.

.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pauta Quente vai homenagear o antigo Bar Natal


Jornalista Fernando Paulino, um dos idealizadores do Bloco
O bloco Pauta Quente – que reúne os jornalistas de Niterói e seus amigos – escolheu como enredo para o Carnaval de 2014 os 30 anos de fechamento do Bar Natal, que transcorre justamente no próximo ano. O Bar Natal ficava na Avenida Visconde do Rio Branco, onde hoje está o Plaza Shopping, perto da Estação das Barcas. Era um ambiente barulhento, aconchegante, de resistência, de amores, desamores e porres. Foi uma espécie de Bar Esperança de algumas gerações de Niterói, sobretudo de estudantes da UFF, do período da ditadura militar.

Histórias - Numa noite de protesto, a polícia chegou para o Seu Luiz, o espanhol dono do bar, e ordenou que fechasse o Natal. “Tem uns agitadores aqui dentro que a gente vai pegar lá fora”. O espanhol pensou rápido e cascateou: “Aqui só tem amigos, que vieram festejar o aniversário do meu filho”. Os agentes da repressão foram embora. Descontração era a marca daquele grupo que, entre um copo e outro, discutia soluções para o país, à direita ou à esquerda.

“Causos” - Certa vez, Paulão – na época, estudante de Comunicação Social e membro do DCE da UFF - sumiu da área. De brincadeira, inventaram que “as mãos repressoras da ditadura militar” tinham levado o amigo. De imediato, foi lançada no bar a campanha “Libertem nossos presos. Liberdade para Paulão”. Dias depois, ele reapareceu; conseguiu fugir da casa de uma namorada altamente possessiva.

Saudades - O Natal fechou suas portas antes do fim da ditadura, precisamente no dia 1º de junho de 1984. Mas o espírito de solidariedade que existia entre seus frequentadores perdura até hoje. Seus órfãos – muitos dos quais organizam o bloco dos jornalistas – vão desfilar as suas histórias no Pauta Quente, esperando que filhos e netos levem avante a vontade de fazer um Brasil melhor.

O lançamento do enredo será no primeiro sábado de dezembro, dia 7, a partir das 17h, em roda de samba no Clube Fluminense de Natação e Regatas, na Rua Silva Jardim, quase esquina com o Mercado de Peixes, na Ponta d’Areia, com canja de Zé Katimba, Jorgynho Chinna, entre vários outros sambistas amigos. VM Sonorização e grupo Projeto Hoje tem Samba. Ingresso a R$ 10.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015