.

.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Com a força de Obá, 'Tá Rindo Por quê?' vai celebrar em 2025 a guerreira que vive em cada mulher

Carnaval de Niterói 2025. 

Campeã do Grupo C, no último carnaval, o GRES Tá Rindo Porquê abre os desfiles do Grupo B em 2025 com o enredo Obá Siré Obá - Orixá Guerreira, Yabá da Nação Yorubá. 

Obá, a Rainha Guerreira que ecoa em nós. 

Dos amores de Oxalá e Iemanjá, nasce Obá. Orixá do amor, da justiça e força feminina. Sua paixão por Xangô, o Rei de Oyó, a leva a um ato de devoção que marca sua trajetória. Obá, líder das guerreiras Elekô, luta pela afirmação da mulher e sua conexão com a terra. Senhora das águas revoltas, busca justiça e equilíbrio, sendo a Rainha do Rio Níger. Com Nanã, Yansã, Ewá e Iemanjá, Obá compartilha saberes e poderes. 

Guerreira destemida, enfrenta grandes orixás, vencendo batalhas contra Oxóssi, Oxumarê, Obaluaê e Exu. Obá reflete a força da mulher contemporânea, que luta por seus direitos e sonhos, apesar dos desafios. Mulheres que, como Obá, lideram movimentos e transformam a sociedade. Obá é luta, vitória e superação. A força que inspira a "Tá Rindo Por Quê?" a celebrar mais um Carnaval, ecoando a voz da guerreira que vive em cada mulher. 

APRESENTAÇÃO DO ENREDO 

Neste ano de 2025 o G.R.E.S TÁ RINDO PÔR QUÊ? traz para a avenida um enredo que vai mostra a força da mulher, através da grande orixá Obá. Sociedade Elecó A sociedade de Elecó é uma comunidade de mulheres guerreiras e de grande sabedoria que eram doutrinadas a defender sua irmandade a todo custo. Ali existia uma líder de punho forte e bem determinada que fazia valer sua origem como filha de Yemonjá e Oxalá, mas como toda mulher um dia se apaixonou, por um homem de rara beleza com o nome de Xangô e tornou-se sua primeira esposa sendo invejada por outras duas esposas que vieram depois, são elas Oxum e Yansã. 

OS PODERES DA GRANDE ORIXÁ GUERREIRA

Após sua partida da comunidade de Elecó, Obá se torna a grande Orixá e por ser filha de Oyá, passa a dividir poderes com outras Yabas. De Nanã herdou o poder sob as poças d'água, sob a lama e sob o lodo, de Oxum o poder sob as águas doces dos rios e as quedas d'água e cachoeiras, de Yansã o controle das tempestades, raios e trovões e de sua mãe Yemanjá herdou o poder sobre as águas revoltas da pororoca, que é o encontro do rio com o mar. Mas Obá também tinha seus próprios poderes, estes sob o Rio Níger e sob o Rio obá que se encontrava no mar. 

AS GRANDES BATALHAS DE OBÁ 

Após ser denominada Orixá, Obá se torna obstinada a grandes batalhas, derrotando grandes Orixás como Exu, Omulu, logunedé, Oxossi, Oxumarê entre outros. É com a força da grande Orixá Obá que o G.R.E.S TÁ RINDO PÔR QUÊ? vai mostrar na avenida as batalhas enfrentadas pela mulher para ser aceita na sociedade, bem como os preconceitos que enfrenta em cada uma dessas batalhas.

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015