.

.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Nessa família chamada carnaval, quem é que, e de onde?

Na família do samba, mestres e rainhas, mães e filhas unificam a emoção da ginga e da batida da bateria. Nossa colunista Rosane Gracieti conta...

QUEM É QUEM, E DE ONDE?

por Rosane Gracieti

Nem todo sambista é folião, porém se encontram na emoção do toque, do gingado e no ecoar da percussão.

Como falar de percussão e não falar do Mestre Tizil, com uma sensibilidade perfeita, brinca de maestrar. Mestre Barrão, monstro sagrado, professor, arranjador, um olhar gestual.

Como falar de samba e não falar da familia?
Neste quem é quem, entre mestres e ritmos eis que surge "uma pequena notável", Rafaella Mell, filha de Tinoca, hoje princesa do Carnaval de Niterói e Madrinha do GRES Garra de Ouro, comandada pelo presidente Cidclei.

Como o samba é família, levada pelo ritmo da mãe ao batuque do samba da Cubango aos 6 anos de idade, ganhando o concurso de passista mirim, aos noves rainha de bateria, e as portas vão se abrindo. Brilhou na União da Ilha, e o carnaval torna se o grande o sonho na São Clemente. Participou de vários concursos sempre sendo vitoriosa, com seus mais de 30 títulos, ela segue, em ritmo cadenciado, na passarela que da vida, agregando sonhos, realizações e o principal, caráter. Reconhecida e disputada entre as grandes escolas, tem em seu brilhantismo a humildade de ser quem é, de respeitar quem esta e ter certeza que será. Rafaella Mell filha de Niterói, talento do sangue na veia, guerreira pela vontade de ser. 

Entre Mestre e Princesa, nesta união sem geração, quem não sonhou ser maior, quem não quer exaltar sua raiz. A família chamada Carnaval criada em núcleos de samba, cresça e que as Tinocas mães dê o tom no surdo de 1ª, e que as Rafaellas Mell consigam unificar a bateria, fazendo-se chegar a rainha de todos os sambas, enaltecendo seus mestres bambas.

"E Deus fez a maravilha
Mistérios brotam deste chão
Que a natureza esculpiu
Divina emoção
O Rio nasceu no sol da canção
Terra cobiçada, iluminada
Gente feliz
Menina dos olhos
Do Pai Criador
Que o padroeiro abençoou
"



_____________________________________________________________________________

ROSANE GRACIETI
é vice-presidente do GRES Combinado do Amor, mais antiga Escola de Samba de Niterói.

Na Cadência, aborda o samba de uma forma geral. Da valorização do sambista. Não só o de Escolas de Samba, mas aquele que gosta de batucar pelo simples prazer de ser brasileiro. Claro que sempre falando de tudo e todos que ressaltam esta cultura.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008