.

.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Uesbcn define dimensões do desfile na Amaral Peixoto

Dia 19, haverá sorteio da ordem dos desfiles no Clube Canto do Rio

A Diretoria Executiva da União das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) concluiu a primeira etapa do projeto destinado a transformar a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, no ponto de desfiles oficiais para o Carnaval de 2011. Foram feitas avaliações das dimensões das áreas pleiteadas para serem transformadas em pontos de concentração, desfile e dispersão em diferentes trechos daquele corredor viário - entre o sábado e terça-feira de Carnaval, no início de março. Conhecidas as dimensões, será elaborada até o fim de outubro a planta com localização de arquibancadas, camarotes, cabines de jurados e sistema de som e luz. No próximo dia 19 de outubro, será realizado o sorteiro com a ordem de desfiles de 42 agremiações, entre escolas de samba e blocos de embalo e enredo.
O pré plano de Carnaval da Uesbcn prevê a utilização total de uma área da Avenida Amaral Peixoto entre a Marquês de Paraná e a Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O trecho de concentração entre as Ruas Marqûes de Paraná e a Rua Marquês de Olinda, tem 200 metros, e funcionará como área de concentração. Já a área de desfiles, entre a Marquês de Olinda e a Visconde de Sepetiba, terá extensão total de 450 metros e largura de dez metros. Já o trecho de dispersão, entre a Visconde de Sepetiba e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, terá 150 metros de extensão. Uma das propostas da Uesbcn é que existam praças de alimentação nos pontos de concentração e dispersão. "Com a revitalização do Carnaval, o número de escolas e desfilantes cresceu muito. Estamos trabalhando detalhadamente para que o espetáculo volte ao grande palco dos desfiles sem perder a qualidade dos anos anteriores", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.

Revitalização - A volta dos desfiles à Avenida Amaral Peixoto é parte integrante da revitalização da festa do Momo na cidade, iniciada a partir do final de 2005 por membros da Uesbcn, para que o festejo volte a ter o glamour das décadas de 70 e 08, quando era considerada a segunda maior do Brasil, depois do Rio. O cronograma de preparação para o Carnaval de 2011 prevê o sorteio com a ordem dos desfiles no próximo dia 19 de outubro no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói, mesmo local onde a diretoria executiva da Uesbcn realiza desde abril - com os representantes de agremiações filiadas - as plenárias preparatórias para o evento.

Plenária - A plenária realizada na noite da última terça-feira (28.09) contou com a presença do presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira e do verador Carlos Magaldi, que antes de ingressarem na carreira política, foram dirigentes de escolas de samba da cidade. "Fico fez em ver todas as cadeiras desse salão ocupadas. Isso mostra que estamos no caminho certo para recolocarmos nossos desfiles entre os melhores do país", afirmou.

MULTA - Para evitar a desordem urbana, os dirigentes da Uesbcn anunciaram que para o Carnaval de 2011, será acrescentado no regulamento o estabelecimento de multa de até 20% do valor total da subvenção para à agremiação que abandonar alegorias nas ruas do Centro ou em qualquer ponto da cidade em que a situação provoque transtornos à população. "A multa será descontada na verba a ser repassada para o Carnaval de 2012", anunciou Ito.

Plano prevê desfile de 42 agremiações
No pré plano da Uesbcn, o Grupo Principal, na terça-feira, ficaria com sete escolas - a tetracampeã Mocidade de Icaraí, Inocentes de Maricá, Sabiá, Grupo dos Quinze, Folia da Viradouro, Souza Soares e Independente do Boaçu, melhores colocados no último Carnaval. Já o Grupo de Acesso teria outras dez agrremiações : Unidos do Sacramento, Unidos da Região Oceânica, Bem Amado, Bafo do Tigre, União da Engenhoca, Tá mole, mas é meu, Garra de Ouro, Cacique da São José, Balanço do Fonseca e Unidos de Piratininga. O desfile seria realizado segunda-feira. União da Engenhoca foi a campeã do Primeiro Grupo. Garra de Ouro, Cacique da São José e o Tá mole empataram, em número de pontos nesse mesmo grupo e por isso, acabaram promovidas à condição de escolas.

Blocos - No Segundo Grupo, desfilam no domingo os blocos Unidos do Castro, Comunidade Verde e Branca, "Se não guenta, porque veio?", Fora de Casa, Virgílio Bragança,"Tá rindo por quê?" e Unidos de Jurujuba. Nessa mesma noite, desfilam também os blocos de Primeiro Grupo - Mag Bloco, Grilo da Fonte, Banda Batistão e Ferimento Leve e Galo de Ouro. No sábado, a apresentação será dos seguintes blocos de embalo: Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Preventório, Filhos da Pauta, Segundo Clichê Saias na Folia e Olodumaré.

Filiações - Durante a plenária de terça-feira, cinco novos blocos pediram filiação à direção da Uesbcn: Experimenta (Ilha da Conceição), Alegria da Zona Norte (Fonseca), Amigos da Ciclovia (Piratininga), Unidos do Barro Vermelho (São Gonçalo) e Unidos do Maruí (Barreto). Além de analisar os pedidos, a diretoria da Uesbcn vai também atualizar o cadastramento de todas as outras agremiações já filiadas, com a obrigatoriedade de registro de CNPJ na Receita Federal. "Se todas cumprirem as exigências e mostrarem que tem condições de participar do desfile, serão aprovadas. Postreiormente, serão definidos o regulamento e o sorteio da ordem dos desfiles de escolas e blocos", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015