.

.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Afirmação do Carnaval de Niterói



O bom desfile do G.R.E.S. Mocidade Independente de Icaraí, da comunidade do Morro do Cavalão, grande campeã do Carnaval de Niterói em 2008, ajudou a mostrar como a festa de Momo, em especial os desfiles de escolas de samba, estão se afirmando na cidade sorriso.

Depois de uma longa noite de ostracismo, as agremiações carnavalescas da cidade voltaram a desfilar com dignidade e brilhantismo. É claro que tem muita coisa a ser feita para que o carnaval de Niterói volte a ser o que foi nos 70 e 80, ou seja, o segundo melhor do país, mas sem dúvida nenhuma que o carnaval de 2008 vai servir como um divisor de águas nesta nova fase do carnaval da cidade.

Muito mais do que os bons desfiles proporcionados pelas escolas e blocos, o que mais saltou aos nossos olhos foi o caráter popular do carnaval niteroiense. A rua da Conceição estava lotada apesar da chuva que não deu trégua em nenhum dia de desfile, mesmo assim famílias com crianças tomaram a passarela de desfile nos intervalos das apresentações das agremiações, dando um tom singular no carnaval.

Nessa volta do carnaval de Niterói é importante também destacar a luta da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, representada na figura dos sambistas Ito Machado e Ney Ferreira, grandes baluartes do carnaval. Eles conseguiram, junto com os sambistas, colocarem as agremiações na rua de novo e, melhor ainda, junto com o povo.

Sabemos que para o carnaval de 2009 precisamos melhorar algumas coisas, uma delas é ornamentar com antecedência as ruas da cidade para se criar o quanto antes um clima de carnaval. Outra coisa que consideramos importante, é que o poder público ajude mais os sambistas durante todo o ano, para que tradicionais agremiações, assim como fez o “Bem Amado”, desenrolem suas bandeiras e voltem a manifestarem sua cultura nas ruas da cidade.

Quem sabe com esse apoio não veremos a Corações Unidos, a Cominado do Amor, a Sabiá e tantas outras grandes escolas brilhando novamente no Carnaval de Niterói?

Professor Mariano
É professor de História, comentarista e pesquisador das escolas de samba do Rio de Janeiro
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015