.

.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Blocos de 1° Grupo: a alegria varreu a passarela da Conceição


No terceiro dia de desfile na Rua da Conceição, a alegria foi a temática predominante entre os blocos de competição de 1° grupo. Não faltaram à terceira noite de desfiles, palhaços, pierrôs, arlequim, colombinas, negas malucas, blocos de rua e claro o combustível da alegria, a cerveja, como já avisava a Banda Batistão, primeira agremiação da noite, que brindou o público com muita “cerveja, petisco e mulher”. Até um bar, com belas garçonetes, foi levado para a avenida pelos sambistas do Barreto. Depois foi a vez do Comunidade Verde e Branco alegrar a avenida. O bloco do Cubango deixou a tristeza de lado com um desfile multicolorido e trouxe não só alegria, mas também paz, amor e felicidade. Até o Pierrô esqueceu seu chororó e se divertiu no desfile. Com muita alegria também, o Garra de Ouro, terceira agremiação a desfilar, contou no palco da Conceição os 10 anos de glórias da Banda de Música do Colégio Leopoldo Fróes. Ao som de clarins e percussão o bloco vermelho e amarelo do Largo da Batalha fez um dos mais bonitos desfiles da noite, se credenciando como uma das agremiações favoritas ao título. Outro belo desfile foi proporcionado pelo bloco carnavalesco Grupo dos 15, quarta agremiação da noite, também candidato ao título. Para estimular o riso e a gargalhada do público a azul e branca do Morro do Estado lembrou dos maiores comediantes de todos os tempos. Chaplin, Carequinha, Arrelia, Os Trapalhões, entre tantos outros, levantaram a avenida. O desfile emocionante levou o presidente da agremiação Didinho às lágrimas. Exaltando a alegria do cotidiano, como as festas de aniversário, o nascimento do filho, ou os momentos de confraternização entre amigos, desfilou o Unidos do Castro, quinta agremiação da noite. Mas a exaltação à alegria ainda proporcionaria mais um belo espetáculo. Desta vez, o carnaval, a grande alegria do povo, foi mostrado pelos sambistas do Galo de Ouro. O Cordão da Bola Preta, os antigos bailes, a nega maluca, os bate bolas e os eternos pierrot, colombinas e arlequins novamente passaram pela Rua da Conceição numa bela homenagem dos foliões do Galo Branco de São Gonçalo. Encerrando a noite de segunda-feira desfilou o Bloco Ferimento Leve, do bairro do Vital Brasil. O tradicional componente que vem à frente do bloco desta vez estava com mais ferimentos do que os outros anos, e ainda portava uma grave doença contagiosa, como bem lembrou o enredo do bloco do Vital Brasil e que sintetizou a noite de desfiles dos blocos de 1° Grupo: “Alegria, Alegria, Ferimento Leve no Carnaval é alegria que contagia.”
Então, contagiados pelo vírus da alegria os foliões de Niterói se preparam para a quarta e última noite de desfiles na Rua da Conceição. A noite das grandes escolas de samba.

Escolas de samba prometem empolgar nesta terça-feira

Encerrando o carnaval, desfilarão na passarela da Conceição nesta terça-feira gorda as grandes escolas da cidade. Este ano a novidade fica por conta da volta do G.R.E.S. Sabiá ao Carnaval. A mais antiga escola da cidade em atividade, uma das primeiras do país, fundada em 1938, será a primeira a desfilar com um enredo que exaltará os pontos turísticos da cidade. Logo depois é a vez de outra tradicionalíssima escola de Niterói, o Bafo do Tigre, fundada em 1964. A preta e amarela do Morro do Estado foi relembrar o enredo “Nos Quindins de Iaiá”, de autoria de uma dos mais conhecidos carnavalescos de Niterói, Gil Golveia, com samba dos compositores Rogerão, Gilberth Castro, Vicente das Neves, Mauro Rato e Baby. O Bem Amado, outra antiga agremiação da cidade, fundada em 1977, que voltou ao carnaval no ano passado, será a terceira escola a desfilar nesta terça-feira, como enredo “Reconstruindo a natureza”, e samba do experiente Odir Sereno, em parceria com José Carlos Esperto e Marcelo Quaty. Depois desfila a atual bicampeã Mocidade Independente de Icaraí com o enredo “No Cavalão e nos braços de Morfeu, 1, 2, 3, vou sonhando, vou contando histórias de era uma vez”. O veterano Flavinho Machado lidera a parceria responsável pelo samba da agremiação azul e branca do Morro do Cavalão. Quinta escola a desfilar na Rua da Conceição, o Balanço do Fonseca vai retratar a evolução da raça com o enredo “Do Homo sapiens aos robôs, o Balanço conta a evolução”, o samba é de autoria de Jorjão do Balanço. Encerrando o desfile e o carnaval 2009 desfila a Folia do Viradouro. A vermelha e branca de Santa Rosa vai mostrar ao público da Conceição o enredo “Do luxo à necessidade. A história do sabão”. Vinícius de Carvalho, Juninho do Cavaco, Dedé da Martins e Jorginho do Bairro são os compositores do samba. A noite será aberta com uma apresentação da Souza Soares, agremiação tradicional de Niterói, mas que nos últimos anos desfila no carnaval de São Gonçalo.
__________________________________
Luiz Eugenio
Cobertura do Carnaval de Niterói
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015