CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

NA CADÊNCIA DA BATERIA

Cobrindo os desfiles de Niterói desde a Revitalização

NA CONCEIÇÃO OU NO CAMINHO NIEMEYER

Carnaval de Niterói é na Cadência

CARNAVAL DE NITERÓI

A Cadência valoriza nossas agremiações

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Folia soberana e Sabiá de volta. Niterói tem um dos mais disputados carnavais de todos os tempos

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 

Conforme a Cadência previa na sua matéria pós desfiles, o Carnaval de Niterói foi marcado pelo equilíbrio, tanto no Grupo A, quanto no Grupo B. A expectativa de disputa acirrada se confirmou na abertura dos envelopes realizada na terça-feira, 25 de fevereiro, no Praia Clube São Francisco. No Grupo A pelo menos cinco das oito escolas que desfilaram no sábado, 22, no Caminho Niemeyer, chegaram à apuração confiantes no título. E não era para menos, todos haviam feito excelentes desfiles e o otimismo tomou conta das grandes torcidas que lotaram o salão nobre do aristocrático clube da Zona Sul.

A Soberana do Carnaval de Niterói

Antes da abertura dos envelopes foi anunciado que as agremiações haviam cumprido todas as obrigatoriedades, com exceção da Unidos da Região Oceânica punida em dois pontos por não desfilar com o número mínimo de componentes e pela falta de extintores nas alegorias, exigência que consta em regulamento.

Começou então a leitura dos quesitos. Enredo foi o primeiro. Império de Charitas, Folia do Viradouro e Souza Soares pularam na frente com vinte pontos cada. A Souza assumiu a liderança ao pontuar nota máxima também no quesito Comissão de Frente, mas perdeu três décimos em Fantasias e a liderança em Mestre-Sala e Porta-Bandeira para a Magnólia Brasil. No quesito Alegoria, a Império de Charitas empata com a Magnólia, perdem décimos preciosos no quesito samba enredo. Charitas perdeu três décimos e a Magnólia quatro, foi aí que a Folia do Viradouro, que teve no samba um dos pontos altos do desfile, virou o jogo e passou as duas concorrentes. A vantagem permaneceu no quesito Evolução. Faltando dois quesitos para o fim da apuração, Charitas assumiu a liderança após a leitura das notas do primeiro jurado de Harmonia, mas o 9,7 do segundo jurado devolveu a primeira colocação. Faltava apenas o quesito Bateria. O Império de Charitas perdeu mais um décimo, e o vice-campeonato para Magnólia, foi quando o locutor anunciou mais um 10 para a Folia. Explosão da escola de Santa Rosa, seis vezes campeã do carnaval, a soberana de Niterói.

No Grupo B deu Sabiá, mas poderia ter dado Batistão, Garra...

Assim como no Grupo A, a apuração das notas do Grupo B foi teste para cardíaco. Só na última nota a campeã foi conhecida. A Banda Batistão, apontada pela Cadência como uma das favoritas à vaga na elite, largou na frente no quesito enredo, ao lado da Unidos do Sacramento que assumiu a ponta após a leitura do quesito Comissão de Frente. A escola gonçalense se manteve na ponta até Alegorias e Adereços, quando a Garra de Ouro assumiu a liderança. Mas com a perda de quatro décimos em Samba Enredo, permite que o Batistão empate e depois e vire no quesito Evolução. Ambas permanecem empatadas no penúltimo quesito, Harmonia, mas vêem a Sabiá soltar o grito de campeã após a leitura do derradeiro quesito, Bateria.

Cacique é campeã no Grupo C, e a favorita Balanço do Fonseca é rebaixada

Foi no Grupo C que aconteceu o mais imprevisível dos resultados. O Balanço do Fonseca, praticamente uma unanimidade na avenida ficou em último lugar e vai desfilar no Grupo de Avaliação em 2026. A escola perdeu um ponto em obrigatoriedades por infringir o artigo 22 do regulamento, mas também foi penalizada com muitos décimos em praticamente todos os quesitos. A decepção fez o presidente da escola, Carlos Xororó, anunciar sua saída, não só da agremiação, como também do próprio Carnaval de Niterói. A Campeã foi o Cacique da São José, em segundo o Galo de Ouro e em terceiro o Bem Amado.

Data Vênia é aprovada

Três agremiações participaram em 2025 do recém criado Grupo de Avaliação. O Bugres do Cubango, o Acadêmicos da Ponta da Areia e o Acadêmicos do Data Vênia Doutor, essa última a escola aprovada para integrar o Grupo C em 2026. 

O acesso foi bastante comemorado por sua diretoria.


