.

.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Região Oceânica divulga sinopse do enredo 2020

segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Uma das primeiras escolas de samba de Niterói a definir seu enredo para o próximo carnaval, a Unidos da Região Oceânica entregou a sinopse no último dia 29 durante um almoço entre os compositores que participarão da disputa e o carnavalesco Índio Garcia. "Junto com a sinopse entregamos uma carta aos compositores contento a linha de raciocínio do enredo e algumas dicas para orientarem as composições", informou o carnavalesco Índio à Cadência.

Disputa - Compositores interessados em participar da disputa ainda podem inscrever-se. Para isso devem entrar em contato com o carnavalesco  pelo whatsapp: (21) 98758-2765. A data de entrega das obras e apresentação dos sambas concorrentes será no dia 2 de novembro na quadra da Escola, que fica na Avenida Plínio Gomes de Matos Filho, 56 - Várzea das Moças, Niterói/RJ.

Desenvolvimento - O desfile da Região Oceânica será dividido em três setores conforme sugere o título do enredo, "Magias, Mistérios e Bruxarias: Em honra da mãe Lua". No primeiro setor serão abordadas as magias existentes em honra da mãe Lua. No segundo setor a influência da Lua nas nossas vidas e no destino. E no terceiro e último setor, os feitiços. "Será um verdadeiro caldeirão de emoções. Vamos fazer esse caldeirão ferver na avida, pedindo a Lua que nos ilumine, que nos clareie e nos cubra com seu manto prateado, que corra tudo bem na avenida e façamos um excelente desfile", disse o carnavalesco à Cadência. Quanto aos quesitos plásticos, Índio informou que já estão em andamento. "Os figurinos já estão riscados e pintados", adiantou.

A Unidos da Região Oceânica será a quinta escola a desfilar na terça-feira de carnaval pelo Grupo A, a elite niteroiense.

