tão legal contada pela Souza e a escola também parece sofrer com a falta de sua comunidade.

Ala dos pescadores com alegoria de jangada como destaque no enredo sobre o Mercado São Pedro. 

A bateria 'Couro Esticado' como sempre fez uma bela apresentação, assim como o destaque Paulo Maria, que brilhou no alto da alegoria.
A atual campeã, Folia do Viradouro, trouxe à Conceição um enredo de fácil entendimento retratando os sete pecados capitais. Desfile bom como cabe a uma escola campeã de outros carnavais. 

A Rainha Renata esbanjou simpatia e samba no pé à frente da Bateria de Santa Rosa

Apesar do samba não ser dos melhores da safra, a comunidade aguerrida de Santa Rosa estimulada pela bom apresentação do carro de som, liderado pelo intérprete Gol, estava empolgada. Escola forte, organizada.

Quinta escola da noite, a Unidos da Região Oceânica usou de muita criatividade para retratar o enredo que contava sua própria história. Destaque para o ótimo samba que cresceu na pista fazendo com que a escola realizasse um desfile empolgante, levando o presidente Ginho às lágrimas durante o desfile.

A Comissão de frente da Região Oceânica foi um dos destaques da noite de terça-feira

O Grupo dos XV fez uma apresentação apenas regular. As fantasias tinham bom acabamento e volume, mas de difícil leitura. Desfile correto mas sem empolgar.

Abre alas do Grupo dos 15 com o nome do enredo

Outra escola convidada, a Acadêmicos do Cubango, se apresentou logo após o Grupo dos 15. O contingente menor que da Viradouro, não demorou tanto tempo para cruzar toda a extensão da Rua da Conceição, mas colaborou com o atraso das apresentações de disputa e dispersou boa parte do público.

Já com as arquibancadas bem vazias, pisou na avenida o Império de Araribóia. A verde e branco de São Lourenço fez uma exibição de gala com destaque para o ótimo samba muito bem interpretado pelo cantor Tatalho que fez toda a escola cantar. Alegorias bem acabadas e bonitas, fantasias boas para o enredo que homenageava o grande Zé Katimba. Candidatíssima ao título também, mas com um desfile com mais cara de campeão.
A oitava escola a entrar na passarela foi a mais antiga escola da cidade, o Combinado do Amor. Alguns pequenos detalhes importantes tiraram da Águia do Caramujo um maior poder de faturar o título. 

O carnavalesco Índio Garcia feliz com o bom trabalho no Combinado

Apesar do ótimo samba e do show do carro de som liderado por Wagner do Vale, problemas de Harmonia foram visíveis. Muitos diretores e pouco trabalho. Destaque para a belíssima Ala da Velha Guarda, chique, que honrou a tradição do azul e branco. Bom desfile.

Já passava das quatro da manhã quando a tradicional Sabiá trouxe um clima nostálgico para avenida proporcionado pelo belíssimo samba em homenagem a estrela Dalva de Oliveira. A verde e branco da Vila Ipiranga parece passar por uma entre-safra mas, também parece estar se recuperando para buscar o seu lugar no topo novamente. Bom desfile.

Sabiá fez uma bela homenagem à Dalva de Oliveira

Trazendo a face oculta da lua, a Magnólia Brasil foi a última escola a se apresentar. O gigantesco carro abre-alas - o maior do desfile -, já dava o tom do que poderia ser o desfile da azul e branco. 

A Magnólia veio compacta, volumosa e animada. 

O desfile foi crescendo até o seu final. Boas alegorias e fantasias. O samba grande mas, muito bom, principalmente em seus refrões, empolgou a escola. Ótimo desfile. Se fosse para apontar uma surpresa na busca ao título, seria a Magnólia.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015