.

.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

União da Engenhoca define enredo para o Carnaval 2011

Na última terça-feira, 7, o G.R.E.S. União da Engenhoca definiu seu enredo para o carnaval 2011. Com o título "Viagem Pitoresca ao Mundo de Antônio Parreiras", de autoria dos carnavalescos Professor Mariano e Bianca Fernandes, o enredo abordará, através das alas, alegorias e tripés, a paixão no artista, desde cedo, pelas artes plásticas, o gênero artístico que deu identidade ao pintor e sua relação com as transformações históricas que se desenrolavam no Brasil no fim do Império. “Nosso grande objetivo com este enredo é resgatar a memória deste pintor niteroiense. Parreiras foi o primeiro artista a ter um discurso ecológico no Brasil. Isto nos anos 20, quando só se falava de modernidade no país”, conta Mariano(foto), há três anos desenvolvendo os enredos da escola. A sinopse encontra-se disponível no blog oficial da agremiação: http://www.uniaodaengenhoca10.blogspot.com/
Com este tema a União da Engenhoca reafirma seu compromisso com a identidade cultural da cidade. “Nossa escola procura, através do carnaval, revelar as experiências sociais e culturais vividas na cidade”, declara o presidente da agremiação, Anderson Canela(foto).

Credenciado pela conquista do carnaval passado, a União da Engenhoca desfila em 2011 entre as escolas do grupo de acesso na segunda-feira de carnaval. Será a sétima agremiação a pisar na avenida.


Memória
- Em 2009, desfilando como bloco de 2º grupo, com o enredo “Na União da Engenhoca, os corações contam a sua história”, prestou uma homenagem a escola de samba Corações Unidos, uma das principais agremiações carnavalescas da cidade, extinta em meados da década de 90.

No carnaval 2010 com “Olavo Bilac e Amélia de Oliveira: Uma eterna história de amor na Engenhoca do século XIX”, a azul e amarela do Largo São Jorge, levou para a Rua da Conceição um tema que abordou o amor entre os poetas Olavo Bilac e Amélia de Oliveira. Os dois se conheceram nas festas e encontros literários que aconteciam na chácara da família Oliveira, na Engenhoca, no final do século XIX. Nesta época passaram pelo bairro nomes como Raimundo Correa, Arthur Azevedo, Rodrigo Otávio e Vicente de Carvalho, que vinham para Niterói participarem dos serões culturais que aconteciam na propriedade.

Agenda – Na próxima quarta-feira, 15 a diretoria da agremiação se reúne com a comissão de carnaval para definir o novo casal de mestre sala e porta bandeira e confirmar os nomes que já faziam parte da equipe no último carnaval. Em pauta também a definição do novo local de ensaios, já que a quadra da extinta Corações Unidos, onde os ensaios estavam sendo realizados não poderá mais ser utilizada.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015