.

.

domingo, 2 de março de 2014

Blocos abrem o carnaval de Niterói

Bloco do samba reuniu sambistas de várias escolas
Cinco blocos de embalo desfilaram na noite deste sábado na Rua da Conceição, abrindo oficialmente o carnaval de Niterói. Antes dos desfiles, o Rei Momo, Jair Ribeiro recebeu as chaves da cidade do presidente da Empresa de Turismo de Niterói, já que o prefeito Rodrigo Neves, sequer apareceu na passarela de desfiles. O Rei Momo seguiu em cortejo acompanhado pelo Bloco do Samba de Niterói, um pequeno grupo composto por foliões de várias agremiações de Niterói. Depois passaram os blocos de embalo Pauta Quente, Olodumaré, Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Preventório e União do Maruí.

Uso exagerado de abadas marcou primeiro dia de desfiles
Sem fantasias - Apesar da alegria dos foliões, os blocos desfilaram com reduzidíssimo número de componentes, e quase nenhuma fantasia. As agremiações optaram por desfilarem de camisetas, os abadás, como alguns preferem chamar, tão conhecidos no carnaval baiano, mas que nada acrescentam ao nosso carnaval. Destaque apenas para o sempre vibrante desfile do Olodumaré e para o enredo do União do Maruí, que enalteceu o bairro do Barreto, pena não ter feito uso de fantasias, que certamente dariam muito mais brilho ao desfile.
Cabines para jurados ocupam uma faixa da rua da Conceição
Estrutura - Após nove anos da tão falada 'revitalização', pouco se viu de evolução na estrutura da passarela de desfiles. A via utilizada continua sendo a estreita e desconfortável Rua da Conceição. Esse ano ainda mais espremida em função da montagem de cabines de jurados e torres de som montadas na pista e que certamente comprometerão as escolas de samba de maior contingente, que desfilaram na segunda e terça-feira. A única mudança significativa observada pela reportagem da Cadência da Bateria neste ano foi em relação às cabines de jurados que passaram a contar com sistema de refrigeração.


Nota Zero - Dos três palanques montados na passarela de desfiles, um foi destinado aos equipamentos que monitoram o som da avenida e outros dois se mantiveram vazios durante toda a primeira noite de desfiles. O maior deles, posicionado em frente à antiga prefeitura, segundo informações, estava reservado às autoridades (?). Enquanto isso a equipe da Cadência da Bateria se abrigava numa calçada, à luz de todo o tipo de adversidade. Agradecimentos apenas ao amigo e parceiro jornalista Sérgio Soares, assessor de comunicação da Uesbcn, que sensibilizado com nossa situação, disponibilizou uma mesa e três cadeiras. Lamentavelmente, se essas condições permanecerem o blog Na Cadência da Bateria pode fazer neste ano sua última cobertura dos desfiles da Rua da Conceição.

Olodumaré homenageou Mandela
O Barro Vermelho apresentou uma das raras fantasias da noite
O Maruí elaborou bom enredo sobre o Barreto, mas não desenvolveu o tema na avenida
O Pauta Quente apresentou o menor contingente da noite

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015