Confira a sinopse da Região Oceânica para o Carnaval 2020

O G.R.E.S UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA, traz para o carnaval de Niterói, o enredo : Magias, Mistérios e Bruxarias: Em honra da mãe Lua. Uma temática mística e fascinante onde a Lua se apresenta como símbolo do princípio feminino, da fecundidade, das emoções e dos ciclos, a Lua é adorada como a grande deusa da criação, o véu da noite é um dos corpos celestiais mais importantes na magia. Essa fascinação com a lua, clareou e deu à luz a muitos mitos e lendas onde ela sempre foi associada com amor, pureza e beleza. A Lua é o astro da interiorização, da meditação, da passagem do tempo, do plantio e da colheita, da metamorfose, da vida e da morte. Enfim, do desabrochar para um novo ciclo pleno e próspero . Desta forma é possível manipular a realidade e mudar o destino, como se fosse mágica (e de fato, é mágica)
Lua que me encontra na noite, Lua que me deixa sonhar
Vai descendo no horizonte, ela é muito linda de olhar
Deixa minha mente distante, viajando nesse luar
(MASKAVO)
Sinopse
MAGIAS
   Numa viagem de magias e encantos conduzidos aos braços protetores da Lua, deusa eterna da vida e da morte, guardiã do destino, senhora eterna da noite, mãe de todas as bruxas é a Lua que todas as feiticeiras recorrem para preparar suas porções identificadas como uma mulher em todas em suas tradições. " A Lua é o Sol da noite" E mexe com as marés, com a mente e com as emoções das pessoas e as deixam a flor da pele. Essas mudanças também significam inconstância e mutabilidade, indicando obscuridade, ilusão e representa a caminhada do homem ao longo do seu destino.
A base da magia está justamente aí, em usar as ferramentas disponíveis ao nosso redor para caminhar em direção ao crescimento e autoconhecimento não só como seres humanos, mas também como parte de um Todo Universal. Sendo assim, a lua apresenta mutações em suas fases.
     A Lua Nova indica o começo de um novo ciclo  é o tempo de fervilhar novas idéias e nesse período começam a crescer de acordo que a Lua vai crescendo no céu. É o mágico começo da jornada, a vontade de criar novos projetos e ao planejamento.
A Lua Crescente simboliza a construção e o renascimento, ao mesmo tempo é envolvente em simpatias e misticismos, ótima fase para levar a frente os projetos feitos na lua nova. É uma fase de crescimento e de correr atrás do que acredita e quer.
A Lua Cheia é associada à fartura e à fertilidade é a mais cultuada pelas bruxas em seus rituais de feitiços, encantamentos e bruxarias, representa a face "Mãe da Deusa”. É uma fase de energia muito forte afinal o poder da deusa está totalizado nessa fase onde aceita ou rejeita os projetos iniciados na Lua Nova.
A Lua Minguante representa a face Anciã da Deusa  indica o ciclo completo, representa a sabedoria e o tempo de desintegração de algumas idéias antigas, o movimento aqui é de introspecção, a desconstrução, o recolhimento e o final do ciclo.
   Como a lua é considerada uma doadora de força feminina ela pode ser representada como a mulher jovem (a lua crescente), a mulher mãe (a lua cheia) e a mulher anciã (a lua minguante) A lua nova, por ser a oculta, geralmente não é representada , apenas formando no céu o assim chamado "Arco de Diana"
  A Lua também se faz presente nos meses do ano: A lua de JANEIRO- É a lua dos antepassados, a lua de FEVEREIRO - É a lua da busca do conhecimento, a de MARÇO- É a do olho interior, a lua de ABRIL - Das vozes do mundo, a lua de MAIO- De contar histórias, a lua de JUNHO- A dos labirintos, a lua de JULHO-É a lua das sereias, a lua de AGOSTO, Da loba, a lua de SETEMBRO- É a lua da risada de Afrodite, a lua de OUTUBRO-Da cura, a de NOVEMBRO- Dos sonhos e finalmente a lua de DEZEMBRO- É a lua de contar as bençãos do ano.
 Ao longo do mês a Lua atravessa todos os doze signos do Zodíaco, passando cerca de dois dias em cada um. Por estar tão próxima da Terra a Lua influencia muito todos os seres vivos e, seja qual for o seu signo ou signo lunar, a passagem da Lua pelos outros signos também o afeta.
MISTÉRIOS
     A Lua nas cartas do Tarô das Bruxas, representa os mistérios e destinos impostos em nossas vidas e os caminhos na bruxaria, cada fase da lua serve para uma finalidade, por isso, o Tarô nos mostra esse ciclo sobrepostos até chegar a Lua Cheia, quando a intuição e os poderes da feitiçaria ficam ainda mais acentuados. No Tarô das bruxas cada carta relata os seus segredos emoções e mistérios. Representados ai por 22 arcanos maiores
