.

.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Vila Isabel entrega sinopse do enredo de 2014

Compositores devem entregar sambas dia 15 de agosto

A Unidos de Vila Isabel entregou na noite desta segunda-feira, 15 de julho, a sinopse do enredo ''Retratos de um Brasil plural'' aos compositores. Além do acesso ao texto, os poetas da Azul e Branco do bairro de Noel puderam ouvir a explanação inicial do carnavalesco Cid Carvalho e a abordagem histórica feita por Alex Varela, pesquisador da escola e autor da sinopse ao lado de Cid Carvalho. O enredo da Vila Isabel vai tratar dos biomas existentes no Brasil e as características das populações que os cercam. Em 2014, a Vila Isabel defenderá o título de campeã do carnaval carioca sendo a terceira agremiação a pisar na avenida Marquês de Sapucaí na segunda-feira de folia. A escola busca o quarto título de sua história na elite do samba.


Avaliação - O evento contou com a presença de todos os profissionais responsáveis pela defesa dos quesitos da Azul e Branco na Avenida. O presidente de honra da Vila Isabel, Wilson Vieira Alves, o Moisés, fez um balanço das últimas disputas de samba na agremiação e exaltou o enredo. “ A parceria do André Diniz tem vencido nos últimos anos, mas ninguém pode duvidar da qualidade dos últimos sambas da Vila. Foi um sucesso com o público e com a mídia. A nossa escola vem sendo importante nesse resgate da importância do samba enredo que o carnaval tem vivido. Espero que isso se mantenha. Quero uma disputa tão boa ou até melhor da que tivemos para o Carnaval 2012. Não quero que apontem o samba campeão logo no início da disputa, quero ter dor de cabeça para escolher. Vocês estão livres para criar. Aqui na Vila Isabel ninguém vai criar impedimentos na arte de vocês. É um enredo completo, com cara de disputa de título. Desejo sorte a todos”, disse Moisés, em seu discurso aos compositores.


Empolgação - O carnavalesco Cid Carvalho, que retorna após boa passagem em 2007, mostrou-se mais uma vez empolgado com o tema. Ele falou sobre o espírito que o enredo tem. “ Tentem não imaginar vocês se relacionando com o meio ambiente, mas sim as populações que habitam em torno desses biomas se relacionando. É dessa relação que nascem os causos, as lendas e o folclore do nosso país. É como se fosse o fruto. Nós temos que aprender com eles, fazer o dever de casa novamente e tentar resgatar esse interior de forma bem ancestral, pensar como eles. Aí sim nós vamos entender como nasceu essa relação. É o Brasil de corpo e alma.


Parceria  - Para humanizar ainda mais o desfile da Unidos de Vila Isabel em 2014, Alex Varela e Cid Carvalho foram buscar dois ícones nacionais para guiar o desfile da escola. O folclorista Luis da Câmara Cascudo e o ativista ambiental Chico Mendes. Enquanto Câmara Cascudo traz as diversas representações culturais do sertão brasileiro, Chico Mendes aflora todo o seu amor pela natureza. “O Brasil é esse gigante adormecido, que tem a característica de ter essa natureza exuberante e ao mesmo tempo tem uma população de tradições culturais próprias. Vamos falar da natureza física dos nossos biomas e as tradições desse país. Recupero Câmara Cascudo, que dá unidade a nossa identidade cultural e Chico Mendes, uma figura que lutou pela união dos povos da floresta. Parece que o sertão é só caatinga, mas não, pode ser qualquer lugar que não seja ocupado, que não tenha contato com o exterior no sentido do nosso enredo. Vamos falar do homem que vive lá no meio da caatinga e mantém viva a literatura do cordel e cantigas típicas da região, entre outras coisa”, completou Alex Varela, que externou toda a felicidade em voltar a trabalhar com Cid Carvalho.


Agenda - Estão reservadas três datas para que os compositores tirem dúvidas com o carnavalesco: 23/07, 30/07 e 06/08, sempre às 19h no barracão da escola. A entrega dos sambas, com dois CD´s e 30 cópias impressas com a letra da obra, acontece no dia 15 de agosto, às 19h, na quadra. Já apresentação dos sambas está marcada para o dia 17 de agosto, a partir das 22h. A grande final de samba da Vila Isabel acontece no dia 12 de outubro. 

(fotos: Fernando Azevedo)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015