.

.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Saias na Folia celebra Consciência Negra


O Bloco niteroiense Saias na Folia promove no próximo domingo, 18, a partir das 13h, no Canto do Rio Foot-Ball Club, um grande festa em homenagem a Zumbi. 'Consciência de Igualdade, de valor e de atitude' é tema da festa que o bloco realiza em parceria com vários seguimentos do movimento negro e instituições: Ayé N´iré, Inac, Ilê Axé Oya Onira, Muanza Mesú, Instituto Zezeu Capoeira, Liga Niterói de Capoeira, Unegro, Pop Goiaba, Revista Tudo Cá, Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ, Clube Canto do Rio e ativistas da cultura afro brasileira.

O Ogan Jorge Zulu acha importante todo afro brasileiro mostrar e reforçar sempre, através de ações afirmativas e das datas comemorativas, suas raízes e suas histórias. “Não podemos nunca esquecer o provérbio africano:  “Quebre as suas correntes e você será livre, corte suas raízes e você morre” (provérbio africano).

Várias atrações como capoeira, roda de conversas sobre a intolerância religiosa, poesia, exibição de vídeos, roda de samba, dança, funk, outros convidados e a Bateria do Bloco Saias na Folia, “Quebra Tudo”, da Mestre Thalita prometem fazer do evento um sucesso.

Rita e Mery, presidente e vice do Saias
A presidente do Bloco Saias na Folia e Conselheira de Cultura, Rita Dirr, diz que a cultura africana também faz parte da história da cidade, como de muitas outras, dos muitos povos que aqui estiveram e que contribuíram para riqueza cultural  afro niteroiense existente, que muito se identificou com a cultura indígena aqui encontrada. “Niterói não pode deixar de celebrar a consciência negra com muito samba, danças e expressões da nossa africanidade, de uma Cidade do Bem. Salve Zumbi!”

Meryanne Cardoso, vice-presidente do Bloco e gestora de carnaval, diz que a cultura afro é rica, é colorida, é envolvente e os eventos afros sempre têm o samba como atração cultural constante. "É como dizem: "No Rio de Janeiro tudo acaba em samba, no bom sentido com muito samba, e na festa do Saias na Folia não poderia ser diferente".

Sobre o tema da Intolerância Religiosa o vereador eleito Leonardo Giordano coloca que a luta tem que ser intensificada para que se faça cumprir o artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal. “Niterói avança quando debate e reflete o reconhecimento da relevância desta questão para a construção da História da Cidade e do país através de eventos como este e reforça quando são garantidos em Leis pelo Legislativo”.

O evento é gratuito e o endereço do Canto do Rio fica na Rua Visconde do Rio Branco, 701 – Centro, Niterói.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015