Classificação final:

Grupo A:

1º Folia do Viradouro – 179,1
2º Magnólia Brasil – 178,9
3º Império de Charitas – 178,9
4º Império de Araribóia – 178,7
5º Experimenta da Ilha – 178,4
6º Alegria da Zona Norte – 178,2
7º Souza Soares – 177,9
8 º Unidos da Região Oceânica (Desfila no Grupo B em 2026)

Grupo B

1º Sabiá – 179,1 (Desfila no Grupo A em 2026)
2º Banda Batistão – 179
3º Garra de Ouro – 178,9
4º Unidos do Sacramento – 178,4
5º Combinado do Amor – 177,5
6º Tá Rindo Porquê? – 176,5
7º Paraíso da Bonfim – 174,3
8º Mocidade Independente de Icaraí – 173,4 (Desfila no Grupo C em 2026)

Grupo C:

1º Cacique da São José – 178,4 (Desfila no Grupo B em 2026)
2º Galo de Ouro – 178,3
3º Bem Amado – 178,2
4º Balanço do Fonseca – 177,4 (Desfila para avaliação em 2026)

Avaliação:

1º Acadêmicos do Data Vênia Doutor (Desfila no Grupo C em 2026)
2º Acadêmicos da Ponta da Areia
3º Bugres do Cubango

MAPA das NOTAS















OBSERVAÇÕES:

No Grupo A, Magnólia Brasil e Império de Charitas conquistaram o mesmo número de pontos (178,9), mas a Magnólia ficou com o vice-campeonato por ter conquistado mais pontos no quesito harmonia. 10/9,9 contra um 10/9,7 da Charitas.

No Grupo B, quatro das oito agremiações em disputa, perderam pontos nos quesitos de obrigatoriedades. A Combinado do Amor e a Tá Rindo Porque perderam um ponto em descumprimento ao Artigo 22, item B. A Paraíso do Bonfim perdeu 3 pontos por descumprir o artigo 22. Já a rebaixada Mocidade Independente de Icaraí perdeu 4 pontos: dois pontos em descumprimento ao Artigo 22 e outros dois pontos por não apresentar no dia do desfile seus fiscais das Subcomissões de Concentração e Dispersão, esse descumprimento causa a perda não só dos pontos, mas também de 5% da subvenção do Carnaval 2026 em cada uma das subcomissões.

No Grupo C, o Balanço do Fonseca perdeu um ponto por não apresentar o mínimo de 4 diretores por alegorias.

No Grupo de Avaliação, nenhuma das três concorrentes foram penalizadas.

CARNAVA DE NITERÒI É NA CADÊNCIA


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Equilíbrio marcou os desfiles das Escolas de Samba em 2025

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Foram 23 desfiles divididos em quatro grupos de disputa. Na sexta-feira, 21 de fevereiro, se apresentaram as escolas dos Grupos B e C, no sábado, 22, as agremiações do Grupo A, a elite do carnaval da cidade, e ainda três agremiações do Grupo de Avaliação. 

(Foto área: Paulo Lima/Ascom-PMN)

Segundo estimativa da Prefeitura de Niterói a passarela recebeu mais de 60 mil pessoas nos dois dias de desfiles. A estrutura oferecida tem melhorado ano a ano, inclusive com mais conforto para o público. Prova disso que as arquibancadas se mantiveram cheias até a última escola, mesmo com o dia já clareando como aconteceu na sexta-feira. A grande novidade deste desse Carnaval 2025 foi a utilização de iluminação cênica que valorizou ainda mais as apresentação das escolas.

Para o presidente da Neltur, (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), André Bento, responsável pela organização da festa, o Carnaval de Niterói tem se consolidado como um evento de alto nível, conquistando o coração tanto dos moradores quanto dos visitantes, mostrando que a cidade está pronta para ser um dos grandes polos de carnaval do Rio de Janeiro. "Niterói está se destacando no cenário do Carnaval carioca, e a cada ano conseguimos oferecer um evento mais estruturado e animado", destacou o presidente da Neltur.

As escolas de samba também têm contribuído para o brilho da festa levando para a passarela desfiles cada vez mais qualificados, fazendo com que as disputas fiquem cada vez mais equilibradas.

No Grupo A só uma certeza. Foi um grande desfile.

(fotos: Luiz Eugenio / Na Cadência da Bateria)

Primeira escola a desfilar, a estreante do Grupo A, Império de Charitas desmistificou a velha lenda do carnaval de quem abre o desfile faz um desfile frio. A amarelo e branca tratou de esquentar a passarela. E conseguiu. Com um enredo em homenagem à padroeira da escola, personificada pelo sincretismo, nas figuras de Nossa Senhora Aparecida e Oxum, Charitas fez um desfile luxuoso e empolgante. Chegou para ficar.

