.

.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sambistas lamentam morte de Niemeyer


Criador do palco dos desfiles carnavalescos da Capital, Oscar Niemeyer, falecido na noite desta quarta-feira, 5 de dezembro, foi reverenciado por sambistas cariocas.  Em nota, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), Déo Pessoa lembrou da importância do arquiteto para o carnaval. “Graças a esse gênio brasileiro, as escolas de samba da cidade podem desfilar em um espaço belíssimo, projeto do grande artista Niemeyer. O mundo do samba é profundamente grato a ele pelas obras deixadas em vida, principalmente o Sambódromo carioca. A Lierj deseja força à família nesse momento de dor”.

Já a Unidos de Vila Isabel citou trechos do samba do compositor Jorge Tropical - ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Samba-Enredo do Grupo de Acesso A no Carnaval 2003 - como agradecimento da Vila Isabel ao mestre Oscar Niemeyer:  "Niemeyer brasileiro da gema/ Traços de um poema em construções/ Cada coluna... Belas artes/ Novo mundo de ideias curvas... Realizações!/ Lá no exterior se consagrou/ A luta pelo povo jamais abandonou/ Liberdade na expressão da emoção/ O nosso manto estampado na vida/ Desse nome singular/ Que a comunidade abraça pra sambar...".

O carnaval daquele ano, intitulado "Oscar Niemeyer, o arquiteto no recanto da princesa" - enredo de autoria do amigo Martinho da Vila - foi a maneira encontrada para homenagear o artista por suas tantas maravilhas e pelo projeto elaborado por ele para a quadra da escola. O presidente, Wilsinho Alves, lamentou o falecimento do gênio, amigo e torcedor, a quem será eternamente agradecido.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015