.

.

domingo, 2 de março de 2014

Desfile correto torna a Viradouro favorita da Série A

Viradouro desfilou sem erros
Após o segundo dia de desfile da Série A, a niteroiense Unidos do Viradouro desponta como a grande favorita ao título. A escola do Barreto não chegou a ser brilhante mas errou menos que as outras. Essa é a opinião do colunista da Cadência da Bateria, Professor Mariano, que esteve na Marquês de Sapucaí, nos dois dias de desfile do grupo de acesso. A outra escola de Niterói, Acadêmicos do Cubango, apresentou um belo samba cantado com vigor por seus componentes, mas pecou na parte estética. A surpresa da noite ficou por conta da União do Parque Curicica.

Confira a análise de Professor Mariano para as escolas que desfilaram neste sábado na Marquês de Sapucaí.

Alegoria de Natal da Portela salvou desfile da Tradição
Tradição – reeditando o enredo que deu o primeiro título de campeã do carnaval para a Beija Flor, a Tradição fez um desfile muito aquém das expectativas de permanência no grupo. Com alegorias inacabadas e de gosto duvidoso a escola esteticamente deixou muito a desejar. O samba conseguiu como era esperado sustentar bem o desempenho da agremiação. O ponto positivo do desfile da Tradição foi a ultima alegoria, que trazia uma bela escultura de Natal o lendário patrono da Portela.         

Ala de baianas foi o ponto alto da Alegria da Zona Sul
Alegria da Zona Sul- Falando de Copacabana, a Alegria da Zona Sul teve seu desfile comprometido com a quebra do seu ultimo carro alegórico. A alegoria denominada Fé e Alegria apresentou defeito ainda na concentração e nem entrou no desfile. A partir daí a escola entrou tensa e não conseguiu se acertar mais. É forte candidata ao decesso para Intendente Magalhães. O destaque positivo da Escola foi a ala das baianas. Representava as paisagens de Debret.

Parque Curicica – Foi a surpresa agradável da segunda noite de desfile do acesso. Falando da cachaça e tendo como carnavalesco o experiente Mauro Quintaes a Curicica fez um bom e criativo desfile mesmo apresentando fantasias modestas. O bom gosto do uso das cores e principalmente a criatividade empregada para dar soluções ao enredo fizeram do desfile da Curicica, um momento bastante interessante na Sapucaí. Destaco a originalidade da comissão de frente que trazia o contraste entre deus e o diabo, durante o processo de socialização da cultura da cana de açúcar.         

Fantasias de alas da Caprichosos não chegaram a tempo
Caprichosos de Pilares- Falando da Lapa a Caprichosos começou seu desfile com uma boa apresentação da sua comissão de frente. Apresentada por Madame Satã, um dos personagem mais folclóricos do bairro da Lapa, a comissão de frente representava a força das mulheres escravas. Porém depois da apresentação da comissão, o desfile da escola caiu muito de rendimento e apresentou várias falhas durante seu percurso.

Unidos do Viradouro- sem duvida nenhuma é a grande favorita para o acesso ao grupo especial. Sem ser brilhante apresentou um desfile apenas correto. Foi a que errou menos. Destaco o conjunto da escola que fez da sua apresentação a mais segura do grupo.

Estácio de Sá – com um enredo “chapa branca”, pois fazia uma propaganda desnecessária das obras do Porto maravilha. A Estácio fez um desfile luxuoso, destaco a criatividade da sua comissão de frente que trazia o simples bailar dos ventos se sincronizando com as alas das baianas que representava o mar dos navegantes. Mas o grande problema do enredo da Estácio de Sá é sua leitura não crítica do tema. Falar das obras do porto maravilha sem discutir seus impactos sociais é no mínimo uma incoerência política. O ultimo carro alegórico da escola foi uma propaganda ridícula dos governos estadual, municipal e federal. Acho que o conjunto do desfile da Estácio deve prejudicar seu rendimento de notas e dificultar sua volta ao grupo especial. Pois embora tenha feito um dos desfiles mais ricos do grupo, a fragilidade do enredo pode comprometer seu conjunto.   

Bom gosto de Padre Miguel impressionou
Acadêmicos de Santa Cruz – fez sem dúvida um dos seus piores desfiles dos últimos tempos. Com um enredo patrocinado que falava da cidade de Jundiaí, a escola teve um desfile pobre de recursos e o pior pobre de criatividade. Com uma leitura muito limitada, o enredo foi muito mal desenvolvido na Sapucaí. O samba ficou pior do que na gravação. A Santa Cruz vai ter que rezar muito para ficar no grupo. Pois seu desempenho na avenida lhe credencia lutar contra o rebaixamento.

Unidos de Padre Miguel – Com um enredo de difícil leitura pois tentava desvendar os enigmas da humanidade , a Unidos de Padre Miguel fez um desfile pomposo de bom gosto visual. Seu pecado foi o excesso de contingente que acabou prejudicando a harmonia e evolução da escola. O samba um dos mais bonitos do grupo funcionou muito bem na avenida. Talvez os detalhes dos quesitos de “chão” tirem a possibilidade de título da escola.


Já era manhã de domingo quando a Cubango entrou na avenida
Acadêmicos do Cubango – A Cubango apostou mais uma vez no tema afro para tentar um título inédito de acesso no Rio de Janeiro. O samba funcionou na avenida. Porém mais uma vez a Cubango pode ver seu sonho de disputar o título de campeão do acesso adiado , pela limitação da sua parte plástica do enredo. A escola desfilou de manhã e veio muito marrom o que de cara prejudicou o brilho do desfile. As cores deixaram a estética da escola sem pujança. Destaco o canto da escola que foi facilitado pelo bom samba escolhido.      
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015