Com mais tempo de Grupo A e já com dois títulos na elite, se apresentou a Alegria da Zona Norte. Antes do carnaval a escola da Bernardino prometia um enredo cheio de emoções. E de fato foi. O autismo, tema importante e necessário, chegou ao carnaval trazido pela Alegria com muito carinho. Um desfile leve, colorido. 

A Alegria tem como característica a preocupação com os quesitos o que sempre a coloca entre as favoritas.

Terceira escola da noite, o Império de Araribóia retornou ao grupo principal no ano passado, mas neste ano parece que almeja muito mais que se manter no grupo. Com um enredo sobre Luiz Gonzaga, o Rei do baião, os sambistas da São Lourenço transformaram o Caminho Niemeyer numa verdadeira festa na roça. O intérprete Alfredinho Cintra e a bateria Cocar de Ouro promoveram um grande arraia, levantando o público no último setor da passarela.

A expectativa crescia nas arquibancadas para a passagem da quarta escola de samba da noite, a Magnólia Brasil, principalmente no primeiro setor onde uma grande faixa da escola foi estendida. Sua torcida vibrou muito quando o locutor anunciou a entrada da Magnólia, impactante devido ao volume do abre-alas e das primeiras fantasias. O tema foi sobre a cerveja e o samba de Roberto Ribeiro gravado para a disputa do Carnaval de 1985 no Império para o enredo Samba Suor e Cerveja. No último setor da passarela a escola precisou dar uma acelerada para cumprir o tempo, de toda forma a Magnólia cada vez mais se consolida como uma das grandes do Carnaval de Niterói.

Quinta escola a desfilar, a Unidos da Região Oceânica levou para a avenida um tema sobre o universo lunar, mas teve problemas nos figurinos de algumas alas com componentes desfilando descalços ou com calçados destoando das fantasias.

A sempre aguardada Folia do Viradouro, cinco vezes campeã do carnaval, foi a sexta escola da noite. A escola apresentou um carnaval grandioso e luxuoso como de costume, mas um de seus carros teve muita dificuldade para passar na primeira curva, precisando de várias manobras para seguir na passarela. O samba dos compositores Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza, Vinícius Xavier e Anderson Lemos aconteceu na avenida, cantado a plenos pulmões pelos componentes de Santa Rosa. As encantarias da Folia renderam um dos melhores desfiles da noite. Forte candidata ao título.

A seguir desfilou mais uma escola de Santa Rosa. A tradicional Souza Soares parece estar revivendo seus melhores momentos no Carnaval de Niterói, quando conquistou o título em 1989. Foi um desfile animado e empolgante sobre a lenda da Pedra de Itapuca, um dos cartões postais mais famosos de Niterói.



Encerrando as apresentações do Grupo A desfilou a atual campeã do carnaval, a Experimenta da Ilha. Com um tema sobre Dandara, mulher do líder de Palmares, Zumbi, a escola da Ilha da Conceição não repetiu o desfile perfeito de 2024. Talvez impactada pelo incêndio que atingiu seu barracão a poucos dias do carnaval, destruindo uma de suas alegorias e muitos materiais. Destaque para a bateria de Mestre Mateus Pestana. 


No Grupo B disputa vai ser entre Banda Batistão e Sabiá

Os desfiles do Grupo B, realizados na sexta-feira, 21 de fevereiro, também foram muito equilibrados, mas a Banda Batistão do Barreto e a Sabia, da Vila Ipiranga se destacaram.

Abrindo os desfiles oficiais do Carnaval de Niterói em 2025,  a Tá Rindo Porquê, recém promovida do Grupo C, levou para a avenida o enredo Obá Siré Obá, Orixá Guerreira, Yabá da Nação Yorubá, apresentado um bom conjunto de fantasias e um desfile coeso, impulsionado pelo bom samba interpretado pelo sempre competente Tatalho. A escola presidida por Luciano Deodato chegou para ficar no Grupo B.

A Mocidade Independente de Icaraí, foi a segunda escola da noite, mas infelizmente não fez uma boa apresentação. Apesar do bom samba e da garra dos sambistas do Cavalão, a escola teve muitos problemas com fantasias. Várias alas desfilaram com figurinos incompletos o que certamente prejudicará a agremiação cinco vezes campeã do carnaval na pontuação e classificação final.

A seguir foi a vez da Banda Batistão. A escola do Barreto fez mais um bom desfile no Caminho Niemeyer provando que está pronta para uma vaga entre as escolas da elite. O enredo em homenagem a Tata Tancredo, sambista e umbandista, proporcionou uma apresentação consistente, principalmente nos requisitos plásticos. É candidata ao título.

