.

.

sábado, 20 de agosto de 2016

Primeira mão: Unidos do Cabral divulga sinopse

No ano em que se comemora os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, a Unidos do Cabral leva para a avenida o enredo "Somos todos Aparecida... Simbologia, Devoção e Fé!". Segundo a sinopse, elaborada pelo carnavalesco Leonardo Soares com colaboração de André Aguiar, o Cabral vai cantar a Devoção e a Fé do povo brasileiro à Padroeira do Brasil tendo como base os símbolos aos quais a imagem da Santa remete.

Disputa de samba - A agremiação também divulgou o regulamento para a escolha do samba enredo. A entrega das obras concorrentes deverá ser realizada até o dia 02/10/2016 (domingo). No dia 31/08/2016, às 20h, na sede da agremiação, Rua Alvares Cabral 140 – Bairro do Cachambi, Rio de Janeiro / RJ, será realizado o tira dúvidas com o carnavalesco. Cada parceria deverá quantidade mínima de 10 cópias em papel A4, e não será necessária apresentação de gravação dos sambas. A semifinal acontecerá no dia 9/10/2016 (sexta-feira) e a grande final no dia 12/10/2016 (domingo).

A Unidos do Cabral desfila na Passarela Popular da Intendente Magalhães, em Campinho/RJ.

Confira a seguir a Sinopse do enredo e o Regulamento da disputa de sambas:

Enredo: "Somos Todos Aparecida... Simbologia, Devoção e Fé"

No ano em que se comemora os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, a Unidos do Cabral entra na avenida desmistificando a imagem de festa profana, cantaremos a Devoção e a Fé do povo brasileiro à nossa Rainha Padroeira do Brasil
O catolicismo é composto de símbolos, assim como a Cruz simboliza a ressurreição, a imagem de Nossa Senhora é composta de símbolos cada um com seu significado, fato este que tomaremos como base para o desenvolvimento do nosso enredo.

Sinopse do Enredo:
Voltando os olhos à sua imagem, sentimos o reluzir de sua coroa e a beleza de seu manto azul, que juntos nos trazem a realeza e nos lembram que nossa Senhora é Rainha do Céu e da Terra. Padroeira do nosso Brasil... Mãe da igreja.

Antes de começarmos a decifrar os símbolos, é preciso saber que a “Santinha” que fica sob o manto de Nossa Senhora de Aparecida é Nossa Senhora de Conceição... Sob seus Pés, brilha a Lua refletindo a Luz do Sol... A Luz de Jesus Cristo... A Luz que sob os Pés de Maria, vem de Jesus e leva a Ele. A Lua brilha no meio da escuridão da noite, a escuridão da humanidade pecadora, arrebatada pela luz de Maria a Imaculada Conceição concebida sem o pecado original, ela brilha como a Lua refletindo a Luz do Sol que é a verdadeira fonte de Vida, de Luz e de Calor.

Óh! Imaculada Conceição que esmaga a Serpente começai sua vitória sobre o Demônio

Óh! Virgem Santa que estais no Céu circundada de Anjos e nuvens, está na Glória de Deus junto de seu filho, intercedendo por nós. 

Oh! Virgem Santa que viveu nesse mundo em oração e agora, no Céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós...

Senhora de Aparecida, Virgem Santa Milagrosa sincretizada pela Fé do povo sofrido, abençoai seus descendentes no samba, filhos teus quantos outros quaisquer. Que cada símbolo de sua Imagem e cada um de seus Milagres, seja na Avenida, a representação de Fé desta Nação que clama por Vós!

Que nosso desfile seja uma Romaria de Esperanças, pois somos todos feixes de sua Luz.... Somos todos a Serpente pecadora.... Somos todos Lua Reluzente...  Somos todos Anjos e Nuvens...  Cobertos por seu manto e coroados pela sua proteção.

No Altar Sagrado do Carnaval, com o respeito impetrado a toda e quaisquer religião, clamamos por Vós, transformando nosso samba em oração!  No País Negro, Índio, Amarelo... Sincretizados ou não... Somos todos Aparecida!

Amém.
Leonardo Soares

Colaboração: André Aguiar


REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO CARNAVAL 2017
                                                                                                         
A Diretoria da Agremiação Unidos do Cabral, no uso de suas atribuições tona público o Concurso para escola do novo samba-enredo 2017, que obedecerá às regras constante neste regulamento.  

As regras descritas deste regulamento pautarão a escolha do samba-enredo para o carnaval de 2017.
1.O participante do samba concorrente deverá fornecer quantidade mínima de 10 cópias em papel A4, não será necessária apresentação de gravação em CD, ou qualquer outro meio digital.
2.Será de responsabilidade dos compositores qualquer gasto que venham ter relativas à sua participação no concurso samba-enredo.
3.No dia 31/08/2016, na sede da agremiação, Rua Alvares Cabral 140 – Bairro do Cachambi, Rio de Janeiro / RJ, realizaremos o tira dúvidas com o carnavalesco, às 20 h.
4.Entrega dos Sambas concorrentes será feita dia 25/09/2016, na ocasião ainda poderá ser tirada as dúvidas, pois serão aceitas inscrições de sambas concorrentes no dia do primeiro corte 2/10/2016. As outras datas serão semifinal dia 9/10/2016, com a final dia 12/10/2016.
5.Não será cobrado qualquer taxa de inscrição.
6.Para participar do concurso não é obrigatório que o compositor pertença a ala de compositores da Agremiação.
7.As composições apresentadas para inscrição deverão ser inéditas, tanto na parte musical como em seus versos. Não podem conter plágios, adaptações, entre outros.
8.O não comparecimento do Samba Concorrente em qualquer fase da eliminatória fará com que a obra seja eliminada da disputa.
9. A Direção da Agremiação reserva-se o direito de promover alteração no samba vencedor, caso seja necessário.
10.Declarado vencedor, o Samba passará a ser propriedade do G.R.E.S. UNIDOS DO CABRAL.
11.Deverão ser julgados os seguintes quesitos:
·Letra, melodia e enredo.
12.Será de responsabilidade de cada parceria o seu intérprete e cavaco.
13.A quantidade de passadas dos sambas será acordada pela direção da escola a cada eliminatória.
14. A ordem de apresentação dos sambas concorrentes obedecerá ao sorteio que será realizado com um representante de cada samba concorrente antes do início das apresentações.
15.O júri indicado pela escola terá a função de eliminar os Sambas Concorrentes a cada fase.
16.Será proibido o uso de fogos de artifício dentro da quadra.
17. O samba concorrente campeão receberá R$1.000,00(Mil Reais) no ato da sua vitória.
18. Todos os casos omissos no presente regulamento serão dirimidos pela Direção Executiva da Agremiação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015