.

.

terça-feira, 5 de março de 2019

Unidos do Sacramento e Paraíso da Bonfim brilham na primeira noite de desfile em Niterói

terça-feira de carnaval, 5 de março de 2019
A vermelho e branco gonçalense e a tricolor do Fonseca se credenciaram à única vaga no grupo principal em 2020. A Lapa da Sacramento e a Capoeira da Bonfim renderam bons desfiles de leitura fácil nas fantasias e alegorias. Seus sambas também tiveram ótimo rendimento na avenida. As baterias de várias escolas de samba foram destaques da primeira noite dos desfiles de Niterói. 

Baianas da Unidos do Sacramento, uma das favoritas para a vaga do grupo principal em 2020 (foto Luiz Eugenio | Cadência da Bateria)

O primeiro dia de desfiles em Niterói começou no final da tarde da segunda-feira, 4 de março, com a Acadêmicos de Niterói e Unidos do Barro Vermelho que se apresentaram para avaliação. Logo depois desfilaram três escolas do Grupo C, a Independente do Boaçu, com um enredo sobre o comunicador Serginho Total, o 'chicote do povo', o Galo de Ouro com um tema sobre brincadeiras de criança, e a Banda Batistão falando da pirataria. Logo mais outras três agremiações se apresentam na Rua da Conceição pelo Grupo C. A Unidos do Castro, o Fora de Casa e a Tá Rindo Porque. A campeã integrará o Grupo B em 2020 e as duas últimas serão eliminadas.

A programação oficial do carnaval da cidade tinha previsão de um desfile de apresentação do Acadêmicos do Cubango, favoritíssima ao título da Série A da Capital, entre os Grupos C e B. Entretanto houve indefinição quanto a apresentação da verde e branco e a diretoria da escola decidiu não desfilar. 

Dez escolas se apresentaram no Grupo B
Após a confirmação do cancelamento da apresentação do Cubango, foi autorizado às 21h o desfile da União da Engenhoca, primeira agremiação do Grupo B. Recém promovida após o título do Grupo C em 2018, a representante do bairro da Engenhoca fez um desfile leve e alegre motivado pelo enredo sobre a 'Turma do Chaves'.

As 'Chiquinhas" da União da Engenhoca
(foto Luiz Eugenio | Cadência da Bateria)

O Grupo dos 15, segunda agremiação do Grupo B, teve de se reestruturar a partir do cancelamento do desfile do Cubango, causando transtorno na armação do escola. "Tivemos que correr para posicionar nossos componentes que estavam dispersos naquele momento, o incidente prejudicou nosso desfile", falou o carnavalesco da escola, Junior Bombom à Cadência da Bateria. Ainda assim a escola do Morro do Chácara fez um desfile regular sobre Chica da Silva.

Terceira escola da noite, a Amigos da Ciclovia, de Piratininga, se apresentou com temática infantil, esteticamente simples, sem grandes novidades, até mesmo pelo enredo já tão explorado.

A seguir desfilou a Unidos do Sacramento. Com um enredo sobre o boêmio bairro da Lapa, muito bem desenvolvido, e um samba que cresceu muito na avenida, os sambistas de São Gonçalo realizaram uma apresentação coesa, com bom conjunto de fantasias e alegorias, deixando a sensação de favoritismo na Rua da Conceição.

A expectativa era grande para a apresentação da Garra de Ouro, quinta escola da noite. Com um enredo sobre o abolicionista Luiz Gama, considerado, se não o melhor, um dos melhores enredos do carnaval da cidade em 2019, a agremiação prometia um desfile emocionante, o que de fato aconteceu. O andamento colocado no samba foi perfeito. Entretanto o início do desfile foi de muita apreensão para os sambistas do Largo da Batalha. Ocorreu atraso da chegada da bateria, que se posicionou na avenida já com os interpretes entoando o samba, e das alegorias, que cruzaram a avenida praticamente juntas, divididas entre somente duas alas, já no final da escola. O atraso do inicio do desfile da Garra de Ouro causou confusão entre seus integrantes e os da agremiação que desfilaria a seguir, o Paraíso da Bonfim.
Lapa ou Capoeira?
Quem vence o Grupo B?

Após o imprevisto, a escola da comunidade da Bonfim, no Fonseca, pisou forte na avenida, motivadas pelo belo samba, muito bem interpretado por Thiago Brito e uma bateria firme. O enredo sobre Capoeira foi bem executado e com bom gosto.

O Paraíso da Bonfim contou a história da capoeira (foto Luiz Eugenio | Cadência da Bateria)

Logo depois foi a vez do Bem Amado, do bairro de São Francisco. Mais uma vez o público da Conceição viu a passagem de um belo enredo. "A Orquestra de Cordas da Grota", projeto social desenvolvido na Grota do Surucucu, comunidade do Bem Amado. Um enredo para exaltar a força das comunidades. Mesmo sem um contingente tão grande quanto às favoritas ao título, o Bem amado apresentou um bom conjunto de fantasias.
Oitava escola da noite, o Cacique da São José, foi mais uma escola que apresentou um enredo com temática infantil, lembrando das tradicionais brincadeiras de crianças. A escola da Rua São José realizou um desfile modesto nos quesitos plásticos. A bateria foi o grande trunfo da escola, assim como sua Velha Guarda, a mais elegante da noite. 
A Velha Guarda do Cacique (foto Luiz Eugenio | Cadência da Bateria)

A seguir desfilou a Mocidade Independente de Icaraí, supercampeã da era atual do carnaval de Niterói, a escola do Morro do Cavalão, parece que continuará no grupo de acesso por mais uma temporada. Apesar da relevância do enredo em homenagem a Kátia Barcellos, criadora um projeto social que luta pelos diretos de pacientes de lúpus, o desfile não foi tão impactante quanto aos apresentados pela postulantes ao título, apesar da fantástica bateria treme-terra ter feito mais uma vez uma bela apresentação. O tradicional 'Cavalão', que sempre veio representado em alguma alegoria ao longo da história da escola, desta vez não foi mostrado.

Encerrando os desfiles do Grupo B, se apresentou o Balanço do Fonseca. Com enredo sobre a lendas do mar, a escola do Santo Cristo fez um desfile digno, mas sem repetir a excelente apresentação do ano passado. Destaque para a excelente bateria do mestre e presidente da agremiação Neguti.

Há de se enaltecer o esforço de todas as agremiações que se preocuparam em apresentar bons desfiles ao público da Conceição. Desta vez foi perceptível a preocupação dos carnavalescos em desenvolverem suas próprias fantasias, abdicando do reaproveitamento de fantasias de desfiles antigos. Quanto à estrutura da passarela, mais uma vez dirigentes e músicos das escolas reclamaram muito do som da avenida. Em contraponto o espaço oferecido à imprensa está bem melhor que nos anos anteriores.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015