.

.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Niterói conhecerá nessa quinta-feira a campeã do Carnaval


Depois de quatro dias de folia, é hora de conhecer as agremiações vencedoras do Carnaval de Niterói. Nesta quinta-feira, a partir das 15h, diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) fará a abertura dos envelopes com as notas dos jurados no Clube Canto do Rio, no Centro da cidade. Serão conhecidas as notas dadas as escolas de samba e blocos carnavalescos de primeiro e segundo grupos.

As escolas de samba se apresentaram entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta para um público de cerca de oito mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores do evento. O desfile começou com algum atraso por causa da apresentação - a título se avaliação - da Souza Soares, de Santa Rosa. Os componentes da escola, que atualmente são filiados à Liga Independente das Escolas de Samba de São Gonçalo (Liesg), fizeram uma apresentação emocionada, revivendo os áureos tempos das décadas de 80 e 90, quando desfilavam em Niterói. Caberá agora à diretoria da Uesbcn decidir se a escola poderá fazer parte do seleto grupo das principais agremiações da cidade a partir do Carnaval de 2010.

Mocidade de Icaraí mostra força para tentar o tri. Folia do Viradouro e Bem Amado correm por fora


A primeira escola a abrir o desfile oficial foi a Sabiá. A escola da Vila Ipiranga, no Fonseca, foi desativada há dezessete anos, quando os desfiles oficiais de Niterói foram interrompidos. Desde o início do ano, a diretoria da agremiação teve o ingresso aprovado no principal grupo do Carnaval de Niterói porque foi comprovado que havia condições de desfile em 2009. Emocionados, os componentes tentaram superar com garra as pequenas falhas nas alegorias e a não apresentação do número mínimo de baianas, mas deixaram a impressão que em breve se tornarão uma das grandes forças do Carnaval da cidade. A segunda a desfilar foi a Bafo do Tigre, que veio coesa e cantando a plenos pulmões o samba de Gilberth de Castro, Rogerão e cia. Pela empolgação, a escola foi a primeira a merecer aplausos do público. Os carros alegóricos e fantasias da escola, no entanto, não mantiveram o alto nível da noite e podem representar perda de pontos.

Desfilando pelo segundo ano consecutivo na Rua da Conceição, a Bem Amado mostrou a mesma garra de 2008, quando voltou aos desfiles oficiais. Embalada pelo veterano intérprete e compositor Odir Sereno, a escola conseguiu contagiar o público e pode sonhar com um lugar entre as melhores da noite. Mas o melhor estava por vir, com a apresentação da atual bi-campeão do Carnaval, a Mocidade de Icaraí. A azul e branca do morro do Cavalão foi a que conseguiu ter a melhor interatividade com o público através de uma apresentação organizada, belas fantasias e alegorias muito bem acabadas, apesar da dificuldade da última alegoria em atravessar a passarela da Conceição. Embalada pelo samba de Flavinho Machado, interpretado por Nem Mocidade, a escola mostrou que veio para tentar o primeiro tricampeonato na história da revitalização do Carnaval de Niterói, iniciada em 2005.


Depois da Mocidade, foi a vez do Balanço do Fonseca. Porém, a escola do Morro do Santo Cristo não demonstrou a mesma "pegada" e organização que a fizeram grande campeã entre os blocos de primeiro grupo em 2007. A Balanço mostrou na avenida grandes alegorias, mas que apresentavam problemas de acabamento. Uma delas tinha na parte superior, estruturas metálicas à mostra. A maioria das alas não cantou o samba que falava sobre a evolução da raça humana, comprometendo a harmonia, o conjunto e a evolução da escola. Márcio do Cavaco voltou ao microfone principal da escola, mas a sua bela interpretação não foi suficiente para superar os problemas da escola, que deverá ter trabalho para refazer o vitorioso caminho em 2010.
Depois do Balanço do Fonseca, a Folia da Viradouro fez sua melhor exibição desde a revitalização. A direção da escola usou geradores para iluminar os carros. Os componentes cantaram com empolgação e euforia o belo samba para o enredo que contava a história do sabão. O que pode atrapalhar as pretensões dos sambistas de Santa Rosa é a falta de sintonia entre a bateria e o carro de som. Por pelo menos duas vezes, a pedido dos cantores, a bateria parou para que os ritmistas acelerassem o ritmo do desfile. Quando faziam "paradinhas" os componentes da bateria também atravessaram, momentaneamente, o canto do samba. São pequenos "deslizes" que podem comprometer as pretensões da escola em relação ao título, mas certamente não influenciará no esforço que a direção da Folia tem feito para fazer da agremiação vermelha e branca uma das forças do carnaval da cidade. Fechando o desfile, veio a Unidos de Piratininga e, mais uma vez, sem mostrar porque já foi considerada a mais promissora escola do atual Carnaval. Para piorar ainda mais a situação, a direção da Uesbcn apura a informação de que pelo menos uma ala da escola foi "emprestada" pela direção de uma escola de São Gonçalo que desfila no Carnaval do Rio. Resta agora aos jurados escolher os vencedores e aos organizadores retomarem o trabalho para que em 2010 o carnaval continue a crescer.

Esclarecimento sobre informação publicada onde mencionamos a Unidos de Piratininga

Nota da Redação:
"Em resposta ao e-mail postado pelo visitante Almir, gostaríamos de esclarecer que a informação sobre a suposta utilização de uma ala de outra escola no desfile dessa referida agremiação, na terça-feira de Carnaval, partiu do grupo responsável pela organização do evento. O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niteroí, Ito Machado, em nome da equipe responsável pela organização do desfile, informa que esse e todos os casos passam por avaliações e os resultados deverão ser divulgados tão logo as plenárias entre representantes das agremiações sejam retomadas a partir de abril. O Grupo "Na Cadência da Bateria", procura divulgar informações dentro das diretrizes éticas do jornalismo, adotando o cuidado de não prejudicar pessoas ou entidades ou setores organizados da sociedade. Novos e-mails ou comentários poderão ser remetidos para o nosso blog.

Sérgio Soares - coordenador de reportagem do Grupo Na Cadência da Bateria "
______________________________________________
Na Cadência da Bateria

Cobertura especial Carnaval 2009
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Gostaria de solicitar uma retratação em relação ao comentário sobre a Unidos de Piratininga. Visto que nada foi comprovado e o comentário foi maldoso e pernicioso sobre a agremiação. No aguardo de um contato, ou até mesmo da retratação nesse conceituado blog.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Almir.
    Gostaríamos de esclarecer que a informação sobre a suposta utilização de uma ala de outra escola no desfile da Unidos de Piratininga, na terça-feira de Carnaval, partiu do grupo responsável pela organização do evento. O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niteroí, Ito Machado, em nome da equipe responsável pela organização do desfile, informa que esse e todos os casos passam por avaliações e os resultados deverão ser divulgados tão logo as plenárias entre representantes das agremiações sejam retomadas a partir de abril. O Grupo "Na Cadência da Bateria", procura divulgar informações dentro das diretrizes éticas do jornalismo, adotando o cuidado de não prejudicar pessoas ou entidades ou setores organizados da sociedade. Novos e-mails ou comentários poderão ser remetidos para o nosso blog.

    Sérgio Soares - coordenador de reportagem do Grupo Na Cadência da Bateria "

    ResponderExcluir

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015