Quarta escola a desfilar, a Paraíso da Bonfim fez sem dúvida o desfile mais emocionante da noite. A perda de seu presidente, Willian Neves, há um mês do carnaval, fez com que alguns de seus componentes desfilassem chorando, outros, se valendo do enredo que levaram para a avenida em homenagem à guerreira Zeferina, lutaram com garra. Do discurso do diretor de carnaval Vini Lemos, antes da entrada da escola na pista, até o último componente a cruzar o pórtico de chegada, todos levavam William em seus corações. Para quem o conhecia bem, de fato foi difícil conter a emoção. Salve Willian, salve a Bonfim.

A águia do Caramujo, o Combinado do Amor, mas antiga escola de samba de Niterói, foi a quinta agremiação a desfilar. Na expectativa pela volta à elite, a escola apostou no enredo "O florescer da vida no jardim da criação". Destaques para o samba, para a bateria e para sempre elegante Velha Guarda.

Apostando mais uma vez em personagens de relevância social, a Garra de Ouro levou para a avenida a história do comunicador Zé do Caroço, o líder do Pau da Bandeira, um dos melhores enredos do Grupo. Com fantasias de fácil leitura e entendimento, como os autofalantes da comissão de frente, a escola pode obter boa classificação. Destaque para a alegoria representando os projetos sociais que a Garra desenvolve em sua comunidade.

Rebaixada no ano passado a Sabiá, sétima escola a se apresentar, provou que o Grupo B não é o seu lugar. Reeditando o enredo de 2015, um dos preferidos dos sambistas da Vila Ipiranga, a escola mostrou para o público um desfile grandioso com fantasias e alegorias de bom acabamento. Destaques para a comissão de frente, a bateria de Mestre Felipe e para o carro de som comandado por Niu Souza. Cintya Santos, hoje porta bandeira da Estação Primeira de Mangueira, que durante tanto tempo rodou com o pavilhão da Sabiá, marcou presença no desfile da sua escola de coração.

Encerrando os desfiles do Grupo B se apresentou a Unidos do Sacramento com o enredo sobre a filha do Rei do Congo trazida ao Brasil em 1597, uma das lideranças do primeiro núcleo do que seria o Quilombo dos Palmares. A escola fez um bom desfile explorando as cores do seu pavilhão e fantasias de luxo que é sua característica, mas um dos carros alegóricos teve dificuldade de fazer a última curva da avenida, abrindo um espaço para a ala que estava à frente, justamente onde fica uma cabine de jurados.

No Grupo C, Balanço é favorita

As quatro escolas de samba do Grupo B encerraram a primeira noite de desfiles no Caminho Niemeyer, logo após a apresentação das escolas do Grupo B. Todas as escolas se apresentaram dignamente e a classificação vai ser decida ponto a ponto.

A primeira foi o Bem Amado, tradicional escola de samba de São Francisco, depois foi a vez do Cacique da São José, do Fonseca. Destaque para a comissão de frente formada por pessoas com deficiência, que arrancou muitos aplausos das arquibancadas.

Também do Fonseca desfilou o Balanço. Com um o maior contingente entre as escolas do Grupo C, e com fantasias bem elaboradas, a escola pode sonhar com seu retorno ao Grupo B.

E a última escola, já com dia claro, desfilou o Galo de Ouro, de São Gonçalo, com um enredo sobre o Egito.

Na Avaliação, Acadêmicos do Data Vênia Doutor fez a melhor apresentação.

Na noite de sábado, logo após as apresentações do Grupo A, desfilaram as três escolas postulantes a uma vaga no Grupo C em 2026.

A primeira foi a caçulinha de Niterói, fundada em 2024, Acadêmicos da  Ponta da Areia apresentou o enredo afro desenvolvido pelo renomado carnavalesco Jaime Cezário. A escola apresentou duas grandes alegorias com Nego comandando o carro de som.

Depois foi a vez de matar a saudade com o retorno do Bugres do Cubango, tradicional bloco da cidade que agora pleiteia uma vaga entre as escolas de samba. Foi um desfile simples mas emocionante. É o Cubango de volta à passarela niteroiense.

Encerrando os desfiles da avaliação e o Carnaval de Niterói, se apresentou o Acadêmicos do Data Vênia Doutor agremiação criada por advogados da cidade que tem como presidente Dr. Paulo Bóia. A escola fez uma apresentação bem organizada e deve ser aprovada para desfilar no Grupo C em 2026.

Prefeito destaca a importância dos desfiles para a cidade

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância da organização do evento e a evolução do carnaval da cidade a cada edição. "Nós investimos na saúde, contratamos mais médicos, avançamos na educação e na segurança pública. E vamos investir também na cultura. O Carnaval, além de ser uma tradição, fortalece a indústria criativa, gera emprego e renda e movimenta a economia da nossa cidade. Esse é um carnaval de muito brilho, muito ritmo, muita alegria e organização. Estamos cada vez mais prontos para entregar uma estrutura de qualidade para o nosso povo e para quem visita Niterói. A cada ano, a cidade se supera, e temos certeza de que Niterói está no caminho certo, fazendo um dos melhores carnavais do Brasil”, afirmou o prefeito.