O LOUCO- Representa o ser humano em busca de si mesmo na vida .O MAGO-Mostra superioridade individual. A SACERDOTISA- É a bruxa conhecedora dos mistérios e mestre na transformação da natureza. A IMPERATRIZ-Seu poder vem da ternura e da fertilidade. O IMPERADOR- É um homem maduro de total segurança e firmeza. O SUMO SACERDOTE- É a supremacia do poder espiritual sobre o poder material. OS ENAMORADOS- Simbolizam a necessidade de fazer uma escolha, banhados em luz dourada O CARRO- Representa a caminhada do homem ao longo do seu destino. A FORÇA-A bruxa busca a felicidade na sexualidade. O EREMITA- É um homem solitário que caminha iluminando os seus próprios caminhos.
 Temos a carta da JUSTIÇA- Significa o equilíbrio entre a razão e a emoção, a vitória ,a derrota, o bem e o mal. RODA DA FORTUNA- É o movimento contínuo da vida que volta sempre ao mesmo lugar. O DEPENDURADO- É a carta mais complexa e indica renúncia, sacrifício. A MORTE- Indica mudanças por um processo doloroso e libertação. A TEMPERÂNCIA- Mostra uma bruxa em atividade misturando porções em seu caldeirão mágico O CHIFRUDO-Representa a divindade masculina, a fertilidade e a paixão ligada ao desejo sexual e vigor físico. A TORRE- É a carta que mostra a destruição, ruína de uma estrutura sólida, fracassos. A ESTRELA- É a carta mais favorável do tarô. A LUA- Mostra suas fases sobrepostas até chegar a lua cheia. O SOL- É a realização total da conquista de um objetivo, depois da passada da lua, o sol reluz na plenitude. O JULGAMENTO é a Carta do juízo final, renascimento e redenção. Nossa ultima carta do tarô O UNIVERSO- Significa plenamente positividade e recompensa de todos os esforços alcançados.
  A lua está associada também aos Yantras que literalmente significa “apoio” e “instrumento”. Trata-se de um desenho geométrico que atua como uma ferramenta altamente eficiente para a contemplação,concentração e a meditação. Basicamente Yantras são chaves secretas para o estabelecimento de ressonância com as energias benéficas do macrocosmo. Muitas vezes o Yantras podem nos colocar em contato com energias e entidades extremamente elevadas, sendo de inestimável ajuda no caminho espiritual. Destaques para o Yantra Lua, Que simboliza nossa ligação com a família especialmente com a nossa Mãe e o Yantra Sol ,representa o "EU" verdadeiro e a consciência de si mesmo, atraindo forças para lutar pelo sucesso.
BRUXARIAS
Agora falaremos das bruxarias e grandes feitiços realizados de diversas maneiras em que a Lua é cultuada e venerada, no mundo místico, sombrio e cheio de surpresas para a humanidade assim como em seu eclipse Lunar. É preciso muito cuidado ao realizar um feitiço durante um Eclipse, pois as energias da Terra estão confusas neste momento e se o bruxo ou bruxa não dominar a magia, as consequências podem ser desastrosas. Os feitiços que envolvem eclipses só podem ocorrer em três momentos: 7 minutos antes, durante o eclipse e no máximo 7 minutos depois. Portanto, os preparativos e consagrações devem ser realizados antes do início do fenômeno, pois o Cone de Poder só estará com força em um espaço curto de tempo.
  Os feitiços realizados durante um eclipse lunar, geralmente destinados aos bruxos, são eles: renovação, banimento, proteção, destruição para regeneração, contato com a Sombra e com as profundezas da psique. Acredita-se que o eclipse solar afeta o mundo exterior e o lunar o mundo espiritual interior. E se apresentam como “lua de sangue” avermelhada, “ lua azul” segunda lua cheia no mês e a “ super lua” 30% mais brilhante. Temos também, a Lua Negra que se apresenta através de uma sub-fase entre a lua minguante e a lua nova, nos últimos momentos de luminosidade onde ideal para feitiçarias e magia negra.
As deusas lunares da Antiguidade também eram assim divididas jovens, mães e anciãs. A lua donzela crescente, representa planos a serem realizados. A lua cheia representa o ventre da mãe grávida, a fertilidade, e a maturidade. A lua minguante anciã assinala o recolhimento da colheita de tudo aquilo que se plantou nas duas primeiras fases. A lua nova, a morte , o repouso.
A Lua se apresenta como HÉCATE em seu aspecto sombrio de tríplice lunar. É PERSÉFONE, que reina no mundo dos mortos. É ÁRTEMIS, que cruza os céus em caçadas intermináveis, deusa grega da lua crescente .É DEMÉTER, que se integra com Gaia, a terra para fazer a semente germinar no solo.  É KALI, que detém o segredo da morte mágica, delicada e misteriosa. A Mãe Antiga," lua nova" É MORGANARainha das Bruxas, deusa celta da lua cheia,ligada a saúde, leitura de oráculo, artes mágicas e sedução. É ISTHAR,dos Babilônios, deusa da magia que assombra os mortais nas noites escuras levando-os a loucura. E governa os ciclos da lua, meses do ano e ainda a fertilidade da terra, sendo assim tudo o que nasce é considerado como sua cria.
  Assim, a Oceânica faz seu carnaval em honra da Mãe Lua e que ela clareia e nos proteja com seu manto prateado .É chegada a hora de cantar, o caldeirão vai ferver, nessa noite de Luar!
" Pois é o mágico pensar, que cria a realidade" Então... aqui estamos nós, que felicidade!

CARNAVALESCO: ÍNDIO GARCIA
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015