.

.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Live do Carnaval de Niterói. Bela inciativa, mas com pouca valorização das nossas Escolas


segunda-feira, 6 de julho de 2020
Aguardada com grande expectativa pelos sambistas niteroienses, a 1ª Live Solidária do Carnaval de Niterói, realizada em um bar do Centro de Niterói, e transmitida pela internet, no último domingo, 5 de julho, mostrou um bom nível técnico, com imagens de qualidade e boa estrutura. 

De forma geral as agremiações fizeram boas apresentações. Destaque também para a bateria que acompanhou os intérpretes, formada por mestres das escolas de Niterói, entre eles Felipe Bruno (da Sabiá), Vini Lemos (do Paraíso da Bonfim), Ruan Pontes (do Experimenta da Ilha), Glauco Vieira (ex-mestre de bateria da Sabiá), Renan Farias (diretor da Sabiá) e Alessandro Lobato, o Pará, ritmista do Acadêmicos do Cubango.

Participaram da 'live', 18 das 31 agremiações que participam dos desfile oficiais da Rua da Conceição, nove escolas do Grupo A, a elite do carnaval niteroiense, sete do Grupo B, e a campeã e vice do Grupo C. 

Cada agremiação teve a oportunidade de cantar dois sambas, mas infelizmente nem todas apresentaram composições próprias, optando por também cantarem sambas de co-irmãs do Rio de Janeiro. Louvável a opção de algumas escolas em cantar apenas sambas próprios, como foi o caso do Bafo do Tigre, Bem Amado, Combinado do Amor, Banda Batistão, Sabiá, Alegria da Zona Norte, Mocidade Independente de Icaraí, Experimenta da Ilha, Unidos da Região Oceânica, Folia do Viradouro, unica escola que cantou 3 sambas (um do Rio), e a campeã de 2020, Magnólia Brasil. Nada contra as escolas que optaram por cantarem sambas do Rio, todos muito bons, mas perderam ótima oportunidade de valorizarem suas alas de compositores e mostrarem a riqueza musical do carnaval de Niterói.

Apesar da boa estrutura da transmissão, a 'live' deixou a impressão de que faltou um pouco mais de capricho na produção. Ficou claro que o apresentador, o experiente Vanderlei Borges, locutor oficial da Marquês de Sapucaí, não tinha conhecimento sobre as escolas que desfilam na Rua da Conceição, e pouco interagiu, se limitando a convidar o cantor e falar o nome da escola. Faltou dados sobre as escolas, mesmo que brevemente, poderia ter abordado a história de cada uma, informado seus bairros de origem, suas comunidades, que grupo desfilaram, classificação conquistada, enfim, faltou um pouco de pesquisa sobre aquelas que constroem a história do nosso carnaval, uma história tão rica, mas que não foi contada na 'live'.

Dessa forma, internautas de outras cidades, que não acompanham o carnaval de Niterói, poderiam ter conhecido um pouco da tradição das nossas escolas, evitando comentários como o que foi publicado durante a 'live', "que só tinha escola pequena". 

A produção do evento poderia, por exemplo, ter editado pequenos vídeos de apresentação de cada escola, recurso utilizado em outras 'lives' do gênero. Apenas a Campeã Magnólia Brasil, e a Folia do Viradouro produziram esses 'vídeos de apresentação, mas com som muito baixo que prejudicou o entendimento do conteúdo.

Tanto os vídeos, quanto às informações das fichas técnicas das escolas, antes das suas apresentações, faria com que aquele internauta das "escolas pequenas", e outros que ainda assistirão a 'live', que certamente ficará disponível no youtube, percebam que ali estavam, por exemplo, a Combinado do Amor, uma das mais antigas escolas de samba do Brasil, que inclusive já desfilou no Rio, entre as grandes agremiações de lá, a Sabiá, primeira campeã de Niterói, e uma das grandes vencedoras dos desfiles locais, a Souza Soares, tradicionalíssima agremiação de hinos antológicos, a Mocidade Independente de Icaraí, tetracampeã depois da volta dos desfiles, a Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica e Magnólia Brasil, que ano a ano se consolidam como grandes agremiações da cidade. Enfim, os sambistas niteroienses perderam uma grande chance de mostrarem sua história e tradição.

De toda forma foi uma bela, e necessária, iniciativa dos sambistas niteroienses que lutam pela afirmação dos desfiles da cidade. Que venham outras, e que o Carnaval de Niterói e as Escolas de Samba que aqui desfilam, possam receber a devida valorização e reconhecimento.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015