A apuração das notas será na terça-feira, dia 25, às 17h no Praia Clube São Francisco (Estrada Fróes 700, São Francisco - Niterói - RJ)

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Carnaval de Niterói 2025. Desfiles das Escolas de Samba começam hoje




 

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Grupo Na Cadência da Bateria lança Ranking das Escola de Samba de Niterói

domingo 16 de fevereiro de 2025

 A cinco dias dos desfiles oficiais das Escolas de Samba de Niterói, o site Na Cadência da Bateria, veículo especializado no Carnaval de Niterói, cobrindo suas agremiações desde a revitalização, em meados dos anos 2000, elaborou um ranking de classificação das escolas de samba.

O ranking foi criado com dados coletados a partir de 2006, ano da revitalização dos desfiles das Escolas de Samba de Niterói, período em que o grupo Na Cadência da Bateria iniciou suas atividades de cobertura do Carnaval da Cidade

Será um trabalho contínuo e já a partir do carnaval de 2025, receberá sua primeira atualização. A lista será atualizada anualmente com objetivo de incentivar cada escola de samba a desenvolver desfiles de excelência, contribuindo para o engrandecimento do nosso Carnaval.

Esclarecimentos - Entendemos a importância histórica de algumas escolas que desfilam no carnaval atual, e que tanto contribuíram para o processo de construção daquele que foi considerado o segundo melhor do país, como a Combinado do Amor, a mais antiga da cidade, e a Sabiá, primeira campeã, ambas com 3 títulos até 1995, assim como a Souza Soares campeã de 1989, a Mocidade de Icaraí, campeã em 1991,e o Bem Amado, todas de tanta tradição e dedicação ao carnaval da cidade, que só deixaram de desfilar em meados da década de 1990, devido à paralisação dos desfiles, e que certamente teriam mais pontos do que os divulgados nesse estudo, mas optamos em criar um ranking, que compreendesse esse marco de retomada dos desfiles que coincide com o início do trabalho jornalístico da Cadência junto às Escolas de Samba da cidade. No ranking estão relacionadas apenas as agremiações em atividade. Escolas inativas, mesmo as que pontuaram no período, foram desconsideradas.

Critérios - Para determinação da pontuação do ranking foi estabelecido que a escola campeã de cada ano ganhasse 10 pontos, a vice 7 pontos, a terceira colocada 5 pontos e a quarta 3 pontos. A partir da quinta colocação cada escola ganha um ponto por ter participado do grupo principal. Assim as escolas classificadas em sexto, sétimo, oitavo e assim sucessivamente, ganham também um ponto. 

Observação: O Tá Mole mas é Meu teve seu nome alterado em 2018 para Paraíso da Bonfim quando já era Escola de Samba, por isso as notas foram unificadas.

Desempate - Caso haja empate entre duas ou mais agremiações, prevalecerá a escola de samba com maior número de títulos no grupo principal, caso o empate persista, será adotado o maior número de participações no grupo principal, se ainda assim houver empate será considerada a melhor posição nos desfiles.

Exemplo: Se duas escolas empataram no sexto lugar do Ranking com 30 pontos, e uma delas, a Escola 'A' tem 2 títulos no grupo principal contra um título da coirmã 'B', a Escola 'A' ficará em sexto e a 'B' em sétimo no ranking. Caso nenhuma das duas tenham conquistado título será considerado o número de participações, ou seja, a Escola 'A' participou oito vezes e a Escola 'B' apenas duas, a preferência é da Escola 'A'. Se ainda houver empate, passará a valeu a melhor classificação da escola em todas as sua participações do grupo principal, ou seja, uma escola que tenha sido terceira colocada em um dos seus desfiles na elite fica à frente de outra que teve sua melhor classificação um quinto lugar, por exemplo.

Curiosidades - Das 15 escolas presentes no Ranking em 2024, oito vão desfilar nos grupos B ou C e não pontuarão em 2025. Pela primeira vez na elite, a Império de Charitas já garante um ponto e uma vaga no próximo Ranking.

Veja como ficou o Ranking de 2024


Mais Curiosidades:

O Cacique da São José ficou à frente do Bem Amado, ambos com 5 pontos, devido ao maior número de desfiles no grupo principal. A escola do Fonseca tem 5 participações na elite, enquanto a coirmã de São Francisco tem 3.

