.

.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Vinte e uma Escolas de Samba de Niterói solicitam desfiliação à UESBCN

Racha no Carnaval de Niterói. Nada mais nada menos que 21, das 29 agremiações que participam dos desfiles oficiais solicitaram desfiliação da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), entidade que atualmente gere o carnaval da cidade.

A notificação endereçada à UESBCN no dia 18 de abril foi assinada pelos presidentes das 21 agremiações dissidentes. “O escrevente do 4º Ofício de Notas de Niterói cumpriu diligência à sede da UESBCN e notificou a entidade através de seu vice-presidente financeiro Enésio, que tomou ciência do documento mas se negou a recebê-lo. De toda forma a notificação foi positiva o nos garante a desfiliação desta entidade”, explicou Chaynne Azevedo, presidente da Alegria da Zona Norte, uma das escolas desfiliadas.

Para Carlos Rodrigues, o Xororó, presidente da Combinado do Amor - outra agremiações a aderir ao movimento que culminou com a desfiliação - o processo se tornou irreversível após o último carnaval. “A insatisfação foi muito grande, mesmo antes do carnaval. Disponibilizaram um galpão para a construção de alegorias sem condições mínimas de trabalho. Um lugar altamente insalubre. Até a iluminação precisamos providenciar, visto que todos os materiais elétricos cedidos pela Prefeitura não estavam mais lá quando abrimos o barracão para os trabalhos de 2017. Fomos desrespeitados. Não é isso que queremos para o sambista niteroiense. Rompemos com a atual associação para fundar uma liga que respeite as agremiações, que nos dê amparo jurídico e contábil, enfim que de fato represente as Escolas de Samba”, desabafou Xororó.

Notificação da desfiliação foi comunicada pelo 4º Ofício de Notas no dia 18 de abril de 17

Preocupação com os rumos do carnaval da cidade é antiga Umas das primeiras agremiações insatisfeitas com o atual processo de disputa do carnaval de Niterói foi o Experimenta da Ilha da Conceição. Seu presidente, Rodinei Pontes explicou à reportagem da Cadência que a princípio o objetivo era concorrer às eleições da UESBCN. “Estava preocupado com os rumos dos desfiles da cidade. Conversava muito com o Almir ( já falecido presidente da Unidos do Sacramento) sobre a possibilidade de lançar uma chapa nas próximas eleições. Consultamos as disposições sobre eleições no estatuto da entidade e percebemos o quão seria difícil conquistarmos nossos objetivos. Com a insatisfação generalizada após os desfiles de 2017, com várias agremiações querendo enrolar suas bandeira, a ideia de uma nova associação veio à tona”, esclareceu Rodnei.

Liga da Escolas de Samba de Niterói (LESNIT)
Sobre a criação da nova associação, Xororó esclareceu que todo o trâmite legal já foi cumprido. A Ata de fundação e o Estatuto já estão registrados. “Toda a parte burocrática já foi adiantada. Vamos nos reunir com o Prefeito para que o poder público tome ciência das nossas propostas e objetivos. Em breve vamos divulgar toda a parte de comunicação da Liga, redes sociais, site, e-mail, bem como os nomes que compõem a Diretoria Executiva. Mas já posso adiantar que já temos uma identidade. LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE NITERÓI, a LESNIT ”, informou Xororó.

Fazem parte da fundação da LESNIT as seguintes agremiações:

Alegria da Zona Norte
Amigos da Ciclovia
Bafo do Tigre
Balanço do Fonseca
Bem Amado
Combinado do Amor
Experimenta da Ilha da Conceição
Garra de Ouro
Grilo da Fonte
Grupo dos 15
Magnólia Brasil
Mocidade Independente do Boaçu
Sabiá
Souza Soares
Tá Mole mas é Meu
União da Engenhoca
Unidos do Barro Vermelho
Unidos do Castro
Unidos do Maruí
Unidos da Região Oceânica
Unidos do Sacramento
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015