.

.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Discografia - Carnaval de Niterói

Em breve vamos disponibilizar os áudios de todos os álbuns


CARNAVAL 1979
Apesar de, na época,  já ser considerado o segundo melhor carnaval do Brasil, este foi apenas o segundo álbum lançado com os sambas de enredo das escola que desfilavam na Amaral Peixoto.

O LP, gravado pela TopTape e produzido por Laíla, tem 12 faixas, com sambas de escolas do 1º e 2º Grupos e também Blocos, como o recém fundado Branco no Samba. Algumas escolas da elite niteroiense, como a Corações Unidos, ficaram de fora da gravação

A primeira faixa do lado 1 é o antológico 'Afoxé', samba da dupla Heraldo Faria e Flavinho Machado, que deu ao Acadêmicos do Cubango, o pentacampeonado do carnaval niteroiense, reeditado pela escola em 2009.

CARNAVAL 1981
Em 1980 não houve gravação oficial do disco. Algumas escolas gravaram por conta própria seus sambas.

Mas a espera de dois anos foi recompensada com o terceiro álbum de sambas enredo de Niterói, o de 1981, gravado pela 'K-tel do Brasil', em 1º de dezembro de 1980 no estúdio Ara, que ficava na Rua Joaquim Silva, 56, Lapa.

Talvez a melhor coletânea se sambas enredo da cidade. Clássicos como 'Amor em tom Maior' da Unidos do Viradouro', 'Fruto do Amor Proibido' do Acadêmicos do Cubango, 'Por ser um dia de sábado' da Souza Soares, 'Alegres como se fosses livres' da Caçadores da Vila, entre outros, fazem desse álbum indispensável aos amantes dos sambas enredo!

Não era pra menos. Entre os compositores desse disco estão o saudoso Gelson, Zelito, Flavinho, Heraldo e Paulo César Portugal, e intérpretes que dispensam comentários: Dominguinhos do Estácio, Haroldo Melodia, Silvinho da Portela, Flavinho Machado e Gilson Pena Branca, considerado um dos grandes puxadores de samba de Niterói.

A participação de tantos bambas causou problema a duas agremiações. Os sambas da Branco no Samba e Camisolão não eram executados pelas rádios da época. Compositores de ambas as escolas cobraram das emissoras e ouviram de um comunicador que a determinação veio da Gravadora Top Tape - na época, responsável pelos discos das Escolas de Samba da Capital - pois tanto Dominguinhos quanto Haroldo Melodia já cantavam os sambas da Imperatriz e União da Ilha



CARNAVAL 1992
Capa do último disco das Escolas de Samba de Niterói,
produzido pelo selo 'Niteroi Discos'.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015