- Empatadas com 3 pontos e com 3 desfiles cada uma no grupo principal, a Unidos do Sacramento ficou à frente do Balanço do Fonseca devido ter conquistado melhor posição que a coirmã. A gonçalense tem uma quinta colocação em 2020, enquanto o sexto lugar no carnaval de 2008, foi a melhor colocação do Balanço entre as escolas da elite.

- Líder do Ranking, a Folia do Viradouro desde que chegou ao grupo principal em 2009, se classifica sempre entre as cinco primeiras colocadas;

- A Região Oceânica é a única agremiação em atividade na cidade que só desfilou nos grupos de escolas de samba. Só não se apresentou na elite em 2009 quando ficou licenciada e em 2011 quando esteve no segundo grupo;

- Das escolas que ainda buscam seus títulos no grupo principal, o Império de Araribóia é a que tem melhor classificação no Ranking;

- Com apenas cinco participações na elite, o Experimenta da Ilha já é campeã;

- A Sabiá foi a escola que menos tempo levou para sagrar-se campeã. Retornou à avenida em 2009 e foi campeã em 2011. A Alegria da Zona Norte foi a segunda, estreou em 2015 e ganhou em 2018.

- Atualmente no Grupo B, a Mocidade de Icaraí, conquistou 40 dos seus 48 pontos, nas suas 4 primeiras participações no grupo principal, quando conquistou o tetracampeonato.

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA




sábado, 15 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Niterói divulga planejamento para os desfiles e anuncia novidade na iluminação

sábado, 15 de fevereiro, 2025 

O Presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), André Bento, liderou reunião de alinhamento e detalhamento da organização dos Desfiles do Carnaval Niterói 2025. A grande novidade é que a Passarela do Samba terá um sistema de iluminação com efeitos cênicos especiais na área dos Desfiles, semelhante ao sistema da Marquês de Sapucaí

Presidente da Neltur falou para Secretarias envolvidas na organização dos desfiles (foto: Ascom/Neltur) 

Marcaram presença na reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (14/2), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Caminho Niemeyer, mais de 25 representantes de Secretarias e instituições envolvidas na organização do Carnaval Niterói 2025. Todos os órgãos fizeram suas ponderações, no intuito de ordenar toda a área do Desfile e o seu entorno, debatendo sobre, entrada e saída dos carros alegóricos, segurança. 

O Presidente da Neltur, André Bento, ouviu cada participante durante a reunião, realizando um alinhamento decisivo nesta semana que antecede os Desfiles das Escolas de Samba, na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer. Acabamos agora de reunir todos os envolvidos na organização dos Desfiles, dos dias 21 e 22 de Fevereiro, quando estaremos aqui no Caminho Niemeyer, com sua área para os Desfiles toda preparada para essas agremiações, quando, a partir das 19h, os Grupos B e C desfilarão e, no sábado, os Grupos A e o de Avaliação, dando oportunidade para mais agremiações comporem os Grupos das Associações de Samba da cidade. Teremos uma iluminação cênica toda especial este ano, pontos de hidratação com distribuição gratuita de água, pontos de distribuição de pulseiras de identificação para as crianças”.

André Bento falou sobre a expectativa da Prefeitura para o Carnaval e destacou a importância dos desfiles serem realizados no Caminho Niemeyer. Nossa expectativa é das melhores, pois mais um ano os Desfiles serão aqui na Passarela do Samba, do Caminho Niemeyer, esse equipamento turístico belíssimo de nossa cidade, um atrativo fantástico, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O local é muito propício, pois o acesso é fácil, podendo ser feito pelas barcas, utilizando o transporte do Terminal João Goulart. O Carnaval cresce a cada ano, sob a orientação do Prefeito Rodrigo Neves a gente planeja de forma mais intensificada cada detalhamento da organização em todos seus aspectos, com a participação de nosso Secretário de Governo, Paulo Bagueira – Presidente da Comissão do Carnaval de Niterói -, com isso nossa expectativa é de entregar um Carnaval à cidade mais lindo, organizado, com segurança, esperando que os foliões se divirtam muito, pensando que este ano teremos um Carnaval ainda melhor do que o do ano passado e o do próximo ano, ainda será melhor, assim seguimos, sempre nos aprimorando, evoluindo mais a cada ano e a gente fica muito satisfeito.”, concluiu Bento.

