.

.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Carnaval de Niterói homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer

O aniversário de 100 anos de Oscar Niemeyer foi o tema escolhido pela Prefeitura de Niterói - segunda cidade brasileira que possuiu o maior número de obras do mestre da arquitetura - para ornamentar a passarela de desfile da Rua da Conceição durante o carnaval 2008. Faixas e painéis colocados nas arquibancadas e postes ao longo da passarela mostravam aos foliões, pinturas e ilustrações das obras do mestre. O Bloco Carnavalesco Comunidade Verde e Branco, do bairro do Cubango, uma das agremiações que cruzaram a passarela na segunda-feira também contou a vida e a obra do arquiteto através de seu enredo: “Comunidade canta, 100 anos de Oscar Niemeyer”.

Foram quatro noites de muita alegria e descontração, tudo registrado pela equipe da Rádio RCA / Programa “Na Cadência da Bateria”, mesmo com as chuvas que teimavam em cair.

No sábado a passarela foi ocupada pelos Blocos de Embalo, que não disputam, mas divertem bastante, como o tradicionalíssimo “Bloco do Cantusca”, que abre oficialmente o carnaval da cidade, o “Ta mole, mas é meu”, o “Filhos da Pauta”, o “Tamborim de Ouro” o ”Segundo Clichê” e o “Fora de Casa”.

No domingo foi a vez dos Blocos de Enredo do Grupo II, aí sim, blocos de disputa. Cinco blocos desfilaram, o “Cacique da São José”, o “Grilo da Fonte”, “Unidos de Jurujuba”, o “Pingo d´água” e o “Unidos do Castro” que encerrou o desfile com pinta de campeão”.


Segunda-feira quem fez a festa na Rua da Conceição foram os Blocos de Enredo do Grupo I. O campeão deste grupo desfilará em 2009 como escola de samba. E como não poderia deixar de ser a disputa foi acirradíssima, e todos os sete blocos desfilaram com muita garra. O primeiro a entrar na avenida foi a “Banda Batistão” do bairro do Barreto contando a sua própria história que teve origem numa tradicional festa junina da região. Depois veio o “Barril Verde e Rosa” do Fonseca falando sobre as “conversas de botequim”. O terceiro bloco a desfilar foi o “Galo de Ouro” do Galo Branco em São Gonçalo, com um enredo sobre os personagens infantis, muito bem desenvolvido na avenida. O bloco “Grupo do XV” do morro do Estado foi a quarta agremiação a desfilar com um enredo bastante criativo sobre o famoso mercado de peixe de Niterói. O quinto bloco da noite foi o “Comunidade Verde e Branco” numa justíssima homenagem a Oscar Niemeyer. Depois foi a vez do “Garra de Ouro” tomar conta da avenida. Encerrando o desfile passou o “Ferimento Leve”, que levou para a avenida um contingente bastante animado num enredo que narrava a história do bloco desde a época que ainda desfilava pelas ruas do bairro do Vital Brasil.

E na terça-feira, encerrando o carnaval, foi a vez das Escolas de Samba. Sete escolas fizeram a alegria do grande público presente à avenida, que não arredou pé apesar da chuva que caia na cidade. A primeira escola a desfilar pontualmente às 20h foi “O Bem Amado” tradicionalíssima escola da cidade que volta a desfilar depois de quase 20 anos de inatividade. O enredo não poderia ser mais niteroiense, Gérson “o canhotinha de Ouro” uma das maiores personalidades da cidade. Depois vieram a “Folia do Viradouro(foto ao lado) e o “Balanço do Fonseca”, recém promovidas do grupo de blocos, mas que não fizeram feio, desfilando de igual para igual com as escolas “veterenas”. A seguir as campeãs do ano passado, “Acadêmicos do Novo México”, que fez um desfile aquém do esperado por se tratar da atual campeã, e “Mocidade Independente de Icaraí”, que teve uma de suas alegorias quebradas durante o desfile, prejudicando um pouco a evolução da escola. Nada que deva abalar o favoritismo já que a azul e branca do morro do Cavalão apresentou um carnaval belíssimo, três alegorias muito bem acabadas, fantasias luxuosas e um contingente significativo. Sem dúvida a grande favorita ao título. A sexta escola a desfilar foi a “Unidos da Região Oceânica” com um enredo em homenagem ao compositor Gustavo Clarão, campeoníssimo de sambas na Viradouro, e que desfilou como destaque no único carro alegórico da escola. Com um contingente pequeno e fantasias simples a agremiação de Itaipu certamente não disputará o título. Encerrando o desfile, a mais antiga escola de samba em atividade de Niterói, a “Bafo do Tigre”, fundada em 1964, fechou com chave de ouro o carnaval apresentando um enredo que falava da cachaça, por sinal muito bem desenvolvido e que deve credenciar a preta e amarela do morro do Estado como uma das candidatas ao título do Carnaval 2008.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015