.

.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Memórias do Valongo na Quadra da Portela


Depois de fazer grande sucesso e ser visitada por milhares de pessoas no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, a exposição “Memórias do Valongo: capoeira, identidade e diversidade” atravessa a Ponte e será inaugurada no Departamento Cultural da Portela - Centro de Memória, na quadra da tradicional azul e branco carioca, nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 22h.

Mostra - Com curadoria do professor Wallace de Deus Barbosa (UFF/MJCAP), a mostra reúne fotografias da artista niteroiense Maria Buzanovsky, além de objetos de capoeira produzidos pelo Mestre Dois Cruzeiros (Athayde Parreiras Neto) e artefatos arqueológicos relacionados às recentes escavações para as obras do Porto Maravilha, no Rio, que revelam a história submersa do Cais do Valongo, antigo escoadouro de africanos e que será mostrado pela Portela na Marques de Sapucaí em 2014 como o enredo: “Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, de Rogério Rodrigues. O desfile está sendo cuidadosamente preparado pelo carnavalesco Alexandre Louzada.

Rodas - O Cais do Valongo - Lugar de relevante destaque na memória afro-brasileira, por onde passaram cerca de meio milhão de africanos, o Cais do Valongo recebe, nos dias de hoje, as Rodas de Capoeira do Kabula Rio, grupo que integra o Coletivo de Capoeira Conexão Carioca, cuja Roda é usada como forma de ativar este episódio da história, da memória e da cultura negra no Brasil.

História - A revitalização da região portuária carioca revelou parte importante dessa história. Durante as escavações, foram descobertos os dois ancoradouros, um sobre o outro, onde foi achada uma grande quantidade de objetos de uso pessoal, especialmente amuletos e objetos de culto vindos do Congo, Angola e Moçambique. Entre os materiais encontrados e que estão sendo catalogados, estão partes de calçados, pratos, cacos cerâmicos, jogos de búzios para prática religiosa dos escravos e botões feitos com ossos, além de adornos pessoais confeccionadas pelas escravas com fibra de piaçava.

Nas Fotos: Imagens da artista niteroiense Maria Buzanovsky, que fazem parte da mostra (FAN/Divulgação)

SERVIÇO:
Exposição: “Memórias do Valongo: capoeira, identidade e diversidade”

Local: Departamento Cultural da Portela - Centro de Memória (Quadra da G.R.E.S. Portela)

Endereço: Rua Clara Nunes, 81/ sala 16, Madureira, Rio de Janeiro-RJ

Abertura: 31 de janeiro (sexta-feira), às 22h

Visitação: De 1º a 28 de fevereiro de 2014

Horário: quartas, a partir das 20h; sextas, a partir das 22h; e durante todos os eventos e atividades realizados na Quadra da Portela

Entrada franca. Informações: (21) 3529-7089 ou 2489-6440
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015