Presidente da Comissão do Carnaval de Niterói Paulo Bagueira (na foto com o Presidente André) está muito animado com o processo de organização do Carnaval de Niterói que tem um governo que acredita e incentiva muito a cultura popular da cidade. “Estou muito animado com todo nosso trabalho, nosso governo acredita na cultura popular e este ano o Carnaval será o melhor, mas já sabemos que daqui pra frente ele crescerá ainda mais, ficando mais belo o espetáculo com o passar dos anos. Quando a gente modifica a data do Carnaval da cidade isso incentiva o turismo da cidade, parando assim com aquela disputa com o Carnaval do Rio. Nosso Carnaval será o segundo melhor do Brasil, já foi consagrado assim, numa das falas do escritor Jorge Amado que declarou isso um dia, e a gente está chegando lá. Quando a gente tirou os Desfiles de Carnaval da Rua da Conceição e trouxemos para o Caminho Niemeyer já foi um diferencial significativo, aqui a gente está muito próximo de uma estrutur a ainda melhor e vamos fazer, queremos acabar com as curvas do trajeto de hoje, nossos planos e que os Desfiles aconteçam percorrendo em linha reta. O que a gente via lá atrás na Rua da Conceição e o que vemos hoje no Caminho Niemeyer é um chamariz para os turistas, temos a participação do povo que chega aqui, sem nenhuma diferenciação de classe, raça, olhando aqui as agremiações e seus belos desfiles, com a Neltur tomando conta de todos os detalhes, acho que a nossa tendência e ter resultados ainda mais positivos, pra frente cada vez mais a nossa cultura popular brasileira.”, destacou Bagueira.

A Prefeitura divulgou o mapa da passarela do samba do Caminho Niemeyer que pelo quarto ano consecutivo recebe os desfiles das Escolas de Samba de Niterói 
 (foto: Ascom/Neltur) 

Alexandre Oliveira, Coordenador dos Desfiles, elogiou o trabalho da Neltur em prol da valorização e toda a organização da maior festa popular da cidade. A Neltur como todas as Secretarias e instituições envolvidas no Carnaval estão de parabéns e tudo o que está sendo feito, como esta reunião hoje, é o resultado de uma estruturação que só melhora a cada ano. As Escolas de Samba niteroienses estão participando de todo esse processo, se envolvendo, participando das capacitações, Workshops, enfim, todos caminhando juntos num mesmo propósito que é elevar cada vez mais o nível dos Desfiles das agremiações de Niterói”, afirmou Alexandre.

Serão distribuídos preservativos e na entrada, quem estiver com criança, a mesma será identificada com uma pulseira, visando facilitar sua localização num caso de eventualmente se perder no local. O Conselho Tutelar manterá um profissional de plantão nos dias dos Desfiles, os profissionais ficarão em duas tendas preparadas especialmente para receberem crianças perdidas de seus acompanhantes.

O que pode? - O público poderá entrar com quaisquer tipo de alimentos e cooler com bebidas, mas tudo em recipientes plásticos.

O que não pode? - Proibido recipientes de vidro, artefatos cortantes e explosivos, como fogos de artifícios, por exemplo.

Saúde - Haverá Posto Médico dispondo de três ambulâncias e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel. Será permitido levar copos descartáveis, pois haverá ponto de distribuição de água potável. O local terá ainda duas praças de alimentação. 

Segurança - O 12º Batalhão de Polícia estará com seu efetivo a postos garantindo a segurança de toda a área central da cidade, tanto nas proximidades da área dos Desfiles, como em todo seu entorno. Terão 4 torres de observação, estrategicamente posicionadas. 
É muito importante que os foliões se dirijam às arquibancadas sem levar nenhum tipo de material cortante. 

Trânsito - A NitTrans (Companhia de Trânsito de Niterói) - manterá dez carros de reboque, além de Agentes de Trânsito trabalhando em pontos importantes onde haverão interdições, ficando espalhados não só nas proximidades da Passarela do Samba, mas também por todas as ruas do entorno no Centro.
É importante que o público utilize o transporte público também, o local é estratégico e o Terminal João Goulart, é bem próximo ao Caminho Niemeyer que fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n Centro - Niterói - RJ -Brasil. 

Corpo de Bombeiros - A Corporação terá oficiais de plantão dentro da área do Desfile para quaisquer atendimentos necessários.

Limpeza - A  Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) , como em todos os anos, manterá uma equipe de trabalho para a limpeza da Passarela do Samba, do início ao término dos Desfiles, nos dois dias.

Atrações - As 16h30 o Bloco Saias na Folia desfila na passarela do Caminho Niemeyer, depois a  Corte Momesca de Niterói e o bloco Não É Não (CODIM - Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres) se apresentam.

