.

.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Escrava Anastácia no Carnaval de Niterói

O Bloco Carnavalesco Grilo da Fonte, da comunidade de Teixeira de Freitas, no bairro do Fonseca, em Niterói, escolhe neste sábado, dia 27 de novembro, o seu samba-enredo para o Carnaval 2011. Quatro sambas estão na disputa, e um deles representará o enredo sobre a Escrava Anastácia. A escolha do samba acontece no sábado a partir das 20h, na Travessa da Fonte, no final da Rua Teixeira de Freitas, em frente à Igreja Santa Terezinha.

História - Anastácia nasceu em Pompeu, Minas Gerais, em 1740. Ela tinha uma beleza que provocava paixões, assim como provocava ódio. Negra de olhos azuis, era cobiçada pelos feitores. Foi violentada, discriminada, subjugada. Ela, até hoje, é admirada pela comunidade negra, como um símbolo de resistência, física e espiritual. Seus olhos azuis vêm do senhor de engenho que comprou e violentou Delmira, sua mãe, uma jovem negra também bonita, arrematada num leilão de escravos.

A Escrava Anastácia, por não aceitar os assédios dos senhores de engenho, foi castigada e obrigada a usar uma máscara de ferro, que só era retirada nas horas de refeição. De início, seria um castigo temporário, mas as mulheres da Casa Grande exigiram que a punição fosse permanente, temendo que seus homens as trocassem por Anastácia.

A Escrava Anastácia se mantém viva na religião, na raça negra, na luta contra a discriminação racial, na luta contra a violência contra as mulheres. É essa história que o Grilo da Fonte vai cantar na avenida.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015