.

.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Neltur divulga programação do Carnaval de Niterói

O carnaval de Niterói começa oficialmente neste sábado, dia 25/2, às 9h, com a lavagem da passarela do Samba, na Rua da Conceição, neste sábado. Às às 9h, 10 Ogãs, tocarão atabaques e entoando cantigas, pedindo paz e boas energias para os dias de Carnaval em Niterói.

A Corte niteroiense, Danny Nascimento (1ª Princesa), o Rei Momo, Kriollo, a Rainha Andressa Ruiva e Rafaella Mell (2ª princesa).
(Foto: Andre Ribeiro)



Cerimônia da Lavagem - Participarão a União Espiritualista de Umbanda do Estado do Rio de Janeiro, presidida por Carlos Novo, que trará sacerdotisas de Religiões de Matrizes Africanas(1º Setor; Ciganos, Umbandistas e Candomblecistas (2º Setor); Ogãs (3º Setor); Representantes das Agremiações carnavalescas de Niterói (4º Setor). Representantes de Movimentos Culturais, os grupos “Ás de Ouro”, “Oriqui”, Capoeira do Mestre Zezeu, o bloco Saias na Folia; Sambafoxé (5º Setor) e; fechando toda a Diretoria da UESBCN acompanhados de vários instrumentistas da Acadêmicos do Cubango (6º Setor).

O Presidente da Neltur, José Haddad, destaca o trabalho integrado da Prefeitura de Niterói, através da Neltur e o conjunto de órgãos municipais e estaduais e também a parceria com a UESBCN para a realização do desfile das escolas de samba e do Carnaval como um todo: “O Carnaval é uma festa popular que agrada muito a população e, apesar desse momento de crise, Niterói fará um Carnaval cheio de alegria, em clima familiar e de confraternização”, destaca.

A Neltur e a Uesbcn tem uma parceria que vem dando certo, pois o intuito é que o folião que venha assistir os desfiles das escolas de samba de Niterói veja um bom espetáculo de samba de raíz e também, tenha oportunidade de conhecer aqui como é o nascimento de uma grande escola de samba, curtindo um Carnaval família, com toda alegria e segurança garantidos”, ressalta Haddad.

O Presidente da Uesbcn, André Nogueira, agradece todo o apoio que recebe da Prefeitura de Niterói.“Nossa parceria com a Neltur vem dando certo e o apoio da Prefeitura é fundamental, nos ajudando a levantar a bandeira do samba em Niterói, apesar da crise em que vivemos neste momento”, declarou.

Abertura o Carnaval - Logo após a lavagem da Rua da Conceição, a partir das 11h, um trio elétrico vai animar a passarela de desfiles. O primeiro bloco a desfilar, às 14h, será o 'SambAfoxé'. Em seguida, será a vez do Unidos de Niterói, a agremiação do Barreto faz sua estréia no carnaval da cidade. Para o presidente da agremiação, Flávio Matheus, a proposta para 2018 é a Unidos desfilar como Escola de Samba. "Queremos levar o nosso Unidos de Niterói, a ser uma Escola de Samba em breve, seremos a primeira agremiação Carnavalesca a ostentar o nome do nosso município", informou Flávio à Cadência. 

Encerrando a festa, o Pauta Quente, bloco dos jornalistas de Niterói e seus amigos, desfila com o enredo "Muito prazer. Eu sou gentil, 85 anos de gentileza". a concentração às 16h na rua da Conceição, próximo à estação das barcas. Quem estiver com a camiseta do bloco vai poder beber de graça.

O Pauta Quente, bloco dos jornalistas de Niterói, se concentra às 16h na Estão das Barcas. (foto: Acervo do Bloco)

Desfiles das Escolas de Samba
No próximo dia 27/2, segunda-feira, às 18h, na Passarela do samba, na Rua da Conceição, será a abertura oficial do Carnaval, onde desfilarão 29 escolas e as três grandes agremiações, Viradouro, Cubango e Sossego, com as presenças da Corte Momesca, formada pelo Rei Momo, Kriollo, a Rainha Andressa Ruiva e as Princesas Danny Nascimento e Rafaella Mell.

Dia 27/02 – Segunda-feira- Início – 17h

Grupo de Avaliação:
Grilo da Fonte, Tá Rindo Por quê? e Unidos do Castro.

Grupo B: – União do Maruí, Mocidade Independente do Boaçu, Banda Batistão, União da Engenhoca, Amigos da Ciclovia, Unidos do Barro Vermelho, Fora de Casa e Bem Amado.

Grupo A: Garra de Ouro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Mocidade Independente de Icaraí e Bafo do Tigre.

Encerram o primeiro dia de desfile as agremiações convidadas Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego. 

Dia 28/02 – Terça-feira – Início – 17h

Grupo A: Unidos do Sacramento, Cacique da São José, Magnólia Brasil, Exp. da Ilha da Conceição e Tá Mole Mas É Meu.

No intervalo, por volta das 20h, haverá apresentação da Unidos doViradouro.

Grupo Principal: Combinado do Amor, Sabiá, Souza Soares, Grupo dos XV, Unidos da Região Oceânica, Alegria da Zona Norte, Império de Araribóia e Folia do Viradouro.

A atual campeã do carnaval, Folia do Viradouro, encerra os desfiles na terça-feira.

