.

.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Pioneira na disputa de samba virtual, UPM escolhe seu hino no sábado

29 de julho de 2020
Primeira escola de samba a realizar uma disputa de samba na versão virtual, a Unidos de Padre Miguel iniciou o concurso no dia 4 de julho com a apresentação 10 sambas. Após três etapas eliminatórias, a UPM vai escolher no próximo sábado, 1º de agosto o seu hino para o próximo carnaval. Considerando a safra, podemos afirmar que a o 'Boi Vermelho' de Padre Miguel, manterá sua tradição de levar ótimos sambas para a avenida. A disputa de samba da UPM poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da escola na plataforma youtube.

Nosso colunista, Professor Mariano, analisa os sambas que se credenciaram à grande final, o enredo e a expectativa para a escolha do hino.

UPM faz primeira final virtual de samba-enredo da história 
por Professor Mariano

Fotos: Diego Mendes / S1 Fotografia

Em tempos sombrios da crise da pandemia de Covid-19, quando nós nem sabemos se teremos desfile de escola de samba e Carnaval em 2021, a Unidos de Padre Miguel, conhecida também como UPM, faz pela primeira vez na história do samba, uma final de samba-enredo sem público, sem torcida presencial e de forma virtual.  Apesar do momento inusitado, a escola da Vila Vintém vai fazer uma final de samba-enredo de alto nível. 

Com o enredo “Iroko – É Tempo de Xirê” de autoria do carnavalesco Edson Pereira, que volta a escola, a UPM escolhe mais uma vez tratar do tema ligado à identidade negra. O enredo da Boi Vermelho vai mostrar a história de Iroko - uma das divindades mais antigas dos povos Ketu ancestrais. 

É a árvore sagrada que representa a permanência, a longevidade, o tempo. 
No quesito samba-enredo, os cinco sambas escolhidos para a grande final de sábado são de excelente qualidade, confirmando a tradição da escola da Vila Vintém nos últimos anos, de levar para a passarela do samba grandes sambas-enredo.

Vamos, a uma breve análise dos finalistas

O samba de número 138, de Chacal do Sax e cia, defendido por Bruno Ribas, é, para mim, o favorito para ser escolhido como o hino da UPM para o carnaval 2021. Destaco, neste excelente samba, os seguintes versos: 

Ó tempo, ouça meu clamor:
Conceda aos seus filhos o perdão
E ao reluzir o opaxorô...
Seu povo pede salvação!

Os versos acima, dizem muito do momento de mal estar civilizatório que estamos vivendo com a pandemia, aliada à desgraça do capitalismo predatório, em que o povo recorre, muito vezes, a fé para encarar o que parece ser o juízo final. Destaco também, nessa composição, a riqueza melódica do samba, bem como, a força do refrão principal. Bem avaliado pela crítica especializada e pelo público, o vejo como favorito, embora não ache o melhor da safra.

O samba 7, de Marcio André e parceiros, apesar de ter um bom refrão principal e uma rica melodia, não vem tendo um bom rendimento nas eliminatórias. Não consegue empolgar como um todo. Tirando o refrão principal, o samba cai um pouco em intensidade. Embora seja bonito e esteja na briga para ser o hino da UPM, vejo ele num patamar abaixo dos demais. 

O samba 10 de Claudio Russo e parceiros é tão grandioso e complexo quanto o enredo. É rico em melodia e corajoso na harmonia, porém, tem uma letra muito extensa. Mas, sem dúvida está na disputa.

O samba 5, de Samir Trindade e parceiros, e interpretado por Wander Pires, é bonito, riquíssimo em nuances de melodia, mas muito parecido, em estrutura com o samba da UPM de 2017, que também era de Samir e seus parceiros. Contudo, se for escolhido para ser o hino da escola, não será surpresa. Tem know-how para isso. 

Para finalizar as análises dos sambas finalistas da Unidos de Padre Miguel para o carnaval 2021, vamos falar do samba 13, de Gustavo Clarão e parceiros, que na minha visão, é o melhor samba dos finalistas. Valente, apesar da complexidade do enredo, conseguiu fazer uma letra não muito extensa. E tem um refrão imbatível. 

Bato cabeça, me ajoelho
Pra Iroko abençoar 
Branco é o encanto do ojá 
Filha de santo, sagrado manto
Sou guerreiro mais fiel
Boi vermelho do ilê Padre Miguel. 

O refrão acima tem uma energia rítmica que, sem dúvida nenhuma, se o samba for escolhido como o hino da UPM para o Carnaval de 2021, vai irradiar e conduzir com muita força o chão da escola no desfile. 

O samba de Gustavo Clarão e CIA, além de ser valente como os orixás, já que conduz a escola para frente, ajuda na evolução e harmonia. Soma-se a isso, a beleza da melodia. 

Independentemente da escolha da direção da UPM, a escola levará para a Sapucaí um sambaço e também um grande enredo. Algo não muito diferente do que essa escola vem fazendo desde 2013, elevando os desfiles da Série A do Rio de Janeiro a outro patamar.
_________________________________________________________________________________

PROFESSOR MARIANO

Historiador e pesquisador do carnaval, um dos fundadores do projeto Cadência da Bateria. 



Em suas colunas aborda o carnaval considerando os aspectos políticos e sociais e a importância dos desfiles para a construção da memória da cultura popular.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015