O Clube Central, em Icaraí, Niterói, sediou, no último sábado (10), em evento de confraternização entre profissionais de imprensa, amigos e personalidades ligadas ao mundo do samba e do Carnaval. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, marcou o lançamento oficial do enredo 'Na Volta dos Onze Notáveis, Partiu Niterói!', a ser apresentado pelo Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta no Carnaval de 2026.
Integrantes do Filhos da Pauta e da Cacique da São José na festa que reuniu jornalistas e sambistas na Zona Sul de Niterói. (foto: Fábio Gonçalves)
Atual campeã do Grupo C do Carnaval de Niterói, a escola Cacique da São José, 'madrinha' do Filhos da Pauta, também levou segmentos ao Clube Central para mostrar um pouco do enredo sobre a vida e a obra do instrumentista e produtor musical Arthur Maia.
O intérprete Nego, um dos mais laureados do Carnaval Brasileiro, recebeu o diploma das mãos do jornalista Sérgio Soares, presidente do Filhos da Pauta. (foto: Fábio Gonçalves)
A festa teve participação de profissionais de imprensa de vários pontos do Estado do Rio, dos veículos especializados na cobertura do Carnaval de Niterói, a 'Cadência da Bateria' e a Rádio Web Trilogia, de setores organizados da sociedade fluminense e também da diretoria do Clube Central, que cedeu um dos salões para a realização da festa. "A proposta do Bloco Filhos da Pauta, em homenagear onze jornalistas com destacada performance, não apenas em âmbito da imprensa, mas também do mundo do samba e do Carnaval, vêm ganhando visibilidade e apoio, exatamente pela relevância do que representa, na valorização desses personagens e seu trabalho em prol da sociedade, de forma geral", enfatizou o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio, Mário de Souza.
Mário de Souza entregou os diplomas a familiares dos homenageados (foto: Fábio Gonçalves).
Mário de Souza entregou os diplomas a familiares dos homenageados (foto: Fábio Gonçalves).
O Bloco Carnavalesco Filhos da Pauta, apresentou o hino oficial do enredo criado para o Carnaval de 2026, que vai homenagear a vida e a obra de Jourdan Amora, Mário Dias, Ivan Costa, Paulo Freitas, Fernando Paulino, Elaine Rodrigues, Floriano Carvalho, Múcio Bezerra, Ykenga, Walmyr Peixoto e Devaldo Quintino, todos já falecidos. O tema é uma bem humorada história em que os homenageados, ao saberem, no céu, da homenagem que receberiam no Carnaval, voltam à terra para participar do histórico desfile de 2026
Os jornalistas, Luiz Eugenio, da Cadência da Bateria, e Paulo Viana, da Rádio Trilogia, também marcaram presença (foto: Fábio Gonçalves).
Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega de diplomas, como o nome dos jornalistas homenageados, aos familiares, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ. "Estamos trabalhando desde abril do ano passado nesse projeto, com a proposta que objetiva, também, dar a devida visibilidade à história desses profissionais tão marcantes, todos também ligados à Niterói", declarou o presidente executivo do Filhos da Pauta, jornalista Sérgio Soares.
Madrinha - Emoção também não faltou durante a apresentação da escola de samba Cacique da São José, madrinha do bloco, ao entoar o hino oficial do enredo "Arthur Maia Sempre Vivo – A História do Gigante Gentil", para o Carnaval de 2026, na voz do intérprete Rodrigo Gol. Representando segundo casal da escola, João e Lívia mostraram talento e muita empolgação na apresentação, junto com outros segmentos da Cacique, que vai desfilar no próximo dia 6 de fevereiro, no Caminho Niemeyer, com uma grande homenagem ao baxista Arthur Maia, falecido em dezembro de 2018, de infarto, aos 56 anos. "Trabalhamos para fazer mais um grande desfile, esperançosos também em conquistar o bi-campeonato", afirmou a diretora executiva da Cacique, Mônica Miranda.
Desfile - Criado por jornalistas há 40 anos, o Filhos da Pauta que tem Araribóia, fundador de Niterói, como símbolo de seu pavilhão, vai fazer a abertura dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, no próximo dia 7 de fevereiro. Depois, voltam a se reunir em 22 de fevereiro, no primeiro domingo após os festejos oficiais do Carnaval em todo país, para um mini desfile, que será precedido por uma roda de samba, com apresentação do Grupo Amanhecer e convidados, na praça Jornalista Betty Orsini, no Centro de Niterói, ao lado do Edifício Tower 2.000. Os dois eventos terão a participação do intérprete Nego, o grande convidado do Filhos da Pauta, que fará 'dobradinha' com Edu Cigano, intérprete oficial da agremiação.







.jpeg)



0 comentários:
Postar um comentário