Regulamento para os desfiles de Escolas de Samba
Durante o desfile na Rua da Conceição, as escolas cumprem um rigoroso regulamento, que é fiscalizado pela UESBCN. No caso da dispersão, é de responsabilidade exclusiva de cada Agremiação a operação de remoção/retirada de suas respectivas alegorias da área de dispersão.

Entre outros itens a serem cumpridos, as escolas são proibidas de:

I – Apresentar o 1º casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, assim como o intérprete que já tenham desfilado em outra Agremiação no Carnaval de 2017 da Cidade de Niterói. A punição será de dois pontos;

II – Apresentar em sua bateria instrumentos que ostente o nome ou símbolo de outra Agremiação, sendo permitida apenas para tamborim, cuíca e pandeiro.

III – Apresentar fantasias de Agremiações que já desfilaram no Carnaval de Niterói.

IV – Apresentar Alas que já tenham participado do desfile de outra Agremiação no Carnaval de Niterói em 2017, bem como, fantasias de composição nas alegorias.

V – Apresentar componentes, inclusive nos carros alegóricos, com camisas de clube a não ser que sejam bordadas com paetês ou similares, grupos de danças que tragam inseridos nas fantasias o nome de outra Agremiação que não seja da desfilante.

VI – Exibir marcas comerciais em suas alegorias, adereços e nas roupas e/ou fantasias dos componentes.

VII – Entregar revistas, folhetos, brindes e quaisquer outros tipos de materiais a julgadores.

VIII – Apresentar carros alegóricos movidos com tração motora sem que a mesma esteja embutida. Essas alegorias deverão ser conduzidas por motoristas habilitados.

IX – Desfilar com figuras humanas sobre tripés.

X – Transitar por vias públicas e pelas áreas de Concentração, Dispersão e Área de Desfile com alegorias que não ultrapassem em largura ou altura, os gabaritos fixados pelas Autoridades Públicas, em decorrência da existência de obras ou obstáculos tais como: pontes, viadutos, redes elétricas e telefônicas, túneis e outros.

Essas são algumas das regras que os 20 jurados deverão observar. Cada Agremiação será julgada nos seguintes quesitos: Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Esquema de trânsito na Rua da Conceição e seu entorno.

A NitTrans vai interditar a Rua da Conceição entre Av. Visc. do Rio Branco e Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, da meia-noite do dia 24, às 15h do dia 1º de março. Interditando uma faixa de rolamento da Rua da Conceição a partir das 8h do dia 24/02, variando o trecho a ser interditado de acordo com a montagem das arquibancadas.

A Rua Almirante Teffé será interditada entre a Av. Amaral Peixoto e a Rua José Clemente, das 16h do dia 24/02 às 15h do dia 1º de março. No mesmo horário, tem início a interdição da Trav. Alberto Vitor, entre as ruas da Conceição e José Clemente que se estenderá até às 15h do dia 1º de março.

Às 12h do dia 25/02, a Rua Maestro Felício Toledo, entre a Av. Amaral Peixoto e a Rua da Conceição, estará interditada ao tráfego e a liberação será no dia 1º de março, às 15h. No mesmo horário e no mesmo período, a Trav. Acadêmico Walter Gonçalves estará com o trânsito proibido em toda sua extensão.

A Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, entre a Av. Amaral Peixoto e a Rua da Conceição, estará interditada das 13h do dia 25/02 às 15h do 1º de março. No mesmo horário e período, haverá interdição de uma faixa de rolamento da Av. Visconde do Rio Branco, lado direito da circulação de veículos entre a Rua da Conceição e a Av. Amaral Peixoto, no sentido Ponta D’Areia.

A ciclovia da Av. Amaral Peixoto e a faixa paralela, entre a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e a Av. Visconde do Rio Branco, estarão interditadas das 15h do dia 25/02 às 3h do dia 1º de março.

Um agente de trânsito estará posicionado entre a Rua da Conceição e a Av Visconde do Rio Branco nos horários dos desfiles das escolas de samba. Entre as Ruas Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e a Rua da Conceição, dois agentes de trânsito ficarão de plantão garantindo a continuação do fluxo de veículos carnavalescos durante os desfiles.

Um agente de trânsito será responsável pela notificação e/ou remoção de veículos estacionados em locais proibidos. Outro ficará na Rua José Clemente, entre a Rua Almirante Teffé e Av. Visconde do Rio Branco, com a mesma finalidade.

Esquema de Segurança durante o período carnavalesco

A Guarda Civil Municipal de Niterói contará com uma média de 223 servidores por dia, durante os quatro dias de feriado. A atuação dos agentes municipais ficará focada nos blocos carnavalescos; nos tradicionais carnavais de bairros e nos desfiles das escolas de samba, que ocorrerão na Rua da Conceição, Centro.

As equipes empregadas durante o Carnaval contarão com o apoio do CISP Móvel, que no sábado e domingo ficará baseado em Itaipu, na Av. Central e, durante o desfile das escolas de samba, ficará parqueado na Pça Arariboia. Haverá reforço de guardas civis municipais na Estação das Barcas e no Terminal Rodoviário João Goulart.

Saúde e banheiros

Além da estrutura de segurança e trânsito, serão montados 80 banheiros químicos no entorno da Passarela, um posto médico e uma guarnição do Corpo de Bombeiros.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015