Ordem dos Desfiles

Grupo B - Sexta-feira, 21 de fevereiro

TA RINDO POR QUE? 19h
MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ - 19H40
BANDA BATISTÃO 20H20
PARAÍSO BONFIM 21H
COMBINADO DO AMOR 21H40
GARRA DE OURO 22H20
SABIÁ 23H
UNIDOS DO SACRAMENTO 23H40

Grupo C - Sexta-feira, 21 de fevereiro

BEM AMADO 00H25
CACIQUE DA SÃO JOSÉ 01H
BALANÇO DO FONSECA 01H35
GALO DE OURO 02H10

Grupo A - Sábado, 22 de fevereiro

IMPÉRIO DE CHARITAS 19H
ALEGRIA DA ZONA NORTE 19H45
IMPÉRIO DE ARARIBÓIA 20H30
MAGNÓLIA BRASIL 21H15
UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA 22H
FOLIA DO VIRADOURO 22H45
SOUZA SOARES 23H30
EXPERIMENTA DA ILHA 00H15

Grupo de Avaliação - Sábado, 22 de fevereiro

Acadêmicos da Ponta da Areia 01H05
Bugres do Cubango 01H35
Acadêmicos do Data Vênia Doutor 02H05

CARNAVAL DE NITERÓI É NA CADÊNCIA




quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Incêndio em fábrica destrói fantasias de várias agremiações das Séries Ouro e Prata e deixa feridos no Rio

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025 

Um dos mais requisitados ateliês de confecção de fantasias e camisas para escolas de samba do Rio de Janeiro, a Fábrica Maximus, no bairro de Ramos, foi destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.

A Fábrica Maximus, em Ramos, antes do incêndio (foto: reprodução internet)

Pouco mais de duas semanas para os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu, foram as agremiações mais prejudicadas. Em notas nos seus perfis no Instagram, as escolas que desfilam na Série Ouro, divulgaram que todas as suas fantasias estavam sendo feitas na Maximus. A Unidos de Bangu inclusive já cancelou o ensaio que seria realizado logo mais no Largo de Bangu.

O Arranco do Engenho de Dentro, também da Série Ouro, informou que algumas de suas alas estavam em produção no ateliê, assim como alguns materiais para fantasias da União do Parque Acari. Já a Porto da Pedra informou que havia duas alas, placas e tecidos da escola sendo produzidos no local, alguns deles programados  para serem entregues hoje.

Da Série Prata, a Acadêmicos da Rocinha tinha 70% das suas fantasias no Maximus., já a tradicional Portela não tinha fantasias, mas informou que todas as camisetas e blusões da diretoria e apoio estavam sendo confeccionadas no ateliê.

O prefeito da cidade, Eduardo Paes, determinou que as três agremiações mais afetadas não serão rebaixadas e se apresentarão no desfile da Série Ouro como hors con-cours. A LigaRJ, responsável pela organização pelos desfiles das Séries Ouro e Prata também emitiu nota sobre o incidente, destacando a importância da Fábrica Maximus, que desempenha  papel fundamental no fornecimento de materiais e serve como espaço para a confecção de fantasias de diversas agremiações, e que o impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval assim como toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização.

No momento a preocupação é com o estado de saúde dos profissionais que trabalhavam no espaço. Pelo menos 10 pessoas se feriram gravemente.

A Cadência da Bateria, mesmo sendo um veículo que se dedica integralmente ao Carnaval de Niterói se solidariza com as agremiações da Capital e aos trabalhadores da fábrica.

Atualização em 13/02/25: NOTA OFICIAL - Liga RJ

IMPÉRIO SERRANO, UNIDOS DE BANGU E UNIDOS DA PONTE DESFILARÃO COMO HORS-CONCOURS

A Liga RJ informa que, em plenária realizada nesta quarta-feira (12), com a presença de representantes de todas as escolas de samba da Série Ouro, foi deliberado, por aprovação unânime, que as agremiações Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não serão julgadas no Carnaval de 2025 e desfilarão como hors-concours, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial.

Essa decisão se deu em razão do incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira no bairro de Ramos, que comprometeu significativamente os materiais de desfile das referidas escolas. O Império Serrano perdeu 97% de suas fantasias armazenadas no local, enquanto a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte sofreram perdas de 60% de seus figurinos, além de todo o material destinado à confecção de novas fantasias.

Os horários e dias de apresentação de todas as escolas permanecem inalterados conforme a programação oficial. As demais 13 escolas de samba serão julgadas normalmente, com a campeã garantindo acesso ao Grupo Especial no Carnaval de 2026, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata.

A Liga RJ expressa sua solidariedade às agremiações atingidas, reconhecendo o esforço e a dedicação de suas comunidades para a realização do Carnaval. Reiteramos nosso apoio às pessoas feridas no incidente, acompanhando de perto o estado de saúde das vítimas hospitalizadas e oferecendo toda a assistência necessária.

A diretoria
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Magnólia Brasil - Campeã 2020

Magnólia Brasil - Campeã 2020

Alegria da Zona Norte - Bicampeã 2019

Alegria da Zona Norte - Bicampeã 2019

Alegria da Zona Norte - Campeã 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã 2018

Folia do Viradouro - Campeã 2015

Folia do Viradouro - Campeã 2015